quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, FOTOGRAFIA

Vernissage no restaurante Moana

O point da Beira Mar que une gastronomia e arte reuniu 'queridos' da cidade para mostrar a nova exposição "Olhares ao Sentir" - veja fotos de Felipe Muniz Palhano






























Moana promove mostra coletiva “Olhares ao Sentir”

O Moana Gastronomia & Arte abre suas portas para a exposição Olhares ao Sentir, que reúne seis dentre os grandes nomes das artes plásticas do Ceará: Descartes Gadelha, Antunys, Vlamir de Sousa, Zediolavo, B. Mello e Murilo Teixeira. A mostra será composta por cerca de 36 obras dos artistas, utilizando as técnicas óleo sobre tela e acrílico sobre tela, e irá mostrar porque o estilo da pintura produzida no Ceará é considerado único em todo o mundo.

Entre pintores Acadêmicos e seguidores do estilo Naïf, “Olhares ao Sentir” promete revelar as diferentes nuances e olhares sobre um mesmo objeto: o Ceará. Nascidos em épocas e com histórias de vidas bem diferentes, os artistas estão conectados por um elo bastante forte, ainda que impalpável: a missão de retratar a alma do Estado, mostrando suas diferentes paisagens, a religiosidade, os costumes, a natureza – com sua fauna e flora características –, a arquitetura e, especialmente, sua gente, num verdadeiro resgate da herança pictórica cearense.

Saiba um pouco mais sobre os artistas que irão expor em “Olhares ao Sentir”:

Descartes Gadelha – desenhista, pintor, escultor e gravador, com sua linguagem expressionista Descartes Gadelha é um estudioso da figura do cearense, retratando em sua obra a cultura, a religiosidade e os problemas sociais comuns ao Ceará e, consequentemente, ao Nordeste.

Antunys – natural de Solonópole-CE, Antunys é um pesquisador dos diferentes biomas e animais da região jaguaribana e usa essa referência interiorana como inspiração para a sua obra, acentuadamente Naïf, e que mostra claramente a riqueza da caatinga do nosso Estado.

Vlamir de Sousa – descendente de uma família de artistas, Vlamir é desenhista, pintor, escultor e restaurador. Paisagista por excelência, o artista dedica sua obra às paisagens bucólicas do Ceará, retratadas de forma fidedigna e que permitem ao observador se transportar à realidade por ele mostrada.

Zediolavo – autodidata, Zediolavo começou a expor em 1966, sempre mostrando em cores vívidas e curvas impressionistas alguns recortes da vida do sertanejo cearense, com suas brincadeiras, religiosidade e costumes.

B. Mello – exímio retratista, B. Melo irá apresentar trabalhos inéditos mostrando de forma fiel paisagens litorâneas e do sertão cearenses. O artista afirma que sua obra é um “retrato ao vivo” das paisagens, onde o objeto retrato é facilmente reconhecível.

Murilo Teixeira – é um dos raros pintores remanescentes da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (Scap) e um dos pioneiros no Estado da tradição paisagística, onde retrata de maneira fidedigna e impressionista a paisagem e as pessoas que observa atentamente, especialmente no litoral cearense.

Serviço
Moana Gastronomia & Arte
Avenida Beira Mar, 4260 – no Golden Flat Fortaleza
Mais informações: (85) 3263.4887
* Restaurante (almoço e jantar a la carte). Funciona das 12h às 1h.
* Galeria (visitação sem consumo). Funciona das 9h às 11h e das 14h às 19h. Entrada grátis.

CONFIRAM FOTOS DOS ARTISTAS E OBRAS QUE ESTARÃO NA EXPOSIÇÃO DO MOANA

OBRA DE ZEDIOLAVO

OBRA DE VLAMIR




OBRA DE MURILO TEIXEIRA

OBRA DE DESCARTES GADELHA



FOTO DE B. DE MELO

OBRA DE ANTUNIS








SHOPPING BENFICA ABRE A EXPOSIÇÃO “BONITO DE SE VER E PRESERVAR”

Como parte da programação Férias MARavilhosas, o Mall traz ao público uma mostra com imagens exclusivas do “Clean Up Day” realizado em Fortaleza


Com o objetivo de sensibilizar a população e principalmente promover uma maior consciência ambiental em toda a sociedade cearense, o Shopping Benfica promove a exposição “Bonito De Se Ver e Preservar” na Galeria Benficarte até o próximo dia 29 de Janeiro.

Na mostra, que fica aberta das 10 às 22h, o visitante poderá conferir imagens exclusivas do Clean Up Day (Dia de Limpeza) realizado pelo Mar do Ceará –Clube de Mergulho no Dia Internacional de Limpeza das Praias e Ambientes Costeiros. Além das fotografias das praias, a exposição traz diversas outras imagens do mundo subaquático.

O "Clean Up the World" é uma campanha global que inspira e motiva comunidades a limpar, restaurar e conservar o meio ambiente. Em parceira com o Programa Ambiental das Nações Unidas, reúne cerca de 35 milhões de voluntários em mais de 130 países, todos os anos sempre no terceiro fim de semana de setembro.

“A nossa idéia é usar essa exposição para alertar a população. Fazer com que toda a sociedade, principalmente as crianças e os jovens se atentem para a necessidade de se preservar a fauna e a flora subaquáticas, bem como os recursos hídricos que deságuam no mar”, afirma a Superintendente do Shopping, Marcilene Pinheiro.

SERVIÇO:
SHOPPING BENFICA
End: Avenida Carapinima, 2200. Benfica.
Site: www.shoppingbenfica.com.br
Twitter: twitter.com/shoppingbenfica

Nenhum comentário: