domingo, 14 de agosto de 2011

DANÇA

Inscrições para residência coreográfica da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará

Prorrogadas até sexta-feira, dia 02 de setembro as inscrições de artistas cearenses para a residência coreográfica Surprised Body, que será conduzida pelo coreógrafo italiano Francesco Scavetta de 10 a 19 de outubro. A residência é uma ação formativa da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, que acontecerá de 21 a 29 do mesmo mês. O formulário e o regulamento estão disponíveis no www.bienaldedanca.com. As inscrições são gratuitas e o resultado será divulgado no dia 08 de setembro.


Na residência coreográfica Surprised Body Scavetta irá compartilhar os procedimentos e as motivações artísticas que levaram à construção de Surprised Body, obra programada para a Bienal 2011. O objetivo desta ação é aproximar bailarinos de diferentes contextos territoriais e artísticos. Além de cearenses, também vão participar artistas argentinos.

A Bienal Internacional de Dança do Ceará é apresentada pela Petrobras e BNDES. Tem como patrocinadores: Banco do Nordeste, Funarte, Caixa Econômica e Oi. Apoio cultural: Oi Futuro, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, e Prefeitura Municipal de Fortaleza. Realização: Indústria da Dança.

SERVIÇO

Residência coreográfica Surprised Body – Até 02 de setembro abertas as inscrições de artistas cearenses para a residência que será conduzida pelo coreógrafo italiano Francesco Scavetta de 10 a 19 de outubro de 2011. Esta é uma ação formativa da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, que acontecerá de 21 a 29 do mesmo mês. Informações: Infos: (85)3268.3034 e bienal@bienaldedanca.com.










Dançando na Escola

A dança vai à escola. A partir de outubro de 2011, o programa Dançando na Escola retoma as atividades de formação em 20 escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza. Pelo menos 1.500 mil crianças e jovens terão acesso ao universo da dança gratuitamente. A Prefeitura inaugurou o programa em 2009 a partir de uma política pública de formação em dança, implementado pela parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura, através da Vila das Artes, de Educação e da Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança). Até o dia 23 de setembro, as escolas municipais que participam do programa estarão recebendo inscrições de meninas e meninos com idade entre 5 e 12 anos para as aulas que acontecem no contraturno escolar e vêm consolidar o projeto de escola em tempo integral.

Confira as escolas municipais que recebem o programa
Emeif Dois De Dezembro; Emeif Professor José Rebouças Macambira; Emeif Nossa Senhora Perpétuo Socorro; Emeif Hilberto Silva; Emeif Antônio Correia Lima; Cei Dom Aloísio Lorscheider; Emeif Godofredo de Castro Filho; Cei Joaquim Nogueira; Emeif Gabriel Cavalcante; Emeif Mozart Pinto; Cei Filgueiras Lima; Emeif José Batista De Oliveira; Emeif João Paulo II; Emeif Raimundo Moreira Sena; Emeif Demócrito Rocha; Emeif Professor Ernesto Gurgel do Amaral; Emeif Ismael Pordeus; Emeif Professor Odilon Gonzaga Braveza; Emeif Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati e Emeif Professora Aldaci Barbosa.









Dança Clássica na Vila das Artes

Aulas gratuitas com Daniel Lessa em setembro


A Vila das Artes está com inscrições abertas até o dia 6 de setembro para o curso de Dança Clássica, com Daniel Lessa. As aulas são gratuitas e acontecem de 12 de setembro a 3 de outubro, das 12h às 13h30, na sala de dança da Vila.

O curso, de nível intermediário/avançado, é para estudantes e profissionais de dança e faz parte do programa Aulas Abertas oferecido pela Escola Pública de Dança da Vila das Artes.

As aulas seguirão a estrutura tradicional de uma aula de balé clássico, compreendendo barra e centro, lançando atenção especial para elementos como: noção de eixo, transferências de peso, precisão dos movimentos, noção de épaulement, orientação espacial, pequenas e grandes piruetas, trabalho de bateria, entre outros.

As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro), das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, o interessado deve apresentar apenas o currículo profissional . Mais informações na viladasartesfortaleza.blogspot.com ou pelo telefone (85) 3105-1402.

Daniel Lessa iniciou sua formação em São Paulo, com Halina Biernacka e Toshie Kobayashi, passando depois a estudar com Tatiana Leskova e Emílio Martins, no Rio de Janeiro. Ingressou em seguida no corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de trabalhar com importantes nomes da dança do Brasil e do exterior. Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará – UECE dirige seu próprio estúdio de dança em Fortaleza.

[Serviço] Inscrições para o curso de Dança Clássica até o dia 6 de setembro na secretaria da Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações pelos telefones (85) 3252-1444 | 3105-1402. Gratuito









Outras Danças: Brasil | Chile | Colômbia

A relação entre o fazer e o pensar: pontos de convergência


Inscreva-se até 20/08: projeto da Funarte reúne em Fortaleza (CE) gestores, intérpretes-criadores, críticos, programadores e produtores em dança do Brasil, do Chile e da Colômbia para investigarem novos caminhos para a Dança na América

O projeto Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia consiste na realização de atividades artísticas, acadêmicas e pedagógicas na área de dança durante o segundo semestre de 2011, em celebração do Ano Interamericano de Cultura. Traz como marca a realização de ações comprometidas com a aproximação entre artistas, produtores, críticos, programadores, gestores e governos de diferentes países da América Latina, com vistas ao estabelecimento de novas possibilidades para a Dança através da formação artística e da criação de estratégias para diálogo entre os diferentes sujeitos ligados à Dança.

Tratas-se de uma promoção da FUNARTE – Fundação Nacional das Artes / MinC e do Governo do estado do Ceará, através de sua Secretaria de Cultura (SECULT), com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através de sua Secretaria de Cultura (SecultFor) e realização da Quitanda das Artes.

Composto de uma programação diversificada, o projeto Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia reúne quatro ações estruturantes, que se complementam a partir de processos criativos e colaborativos, mostra e circulação de espetáculos, discussões políticas e reflexão e geração de conhecimento. As ações são as seguintes: 02 Residências, o Encontro de Coreógrafos e Criadores, a Mostra de Solos e Duos e o Seminário “Novos Caminhos e Outras Danças na América Latina: Criação, Produção e Gestão”.

Para as residências, serão selecionados 20 intérpretes-criadores, que desenvolverão um processo colaborativo na cidade de Fortaleza (CE), ministrado pelos coreógrafos José Luis Vidal (Chile) e John Henry Gerena (Colômbia). Cada coreógrafo desenvolverá um trabalho ao longo de 30 dias com uma turma de 10 artistas que serão selecionados através de processo democrático de convocatória e seleção pública.

Poderão se inscrever intérpretes-criadores, bailarinos e coreógrafos de todo o Brasil interessados em investigar a criação de trabalhos em dança nos formatos solo e duo.

Como resultado desse processo colaborativo, as residências desencaderão nas turmas experimentos em formato solo ou duo, que serão demonstrados na "Mostra Solos e Duos", outra ação do projeto Outras Danças.


Atenção para a Convocatória e Formulário de Inscrição, disponíveis em outrasdancas.com.br.

As inscrições são gratuitas e abertas a interessados de todo território nacional, desde que se enquadrem no perfil adequado dessa convocatória.

Outras Danças – Brasil, Chile, Colômbia
Convocatória para duas Residências
inscrições de 10 a 20 de agosto
pelo website outrasdancas.com.br
período realização: 29/08 a 01/10
em vários locais de Fortaleza (CE)
programação gratuita
info: (85)3235-4063 e contato@outrasdancas.com.br







TATYANA

Cia de Dança Deborah Colker em Fortaleza

Novo espetáculo será apresentado gratuitamente nesta quarta, no Centro Dragão do Mar

O mais novo trabalho de Deborah Colker foi buscar inspiração em um clássico da literatura universal. “Tatyana”, que será apresentado gratuitamente hoje, no Centro Dragão do Mar, leva aos palcos os personagens do romance em versos “Evguêni Oniéguin”, de Púchkin.

O mulato (seu trisavô materno era filho de um príncipe africano) Aleksandr Púchkin (1799-1837) é considerado o “pai” da literatura russa moderna. Escrito ao longo de sete anos, entre 1823 e 1830, “Evguêni Oniéguin” é sua obra mais original e importante, que inspirou diversas criações em outras áreas, da célebre ópera de Tchaikovski (1879) ao filme com Ralph Fiennes (1999), passando pelo balé de John Cranko.
A trama é aparentemente simples: Oniéguin é um jovem abastado, cosmopolita e entediado, que abandona as diversões da cidade grande para se refugiar na propriedade rural herdada do tio. Lá, conhece o jovem poeta Lenski, noivo de Olga Lárina, a cuja irmã mais velha, a contemplativa Tatyana, é apresentado.

Seguem-se a declaração de amor da moça, sua rejeição por Oniéguin, um duelo fatal entre os amigos e um doloroso reencontro do casal, quando o passar dos anos operou neles transformações profundas e decisivas.
Para expressar a força poética e a magia do romance, a Companhia de Dança Deborah Colker leva ao palco o próprio Púchkin, interagindo com as ações, desejos, pensamentos e modificações dos quatro protagonistas de sua obra-prima. Trata-se, afinal, de um espetáculo de balé contemporâneo, interessado antes em traduzir sentimentos do que em traduzir uma narrativa.

Embora o livro tenha sido escrito e ambientado na Rússia do começo do século XIX, uma das razões de seu perene vigor e atualidade é transcender as barreiras de tempo e espaço - virtude que é reforçada neste espetáculo. Assim, não veremos no palco os estereótipos russos das balalaicas e matriochkas: o cenário é constituído de uma grande árvore metálica, em torno da qual e em cujos ramos Púchkin e seus personagens desenvolvem seus sonhos, angústias e quereres. Tampouco os figurinos pertencem a este ou aquele local ou período, servindo para caracterizar inequivocamente cada personagem com uma mistura de elementos “atuais” e “de época”.

E, analogamente, a trilha sonora, embora seja marcada pela predominância de compositores russos, faz coexistirem autores de diversos períodos, do romantismo de Tchaikovski ao modernismo de Stravinski - e as partituras desses grandes mestres do passado, por seu turno, passa pelo filtro contemporâneo das colagens e remixagens de Berna Ceppas.
Desse cruzamento de linguagens, estéticas e referências, baseado em um estudo aprofundado da obra-prima de Púchkin, surgiu um espetáculo vibrante e atual, que enfrenta o desafio de exprimir sem palavras o sublime contido nos versos de um clássico da literatura. O espetáculo “Tatyana” será apresentado gratuitamente hoje, às 20h, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar.



TV DIVIRTA-CE


Confira trecho do espetáculo "Tatyana", da Cia. de Dança Deborah Colker


.

Nenhum comentário: