segunda-feira, 6 de abril de 2015

TELEVISÃO


"Cinema e adolescência" e "A relação entre ciência e religião" é o tema de programas na TV Brasil

O Estúdio Móvel desta quarta vai entrevistar o cineasta Esmir Filho. O diretor, que também trabalha com cinema e televisão, ficou famoso graças ao vídeo Tapa na Pantera que se tornou um viral na internet e narra os esquecimentos e as desventuras de uma usuária de maconha. Em 2005, com apenas 25 anos, Esmir filmou o premiado longa-metragem Os famosos e os duendes da morte. “Estava numa idade em que acreditava no impossível”, recorda Esmir, pontuando a apresentadora Liliane Reis que continua fascinado pelo universo adolescente. “É o tempo dos ritos de passagem. Eles continuam ao longo da vida, mas são mais intensos nesta fase”, pondera, lembrando que também realizou Saliva. Neste curta, uma menina de doze anos descreve os pavores de dar o primeiro beijo.

O programa que vai ao ar, às 18 horas, também traz entrevistas com o músico Rubel Brisolla e com a banda Nove Zero Nove. O grupo carioca nasceu no apartamento de um dos integrantes e se propõe a não abandonar o bom e velho rock´n´roll.

Serviço: Estúdio Móvel, às 18h, na TV Brasil

O capítulo desta quarta da série “Entre o Céu e a Terra” aborda a relação entre ciência e religião. Modos de se compreender a experiência humana, eles têm momentos de intersecção, mas também de antagonismo na compreensão sobre o mundo físico e espiritual. Exibido, às 20h, na TV Brasil, o programa traz depoimentos de diversos líderes religiosos e de cientistas, como o físico Marcelo Gleiser.

Muito do conhecimento científico foi produzido por homens de fé ao longo da História. Vide a contribuição dos árabes muçulmanos para a matemática e astronomia, ainda no século VI, foi fundamental para o desenvolvimento das navegações europeias já no final da Idade Média.

O episódio também analisa o efeito da fé na recuperação de doentes e no apoio a seus familiares. E vários fiéis, de diversas crenças, narram que foi o poder divino quem os curou de doenças para as quais a Medicina não tinha mais respostas. É o caso das operações espirituais realizas no espiritismo; as curas espirituais na umbanda; as sessões de cura, operadas pelo Espírito Santo, nas igrejas pentecostais; os milagres dos Santos Católicos; o poder da meditação budista ente outras.


Serviço: Entre o Céu e a Terra, às 20h, na TV Brasil

Nenhum comentário: