quarta-feira, 27 de março de 2024

Vilã da saúde após os 50: como prevenir a osteoporose?

A osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos e, entre as mulheres, afeta especialmente as que estão na pós-menopausa. A doença se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas. 
De acordo com o presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), Dr. Leonardo Rocha Drumond, “após a menopausa, os níveis de estrogênio que é o hormônio que ajuda a equilibrar a saúde dos ossos nas mulheres diminuem, deixando as estruturas mais finas e frágeis, o que pode levar à osteoporose. Perdas maiores da massa óssea são próprias da doença e podem ser responsáveis por fraturas espontâneas ou causadas por pequenos impactos, como um simples espirro ou uma crise de tosse, por exemplo”, explica. 
A osteoporose é uma doença de instalação silenciosa e o primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada, quando ocorre uma fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco.
Medidas simples podem ajudar na prevenção ou no controle da osteoporose, como manter uma boa alimentação, rica em alimentos com cálcio (leite e derivados, como iogurtes e queijos), consumir verduras de folhas escuras, como brócolis, espinafre e couve, expor ao sol de forma moderada, pois os raios ultravioletas sobre a pele estimulam a produção de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo, não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool, fortalecer os músculos com exercícios regulares e trabalhar o equilíbrio para a prevenção de quedas.

Nenhum comentário: