quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

NOVELAS

"Corações Feridos", de Iris Abravanel, estreia em nova faixa de horário no SBT, às 20h30

O ponto de partida da novela Corações Feridos, escrita por Iris Abravanel, dirigida por Del Rangel, inspirada no folhetim original “La Mentira”, de Caridad Bravo Adams, que estreia na segunda-feira, 16 de janeiro, às 20h30, é o cafezal da fazenda de Rodrigo Sotelli (Paulo Zulu). Ele toca o agronegócio e está feliz com o sucesso da venda da primeira safra de sua produção, antigo sonho de seu falecido pai. Rodrigo (Paulo Zulu) é irmão caçula de Eduardo (Flávio Tolezani). Eduardo (Flávio Tolezani) formou-se em engenharia civil na Europa e Rodrigo (Paulo Zulu) foi praticamente criado por ele. Ao retornar a São Paulo para rever o irmão e conhecer a fazenda dele, descobre que Rodrigo (Paulo Zulu) sofreu uma tragédia.
Motivado pelo ódio e pela vingança, Eduardo (Flávio Tolezani) decide investigar os detalhes do acidente. No princípio, o acidente fatídico sofrido por Rodrigo (Paulo Zulu) foi provocado por uma misteriosa namorada, que roubou suas economias, abortou seu suposto filho e, de forma rude, acabou com o relacionamento.
Restaram alguns vestígios dessa mulher: uma foto, cartas, um pingente antigo com a inicial “A” e um anel de noivado que foi devolvido. Eduardo (Flávio Tolezani) recebe essa triste notícia quando chega ao vilarejo, onde Rodrigo (Paulo Zulu) havia comprado suas terras para plantio de café e a implantação de uma indústria. Lá conhece Eliseu (Junno Andrade) e o Dr. Michel (Marco Antonio Pâmio), casado com Regina (Eda Nagayama) e único médico da cidade.
Dante Vasconcelos (Antonio Abujamra), escritor, conselheiro e orientador de todo o povoado, é quem ajuda Eduardo (Flávio Tolezani), que deseja vingança a qualquer custo.
Eduardo (Flávio Tolezani) descobre que Rodrigo (Paulo Zulu) tinha um envolvimento financeiro com a família Almeida Varela, a mesma de Vitor (Victor Pecoraro), seu contemporâneo da Europa. Mas, mais que isso, Almeida Varela é o sobrenome da mulher que provocou o acidente de Rodrigo (Paulo Zulu). Então, começa a vingança...

O plano de vingança de Eduardo Sotelli

Eduardo (Flávio Tolezani) viaja para a capital paulista em busca dos escritórios do banco da família Almeida Varela. Ele descobre que Rodrigo (Paulo Zulu) trabalhou na empresa, e lá conheceu sua suposta noiva. Rodrigo (Paulo Zulu) teria deixado o banco para comprar a fazenda com o intuito de fazer a própria fortuna e se casar com a mulher pela qual se apaixonou. Eduardo (Flávio Tolezani) descobre também algumas transações financeiras fraudulentas que esvaziaram as reservas do irmão. No banco, Eduardo (Flávio Tolezani) encontra Vitor (Victor Pecoraro), que o convida para a festa que a mãe Vera (Jacqueline Dalabona) fará em sua homenagem.
Na festa, Eduardo (Flávio Tolezani) conhece as primas, ambas com nomes começados pela letra “A”: Amanda (Patrícia Barros) e Aline (Cynthia Falabella). Levado pelas intrigas de Aline (Cynthia Falabella), Eduardo acredita que Amanda (Patrícia Barros) é a dona do pingente e a causadora de todo o drama do irmão. Para colocar em prática seu plano de vingança, Eduardo (Flávio Tolezani) envolve a jovem emocionalmente e acaba por se casar com ela, para desespero de Vitor (Victor Pecoraro), que a ama.

Família Varela

Olavo Almeida Varela (Paulo Coronato) é o patriarca de uma família muito rica e influente em São Paulo. Ele é casado com Vera (Jacqueline Dalabona). O casal tem um filho, Vitor (Victor Pecoraro), que esteve na Europa a trabalho e agora está de volta. Os dois acolheram e criaram as sobrinhas Amanda (Patrícia Barros) e Aline (Cynthia Falabella). As meninas não foram adotadas pelo temor de Vera (Jacqueline Dalabona), que não queria que seu filho Vitor (Victor Pecoraro) tivesse que dividir a herança.
Olavo (Paulo Coronato), proprietário de um banco, herdado por mérito do senhor Peixoto, vê em Vitor (Victor Pecoraro) o seu sucessor. Mas seu filho é uma pessoa de personalidade fraca, que vive sob as asas da mãe. Amanda (Patrícia Barros) tem boa relação com Vitor (Victor Pecoraro), mas é Aline (Cynthia Falabella) quem quer se casar com ele, para se tornar a herdeira da fortuna da família.
Olavo (Paulo Coronato) desconfia da união de Eduardo (Flávio Tolezani) e Amanda (Patrícia Barros), principalmente pela urgência com que Eduardo (Flávio Tolezani) tem em voltar para a fazenda Grão Doce, tão distante de tudo. Vera (Jacqueline Dalabona) aprova o relacionamento, uma vez que quer reservar seu filho para Aline (Cynthia Falabella), que aspira ser a senhora Almeida Varela e já começa a tramar seu casamento com o herdeiro.

Aline e Flávio: os vilões

Aline (Cynthia Falabella) torce pelo casamento de Amanda e sua consequente ida para muito longe. Toda essa situação contribui com os interesses dela e os de Flávio (Ronaldo Oliva), seu amante, traficante e ladrão de automóveis. Flávio (Ronaldo Oliva) ministra um curso de literatura em seu apartamento, disfarce para aliciar jovens e torná-los viciados em drogas. Aline (Cynthia Falabella) prossegue com o affair para esconder o relacionamento que teve com Rodrigo.
Flávio é responsável pela dependência de vários jovens. Camila (Rita Batata) e Dinho (Bruno Autran) são dois deles. Ambos foram várias vezes internados e preocupam demais os pais. Olavo cria uma fundação para cuidar de jovens desviados e ajuda os pais de Dinho, Breno, Nídia, Camila e Cinira. O banqueiro coloca Aline (Cynthia Falabella) como presidente da instituição, o que aumenta as possibilidades criminosas de Aline (Cynthia Falabella) e Flávio (Ronaldo Oliva).

Corrupção, ganância e disputas pelo poder

No grupo financeiro de Olavo (Paulo Coronato), trabalha um inescrupuloso fiscal, encarregado de uma auditoria aparentemente normal em instituições financeiras. Ele comenta com Olavo (Paulo Coronato) que encontrou algumas irregularidades e uma delas é um fluxo de dinheiro muito grande em nome de um tal Ibrain Nabal (Alise Camozzi), um poderoso traficante, conhecido somente por Nabal (Alvise Camozzi). Tudo é uma armação. O perigoso bandido integra a quadrilha que inclui Flávio (Ronaldo Oliva) e Aline (Cynthia Falabella).
Olavo (Paulo Coronato) tem um amigo que é investigador da polícia. A pedido do banqueiro, o policial reabre as investigações sobre a morte de Dr. Nicolas (Norival Rizzo) e investiga a instituição que Aline (Cynthia Falabella) dirige, pois os jovens internados no local saem piores do que quando entram.

C
orações Feridos

Amanda descobre que Flávio vicia Dinho e Camila. Ela e Vitor vão até a casa de Camila para descobrir algo. Encontram Camila completamente alterada. Neste momento, Roni (Marcelo Góes) tenta roubar o carro de Vitor, Eduardo tenta impedir e é ferido.
Com o passar dos anos, os verdadeiros vilões se revelam e os inocentes fazem justiça? A fazenda cresce? Eduardo consegue superar a morte de Rodrigo? Ele e Amanda conseguem amar verdadeiramente um ao outro?
“O título da novela tem uma razão. Os dois, Eduardo e Amanda, somente poderão se unir com os ‘corações feridos’. Antes, com os conflitos, não há condições para esse grande amor se concretizar”, explica a autora Iris Abravanel.
Eduardo imagina que Amanda planejou o acidente do irmão. Então, resolve seduzi-la para depois se vingar, maltratando-a física e psicologicamente. Quando descobre que Amanda é inocente, é tarde demais. A dor provocada por ele, induzido e manipulado por Aline, provoca profunda ferida na alma de Amanda.


Entrevista com Íris Abravanel

O que o público pode esperar de Corações Feridos?

Íris Abravanel - Uma história rica em conteúdo, dinâmica, com a qualidade de imagem e fotografia que se comparam as melhores do mundo. Cada personagem é intenso e o elenco está maravilhoso. Um dos personagens que mais gosto é a Janaína (Lívia Andrade) que faz o papel da caipira ingênua, fogosa e virgem. Outro é o Dante (Antonio Abujamra) um culto escritor, solteirão convicto, que será conquistado por Loreta (Yara Jamra), uma mulher simples do campo. O telespectador terá a oportunidade de ser despertado em todos seus sentimentos e suas emoções, desde o primeiro capítulo.

O que te levou a adaptar o folhetim La Mentira, de Caridad Bravo Adams?

Íris Abravanel - Decidi por esta novela da Caridad Bravo Adams pela história que é muito boa e para melhor aproveitamento do acervo do SBT.

Quais as principais dificuldades que encontrou para adaptar a novela mexicana?

Íris Abravanel - Nosso povo é muito parecido com o povo mexicano. Lidamos com problemas muito similares de governo, corrupção, violência, trânsito e analfabetismo. A principal dificuldade foi acrescentar o senso de humor que nosso povo mantém mesmo nas situações dramáticas. Novela é entretenimento.

Quais as principais diferenças das tramas mexicanas para as tramas brasileiras? E também as característica em comum.

Íris Abravanel - As tramas mexicanas são bem mais dramáticas. O brasileiro, de um modo geral, gosta de pitadas de humor nas situações do cotidiano. Os temas para todas as novelas são os mesmos. São diversas as situações dramáticas que servem de ingredientes para se fazer uma novela. O segredo está em fazer a mistura certa e que agrade ao público.

Você criou novos núcleos, personagens, mudou, reescreveu o enredo?

Íris Abravanel - A trama principal é muito intensa, com situações ágeis, e a história foi mantida bem próxima da original. Foi criado um núcleo para que pudesse servir de "orelha" para alguns personagens, pois isso faltou no contexto da novela original. A novela foi totalmente reescrita, porque os scripts estavam em espanhol, e também devido a formatação característica da teledramaturgia do SBT.

6.A trama trata de temas como alcoolismo, drogas, etc. Qual a importância dos temas socias nas novelas?

Íris Abravanel - Como eu disse anteriormente, novela é entretenimento, o público quer ter diversão. Entretanto, a novela deve ter identificação com o telespectador. Creio que é nosso dever procurar transmitir de forma positiva soluções para os dramas que afligem a sociedade, como drogas, alcoolismo etc. Em Corações Feridos está mais enfatizado o problema do codependente, cujo sofrimento é igual ou ainda maior que o dos próprios dependentes.

7.Em uma das tramas, por meio dos personagens vilões, Corações Feridos trata questões como a ganância, jogos de poder e manipulações de todo o tipo. O vilão é uma peça chave para a trama?

Íris Abravanel - A vilania sempre estará presente nas novelas, assim como na nossa vida. O maior perigo de qualquer ser humano é cair nas garras de sua própria ganância e necessidade de poder. É aí que começa toda espécie de manipulação, mentiras e falcatruas. A verdadeira liberdade do ser humano é poder colocar suas necessidades no devido lugar e sentir-se pleno em qualquer circunstância. Corações Feridos vai mostrar tudo isso. Não poderíamos reconhecer o bem, se não tivéssemos o conhecimento do mal.

8.É a terceira novela que você escreve... Como autora, o que mudou da primeira para a terceira?

Íris Abravanel - Tive que estudar, ler muito e correr atrás do tempo perdido. Adquiri mais conhecimento e experiência mesmo numa fase em que poderia estar aposentada. Tenho procurado transmitir a todos que não devemos desistir nunca e que sempre é tempo de recomeçar. Vale a pena lutar em qualquer idade por aquilo que acreditamos.

9.Você gosta da obra de Caridad Bravo Adams? Sente identificação em relação as obras dela?

Íris Abravanel - Admiro as obras de Caridad Bravo Adams, que foi uma mulher extremamente capaz e à frente de sua época. Procurei encontrar alguma identificação com a autora e com a obra para poder fazer um trabalho coerente e bem feito. Minha responsabilidade maior é fazer uma novela que agrade ao público do SBT.

10.Quais as questões conflitantes da nossa época que você quis trabalhar em Corações Feridos?

Íris Abravanel - Um dos maiores conflitos dos nossos dias é o egoísmo e a ganância, além da violência, claro.

11.De que forma trabalha com os colaboradores?

Íris Abravanel - São sete colaboradores e todos nós fazemos tudo. Desde a tradução, escaletas, desenvolvimento das cenas, etc. Faço questão que todos estejam por dentro de toda a trama. Somos uma equipe.Trabalhamos juntos desde a primeira novela e eles estão evoluindo comigo. Os mais jovens já estão terminando a faculdade.

12.Qual a sensação ou expectativa de quando uma novela está para ir ao ar?

Íris Abravanel - A sensação é de missão cumprida e a expectativa de que agrade ao público.


Perfil dos Personagens

Protagonistas


Amanda Almeida Varela (Patrícia Barros) – Jovem de beleza incomparável, personalidade forte, espontânea e cheia de vida. Intensa e bem-humorada, atrai a atenção de todos. Corajosa e talentosa, gosta de cavalgar, fala vários idiomas e quer ser atriz. Começou a faculdade de Publicidade, mas desistiu para seguir a carreira de atriz. Foi abandonada por sua mãe, Eloísa (Elaine Mickely), quando tinha apenas 3 anos e criada pelo pai, Aluísio, que morreu quando ela tinha 9 anos. Mesmo ficando órfã logo criança, aprendeu o verdadeiro sentido do amor, com o pai e a avó paterna. Amanda (Patrícia Barros) foi acolhida pelo primo de seu pai, Olavo Varela (Paulo Coronato), por quem tem muito carinho e o chama de tio. Ela apaixona-se por Eduardo (Flávio Tolezani).

Eduardo Sotelli (Flávio Tolezani) – Irmão de Rodrigo Sotelli (Paulo Zulu). Homem de negócios destemido. Forte, persuasivo e extremamente correto. Entretanto, acredita que deve vingar a morte de seu irmão caçula. Isso o impulsiona a descobrir quem foi a mulher que provocou o fatídico acidente de Rodrigo. É capaz de tudo para atingir seus objetivos. Apesar de estar sempre em conflito, tenta se convencer de que está fazendo o que é certo. Eduardo (Flávio Tolezani) faz o que é justo aos seus próprios olhos. Envolve-se com Amanda (Patrícia Barros), acreditando que ela é a culpada, e quer fazer com ela o mesmo que aconteceu com seu irmão. Entretanto, sua determinação fica abalada quando se apaixona por ela.

Antagonista

Aline Almeida Varela (Cynthia Falabella) – Bonita e elegante, tem o apoio de Vera (Jacqueline Dalabona) para se casar com Vitor (Victor Pecoraro). Por trás da aparência inocente e indefesa, se esconde uma mulher ardilosa, interesseira e invejosa. Ilude Rodrigo Sotelli (Paulo Zulu), é amante de Flávio (Ronaldo Oliva) e faz de tudo para se casar com Vitor (Victor Pecoraro), herdeiro do banqueiro Olavo (Paulo Coronato). Quando seus pais morrem num acidente de avião, é acolhida pela família Varela, por conta do remorso de Vera (Jacqueline Dalabona), que deu as passagens para seus pais escondido do marido. Impiedosa, seu objetivo é vencer e estar acima de todos. Sente inveja doentia de sua prima Amanda (Patrícia Barros) e raiva de Olavo (Paulo Coronato), por ele não ter dado oportunidade ao seu pai quando começou a enriquecer.

Núcleo Almeira Varela

Olavo Almeida Varela (Paulo Coronato) – É casado com Vera (Jacqueline Dalabona) e pai de Vitor (Victor Pecoraro). É dono de um grande banco de São Paulo. Fez fortuna sozinho e a custa de muito trabalho. Homem bom, honesto, forte, protetor, amigo e conservador. Elegante, está sempre alegre e de bom humor. Ama verdadeiramente sua mulher Vera (Jacqueline Dalabona), até se submete aos seus caprichos. Seu sonho é ver seu filho Vitor (Victor Pecoraro) à frente dos negócios. Criou Aline (Cynthia Falabella) e Amanda (Patrícia Barros), filhas de seus primos de terceiro grau, Afonso e Aluísio, como se fossem suas próprias filhas.

Vera Almeida Varela (Jacqueline Dalabona) - Vera é casada com Olavo (Paulo Coronato). Ama o marido e é mimada por ele. Mulher elegante, madura e perspicaz. Acostumada a conseguir tudo que quer, pode ser considerada manipuladora. Acolheu Aline (Cynthia Falabella) e Amanda (Patrícia Barros) como filhas. Não esconde sua preferência e carinho por Aline, não só por achar que ela é mais equilibrada, mas também por sentir culpa pela morte de Marta e Afonso, pais de Aline. Foi Vera quem comprou as passagens de avião em que eles sofreram o acidente e morreram. Mãe protetora de Vitor (Victor Pecoraro), quer a esposa ideal para seu filho. Para isso, prepara Aline desde cedo para ser esta mulher ideal.

Vitor Almeida Varela (Victor Pecoraro) – Filho do banqueiro Olavo Almeida Varela (Paulo Coronato). Jovem com boa formação, bom caráter, bons sentimentos. Porém, é fraco em suas decisões e se deixa levar pela vontade da mãe, chegando a ser mimado. Com o pai, Vitor tem uma relação de verdadeira amizade, mas é incapaz de decepcioná-lo ou enfrentá-lo para impor sua vontade. Tem uma paixão incontrolável por Amanda (Patrícia Barros). Não se conforma em perdê-la para Eduardo (Flávio Tolezani), seu amigo de trabalho durante sua permanência na Alemanha.

Eloísa (Elaine Mickely) – Eloísa é mãe de Amanda (Patrícia Barros). Abandonou a filha quando ela tinha apenas 3 anos de idade. Só aparece depois de Amanda ter se casado. É uma mulher cheia de vida que chama a atenção de todos por sua classe e beleza. Depois de ter abandonado Aluísio, o pai de Amanda, casou-se com um homem de grande fortuna e se mudou para a Europa. Após ficar viúva, volta para São Paulo, para tentar conquistar o amor da filha. Quando ela chega, Amanda (Patrícia Barros), sem saber que é sua própria mãe, a hostiliza. Eloísa (Elaine Mickely) conta com a ajuda de Eduardo (Flávio Tolezani) e Glauco (Beto Nasci) para aproximá-la da filha.

Lucy (Lilian Fernandes) – Irmã de Vera (Jacqueline Dalabona), é a tia divorciada da família e muito bem resolvida com relação a isso. É uma mulher alegre, espontânea e vaidosa. Vive confortavelmente numa grande casa, no litoral de São Paulo, adquirida na divisão de bens de seu divórcio. Gosta de visitar a irmã e sua família, com quem se dá muito bem. Com o passar do tempo, passa a morar na casa da família Almeida Varela. Vai ter um relacionamento com Hélio (Blota Filho), assessor de Olavo (Paulo Coronato) no Banco Varela. Ela esconde um romance do passado.

Hélio (Blota Filho) – Trabalhador e honesto, braço direito de Olavo (Paulo Coronato) no banco. Robusto, brincalhão e galanteador. Pessoa agradável e boa de estar por perto. Amigo íntimo dos Almeida Varela, está sempre presente na casa da família. É apaixonado por Lucy (Lilian Fernandes), irmã de Vera (Jacqueline Delabona).

Tita (Elisabeth Hartman) – Distinta governanta da casa da família Almeida Varela. Senhora educada e de bom caráter. Cuida da casa e da família como se fosse sua. Acompanha Olavo (Paulo Coronato) desde a juventude e é muito respeitada por ele. Gosta de cuidar de tudo pessoalmente, tornando-se uma “faz-de-tudo” dentro da casa. Para não ter mais ninguém por perto a ajudando, tenta dar conta de todo serviço, até contratarem Glória (Isabeau Christine). Enciumada, implica com todo serviço de Glória. Adora Amanda (Patrícia Barros) e procura apoiá-la nos momentos mais difíceis. Não gosta de Aline (Cynthia Falabella), pois acha ela é falsa.

Glória (Isabeau Christine)
Empregada da casa família Almeida Varela. Mulher simples e um pouco atrapalhada. Sempre levando broncas de Tita, até quando não tem culpa. Divide o tempo do trabalho entre a labuta e as trocas de gracejos com Daniel (Fran Landin). Sua rival é Aline (Cynthia Falabella), pois a acha insuportável e falsa.

Daniel (Fran Landin) – Motorista da família Almeida Varela, é fiel ao patrão e à família. Eventualmente, auxilia Tita (Elisabeth Hartman) na cozinha. É sempre solícito para ajudar qualquer um da casa, menos Aline (Cynthia Falabella). É sempre sério no seu serviço, tem certa cumplicidade com Olavo (Paulo Coronato), e enquanto estão no carro, conversam sobre negócios e família.

Diego (Ricardo Homuth) – Advogado e amigo de Olavo (Paulo Coronato). É pai de Yuri (César Negro) e presta serviços para o Banco Varela. Homem sério e tranquilo. Faz parte das reuniões de xadrez e café na casa de Olavo.

Silvia (Adriana Lessa) – Esposa de Diego (Ricardo Homuth) e mãe de Yuri (César Negro). Mulher fina, de estirpe e muito divertida. Sempre anima as festas. Conheceu Eloísa, mãe de Amanda (Patrícia Barros), em um de seus cruzeiros.

Yuri (César Negro) – Filho do advogado Diego (Ricardo Homuth). Yuri é amigo de Vitor (Victor Pecorato) e toda a família Almeida Varela, assim como seu pai. Rapaz de classe média alta, com grande senso de justiça e caráter correto. Ele nunca permite que alguém se aproveite de uma situação ou de alguém da maneira errada. Sempre disposto a ouvir seu amigo Vitor (Victor Pecoraro), é descontraído e mulherengo, não procura um relacionamento sério.

Flávio (Ronaldo Oliva) – Péssimo caráter. É um bandido que se passa por um culto professor de literatura como fachada. Determinado e sem escrúpulos, só pensa em dinheiro. Não importa os meios, ele vai conquistar tudo o que deseja, mesmo que seja com violência. Ajuda Aline (Cynthia Falabella) com seus problemas pessoais, e também realiza favores sexuais para ela. É pai do filho abortado de Aline (Cynthia Falabella). Vai trabalhar com Roni (Marcelo Góes) e Nabal (Alvise Camozzi) e vende drogas para Camila (Rita Batata) e Dinho (Bruno Autran).

Nabal (Alvise Camozzi) – É um dos mais procurados chefes do narcotráfico de São Paulo. Muito perigoso e sem escrúpulos. Não tem educação, nem modos. Se impõe pela postura violenta. É poderoso e tem muitos contatos. Roni (Marcelo Góes) e Flávio (Ronaldo Oliva) trabalham para ele como distribuidores de drogas. Aline (Cynthia Falabella) é uma de suas aliadas.

Ronaldo/Roni (Marcelo Góes) – Mecânico, mais conhecido como Roni. Trabalha para Nabal (Alvise Camozzi) e toma conta de várias mecânicas, que na verdade servem de fachada para desmanche de carros, e também funcionam como pontos de droga. Seu caráter, logicamente, é duvidoso, e ele não é fiel nem mesmo ao seu superior e aliado de crimes.

Cinira (Simone Zucato) – Cinira, mãe de Camila (Rita Batata), separou-se do marido logo após o nascimento de sua filha. Muito permissiva, ela não dá a atenção que a filha precisa. Recusa-se a reconhecer os problemas das drogas enfrentados por Camila (Rita Batata). Não sofre com dificuldades financeiras. Trabalha com artes plásticas como marchand. Sempre bem apresentada, não perde a pose, e procura manter as aparências.

Camila (Rita Batata) – Filha única, Camila foi criada em bases instáveis, apesar de não ter lhe faltado nada material. Ela abusa de roupas provocativas para chamar atenção dos homens, já que não consegue naturalmente. É baladeira, extrovertida e vai se envolver com drogas. Compete com Amanda (Patrícia Barros) nos trabalhos de publicidade e teatro.

Dinho (Bruno Autran) – É um dos alunos de Flávio (Ronaldo Oliva) e grande amigo de Amanda (Patrícia Barros), Camila (Rita Batata) e Bianca (Jacqueline Sato). Rapaz de classe média, sensível, divertido e muito talentoso na área artística. Adora sair nas baladas de São Paulo com Camila (Rita Batata) e vai se envolver com drogas.

Bianca (Jacqueline Sato) – Moça alegre e meiga. É confidente e melhor amiga de Amanda (Patrícia Barros). As duas participam juntas do teatro. Simples e discreta, sua maior preocupação é tentar ajudar Camila (Rita Batata) e Dinho (Bruno Autran) a saírem das drogas. Vive na casa dos pais.

Mila (Larissa Eberhardt Prado) – Fiel secretária de Olavo (Paulo Coronato) e, também, da diretoria no banco. É muito eficiente e responsável. Bonita e jovial, mas não usa esse artifício para conseguir o que quer. É chocolatra.


Núcleo Interior (Fazenda)

Rodrigo Sotelli (Paulo Zulu) – Rapaz de boa aparência e educado. Sempre de bem com a vida e amável com todos. Trabalhador esforçado e dedicado. Cuida e prepara sua fazenda de café, no interior de São Paulo, para receber o amor de sua vida, Aline (Cynthia Falabella). Precisa enriquecer pois, somente assim, será aceito na família da alta sociedade, da amada. Depois de saber que ela havia abortado o filho que ele imaginava ser seu, além de tê-lo roubado, sem suportar a dor da traição, Rodrigo suicida-se durante um surto psicótico, deixando as terras para seu irmão Eduardo (Flávio Tolezani).

Eliseu (Junno Andrade) – Era o homem de confiança no cafezal de Rodrigo (Paulo Zulu). Depois da morte de Rodrigo, torna-se também, colaborador de Eduardo (Flávio Tolezani) na continuidade dos trabalhos da fazenda. Fiel e trabalhador, vai se interessar por Janaína (Lívia Andrade).

Janaina (Lívia Andrade) – Mulher do campo, humilde, bonita. Sonhadora, e esperta, se preocupa com seu futuro, em casar e ter uma boa vida. Trabalha como empregada na fazenda de Rodrigo (Paulo Zulu). Logo após a morte do patrão, passa a servir Eduardo (Flávio Tolezani), por quem se apaixona e o idealiza como homem perfeito. Dá em cima dele e rejeita as cantadas do empregado Luciano (Cláudio Andrade).

Luciano (Cláudio Andrade) – Homem simples do campo, trabalha na fazenda de Rodrigo (Paulo Zulu), que será herdada por Eduardo (Flávio Tolezani). Sempre disposto a ajudar e colocar a mão na massa. Seu trabalho é braçal, é fisicamente apto para isso. É bonito, mas não se valoriza, sempre com a barba mal feita, cabelo despenteado, mãos grossas e unhas sujas do trabalho no campo. Fiel ao seu patrão, Eduardo, não encontra dificuldades em se submeter a ordens de superiores. Como cresceu vendo seu pai beber e fazer mal à família, não aprecia a bebida. Usa isso como ponto a seu favor, na tentativa de conquistar Janaína (Lívia Andrade). Entretanto, seu jeito “casca grossa” não contribui, porque o que Janaína quer é ficar com o patrão. Luciano não irá desistir de conquistar Janaína.

Glauco Lancastro (Beto Nasci) – Um homem bom, ativo, viril e enxuto. Divorciado há alguns anos, vive em função do trabalho na área de importação e exportação e viaja bastante a negócios. Possui uma fazenda no interior de São Paulo, onde cria cavalos. Solitário, ao conhecer Amanda (Patrícia Barros) irá ajudá-la em muitas situações.

Maria (Lena Whitaker) – Mãe caipira, solteira de Vivi (Larissa Manoela), trabalha na fazenda como cozinheira, mas sabe fazer todo trabalho da roça. Mulher recatada e mansa. A única que a tira do prumo é Janaina (Lívia Andrade). Ágil, e sempre disposta para o trabalho doméstico, além de cozinhar muito bem. É leal a Amanda (Patrícia Barros) e faz da estada dela na fazenda algo menos impraticável. Gosta de Eliseu (Junno Andrade).

Priscila (Milena Ferrari) – Mulher jovem, bonita, sedutora. Formada em fotografia, é apaixonada pelo que faz. Vivia na Europa. No Brasil, vai viver com o tio, Glauco Lancastro (Beto Nasci). Mulher descolada e sensual, mas ao mesmo tempo não gosta de ficar sozinha nos lugares, como uma espécie de fobia. Conhece Eduardo Sotteli (Flávio Tolezani), por quem se apaixona. Fará tudo para conquistá-lo e atrapalhar o relacionamento dele com Amanda (Patrícia Barros).

Viviane/Vivi (Larissa Manoela) – Filha da cozinheira Maria (Lena Whitaker), é muito parecida com a mãe no seu jeito bondoso de ver a vida. Tem traços leves e um rosto sereno. É uma criança extrovertida e sensível. Entende bem o que se passa à sua volta e tenta colaborar bastante com sua mãe. Fica muito próxima de Amanda (Patrícia Barros), e a ajuda, com sua amizade e carinho, a suportar os maus tratos e o desprezo do marido Eduardo (Flávio Tolezani).


Núcleo Vilarejo

Dante Vasconcelos (Antônio Abujamra) – Escritor, homem sábio, inteligente e culto. Vive sozinho em sua casa e gosta da solidão. É amigo de todos, que buscam seus conselhos. Misterioso, não abre sua vida para ninguém e esconde um romance do passado. É reservado em sua vida pessoal e se sente atraído pela espontaneidade, liberdade e simplicidade de Loreta (Iara Jamra). Apesar de Loreta não ter nenhuma cultura, ela representa um desafio para ele, que não se relaciona com nenhuma mulher desde que sofreu uma decepção amorosa. Tenta voltar a escrever um livro (inacabado), mas nunca o revela, nem o seu conteúdo. É um homem de bom caráter e experiente. Foi muito amigo de Rodrigo (Paulo Zulu). Torna-se bom conselheiro de Eduardo (Flávio Tolezani).

Loreta (Iara Jamra) – É uma mulher exuberante, simples e alegre, que não tem medo de amar. Dona de uma loja de armarinho, também trabalha como costureira. É amiga de Regina (Eda Nagayama), esposa do único médico da cidade. Se apaixona por Dante (Antônio Abujamra), um escritor solteirão do vilarejo, amigo e bom conselheiro. Loreta é bisbilhoteira, gasta boa parte do tempo fofocando, com a turma de tricô de sua loja de armarinhos, e quer saber da vida dos outros. Extrovertida, expansiva e sincera, chega a constranger Dante. Apesar de ser o oposto dele, que é intelectual e culto, Loreta consegue atrair sua simpatia. Dante passa a admirá-la por sua espontaneidade, liberdade e principalmente por sua simplicidade em encarar a vida. Loreta é intensa.

Dr. Michel Batista (Marco Antonio Pâmio) – Michel é o único médico do vilarejo e sócio de Rodrigo Sotelli (Paulo Zulu). Solicitado por todos na cidade, que fica distante de todos os recursos médicos, gosta de sentir-se importante. Apesar de estar casado há muitos anos com Regina (Eda Nagayama), não tem filhos. Machista e sem controle emocional, sempre que pode joga a culpa pela falta de filhos em Regina. Alcoólatra, destrata sua mulher e a transforma numa co-dependente. Porém, não é má pessoa quando está sóbrio. Costuma ser generoso e ajudar seus pacientes até com provisões e recursos financeiros. Seu consultório é em sua própria casa.

Regina Batista (Eda Nagayama) – Esposa de Dr. Michel (Bruno Giordano), único médico da cidade. Hospitaleira, submete-se às vontades e aos maus tratos do marido, por se achar inferior e sentir-se culpada por não poder lhe conceber um filho. Arranja desculpas para as atitudes erradas de Michel, até mesmo para os casos extra-conjugais dele. Fez um curso de decoração e, por isso, irá decorar a fazenda Grão Doce antes da chegada de Amanda (Patrícia Barros) a pedido de Eliseu (Junno Andrade), o administrador da fazenda. É formada em enfermagem e auxilia seu marido no consultório. Sofre transtorno emocional da co-dependência quando Michel começar a beber em excesso. Com a chegada de Amanda, sua auto-estima melhora. Livra-se da co-dependência com a ajuda da amiga Loreta (Iara Jamra).

Elenco personagens/atores

Protagonistas

Amanda Almeida Varela (Patrícia Barros)
Eduardo Sotelli (Flávio Tolezani)

Antagonista

Aline Almeida Varela (Cynthia Falabella)

Núcleo Almeira Varela

Olavo Almeida Varela (Paulo Coronato)
Vera Almeida Varela (Jacqueline Dalabona)
Vitor Almeida Varela (Victor Pecoraro)
Eloísa (Elaine Mickely)
Lucy (Lilian Fernandes)
Hélio (Blota Filho)
Tita (Elisabeth Hartman)

Glória (Isabeau Christine)
Daniel (Fran Landin)
Diego (Ricardo Homuth)
Silvia (Adriana Lessa)
Yuri (César Negro)
Flávio (Ronaldo Oliva)
Nabal (Alvise Camozzi)
Ronaldo/Roni (Marcelo Góes)
Cinira (Simone Zucato)
Camila (Rita Batata)
Dinho (Bruno Autran)
Bianca (Jacqueline Sato)
Mila (Larissa Eberhardt Prado)

Núcleo Interior (Fazenda)

Rodrigo Sotelli (Paulo Zulu)
Eliseu (Junno Andrade)
Janaina (Lívia Andrade)
Luciano (Cláudio Andrade)
Glauco Lancastro (Beto Nasci)
Maria (Lena Whitaker)
Priscila (Milena Ferrari)
Viviane/Vivi (Larissa Manoela)
Dante Vasconcelos (Antônio Abujamra)
Loreta (Iara Jamra)
Dr. Michel Batista (Marco Antonio Pâmio)
Regina Batista (Eda Nagayama)










Fina Estampa: Tereza Cristina encomenda morte de Quinzé

A terrível matriarca dos Velmont não deixará a família de Griselda em paz tão cedo


Em novo ato de ódio contra Griselda (Lília Cabral) e sua família, a vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni) tomará como alvo o primogênito da rival, Quinzé (Malvino Salvador). A megera encomendará a morte do rapaz, informa a colunista Regina Rito, do jornal O Dia.

O plano começa a ser posto em prática quando ela encontra Ferdinand (Carlos Machado) na sauna de sua casa. Após pedir para que ele se vestisse, ela indica ao capanga a sua próxima tarefa.

Com a sua frieza habitual, Tereza Cristina anuncia o nome da vítima desejada e ordena que nenhum erro seja cometido desta vez.

A cena irá ao ar no dia 14 de janeiro.

(com informações do portal Terra)

Nenhum comentário: