segunda-feira, 6 de abril de 2015

GRÁTIS

HOJE É Dia do Chorinho


Fim de semana terá "O Reencontro", Maracatu, exposições e infantis

 

A programação musical é o carro-chefe do fim de semana que se aproxima e traz atrações de diversos estilos. Já na quinta-feira (23), Dia Nacional do Choro (mais conhecido como chorinho), o Estoril celebra o gênero musical popular e instrumental com uma programação especial. A festa acontecerá das 20 às 23 horas e será comandada por um dos grandes nomes do choro cearense, Macaúba, que também contará com a participação de convidados como Tarcísio Sardinha, Carlinhos Patriolino, Main, Leo Felipe, Lucas Everdosa, Vivaldo Maia, Paulinho do Pandeiro, Tauí, Eriberto Porto, Gugu, entre outros.
Também no Estoril o som segue na sexta-feira (24), a partir das 20 horas, com mais uma edição do O Reencontro. Criado pelo produtor e apresentador Eduardo Praciano, o projeto tem o intuito de reviver grandes momentos de artistas e do público que frequentava o Estoril a partir da década de 1970. Em sua 8ª edição, o destaque será a cantora cearense considerada diva da nossa música, Lucinha Menezes.
Além de Lucinha, a atividade contará com a participação de Mimi Rocha, Herlon Robson, Ronald de Carvalho, Aparecida Silvino, Teti, Luiza Nobel, Rodger Rogério, Chico Pio, Lucio Ricardo, Ciribah Soares, Roberto Viana entre outros.
Além da boa música, quem for pelo Estoril também poderá conferir, na Galeria Mário Baratta, a exposição "Sapateiro Alves: amigo do pobre, conhecido do rico", que celebra a obra do artista urbano Seu Alves. A mostra segue com visitação até o dia 30 de abril, de terça-feira a domingo, de 9h às 22h.
Realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura (Secultfor) e curadoria de Bárbara Cariry e Diego Pontes, sócios da loja-galeria O Mercador, no Mercado dos Pinhões, a mostra propõe-se a reverenciar a obra que vem sendo construída paulatinamente pelo artista, há mais de 10 anos, pelas ruas de Fortaleza.
Ainda na Praia de Iracema as noites de quinta a domingo são embaladas pelas atrações musicais do Bar do Mincharia. O som tem início a partir das 19h30min e é comandado por Jurupiara na quinta (23); pelo Maestro Júlio César na sexta-feira (24); e pela Lupe no sábado (25).
Na Biblioteca Municipal Dolor Barreira, as quintas-feiras são de Contação de Histórias para a meninada, sempre às 9 horas e às 14 horas. A atividade, ministrada por Chicão Oliveira, acontece mediante agendamento feito pelo telefone (85) 3105.1299.
Também nos fins de tarde das quintas-feiras acontece o Workshop de Geofilosofia e Meditação. A primeira aula acontece a partir das 17 horas e a segunda às 18h30min. A atividade é realizada pela Associação de Geofilosofia – AGEAC e busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação. Neste dia 23 os temas serão “O Caminho Espiritual: Iniciação no Egito” e “Dependência psicológica do dinheiro". Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 9626.1541 / 8879.1422
No domingo a família inteira já sabe: é dia de separar as toalhas e lanchinhos e curtir o Piquenique no Passeio Público. A atividade, que acontece sempre a partir das 9h30min, a cada fim de semana traz uma atração especial para divertir a criançada. Nesse dia 26 é a vez dos pequenos participarem da oficina de brinquedos reciclados, que será comandada por Carlos Careca.
Neste sábado (25) o recém inaugurado Largo dos Tremembés (localizado na Praia de Iracema) receberá, a partir das 18 horas, o projeto Dia 25 é Dia de Maracatu. Nesse mês de abril, o destaque da atividade será o Az de Ouro, que realizará o cortejo seguido da coroação da Rainha.
Lançado no dia 25 de março de 2013, data em que se celebra oficialmente o Dia do Maracatu e a libertação dos escravos do Ceará, o projeto da Prefeitura Municipal, realizado todo o dia 25 de cada mês, leva apresentações de maracatus em diversos pontos da cidade.
Os trabalhos dos 30 artistas, sendo 13 locais, selecionados via edital público, seguem expostos até dia 10 de maio na 66ª edição do Salão de Abril. Considerado um dos mais importantes do Brasil, o evento tem curadoria da pesquisadora e psicanalista Flavia Corpas e acontece na Galeria Antônio Bandeira do Centro Cultural Banco do Nordeste.
A visitação segue aberta até o dia 10 de maio, de terça à sexta-feira - das 10h às 20h - e aos sábados, das 10h às 19h, com exceção dos feriados (nos dias 21 de abril e 1º de maio), quando o CCBNB estará fechado.

Nenhum comentário: