segunda-feira, 6 de abril de 2015

LIVROS - NÃO-FICÇÃO


Editora PAULUS apresenta obra sobre ética na antiguidade

Após inúmeros ensaios sobre história do pensamento filosófico e ciência antiga, Mario Vegetti lança pela PAULUS Editora A ética dos antigos

A PAULUS Editora apresenta A ética dos antigos, novo livro do professor Mario Vegetti. Desde o prefácio, o autor anuncia o desafio em trabalhar com o tema da ética na antiguidade. Isso porque os espaços de autonomia são de tal forma reduzidos que uma história não arbitrária das teorias éticas deveria acabar coincidindo amplamente com uma história de conjunto do pensamento antigo e, a este ponto, não do pensamento filosófico. Elementos de ética estão bem presentes também em saberes do tipo científico, como a medicina e até a astrologia.

Dessa forma, o livro foi pensado de forma a isolar e focalizar lugares, momentos e cenários de encontros entre problemas morais e reflexão ética, cujo significado foi considerado decisivo tanto para a tradição antiga como para suas heranças.

Uma parte da obra se dedica aos grandes temas da virtude, da política e da alma, quando predominam inevitavelmente fontes e ideias extrafilosóficas, que se entretecem com os primeiros segmentos da reflexão teórica. Em outra parte do livro o material é confrontado com as teorias éticas da época helenista e romana. Como divisores de águas, os dois capítulos centrais destinam-se a uma análise aproximada dos maiores textos do pensamento filosófico antigo: A República, de Platão e A Ética a Nicômaco, de Aristóteles.

Mario Vegetti nasceu em 1937, em Milão (Itália) e leciona História da Filosofia Antiga na Universidade de Pavia (Itália). Além de inúmeros ensaios sobre a história do pensamento filosófico e da ciência antiga, publicou uma abrangente história da filosofia antiga.

Nenhum comentário: