quinta-feira, 21 de março de 2024

157 anos de história: Biblioteca Pública comemora aniversário nesta sexta-feira (22)

A programação tem início às 17h e segue até a noite

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM),  celebra seus 157 anos de existência com uma grande festa, no dia 22 de março (sexta-feira), a partir das 17h. O evento contará com a realização da 7ª Quadra Literária; feirinha gastronômica e de artesanato; Coral da Bece; performance “As peripécias do Bode Ioiô", com Evan Teixeira; show do coco de praia do Iguape, com mestre Casueira; o Baile da Gabriela, com Gabriela Mendes; e Batuque de Mulher. As atividades têm acesso livre e gratuito. 
7ª Quadra Literária, Feirinha e Coral da Bece
Os festejos dos 157 anos da Bece iniciam às 17h, com a realização da 7ª Quadra Literária, que traz as mais recentes publicações de autores cearenses, possibilitando que o público conheça melhor a literatura produzida no estado. Ao mesmo tempo, acontece a Feirinha gastronômica e de artesanato da comunidade do Poço da Draga, que vai expor diversos artesanatos, além da venda de alimentos e bebidas. Já às 17h15, a comemoração contará com a apresentação do Coral da Bece. 
Uma festa embalada por diferentes ritmos
O Mestre Casueira traz o Coco de Praia do Iguape para dentro da Bece! A partir das 17h45, a manifestação cultural existente na comunidade do Iguape, que atravessa gerações, envolve os presentes com o som do carrom, o sapateado quente dos integrantes e os versados de improviso do embolador Mestre Casueira, mantendo e repassando para os mais novos sua cultura viva. 
Em seguida, às 18h45, a performance “As peripécias do Bode Ioiô” anima o público com muito teatro e música ao vivo. Embalado pelas incríveis aventuras do Bode Ioiô, eleito no passado o vereador mais votado de Fortaleza, o diretor e ator Evan Teixeira, junto dos músicos Plínio Câmara e Rami Freitas, revivem as histórias dessa figura tão querida pelo povo fortalezense. É diversão e irreverência para a criançada e toda a família!
Já o encerramento fica por conta do Batuque de Mulher, também em parceria com o SESC, a partir das 19h. O grupo formado por mulheres que resistem na periferia mostra que lugar de mulher é também na percussão, no canto, no gingado e no tambor, tendo como referência grandes cantoras e compositoras negras, como Elza Soares, Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus, Lia de Itamaracá, entre outras. 


Gabriela Mendes dá continuidade à festa com o Baile da Gabriela, às 20h45. A atração, trazida em parceria com o SESC, mistura ritmos e cores sonoras, unidos ao timbre marcante da cantora cearense. Com elementos nordestinos na formação, como sanfona, triângulo e zabumba, o baile prioriza a execução de canções clássicas no estilo forró tradicional e também dá uma vestimenta nordestina a obras famosas da música brasileira, como ''Esquadros'' e ''O canto da Cidade''. 

Seminário Bece - Infâncias Leitoras
Ainda na sexta-feira (22), acontece o segundo dia do “I Seminário Bece - Infâncias Leitoras: Crianças leem palavras e o mundo todo. Como escutá-las?, que inicia às 9h15 e se estende até o final da tarde. As atividades incluem palestras, lançamento de livro e painéis de relatos de experiência, com nomes como Eliana Yunes (RJ), Karen Acioly (RJ), Maria Isidório (Secult Ceará) e Glaubiana Jenipapo (Biblioteca Uka Lerisá, do Povo Jenipapo-Kanindé). Dá para aproveitar um dia inteiro de programação e depois festejar até a noite!

Serviço
Comemoração do aniversário de 157 anos da Biblioteca Pública Estadual
22/3 (sexta-feira)
Das 17h às 22h
Entrada: gratuita

Classificação Indicativa: Livre

Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Praia de Iracema)

Nenhum comentário: