segunda-feira, 18 de março de 2024

Globo Repórter terá como tema o Cariri Cearense no dia 22 de março

Esta é a primeira vez que a TV Verdes Mares, através da TV Globo, produz  um Globo Repórter na íntegra para todo o Brasil

O programa Globo Repórter convida todos os telespectadores a conhecer o Cariri, no sul do Ceará, no próximo dia 22 de março. Com produção do jornalismo da TV Verdes Mares e exibição para todo o Brasil através da TV Globo, o programa será dedicado a apresentar a natureza, pesquisas, histórias, cultura e religiosidade da região.
Dentre os assuntos mostrados está o fato de que o Cariri cearense abriga a Floresta Nacional do Araripe, estabelecida em 1946 como a primeira do país. Conhecida como Flona Araripe, esta área oferece diversas trilhas, incluindo a maior trilha de Single Track com 50 km. A diversidade de avifauna na floresta também será retratada, com pássaros que existem somente nesta região, como o soldadinho-do-araripe.
Além disso, a Chapada do Araripe é rica em fósseis, contribuindo para a criação do primeiro geoparque das Américas na região do Cariri. Visitas a escavações e museus de paleontologia revelam a importância desse patrimônio, assim como os desafios enfrentados na repatriação de fósseis ilegalmente levados para outros países.

*Religiosidade
O Globo Repórter vai mostrar a história de Padre Cícero, cujo aniversário de 180 anos é em 24 de março, ele foi o grande propulsor de desenvolvimento de toda essa região. O padre, que foi banido da Igreja, depois aceito e atualmente está em processo de beatificação, em Roma, é considerado santo pelos nordestinos. Todos os anos ele arrasta 2,5 milhões de pessoas à região, ajudando a economia da cidade, que tem como base o turismo religioso.

*Cultura e artesanato
O Cariri é culturalmente rico, com muitos artesãos reconhecidos como Mestres da Cultura, responsáveis por preservar e compartilhar a memória e tradições locais. Também abriga pelo menos 10 Museus Orgânicos, onde a arte ganha vida e os visitantes podem testemunhar os artistas em seus ambientes naturais, preservando assim a memória, cultura e oralidade local.
O programa visitou o Museu do Mestre Espedito, artesão que faz peças em couro internacionalmente conhecido, e da mestra Dinha, famosa por suas redes tecidas à mão. Também vai mostrar a tradição do Reisado, uma manifestação popular que celebra o nascimento de Jesus e rememora a visita dos três reis magos.

*Realização de um sonho
Para Aline Oliveira, repórter do Núcleo de Rede da Globo, participar desse especial foi a realização de um sonho acalentado por anos. "Já produzimos um Globo Repórter, mas foi transmitido apenas para o Ceará. Agora, conseguimos concretizar o desejo de apresentar o Cariri para o Brasil e para o mundo”, comemora. 
A repórter destaca que a Região sempre esteve em evidência nacionalmente devido à sua religiosidade e, ocasionalmente, com relação aos fósseis. Aline Oliveira conta ainda que o foco inicial da ideia do programa foi o aniversário de Padre Cícero, porém a equipe conseguiu retratar toda a riqueza do lugar. “É uma imensa satisfação, uma realização como repórter com mais de duas décadas de experiência. Este projeto foi realizado graças ao trabalho de muitas pessoas", ressalta.

*Passos maiores
Segundo Gustavo Bortoli, diretor de jornalismo e esporte do Sistema Verdes Mares de Comunicação, a produção da TV Verdes Mares tem ganhado destaque na emissora, com mais de 630 participações anuais no jornalismo da Globo, o que equivale a uma média de duas exibições por dia, sem mencionar a cobertura esportiva. "Isso nos habilita a dar passos maiores", celebra. 
Ainda de acordo com Bortoli, o projeto deste Globo Repórter Cariri teve início em novembro do ano passado, mas cresceu exponencialmente com o tempo e a variedade de temas que foram abordados. 
"É uma realização tanto profissional quanto pessoal, demonstrando nossa capacidade de realizar entregas desse porte e valorizar o lugar em que vivemos e suas potencialidades. Além disso, colaboramos para desmistificar uma imagem equivocada que muitos ainda têm do Nordeste, uma visão estereotipada. Temos o papel de ajudar a desconstruir esse conceito errôneo, sem esconder que enfrentamos desafios, mas somos muito mais do que isso", afirma Bortoli.

Nenhum comentário: