quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

OUT CE

DIVIRTA-SP

BaixoCentro propõe ocupação cultural dos espaços públicos

Para ser colocado em prática, projeto tem dois dias para arrecadar verba necessária para custear ações


O movimento BaixoCentro (baixocentro.org), composto por centros culturais, coletivos, artistas e produtores do entorno do Minhocão, em São Paulo, está em campanha para arrecadar fundos para a realização do primeiro Festival BaixoCentro, a ser realizado em março – nos bairros de Santa Cecília, Campos Elísios, Vila Buarque e Luz, com apoio e organização da Casa de Cultura Digital. O objetivo é levar a população para as ruas, um espaço democrático onde todos possam interagir uns com os outros e estabelecer novas formas de relacionar-se, seja entre si, seja com a cidade. Via crowdfunding, o projeto tem o objetivo de arrecadar R$ 56 mil até o dia 18 de janeiro, o valor mínimo para realização dos eventos do festival. A colaboração pode ser feita de duas formas: como apoio financeiro (com direito a cotas de recompensa) e a troca de serviços na lógica da economia solidária, oferecendo produtos e serviços que poderão ser retirados do valor total do projeto. Até agora, foram arrecadados R$ 12 mil. E para atingir a meta, o BaixoCentro conta com o apoio da população paulistana.

O projeto também prevê o desenvolvimento de uma plataforma online para organizar a interação entre os cerca de 30 espaços do que chamamos BaixoCentro (veja o mapa: http://g.co/maps/2gya4). A plataforma ficará aberta para o cadastro de curadoria e novos eventos colaborativos. Além disso, também será construído um carrinho multimídia (com internet sem fio, som, luz, projeção, câmeras etc.) que vai funcionar como sede itinerante do movimento e como “bandeira” da ocupação cultural das ruas.

O BaixoCentro é o resultado da articulação entre centros culturais para a realização de um festival de rua colaborativo e aberto à intervenção de qualquer um. Para conhecer melhor e apoiar o projeto, clique em: http://catarse.me/pt/projects/437-baixocentro.



Sobre a Casa da Cultura Digital


A Casa da Cultura Digital (CCD) – http://casadaculturadigital.com.br – são quatro casas de uma vila operária italiana construída no início do século 20, na Barra Funda, em São Paulo, um espaço de trabalho por onde circulam cerca de 50 pessoas sob a motivação de compartilhar ideias, projetos, trocar experiências e criar coisas. O princípio da CCD é tentar encontrar meios de entender e praticar novos pensamentos e relações entre pessoas pós-revolução digital contemporânea.

Em pouco mais de dois anos, a Casa já realizou projetos de naturezas tão multidisciplinares quanto seus integrantes, embora todos circulem em torno dos conceitos de cultura livre, hackerismo, articulação em rede e preocupação com interesse público.

Nenhum comentário: