segunda-feira, 6 de abril de 2015

DELÍCIA

O SORVETE DO CEARENSE - PARDAL APRESENTA NOVA ESTRATÉGIA DE MARCA

A Pardal, indústria de picolés e sorvetes do Ceará, apresenta uma comunicação mais atual e interativa, resultado de uma nova estratégia de marca desenvolvida com a consultoria de Branding e Design Abracadabra.  A premiada agência cearense propõe o reposicionamento da marca, a partir da segmentação dos produtos, da criação de uma nova identidade visual e de novas embalagens.

O reposicionamento é estratégico, tendo em vista a evolução da Pardal e as tendências do mercado. A empresa nasceu da iniciativa empreendedora de sua fundadora, a empresária Joselma Oliveira, que começou vendendo 30 picolés feitos em casa para ganhar uma renda extra e ajudar sua família, que vivia no interior do Rio Grande do Norte. De 1990 para 2015, a Pardal se tornou a maior indústria do segmento no Ceará. Estabelecida no Eusébio (CE), o seu parque industrial produz diariamente 40 mil unidades de picolés e oito mil litros de sorvete, atendendo hoje não só o mercado cearense, mas o do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
Além disso, o próprio mercado de picolés e sorvetes também está em constante evolução. Novas e diferentes marcas despontam oferecendo mais opções, refletindo as demandas e expectativas do consumidor, interessado em qualidade de vida e gastronomia.

Pardal e Abracadabra propõem essa renovação, então, a partir de relações já construídas com o seu consumidor. A maior inspiração foi o próprio palito do picolé, que deu forma à fonte criada exclusivamente pela agência de branding e design para o cliente.

“A nossa proposta ganha formato estêncil, conferindo maior versatilidade em suas aplicações, já que a Pardal é uma marca democrática, das ruas e que conquistou o seu público com seu jeito simples de ser”, explica o sócio fundador da Abracadabra, Allyson Reis. Ele destaca ainda que o estêncil tem sido amplamente utilizado em manifestações sociais e arte urbana, estampando mensagens positivas, poesias, contribuindo para que as ruas se tornem espaços de livre expressão e de maior interação entre as pessoas, intitulando tudo isso de “movimento simpatia”.

Já o passarinho, que figurava na marca anterior e acompanhou o crescimento dos negócios, surge em forma estilizada, leve e moderna. “Optamos por manter o pardal, pois a palavra (“sparrow” - de origem anglo-saxã) era usada como apelido para pessoas simples e alegres, as principais características da sua proprietária, que tornaram posteriormente a marca tão querida pelas pessoas. O nosso principal desafio é levar para as ruas a nossa verdadeira essência”, diz Erikson Nascimento, gerente de marketing da Pardal.

A partir desses conceitos e seu novo logotipo, foi criada a nova identidade visual da Pardal. Leve e colorida, irá modernizar a comunicação e os pontos de venda, além de facilitar a identificação das diversas linhas de produtos e sabores através das novas embalagens.

Ainda para tornar mais eficiente a identificação dos produtos, a Pardal aposta agora na segmentação, sendo que essa não se dá a partir de características do público que se quer atingir, como o fazem tradicionalmente por faixa etária, sexo, região onde vive. Mas a segmentação se dá por “sentimento”, estabelecendo assim quatro linhas de produtos: “pra guardar na memória”, “pra ficar saudável”, “pra lamber os dedos” e “pra abrir um sorriso”.

“Pra guardar na memória” consiste nos picolés em formato cônico, que são o carro-chefe da Pardal desde a sua origem; “Pra ficar saudável” são os picolés de baixa caloria; “Pra lamber os dedos” contempla os sorvetes mais elaborados, como a linha Supra; e “Pra abrir um sorriso” são sabores divertidos como chiclete e Pedacinho do Céu (picolé azul).

“Com esse investimento em branding, visamos maior organização e inovação, atentos às demandas do mercado. Mas, nosso principal objetivo, é chegar ao cliente com a mesma simpatia e qualidade de sempre, transparecendo os diferenciais da Pardal, agregando ainda beleza e informação””, define o gerente de marketing da empresa, Erikson Nascimento.

Sobre a Pardal - A Pardal surgiu em 1990, na cidade de Currais Novos (RN), com o nome de Picolé Caseiro, já que era produzido e vendido pela sua criadora, Joselma Oliveira. “Comecei minha história com 30 picolés, vendidos na feira livre”, conta a proprietária da indústria de picolés e sorvetes. Joselma, que nasceu em Picuí (PB), tinha o sonho de oferecer uma educação de qualidade aos seus filhos em uma cidade grande. Com esse objetivo, ela levou seu empreendimento para a cidade de Assú, depois Mossoró, até chegar à capital cearense, em 1994.

Foi em Fortaleza (CE), então, que a Pardal se consolidou como uma das grandes marcas em seu segmento, tendo como diferenciais o formato cônico dos picolés – criado e patenteado pela mesma, a qualidade dos produtos com sabores naturais extraídos de frutas da região, além do seu preço competitivo.

O crescimento no mercado do Nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba) levou à instalação da Pardal Indústria e Comércio de Sorvetes LTDA, na cidade do Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, em 2006. Atualmente, o seu parque industrial produz 40 mil picolés e oito mil litros de sorvete por dia, atendendo os mercados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. A Pardal é hoje referência em estrutura para indústrias de sorvete, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

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