terça-feira, 2 de agosto de 2011

TEATRO

Universos marginalizados são o foco da II Mostra de Teatro Despudorado

Proporcionar que os espectadores dos espetáculos vivenciem um pouco de universos marginalizados tão desconhecidos e desprezados pela sociedade. É esse o objetivo da II Mostra de Teatro Despudorado, que o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) realizará nos dias 3, 8 e 9 de setembro.

Os espetáculos que compõem a Mostra são os seguintes: “Silvestres”, dirigido por Silvero Pereira e Rafael Barbosa, com o Grupo 3 x 4 de Teatro, no dia 3 (sábado), às 16h e 18h; “Barrela”, de autoria do dramaturgo Plínio Marcos, com direção de Edson Cândido e apresentação do Grupo Imagens, no dia 8 (quinta-feira), às 15h e 18h30; e “Navalha na carne”, também de Plínio Marcos, com direção de Edson Cândido e encenação pelo Grupo Imagens, no dia 9 (sexta-feira), às 15h e 18h30.

A Mostra de Teatro Despudorado tem classificação indicativa de 18 anos para os três espetáculos. Será exigido documento de identificação (RG, CNH ou carteira profissional), no momento da entrega do ingresso.

Veja a seguir a sinopse dos três espetáculos:



Silvestres

Grupo 3X4 de Teatro (Fortaleza-CE)

Dia 03, sáb, 16h e 18h

Direção: Silvero Pereira e Rafael Barbosa

Mulher solitária e mal-amada desconfia de seu esposo. Dois homens se encontram em plena terça de carnaval. Na semana santa, uma mulher sai sozinha para um bar. O que está em questão é o desejo de viver, independente de quem somos e onde estamos, é a liberdade em sentir e realizar. Entretanto, nem tudo é permitido na sociedade em que vivemos. Classificação indicativa: 18 anos. 40min.



Barrela


Grupo Imagens (Fortaleza-CE)

Dia 08, qui, 15h e 18h30

Direção: Edson Cândido

Após uma briga de bar, um rapaz é jogado em uma cela imunda, repleta de perigosos marginais que, consumidos pela solidão e pelo abandono, deixam aflorar seus traumas e taras. Classificação: 18 anos. 60min.



Navalha na Carne

Grupo Imagens (Fortaleza-CE)

Dia 09, sex, 15h e 18h30

Direção: Edson Cândido

Ato único com três personagens: Vado, Neusa Sueli e Veludo. Um embate diário, poético e marginal entre uma prostituta, um cafetão e um criado homossexual, na guerra pela sobrevivência de seus instintos mais perversos e preciosos, um se servindo do outro. Classificação: 18 anos. 60min.












Baseado na obra de João Ubaldo Ribeiro, "Sargento Getúlio" chega a Fortaleza


Promovido pelo Festival Bahia Em Cena, monólogo aclamado pela crítica estreia em curta temporada no Centro Cultural Banco do Nordeste

Destaque do teatro baiano em 2011, o monólogo Sargento Getúlio, adaptado da obra de João Ubaldo Ribeiro, chega aos palcos de Fortaleza em curta temporada. O espetáculo será exibido nos dias 1º e 2 de setembro (próximas quinta e sexta-feira), no Centro Cultural Banco do Nordeste, sempre às 18h30 com entrada gratuita.
Escrito em 1971, Sargento Getúlio é considerado pela crítica literária a obra prima de João Ubaldo Ribeiro, e rendeu ao escritor baiano o Prêmio Jabuti como Autor Revelação, em 1972. A montagem do monólogo comemora os 40 anos de lançamento do livro e também os 70 anos do autor. O monólogo, dirigido e adaptado por Gil Vicente Tavares, é estrelado pelo ator baiano Carlos Betão. Fortaleza será a primeira cidade a receber o espetáculo, após uma temporada de estreia com sucesso em Salvador. A circulação do espetáculo é promovida através da parceria entre o Banco do Nordestes e o Festival Bahia em Cena cuja proposta é valorizar e divulgar a produção teatral baiana. Durante todo o mês de agosto, oito espetáculos foram exibidos em Salvador na programação da mostra de teatro. Além da capital cearense, São Paulo e Rio de Janeiro também recebem montagens baianas em setembro e outubro.

O espetáculo


A trama de Sargento Getúlio conta a trajetória de um sargento sergipano que tem a missão de transportar um inimigo político de seu chefe. A história é narrada pelo próprio sargento, que no caminho pelo sertão nordestino vive aventuras, dilemas e momentos de reflexão. Segundo o diretor e autor da versão teatral, Gil Vicente Tavares, a montagem preserva o texto original.
"O lirismo com que João Ubaldo conduz a história acaba por transformar a novela num poema épico em versos livres. Tentei desenhar os diversos sargentos que há no Getúlio, mostrando sua violência, fraqueza, paixão e crueza", descreve. Para viver este personagem rico em contradições e dono de uma ética particular, a escolha do diretor foi o ator baiano Carlos Betão, que tem mais de 30 anos de carreira, e importantes montagens baianas de textos como Hamlet, Calígula, MacBeth, além de participações em novelas e filmes.

Um dos destaques da montagem é a cenografia, cuja representação do sertão nordestino evita a estética tradicional, ligada à seca, ao couro e à sanfona. "São elementos que pasteurizaram o que de mais forte podemos trazer do sertanejo, de sua alma. Para isso, apostamos muito mais nas imagens do texto, já que a fala, a prosódia e as referências já são tão sertanejas e agrestes. A secura está dentro dele", afirma Gil Vicente Tavares.

Sobre Gil Vicente Tavares - Formado em direção teatral pela Escola de Teatro da UFBA, recebeu o Prêmio Braskem de Teatro como diretor revelação em 1999, pelo espetáculo Quartett. Em parceria com os dramaturgos Cláudio Simões e Cacilda Povoas, escreveu o texto do espetáculo Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia (2004), direção de Fernando Guerreiro, assistido por mais de 150.000 pessoas. Colaborou no roteiro de Cidade Baixa, premiado longa-metragem de Sérgio Machado, com Lázaro Ramos e Wagner Moura. Formou o grupo Teatro NU, que em 2011 completa 5 anos com espetáculos conceituados como "Os Amantes II", "Os Javalis", e as adaptações de Anton Tchekhov "Os Males do Tabaco", "O Urso" e "O Pedido de Casamento".



Serviço:
Sargento Getúlio
Sinopse: De Gil Vicente Tavares. Com Carlos Betão. Conta a história de um sargento que tem a missão de levar um prisioneiro, que é inimigo político de seu chefe, de Paulo Afonso a Aracaju. No meio do caminho, em virtude de uma mudança no panorama político, o sargento recebe a ordem para soltar o prisioneiro, mas devido a seu temperamento avesso às mudanças, ele decide terminar a missão que lhe foi confiada, contra tudo e contra todos.

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (Rua Floriano Peixoto, 941, tel: (85) 3464-3108)

Horário: Dias 1 e 2 de setembro, quinta e sexta, às 18h30
(Apresentação extra para escolas no dia 2 de setembro, às 15h)
Entrada franca

Ficha Técnica:
Texto: João Ubaldo Ribeiro
Direção e versão teatral: Gil Vicente Tavares
Com: Carlos Betão
Cenário e Figurino: Rodrigo Frota
Luz: Eduardo Tudella
Trilha original: Ivan Bastos
Assistente de direção: Clarissa Rebouças
Preparadora Corporal: Mell Borba
Cenotécnico: Adriano Passos
Programação Visual: Guto Chaves
Registro audiovisual e fotos: Paulo Hermida (Iglu Filmes)
Realização: Multi Planejamento Cultural e Teatro NU









Opereta “A Valsa Proibida” retorna para temporada 2011 com apresentações em Sobral e Fortaleza

Recorde de público da história do Theatro José de Alencar, a opereta “A Valsa Proibida” retornou aos palcos do centenário TJA no ano passado, após 21 anos da última apresentação, e repetiu o sucesso dos anos anteriores. Este ano, a temporada 2011 estreiará dia 3 de setembro, no Teatro São João, em Sobral, às 20 horas. Serão montados telões na Praça do São João para permitir o acesso do maior público possível ao espetáculo. “A Valsa Proibida” volta ao palco do TJA para dois finais de semana de apresentações, nos dias 9, 10, 16 e 17 às 20h e nos dias 11 e 18 às 18 horas (domingos).

Esta opereta, de Paurillo Barroso, com diálogos de Silvano Serra, é uma das mais importantes obras da dramaturgia cearense, encenada pelo grupo Comédia Cearense, que completa 54 anos de atividades. Reúne em um só espetáculo atores, bailarinos e a participação especial da Orquestra Eleazar de Carvalho. O espetáculo “A Valsa Proibida” é uma realização do Instituto Solaris e da Comédia Ceerense, com o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Coelce, do Bicbanco, da Guanabara, da Ceará Diesel, da Assembléia Legislativa, do Colégio Christus, da Prefeitura Municipal de Sobral, da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará.

Sobre A Valsa Proibida

A primeira encenação da Valsa Proibida, promovida pela Sociedade de Cultura Artística, ocorreu em 1941 no TJA. Dois anos depois, A Valsa passou a ser a única opereta brasileira a ser encenada no Rio de Janeiro. A partir de 1965, a peça passou a ser montada pela Comédia Cearense, no Theatro José de Alencar. Depois de 21 anos sem espetáculos, A Valsa Proibida retornou aos palcos no ano passado, com uma remontagem de enorme sucesso.

Sobre o Instituto Solaris

O Instituto Solaris de Arte e Cultura vem desenvolvendo projetos em diversas linguagens com o intuito de contribuir para a preservação e fomento da cultura cearense. Há seis anos trabalha assessorando comunidades e grupos sociais na recuperação de registros e produções artísticas, culturais, educacionais, socioambientais e esportivas. Mantém parceria com órgãos públicos e privados em programas e projetos de interesse comum. Seu objetivo maior é criar, promover, colaborar e executar projetos, ações e campanhas visando à preservação, a defesa e a restauração do patrimônio histórico e cultural.

Sobre a Comédia Cearense

O grupo teatral Comédia Cearense, um dos grupos de teatro mais tradicionais do Estado do Ceará, foi criado em 1957, por iniciativa dos artistas Haroldo Serra, Glice Sales, Palmeira Guimarães e outros atores amadores. Ao longo de sua atuação, o grupo já realizou mais de 80 montagens; participou e foi premiado em eventos em todo o Brasil e no exterior; e encenou diversas peças de grande sucesso como: “O Casamento da Peraldiana” (1966), “O Morro do Ouro” (1963), “Rosa do Lagamar” (1964), “O Demônio Familiar” (2005), “A Viúva Alegre” (2007), “Uma Canção para Eulália” (2010) e o musical infantil “A Noiva Cadáver” (2011). Além de ser reconhecido em todo o País pelas suas montagens, o grupo também se destaca pelas ações sócio-culturais. Em 2002 foi criada a Casa da Comédia Cearense, no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza, que reúne memorial, biblioteca, videoteca, cine-clube, salas de música e dança; oferece cursos, oficinas e palestras gratuitas e ainda abriga o Teatro Jardim, com capacidade para 200 pessoas. Trazer de volta uma opereta (estilo de ópera leve, peça teatral cantada) como A Valsa Proibida, com atores, cantores, orquestra, técnicos, cenários e figurinos de artistas cearenses, prova o arrojo, a capacidade e a maturidade dos que fazem o teatro local.

Sobre Paurillo Barroso

Paurillo Barroso foi uma figura excêntrica, agitador cultural responsável pela fundação do Conservatório Alberto Nepomuceno e da Sociedade de Cultura Artística. Por meio desta, ocupando o cargo de presidente, trouxe à capital Alencarina artistas internacionais como Guiomar Novaes, Magda Tagliaferro, Lilly Kraus, Cláudio Arrau, Bidu Sayão, esta inclusive intérprete de suas canções, entre outros. Nos anos quarenta, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde dirigiu o Cassino Atlântico e substituiu o diretor teatral polonês radicado no Brasil, Ziembinsky. Suas revistas alcançaram enorme sucesso na época. Conviveu e trabalhou com artistas como Emilinha Borba, Lamartine Babo, Quatro Ases e um Coringa entre outros. Era um músico autodidata, um dos aspectos interessantes da análise e do estudo de sua obra é justamente seu processo de composição, uma vez que não sabia ler partituras. Sua obra é, essencialmente, de câmara. São canções com acompanhamento de piano, seu instrumento, com letras em grande parte de sua autoria. O musicólogo Mozart de Araújo o classifica como sendo o compositor do gênero acalanto, e Vasco Marizt o nomeia como compositor de canções de câmara pertencente à segunda geração de compositores brasileiros do século XIX, ao lado de Francisco Mignone, Brasílio Itiberê e Lorenzo Fernandez.

Sobre Silvano Serra

Cearense de coração e de vivência. Iniciou sua vida teatral em 1927 com a burleta de sua autoria, “Mimosas Serenas”. Escreveu “Ideal dos Coronéis”, “Meninas de Hoje”, “Eterna Mentira”, “Alma de Aço” e os diálogos da opereta “A Valsa Proibida”. O grande sucesso alcançado pelo espetáculo deve-se também aos seus belos diálogos, nos quais soube tão bem colocar um linguagem apropriada para a psicologia de cada personagem e explorar as situações cômicas e líricas da opereta. Silvano Serra pertenceu ao Grêmio Dramático Familiar, e lá realizou uma de suas peças mais comentadas, a famosa “Trica de Damas”. O espetáculo reuniu as três grandes divas do teatro da época: Gasparina, Maria de Lurdes e Altair Ribeiro. No Grêmio, fez ainda sua peça “Tudo na Sombra”. No Conjunto Teatral Cearense, teve “E a Vida Continua” e “Mentiras do Coração (1936) encenadas. É um autor de uma infinidade de peças de um ato (“Doença do Procópio” e “Tira Pó”, “O Fiscal da Prefeitura”,dentre outras). “Resto de Homem”, montado por José Domingos na sociedade Cearense de Fotografia e Cinema (1952), completa o dossier de um dos homens mais fecundos do teatro cearense. Silvano Serra é um homem fiel às suas convicções, sem temer ser chamado de quadrado. Seu teatro está na linha de Joracy Camargo, Odulvado Viana e outros desta fase. Numa demonstração de força criadora, tem inéditas, escritas em poucos meses (1968), quatro peças: “A Madrasta”, “Aconteceu em Assaré”, “O Sapateiro da Família” e “ Nair a Tagarela”.

Sinopse

No reino da Morgôvia, o Café Concerto do Sr. Theodor, tio de Mitz, é o ponto de encontro de jovens damas e oficiais do Exército Morgoviense. Todas as noites, o príncipe Frederico Augusto vai àquela casa para desfrutar de bons momentos com os amigos e ver sua amada, Mitz, uma jovem muito bonita e talentosa. Mitz compõe uma valsa que fala do seu amor por Fred, todos apreciam a bela melodia. Porém, o rei sabendo desse romance resolve proibir a excussão, tornando-a a VALSA PROIBIDA, o Café Concerto é fechado por ordem do Rei e o Príncipe Frederico enviado ao Califado de Radjuba em missão especial.

O reino da Morgôvia não está bem, ameaçado de invasão, sem dinheiro, o Rei imbecilizado pelo álcool, o príncipe herdeiro apaixonado por Mitz, uma garçonete do Café Concerto. O Rei força Fred a casar-se com Radiá, princesa de Radjuba.

O final dessa estória, você não pode perder...

Serviço

em Sobral

Data: 3 de setembro de 2011

Horário: 20 horas

Local: Theatro São João

Ingressos: 02 Kg de alimentos

Mais informações: (85) 3261.2022 / 31012583



em Fortaleza

Datas: 9, 10, 16 e 17 de setembro de 2011 às 20h

Datas: 11 e 18 de setembro às 18h

Local: Theatro José de Alencar

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia)

Mais informações: (85) 3261.2022 / (88) 36122712









Curso de Teatro: Conexões Contemporâneas

A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes está com inscrições abertas para o curso Teatro: Conexões Contemporâneas. O curso, elaborado a partir de encontros públicos que discutiram o panorama e os caminhos da formação teatral em Fortaleza, pretende estimular a reflexão e o exercício de teatro de grupo, além de provocar o intercâmbio de saberes entre pesquisadores e artistas locais e de outras cidades do Brasil e exterior. Serão 13 módulos mensais, com 20h cada, ministrados por professores de diversos Estados brasileiros e do exterior. Para a elaboração do curso a Escola contou com a consultoria do André Carreira, diretor de teatro e pesquisador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Informações também pelo telefone (85) 3252-1444. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.fortaleza.ce.gov.br/imparh










As paixões de Chopin

Sucesso de público e crítica, a peça "Chopin e Sand: Romance sem palavras", com a atriz Françoise Fourton e o ator pianista Marcelo Nogueira, é destaque de agosto no Teatro Celina Queiroz (Unifor)

Sucesso de público e crítica, a peça "Chopin & Sand: Romance sem palavras" chega a Fortaleza no Teatro Celina Queiroz.

O musical, dirigido por Jacqueline Laurence, foi montado em 2010 para comemorar os 200 anos do nascimento do compositor erudito e foi construído a partir das cartas trocadas entre Fryderyk Chopin e seu grande amor, a escritora Aurore Dupin, que assinava seus escritos com o pseudônimo masculino de George Sand e escandalizava a sociedade da época com seus livros ousados, suas ideias socialistas e suas roupas de homem.

"Chopin & Sand: Romance sem palavras" é um drama romântico que relata a existência apaixonada do compositor, que expressou seus sentimentos não só em notas e compassos musicais, mas também na vasta correspondência pessoal. A união perfeita dos mais queridos artistas dos salões parisienses e suas reflexões em um dos momentos mais produtivos da história da “Cidade Luz” (1831 a 1849). Fúria, amor, vaidade e melancolia estão presentes na música e na vida de Chopin, que morreu aos 39 anos.

Arrebatador, o espetáculo dialoga com questões relativas às dimensões artísticas e humanas desses personagens. Interpretada por Françoise Forton e pelo ator/pianista Marcelo Nogueira, acompanhados em cena pela pianista Linda Bustani, a trilha dialoga com questões relativas às dimensões artísticas e humanas dos personagens, transitando entre poloneses, prelúdios, noturnos, improvisos, mazurcas e outros gêneros deste universo.

FICHA TÉCNICA
Texto: Walter Daguerre
Direção: Jacqueline Laurence
Elenco: Marcelo Nogueira, Françoise Forton
Direção Musical: Roberto Duarte
Trilha Sonora: Alexandre Elias

SERVIÇO
Chopin & Sand: Romance sem palavras
Dias: 26, 27 e 28 de agosto
Sessões: sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Informações: 3477-3033 / 3477-3175




TV DIVIRTA-CE


Veja cenas do espetáculo "Chopin & Sand: Romance sem palavras"










Quem foi Frederic Chopin?


01/03/1810, Zelazowa Wola, Polônia
17/10/1849, Paris, França

Com exceção de algumas poucas peças, Chopin dedicou sua obra ao piano


Frederic Chopin era filho do professor francês Nicolas Chopin, que dava aulas de francês e literatura francesa, e da pianista polonesa Justina Krazizanovska. Dez meses após o seu nascimento, a família foi morar em Varsóvia, onde transitava entre os nobres e a burguesia.

Chopin teve uma infância culta. Aos seis anos passou a ter um professor de piano, Adalbert Zwini, que lhe apresentou as obras de Bach e Mozart.

Seu primeiro concerto público ocorreu quando ele tinha oito anos. Na mesma época viu publicada sua primeira obra, uma polonaise. Prosseguiu conciliando seus estudos no Liceu de Varsóvia com as aulas de piano.

Em 1825, apresentou-se para o czar Alexandre I. No ano seguinte ingressou no Conservatório de Varsóvia, onde iniciou seus estudos com o compositor Joseph Elsner.

Em 1830, dias antes de eclodir a Revolução Polonesa contra a ocupação russa, Chopin resolveu deixar Varsóvia e partir para Viena, que vivia sob o regime autoritário de Metternich. Em julho do ano seguinte, Chopin seguiu para Paris, onde logo integrou-se à elite local, passando a ser requisitado como concertista e como professor. Nessa época conheceu músicos consagrados, como Rossini e Cherubini, e outros de sua geração, como Mendelssohn, Berlioz, Franz Lizst e Schumann.

Em uma de suas viagens pela Europa, em 1835, reencontrou Maria Wodzinska, que conhecera ainda criança em Varsóvia. Chopin apaixonou-se, mas, apresentando já os primeiros sinais de tuberculose, acabou rompendo o noivado por pressão da família de Maria.

Em 1838 Chopin uniu-se à controvertida escritora Aurore Dupin, que usava o pseudônimo masculino de George Sand. O casal resolveu passar um tempo em Maiorca, mas o clima úmido da ilha piorou o estado de saúde do compositor. Em 1839, os dois voltaram para a França e em 1847 romperam definitivamente o relacionamento.

No dia 17 de outubro de 1849, Frederic Chopin faleceu, aos 39 anos. Foi sepultado no cemitério de Père Lachaise, em Paris. Seu coração foi colocado
dentro de um dos pilares da igreja de Santa Cruz, em Varsóvia, conforme o seu pedido.

Chopin dedicou toda sua obra ao piano, com exceção de apenas algumas peças. Várias de suas obras têm influência do folclore polonês, como é o caso das mazurcas e das polonaises.














HUMOR

“Tita & Nic: A Comédia” em cartaz no Teatro do Via Sul neste domingo

Uma produção cinematográfica hollywoodiana que ganhou uma roupagem satiricamente cearense. É assim o sucesso ‘Tita & Nic: a Comédia’ – que está comemorando 13 anos de trajetória. O espetáculo sobe pela primeira vez ao palco do Teatro do Via Sul Shopping neste domingo (21), a partir das 19h – com apresentação da Cia. Cearense de Molecagem.

“É início do século e as invenções pipocam de cabo a rabo. Eis que surge uma jangada: a Lamparina do Mucuripe. A multidão embarca, sem saber o que reserva o cômico destino em águas profundamente fétidas”, adiantada o diretor e autor do texto, o ator Carri Costa.

Durante a viagem, pinta o maior clima entre o humilde da 3ª classe, “NIC”, e a melancólica, virgem e sufocada aristocrata da 1ª classe, “TITA”. Por amor, os dois passam por mil peripécias.

“Podemos dizer que os risos se sucedem e os seis atores se esmeram para interpretar os 2.500 personagens que embarcam no navio”, diz Carri.


SERVIÇO:
“Tita & Nic – A Comédia”, apresentado pela Cia. Cearense de Molecagem
Texto e Direção: Carri Costa
Elenco: Carri Costa, Denis Lacerda, Solange Texeira, Jesuita Barbosa, Diego Mesquita e Roberta Vermont.
Dia: Neste domingo, 21 de Agosto
Horário: 19 h.
Local: Teatro do Via Sul Shopping – Av. Washington Soares, 4335, Sapiranga – 3º piso.
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) – à venda na bilheteria do Teatro, no 3º piso – (85) 3311.0123 e através dowww.ingresso.com
Indicação: 12 anos
Duração: 70 minutos
Gênero: Comédia adulta
Mais informações: (85) 3311.0123/ 8515-3551 / 9639-1822 e www.teatroviasul.com.br .



Travestis no DIA DOS PAIS do Teatro José de Alencar

O Dia dos Pais, hoje, pode ser estendidos em atrações que unem as famílias de todas as idades em torno de momentos aprazíveis no centenário Theatro José de Alencar, no Centro de Fortaleza (CE). E que tal reunir familiares para celebrar o dia dos patriarcas reunindo gerações, tendo opções diversas de lazer cultural, inclusive uma peça cheia de TRAVESTIS! Se o pai for moderno, ele aguenta!

Uma das atrações é reconhecer a Casa mantida pelo Governo do Estado através da Secult através dos espaços cênicos, da arquitetura diversa e imponente, assim como das histórias que permeiam o ponto há 101 anos. A melhor forma é chegar um pouco mais cedo que o início do espetáculo, ou ficar após a atração, para uma Visita Guiada monitorada, que acontece de hora em hora a partir das 13h até às 16h.
Ainda dá para provar delícias gastronômicas bem caseiras no café do TJA e na Cantina do Seu Muriçoca (no anexo), que nos sábados e domingos abre a partir das 16h. Mais informações ao público, é só ligar para o fone (85) 3101.2583 (portaria Praça José de Alencar/bilheteria).
Valem passeios de descanso, contemplação e harmonia ecológica pelo bucólico jardim de Burle Marx no TJA, onde está montada uma exposição do artista plástico Bosco Lisboa com peças em cerâmica estendidas no “Varal ao Vento”.



PROGRAMAÇÃO DESTE DOMINGO NO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

Visita Guiada ao Theatro
13h, 14h, 15h, 16h
R$ 2 e 4
Mais pelo fone (85) 3101 2583

EXPOSIÇÃO - Varal ao Vento – Exposição de esculturas de Bosco Lisboa no jardim.
Visitação gratuita de terça à sexta a partir das 8h – sábados, domingos e feriados a partir das 13h. Até dia 31

TEATRO TJA Criança
Chapeuzinho Vermelhos dos tempos modernos
Grupo Cena Educativa
17h Teatro Morro do Ouro
R$ 5 e 10 90 lugares Livre 50min
Imprensa saiba mais: 8822.6416

TEATRO - Engenharia Erótica... Fábrica de travestis
Grupo Parque de Teatro
19h palco principal
R$ 10 e 20 120 lugares 18 anos 90 min

Engenharia Erótica: fábrica de travestis é parte de pesquisa que o ator e diretor Silvero Pereira realiza há 10 anos. Grupo Parque de Teatro. Imprensa saiba mais: 8767.1578 silvero_per@hotmail.com www.fabricadetravestis.com.br








Musical com o Coral de Artes Cênicas

Espetáculo “A Noiva e o Condutor” é opereta em cartaz no Teatro Sesc Emiliano Queiroz


O musical “A Noiva e o Condutor” conta a história de Helena, moça que sonha em se casar com um rapaz abastado, mas quase é traída pela paixão, quando conhece Joaquim. A opereta original foi criada em 1935, com músicas compostas por Noel Rosa e Arnold Gluckmann evidenciando um olhar crítico sobre a sociedade em que viviam, e está em cartaz em nova versão encenada pelo Coral das Artes Cênicas, no Teatro do Sesc Emiliano Queiroz, todos os sábados e domingos de agosto às 20h. Alegre e divertido, o espetáculo dá uma nova roupagem à opereta e apresenta clássicos do samba, como Com que Roupa Eu Vou, e outras canções menos populares, como Tudo nos Une.

A arte do teatro se confronta com a arte do canto em uma mistura energizante, capaz de provocar sentimentos múltiplos oriundo de uma mesma fonte, atores cantantes em sua esfera maior, o palco, com sua magnitude, a platéia, que alimenta o conjunto, provocando um fenômeno visto apenas uma vez. O canto com sua magia nos integra à realidade que nunca conseguimos chegar, ao subversivo, aos malditos por habitarem um lugar incapaz de se conhecer, o Ato: de cantar, de dançar, de atuar, de ir contra, de contracenar.
Dirigido por Aldrey Rocha e encenado pelo Coral das Artes Cênicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o espetáculo A Noiva e o Condutor combina a arte do teatro com a arte do canto em uma mistura energizante. É baseado na revista musical homônima, composta por Noel Rosa (1910-1937), considerado por muitos o melhor compositor de sambas de todos os tempos, criador de um repertório que aborda temáticas que vão além do seu tempo. A Noiva e o Condutor apresenta personagens caricatos, por vezes exagerados, com uma linguagem que mostra, através do cômico e do ridículo, as imperfeições dos assuntos cotidianos.






Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece homenageia o grupo Pavilhão da Magnólia


Com projeção nacional, o Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece (FECTA) chega ao oitavo ano de realização. Riso, choro, desconfiança, sensualização... as expressões humanas serão retratadas no maior festival do Ceará na categoria. Toda a programação é gratuita.
Novos espetáculos, novos desafios. Em 2011, de 3 a 13 de agosto, Fortaleza abre as cortinas às interpretações e discussões sobre as artes dramáticas promovidas pelo FECTA.
O VIII FECTA homenageia o grupo Pavilhão da Magnólia (www.pavilhaodamagnolia.com.br), que completa uma década de atuação cultural próximo ano. O grupo é resultado da união de artistas formados no Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua com montagens para crianças e adulto, além de realizar espetáculos de rua e esquetes. O viés cultura se une ao viés econômico, com ações desenvolvidas de forma profissional, o que ressalta e valoriza o trabalho teatral.

O tradicional cortejo de abertura do FECTA divulga o Festival nas ruas do Centro da cidade. A concentração acontece no Theatro José de Alencar, às 8 horas, dia 3 de agosto. O trajeto será a Rua General Sampaio, Rua Guilherme Rocha, até chegar à Praça do Ferreira.
Para o coordenador geral do FECTA, Almeida Júnior, este é um ano especial do festival, já que houve uma união muito forte dos grupos para ver o evento realizado. “Os participantes estão mais profissionais. No entanto, também damos espaço a grupos iniciantes, afinal o FECTA também é uma vitrine de talentos locais”, comentou Almeida Júnior.
A palestra e mesa redonda sobre a importância da prática do teatro de grupo para a produção e consolidação do teatro de pesquisa contarão com a presença de acadêmicos, gestores culturais e grupos teatrais. O Encontro será realizado no auditório do Dragão do Mar, dia 4 de agosto, a partir das 18 horas. Na oportunidade, será entregue a Comenda Carri Costa para os cursos de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Tecnológico do Ceará (IFCE) e da UFC.



Horários e locais do VIII FECTA

- Geral
8h - Cortejo Cultural – Concentração no Theatro José de Alencar/Rua Guilherme Rocha/Praça do Ferreira (3/08)
14h - Mostra Paralela – Teatro do Cuca Che Guevara e Teatro Morro do Ouro/TJA (9 a 12/08)
18h - Mostra Competitiva - Teatro Dragão do Mar (5 a 12/08)
20h – Solenidade de premiação – Theatro José de Alencar (13/08)

- Oficinas
4 e 5/8, às 9h - Interpretação teatral - Theatro José de Alencar
4 e 5/8, às 14h - Elaboração de Projetos Culturais - Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro
4/8, às 14h - Técnicas Circenses - Theatro José de Alencar
8 e 9/8, às 14 – Clown - Teatro José de Alencar
10/8, às 9h - Iniciação Teatral - Cuca Che Guevara
10/8, às 9h - Direção Teatral - Theatro José de Alencar

- Mostra Competitiva
Teatro Dragão do Mar: 5, 6, 7, 8, 10 e 12/8 - 18h às 22h
Espaço Rogaciano Leite Filho: 9 e 11/8 - 18h às 22h

- Mostra Paralela
Teatro do Cuca Che Guevara: 09 e 11/08 - 14h às 18h
Teatro Morro do Ouro/TJA: 12/08 – 14h às 18h

- Solenidade de premiação- Infectando
Festa de encerramento do Festival para a solenidade de entrega dos troféus e premiações. A confraternização entre os artista ocorrerá no Jardim de Burle Marx/Theatro José de Alencar no dia 13/8, às 20h, com intervenções artísticas e atrações musicais.



Programação FECTA 2011
3/8 - Quarta-feira
8h- Cortejo com Artistas- Concentração Theatro José de Alencar

4/8 - Quinta-feira
9h- Oficina de Interpretação – Theatro José de Alencar – Daniel Alberti
14h- Oficina de elaboração de projetos culturais – Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro – Wanderley Gradela.
14h – Oficina de Técnicas Circense- Grupo Garajal – Teatro José de Alencar
18h- Encontro de Grupos- O Perfil dos Grupos de Teatro no Século XXI – Auditório Dragão do Mar.
-Apresentação Pavilhão da Magnólia
-Entrega da comenda Carri Costa: Cursos de Lic. Em Teatro do IFCE e UFC.

5/8 – Sexta-feira
9h- Oficina de Interpretação – Theatro José de Alencar – Daniel Alberti
14h- Oficina de elaboração de projetos culturais – Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro – Wanderley Gradela.

18h-Mostra Competitiva – Palco
Espelhos D’água – Cia Teatral Acontece - Convidado
Vermelho Carmim/ Cia. Cativarte de Teatro/ Fortaleza/CE
Delicado/ Cia. Teatral Loa/ Fortaleza/CE
A Tua Maçã/Casulo de Teatro/Fortaleza/CE
A Estrela Cadente/ Coletivo de Teatro Manga Rosa/ Fortaleza/CE

6/8 – Sábado
18h -Mostra Competitiva - Palco
Exercício da 18ª turma CITA – Entre Duas Pessoas
O Público/ Grupo Crise/ Fortaleza/CE
Minha Filha/ Cia. Teatral C. Arte de Varjota/ Varjota/CE
Terça-feira Gorda/ Grupo 3X4 de Teatro/ Fortaleza/CE
Um Circo de Emoções/ Trupe Zupee de Teatro Caruaru/PE

7/8 – Domingo
18h- Mostra Competitiva - Palco
Em Turnê/ Grupo La Calle/ Fortaleza/CE
O Casamento/ Grupo 3X4 de Teatro/ Fortaleza/CE
Transviado/ Cia. Sonhar de Artes Cênicas/ Fortaleza/CE
Plastificada/ Abaquar Motirô/ Fortaleza/CE
O Açogueiro/ Marco Salomão/ Ipojuca/PE

8/8 – Segunda-feira
9h-Oficina de Clown – Casa Juvenal Galeno – Daniel Alberti

9/8 – Terça-feira
9h-Oficina de Clown – Teatro José de Alencar – Daniel Alberti
14 h- Mostra Paralela - Cuca Che Guevara
A Descoberta/ Em Cartaz/ Fortaleza/CE
Eva e Adão e a Torta de Maçã/ Grupo Sol Caminha Teatral/ Fortaleza/CE
Sente-se com Drummond/ Cia. Teatro Movimento/ Fortaleza/CE
Pra ser Marlene/ Grupo Artama de Teatro/ Fortaleza/CE
Vermelhôr/ Grupo em Foco/ Fortaleza/CE

18h- Mostra Competitiva - Mostra Rua - Teatro Dragão do Mar-Espaço Rogaciano Leite
Dança de Salão com Aurélio Lobo e Neiliane Felipe (Convidado)
Juju e Rorô/ Grupo de Pesquisa Poéticas do Palhaço/ Fortaleza/CE
O Conto dos 3 Conselhos/ Companhia Sísifo de Teatro/ Fortaleza/CE
Segredo/ Grupo de Pesquisa Poéticas do Palhaço/ Fortaleza/CE
Cadê Meu Boi/Cia.Teatral Minutos de Arte/Cabo de Santo Agostinho/PE

10/8 - Quarta-Feira
9h-Oficina Iniciação Teatral- João Araujo - Cuca Che Guevara
14h- Oficina Direção Teatral – Herê Aquino - Theatro José de Alencar
14h- Mostra Paralela - Cuca Che Guevara
Esperando Lars/ Grupo Teatro em Película/ Fortaleza/CE
Édipo Rock/ Coletivo Teatral Tocando o Terror/ Fortaleza/CE
Relações Líquidas/ Grupo Teatro iPonto/ Fortaleza/CE
Simplesmente Rosas/ Trupe Cangaias/ Maracanaú/CE

18h- Mostra Competitiva - Palco
O Vizinho do 203 – Cia. Teatral Acontece (Convidado)
Clitemnestra/ Juliana Veras/ Fortaleza/CE
Des Casos/ Cia. Xuxu Crocante/ Fortaleza/CE
Sobremesa/ (In) Gestus/ Fortaleza/CE
Sakura Matsuri: o Jardim das cerejeiras/ Grupo Mimo/ Fortaleza/CE
11/8 - quinta-feira
14h- - Mostra Paralela- Cuca Che Guevara
Elas e Eles/ Grupo Mana/ Fortaleza/CE
O Belo Paralelo/ Cia Verdade Cênica/ Fortaleza/CE
Sem Ti/ Grupo Outra Vertente/ Fortaleza/CE
Vende-se/ Cia. Hope! De Teatro/ Fortaleza/CE

18h- Mostra Competitiva - Mostra Rua Teatro Dragão do Mar-Espaço Rogaciano Leite
Dança de Salão com Aurélio Lobo e Neiliane Felipe (Convidado)
O Auto do Livro/ Grupo de Iniciação Teatral/ Fortaleza/CE
O Casarão/ Grupo Artama/ Fortaleza/CE
Rasas da Flor/ Grupo de Pesquisa Poéticas do Palhaço/ Fortaleza/CE

12/8 - Sexta-feira
14h- Mostra Paralela- Teatro Morro do Ouro
As Belas sem Feras/ Grupo Degraus/ Baturité/CE
Mr. Io (Mistério)/ Cia Viv’arte/ Fortaleza/CE
Minhas Caixinhas de Fósforo/ Cia. Fiapo de Trapo/ Cascavel/CE
O Rei da Vela/ Grupo Invento!/ Fortaleza/CE
Veja Você Margarida/Cia. Teatral Minutos de Arte/Cabo de Santo Agostinho/PE

18h-Mostra Competitiva- Teatro Dragão do Mar
-Grupo cRIse (Convidado)

Os Criados/ Grupo Imagens/ Fortaleza/CE
Elucubrações/ Outro Grupo de Teatro/ Fortaleza/CE
Intimidades/ Tatiana Amorim/ Fortaleza/CE
Nada a Fazer/ Grupo Toró de Teatro/ Fortaleza/CE

13/8 - Sábado
20h- Encerramento – Theatro José de Alencar

Nenhum comentário: