domingo, 14 de agosto de 2011

LIVROS - NÃO-FICÇÃO


Uma nova biografia de Jesus

Obra resume história de Cristo para geração twitter

Após o sucesso de Churchill (Nova Fronteira), o renomado escritor e historiador inglês Paul Johnson lança pela editora Nova Fronteira uma obra sobre a maior figura religiosa da história da humanidade. Uma análise histórica intercalada com reflexões acerca das mensagens cristãs, Jesus: Uma biografia de Jesus Cristo para o século XXI é fundamentada no estudo do Novo Testamento, sobretudo dos Quatro Evangelhos. A obra relata de forma sucinta, porém minuciosa, o nascimento, os ensinamentos, a morte e a Ressurreição do “filho de Deus”.
Por meio de uma linguagem objetiva e acessível, o autor discorre sobre os preceitos disseminados pelo homem que fundou o cristianismo e a importância de suas lições na atualidade. Além disso, Johnson, que tem mais de 40 obras publicadas, utiliza seu vasto conhecimento da História Antiga para descrever os contextos político, econômico, religioso e cultural da época de Jesus na Galileia.
Dividido em nove capítulos, o livro segue a ordem cronológica dos acontecimentos de acordo com os registros bíblicos e explora diferentes faces de Cristo, como a sua relação com as mulheres. Maria de Nazaré e Maria Madalena, uma das discípulas mais dedicadas segundo o Novo Testamento, por exemplo, ganham destaque em diversos momentos da biografia. “Ele [Jesus] não era um pregador por isso as mulheres gostavam nele. Ele ensinava de uma forma interessante e luminosa coisas difíceis usando imagens da vida cotidiana e do trabalho”, avalia Johnson.
Outro ponto abordado pela obra é a perenidade das palavras de Cristo. O historiador chama atenção para a repercussão do discurso de Jesus, sua influência em segmentos como a religião, a política, a filosofia e as artes, entre outros, e o tom poético predominante em suas mensagens. “A verdade é que Jesus não era um retórico ou pregador. Ele pensava, raciocinava e falava como um poeta — com imagens, visões e metáforas do mundo natural”, explica o autor.
Johnson avalia o legado do Redentor para a geração atual. O escritor afirma que “se a bondade tem lugar no nosso mundo do século XXI é porque as palavras e ações de Jesus nos mostraram como abrir espaço para ela. Nenhum outro homem na história produziu tal efeito por tempo tão longo, sobre toda a superfície da Terra e sobre tal gama de questões”. Um tema inesgotável, a vida de Cristo ganha notáveis interpretações neste livro. Para o autor, “o segredo da vida de Jesus é um enorme paradoxo. Ele pretendia mostrar a homens e mulheres como se preparar para o mundo seguinte, se tornar merecedores dele. Mas o fez com tal habilidade que também deu a eles um padrão a seguir que os tornava seres humanos melhores, portanto, mais felizes no mundo atual. A busca pelo próximo mundo transformou este”.
Johnson aborda ainda o valor da noção de universalidade, notabilizada por Cristo, para a sociedade. “Quando perguntaram a Jesus ‘Quem é meu próximo?’ (Lc 10:29) sua resposta foi ‘todos’. Ele transformou a compaixão, que todos nós de tempos em tempos sentimos por uma determinada pessoa, em um enorme e abrangente evangelho de amor. Ensinou o amor à humanidade como um todo”. Após a leitura de Jesus: Uma biografia de Jesus Cristo para o século XXI compreende-se por que os ensinamentos do homem que mudou o curso da história são seguidos até hoje. Na opinião do historiador, “Jesus viveu em um mundo cruel e irracional, e sua vida e morte foram um protesto eloquente contra ele. (…) Também vivemos em um mundo cruel. Por isso sua biografia, em nosso terrível século XXI, é tão importante. Temos de estudá-la e aprender.”










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Livro “Música e Propaganda” faz estudo inovador

As formas de “seduzir” o consumidor são muitas e se aperfeiçoaram durante o século XIX e, em particular, no século XX. A música de propaganda foi um recurso fundamental para valorizar e ajudar a vender produtos em distintos tempos e lugares. E é essa a história retratada no livro “Música e Propaganda”, do pesquisador, editor e arquiteto Paulo Cezar Alves Goulart, que traça um esboço histórico da música de propaganda, entre 1850 e 1935.
Nesse estudo, o autor investiga as singularidades essenciais presentes nas raízes dos pregões, partituras e discos de propaganda e que iriam moldar seu formato definitivo nos jingles do rádio. A obra transita pelos vários percursos publicitários existentes.
A pesquisa detalhada e a possibilidade de compreender um inédito aspecto do pensamento publicitário do século XIX nos levam a “devorar” esse texto, ponto de partida para futuros estudos sobre a fascinante arte de bem vender. As informações inéditas e a análise da evolução da música de propaganda, em 70 anos de história no Brasil, tornam a obra uma publicação de referência sobre o tema para profissionais, estudantes, professores, pesquisadores, empresas e instituições relacionadas ao jingle, à publicidade e à música popular brasileira bem como interessados na memória cultural do país.






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