domingo, 14 de agosto de 2011

MÚSICA

AZUL MUSIC LANÇA NO BRASIL QUATRO ÁLBUNS DO TECLADISTA KITARO

Ao longo de seus quase 40 anos de carreira, Kitaro é reconhecido como um dos maiores expoentes da música New Age. Sua personalidade musical marcante fez com que o artista fosse até mesmo um dos responsáveis pela definição do estilo, ainda nos anos 70. Suas composições fazem uma síntese de culturas e tradições - sejam orientais, predominantemente japonesa ou ocidentais – com requintados arranjos, melodias cativantes e texturas sonoras exuberantes.

A gravadora paulistana Azul Music passa a representar com exclusividade para o Brasil todo o catálogo de Kitaro e de sua gravadora Domo Music Group, e em um acordo operacional inovador, a Domo Music também passa a representar com exclusividade o catálogo da Azul Music nos Estados Unidos e no Japão. Com essa estratégia, as empresas selam uma parceria de benefícios, somando forças em lançamentos simultâneos, novas plataformas para distribuição digital e física, promoção e divulgação de seus artistas nos 3 países.

Os primeiros lançamentos já estão disponíveis: Best Of Kitaro, que apresenta uma seleção impecável de suas músicas de maior sucesso; Best of Silk Road, com os temas de maior relevância da trilha sonora que produziu para a aclamada série de TV japonesa “Silk Road”, e que foi responsável por sua projeção internacional; Thinking Of You, álbum vencedor do Prêmio Grammy de “Melhor álbum New Age”, e considerado pela crítica especializada como um dos mais belos CDs de todos os tempos; E finalizando o pacote, o mais recente álbum de sua discografia: Sacred Journey of Ku-Kai – Volume 4, sequência natural da inspirada série de álbuns baseada na jornada espiritual do monge budista "Ku-Kai", realizada há mais de um milênio e considerada um exemplo para todos os que buscam a iluminação interior, álbum que concorre no Prêmio Grammy deste ano.







O outro lado do CQC

Rafael Cortez lança CD “Elegia da alma”


Rafael Cortez. o conhecido repórter e humorista do CQC da Band, lançou o CD “Elegia da Alma”. Poucas pessoas conhecem este lado do jornalista.
“Elegia da Alma” traz 15 composições próprias, todas tocadas e gravadas pelo jornalista ao longo de sete anos.

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), ator e humorista consolidado pelo programa Custe o Que Custar (CQC), Rafael Cortez também é músico, fato que pouca gente sabe.

Rafael estudou violão durante toda a adolescência. Depois, descobriu os caminhos do teatro, do jornalismo e do humor, desistindo do sonho de se transformar em violonista erudito.

Agora, ele aproveita o momento de reconhecimento em outras áreas para retomar a sua carreira de músico lançando seu primeiro CD como violonista e compositor. O álbum foi totalmente idealizado, dirigido, produzido e financiado pelo artista.

Cortez dividiu suas obras entre as emotivas, nascidas de vivências e sentimentos pessoais, e as experimentais. As 15 peças do CD mostram três momentos de composição, que aconteceram − e ainda acontecem − paralelamente:

“Ponte Aérea”, “Maninha”, “Helena”, “Elegia da Alma” e “Rua das Estrelas Sírius” foram feitas sob influência do violonista espanhol Andrés Segóvia (1893-1987), uma herança dos estudos clássicos de Rafael.

“Badica”, “Naquele Tempo”, “Cordel de Guilherme de Faria”, “Saudades da Bossa” e “Quando Danço Com Seu Corpo” são influenciadas diretamente pelo trabalho da cantora e violonista Badi Assad. A sequência mostra a fase da redescoberta do prazer de Cortez em tocar violão e seu flerte com o instrumento modernizado.

“Encantada’, “A Tocaia” (tema e variações) e o improviso contido na faixa bônus “O Velho Diálogo de Adão e Eva” são as músicas que “contam causos”, por assim dizer. São as que descrevem a trajetória de uma artista ou que oferecem uma leitura musical de obras ou trechos de clássicos da literatura, como “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo”, ou “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.











Eva produz disco novo em Salvador


Saulo Fernandes e a sua banda Eva estão em processo de criação e produção do novo projeto do Grupo - um disco duplo - o CNRT (Conexão Nagô/Rede Tambor), a ser lançado no final do ano. Adriano Gaiarsa, tecladista e diretor musical da banda, teve a idéia de fazer esse novo trabalho diretamente ligado à internet, o que foi imediatamente aprovado por todos do Grupo. E para interagir com os internautas foi criado um hotsite especial, onde está sendo contada a história de cada música inédita através de letras, cifras, notícias, poesias, textos diversos, versões de áudio e vídeos. Além disso, o internauta também pode conferir playlists dos músicos, vídeos extras e ainda enviar composições para o Eva através da seção Mande o seu som no endereço http://www.cnrt.com.br/.

Desde maio que a banda está reunida em uma casa no bairro de Itapuã, em Salvador, para construir o CNRT. Eles compõem, fazem os arranjos das canções, recebem compositores e músicos de uma forma geral. Tudo é registrado por uma equipe de vídeo que vem acompanhando todo o desenrolar dessa produção. De lá a turma do Eva sempre segue para o estúdio Groove, onde as músicas são finalizadas e masterizadas.

Semana que vem eles voltam para Itapuã para continuar a produção das canções inéditas, que estarão no set list do disco duplo CNRT. Entre os convidados escalados pelo Eva estão: os baianos Márcio Victor do Psirico e Adelmo Casé da Negra Cor, o camaronês Blick Bass e o senegalés Dudu Rose, que vêm direto da África para gravar com a banda.








Show inédito da cantora Kylie Minogue chega às telas de cinema no Brasil

"Kylie 3D: Aphrodite Les Folies Live in London" terá exibições nos dias 26 e 27 de agosto no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi, em Fortaleza

Nos próximos dias 26 e 27 de agosto, chega às telas de cinema no Brasil "Kylie 3D: Aphrodite Les Folies Live in London", o mais novo show da cantora australiana Kylie Minogue. Filmada durante duas noites no O2 Arena de Londres, a apresentação tem a direção de William Baker e Marcus Viner.

Os ingressos para as exibições estão à venda nos sites e bilheterias dos cinemas, além do site da MOBZ (KYLIE.MOBZ.ME), a primeira distribuidora de cinema sob demanda do mundo. As sessões serão realizadas em várias capitais do país, em 2K. O circuito de exibição do filme está confirmado nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Volta Redonda (RJ), São Paulo (SP), Barretos (SP), Campinas (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Maringá (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), São Luiz (MA).



Surpreendente e inovador, o show revisita clássicos de toda a carreira de Kylie, como “Can’t Get You Out Of My Head”, “Spinning Around”, “What Do I Have To Do”, além de uma nova e arrebatadora versão para "Slow". A performance também conta com "Get Outta My Way", "Better Than Today" e "Put Your Hands Up", faixas do novo disco da cantora, “Aphrodite”, o 11º da discografia da cantora, lançado em 2010, que já é Disco de Platina. A apresentação culmina em um desfecho colossal, embalado por "All The Lovers".

Em duas horas de show, Kylie Minogue apresenta um show épico, que traz elementos cênicos inspirados na Grécia Antiga, com carruagens douradas, anjos voadores, cavalos alados e fontes de água e um surpreendente final - um espetáculo feito sob medida para a tela grande.
Howard Kiedaisch, CEO da Arts Alliance Media, comenta: “Estamos entusiasmados por trazer Kylie aos cinemas em 3D. Os shows da turnê ‘Aphrodite Les Folies’ foram visualmente deslumbrantes, e o efeito 3D do filme realmente faz justiça ao espetáculo na tela grande. Os cinemas estão descobrindo a experiência dos shows em 3D, e acreditamos que o público irá adorar conferir o figurino e os cenários de Kylie tão de perto, assim como ouvir as músicas com qualidade de som 5.1 surround". "Esta é uma experiência de concerto em 3D como nenhuma outra. Estamos todos muito orgulhosos de trazer a incrível turnê ”Aphrodite Les Folies” de Kylie aos cinemas”, comemora Stefan Demetriou, VP de Estratégia de Conteúdo Visual da EMI Produzido pela Blink TV para a Darenote/Parlophone EMI Music, em associação com a SKY 3D, “Kylie 3D: Aphrodite Les Folies” é um espetacular registro em 3D da turnê da musa pop que vai ser uma festa para seus fãs.

Filmado na O2 Arena, em Londres, “Kylie 3D: Aphrodite Les Folies” apresenta todos os maiores sucessos da musa pop australiana Kylie Minogue, incluindo "Can't Get You Out Of My Head", "Spinning Around" e "Slow", além de faixas de seu novo álbum, Aphrodite. Com carruagens douradas, anjos voadores, cavalos alados, fontes de água e um surpreendente final, Kylie 3D é um espetáculo épico, simplesmente imperdível.



TV DIVIRTA-CE

Veja trechos do show "Kylie 3D: Aphrodite Les Folies Live in London"

















SHOWS

X FEIRA DA MÚSICA COMEÇA NESTA QUARTA

NO DRAGÃO DO MAR TERÁ FESTA DE ABERTURA, OFICINAS E NEGÓCIOS

- A banda cearense Plastique Noir é uma das atrações no roteiro de artistas da cena rock-alternativa do evento

A Feira chega a sua décima edição e começa nesta quarta (17 ), com oficinas e debates no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Faculdade Católica (Seminário da Prainha) e no SESC Iracema. A noite será dedicada à festa de abertura no Buoni Amici’s Sport Bar, com os shows das paulistanas Andréia Dias e Lurdez da Luz, da amazonense Elisa Maia e da banda Duo Finlândia. A festa é aberta ao público até às 22 horas. A programação desta quarta-feira conta ainda com a apresentação da Cia de Dança Deborah Colker na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Durante o evento que segue até o dia 20 de agosto, a Feira divulga e convoca o público para participar do “Clamor Manisfesto” com o objetivo de chamar atenção para corte significativo no orçamento poucos dias antes do início do evento, por causa do convênio com a FUNARTE que não pode mais ser homologado.
A X Feira da Música chega este ano com o tema “Ser Música. Viver Música”. Realizada pela Associação dos Produtores de Cultura do Estado do Ceará (Prodisc), o evento se tornou um tripé que reúne negócios, shows e debates no mesmo lugar, agregando e fortalecendo os atores da cadeia produtiva da música no Brasil, pautada em estratégias nacionais de escoamento da produção.
A Feira movimenta, mais uma vez, o mercado comercial e o intercâmbio de músicos independentes, produtores musicais e culturais, gravadoras, organizadores de festivais, através da sua Rodada de Negócios. Desde 2002 reúne oficinas, encontros setoriais de agentes culturais e gestores públicos, além de grupos de trabalho e discussão com o Encontro Internacional da Música. Também realiza uma das principais mostras de músicas do cenário independente nacional, este ano com a participação de 33 atrações de diversos estados do país nos palcos Rock, Brasil Independente e Instrumental Nordeste.
“É importante observar que ao longo desses dez anos a Feira tem sido um dos grandes incentivadores do nosso mercado musical. Procuramos proporcionar ao artista que ele desenvolvesse seu lado “ser música’, ‘ser econômico’ e ‘ser político’. A cada nova edição, o evento cresceu. Parte das oficinas e dos workshops se transformou em rodadas de negócios. Esses foram momentos em que os participantes puderam trocar experiências, fazer contatos para viabilizar oportunidades para além da Feira e divulgar seus trabalhos de forma mais ampla”, explica Ivan Ferraro, coordenador da Feira da Música.
Ferraro destaca que ao longo de suas realizações, a Feira assumiu seu caráter associativo, promovendo o diálogo com associações musicais - como a Associação Brasileira dos Festivais Independentes (Abrafin), Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) e Brazilian Music & Arts (BM&A) -, culturais e comunitárias, proporcionado trocas entre instituições, produtores, artistas e gestores culturais.


FESTA DE ABERTURA

A festa de abertura será marcada pela presença das #FEmininas, projeto sugerido pela Rede Fora do Eixo e que discute o papel da mulher dentro da rede, politicamente, socialmente e sem esquecer o lado estético. A proposta é mostrar a força das mulheres na cena musical brasileira e propõe com isso uma maior integração entre elas além de estimular a circulação destas artistas.


CLAMOR MANIFESTO

No palco da feira pioneira, já se apresentaram mais de 4 mil músicos, em mais de 650 shows, com mais 663 expositores movimentando a cadeia produtiva da música, e mais de 35 mil pessoas a cada edição. Estes números mostram que a Feira da Música de Fortaleza é o evento representativo no setor, oferecendo a programação inteiramente gratuita para o público.

No entanto, dias antes do evento acontecer, a Feira recebe a notícia de que o convênio com a FUNARTE não pode mais ser homologado, o que gera um corte significativo no seu orçamento. O artigo 20 da Lei de diretrizes orçamentárias proíbe a celebração de convênios entre os órgãos públicos e as entidades privadas (ONGs e associações). A realização dos convênios só é possível através dos órgãos governamentais, como as Secretarias de Estado e Municípios.

A Feira acredita que esta determinação “legal” está causando imensos prejuízos à cultura brasileira, em especial, às entidades culturais sem fins lucrativos, que mesmo com toda a documentação regularizada e sem qualquer pendência na prestação de contas dos convênios celebrados anteriormente, estão impedidas de propor projetos e receber novos recursos do MINC – Ministério da Cultura, através do FNC – Fundo Nacional de Cultura.

Embalados por uma motivação colaborativa que está se espalhando por todo o país, a Feira da Música de Fortaleza lançou o “Clamor Manifesto” que está disponível em uma plataforma de CrowdFounding, chamado CATARSE. Através desta plataforma, a Feira da Música está atraindo colaboradores em todo o território nacional para atingir ou ultrapassar a meta de 20 Mil Reais.

Confira: http://catarse.me/en/projects/261-clamor-manifesto-feira-da-musica


RODADA DE NEGÓCIOS
Incentivar e facilitar o intercâmbio dos artistas com os produtores de fora, transformando conversas em verdadeiras relações comerciais. O artista como gestor do seu próprio produto. Esse tem sido o principal objetivo da Rodada de Negócios, que esse ano chega a sua nona edição, dentro da programação da X Feira da Música. As inscrições podem ser feitas pelo site www.feiradamusica.com.br. A Rodada acontece na Sala de Negócios, que será instalada no estacionamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar), ao lado do estacionamento da Biblioteca Estadual Menezes Pimentel, a partir das 15h.

Mais: http://www.feiradamusica.com.br/programacao/rodada-de-negocios/


ENCONTRO INTERNACIONAL DA MÚSICA

O Encontro Internacional faz parte da programação da X Feira da Música, reunindo oficinas, encontros setoriais de agentes culturais e gestores públicos, além de grupos de trabalho e discussão. As atividades promovem capacitação e trazem reflexões necessárias à compreensão dos rumos da cadeia produtiva da música. As oficinas acontecem na Faculdade Católica de Fortaleza (Seminário da Prainha) e no Sesc/Senac Iracema e no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.



PROGRAMAÇÃO DIA 17, QUARTA-FEIRA

14h às 16h
Oficina Produção Executiva: o alicerce de um bom projeto.
Ministrante: Graziella Calazans (Porto Alegre/RS)
Local: Faculdade Católica de Fortaleza – Sala 10

14h às 16
Oficina Pandeiro Moderno
Ministrante: Cláudio Santana (Recife/PE)
Local: Reggae Club

14h às 18h
Oficina Arte in Situ
Ministrante: Moysés Lopes (Porto Alegre/RS)
Local: Sesc Senac Iracema – Sala 23

15h às 17h
Oficina Toques de Berimbau Água de Beber
Ministrante: Mestre Ratto (Fortaleza/CE)
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Arena do Dragão (local abaixo do Planetário)

16h às 18h
Oficina Música + Blogs + Zines!
Ministrantes: Jeanne Gomes e Jéssica Gabrielle (Fortaleza/CE)
Local: Sesc Senac Iracema – Sala 22

16h às 18h
Oficina Linhas de Financiamento do Banco do Nordeste
Ministrantes: Viviane Queiroz e Paulo Manso (Fortaleza/CE)
Local: Faculdade Católica de Fortaleza – Sala Multimídia

16h às 18h
Oficina Edição Musical e de Áudio utilizando Audacity
Ministrante: Rodolfo Ricardo (Recife/PE)
Local: Faculdade Católica de Fortaleza – Sala 10

18h às 20h
Painel – Economia, Copa e Cultura
Tema: A reflexão acerca da Copa do Mundo de 2014, que pode proporcionar um impacto econômico positivo para a área cultural, gerando oportunidades de trabalho e renda. O mercado da cultura necessita de planejamento estratégico, entendendo suas potencialidades e desafios para organização e integração das produções locais das cidades que sediarão a programação do evento.

Convidados: Ferrúcio Feitosa (Secretário Especial para Assuntos da Copa/CE); Márcio Caetano (Delegado para Assuntos da Copa/Secultfor/CE); Leandro Valiati (Doutor em Economia do Desenvolvimento – UFGRS); Luiz Antônio Gouveia (SEC/MINC).

Mediação: Glauber Uchôa (Sebrae/CE)
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Auditório

Apresentação da Cia de Dança Deborah Colker
Horário: 20h
Local: Praça Verde do Dragão do Mar

Festa de Abertura
Horário: Amici’s Sport Bar
Entrada: Aberta ao público até 22 horas. Após esse horário, R$ 15,00

CLIQUE AQUI e veja as oficinas do Encontro Internacional da Feira da Música 2011








Programação musical de agosto no Centro Cultural BNB

Trinta e dois artistas e bandas de dez estados das cinco regiões do Brasil – Nordeste (Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Sergipe), Sudeste (Minas Gerais), Sul (Rio Grande do Sul), Centro-Oeste (Distrito Federal) e Norte (Pará) – integram a programação musical “Cultura vai à Feira”, que o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) realizará gratuitamente no período de 17 (próxima quarta-feira) a 20 (sábado) deste mês, de 12 horas às 20 horas. Serão oito shows a cada dia.

Conheça a seguir a programação:

Carol Oliveira (CE) - dia 17, às 12h.

Carioca, mas cearense por opção, desde a adolescência cultiva o respeito e o trato pela música e a cultura popular brasileira, reconhecida e referendada no cenário local por sua voz marcante, é admiradora da bossa nova e do samba de raiz. O show será um passeio por esse genêros músicais, apreciado por todos que fazem parte da história da música brasileira.



Kazane (CE) - dia 17, às 13h.

Artista plástico, ilustrador e um dos principais ícones do Blues na cena local, seu trabalho autoral exalta a diversidade e excentricidade do nosso povo e da cidade. O formato atual é em quinteto, sendo assim Kazane Blues, pode fundamentar as diversas expressões desta forma musical, egressa dos EUA e tão bem aceita no Brasil.



Lia Veras (CE) - dia 17, às 14h.

A professora de canto Lia Veras, que já se apresentou em diversos festivais de música dentro e fora do estado. Em 2010, desponta na cena autoral cearense como letrista, tendo seus escritos musicados pelos compositores Rogério Lima, Carlos Hardy, Márcio Resende e Luciana Costa. Apresenta o show, “Pra te dizer algo assim”, com uma nova roupagem dos trabalhos de artistas consagrados e algumas de suas composições.



Lorena Nunes (CE) dia 17, às 15h

Intérprete que vem ganhando entusiasmados elogios e chamando atenção na expoente geração da música cearense, apresenta o show "Ai de Mim", uma homenagem à autores cearenses como Rogério Franco, Rodger Rogério, assim como releituras de grandes compositores brasileiros, como João Bosco e Aldir Blanc, Chico Buarque e Caetano Veloso.



Elvis Boamorte e Os Boavidas (SE) – dia 17, às 16h.

Grupo oriundo de Sergipe tem como proposta de composição a utilização de acordes cheios de swing, utilizando a mais comum característica brasileira que é a de misturar vários gêneros musicais, do samba-rock ao axé. Com harmonia distorcida e letras despretensiosa, eles já conquistaram o público.



The Baggios (SE) - dia 17, às 17h.

O duo sergipano que iniciou suas atividades em 2004, apresenta seu trabalho em terras alencarinas. Possuem habilidade natural ao misturar o blues primitivo ao rock and roll, suas letras enraizadas nas questões sociais contemporânea, embebidos nas águas turvas e viciadas da música negra, com esse trabalho, foram contemplados em vários festivais nacionais.



Marcos Lessa (CE) – dia 17, às 18h

Jovem, talentoso e determinado, iniciou sua carreira em 2007, lançando o primeiro CD autoral “Olhares da Vida”, teve como parceira Clarisse Araripe. Cantou o “Pessoal do Ceará”, num projeto com o instrumentista Manassés. Sua busca incessante por novos conhecimentos e experiências, não o deixam parar, nesse show interpreta os conterrâneos Belchior, Fagner, Ednardo, Petrúcio Maia e Fausto Nilo, como também suas composições.



Carlos Zens (RN) - dia 17, às 19h

Carlos Zens , instrumentista, compositor e cantor potiguar, segue as veredas do Mar ao Sertão da música brasileira, onde apresenta um repertório alegre, leve e rítmico, dedicado a contemplação com o mar e a veneração com o sertão. Além de nos presentear com citações poéticas: IMENSIDÃO; “Guimarães Rosa”,“NÃO GOSTO DE SERTÃO VERDE” Câmara Cascudo,“ O RETRATO DO SERTÃO, Patativa do Assaré e “ JANELAS NO MAR ” de Odylo Costa Filho.



Gustavo Portela (CE) – dia 18, às 12h.

Instrumentista e compositor cearense, originário da banda Et Circense e Encarne, apresenta um trabalho coeso de composições coletivas, intitulado “movimento”, com canções inéditas de sua autoria como também contribuição de outros artistas locais, possue uma diversidade de rítmos, letras poéticas e uma sonoridade bem peculiar.



Talma & Gadelha (RN) – dia 18, às 13h

O som das terras potiguaras ganham espaços em nossos palcos, o grupo liderado por Simona Talma e Luiz Gadelha, nos remete ao rock and roll dos anos 1970, revelado pelos Mutantes ou Rita Lee, e ao mesmo tempo lembra a pegada indie rock, isso será conferido no show, “Matando o Amor”, mesmo nome do CD, produzido por Anderson Foca.



Bonecas da Barra (CE) - dia 18, às 14h.

Influenciados pelos grandes nomes do rock and roll e por sua irreverência, o grupo desenvolveu uma característica própria e marcante que atrai o público do começo ao fim. Nesse show o grupo comemora o lançamento do seu single, com algumas canções inéditas, assim como releituras do EP “Batom Navalha”.



Roraima In Trio (PI) – dia 18, às 15h

Ele é um representante da Música Brasileira Contemporânea. Roraima é um músico que experimenta estilos, e com seu talento peculiar, cria a sua maneira de fazer música. O trio de músicos mostra toda versatilidade e o swing da música piauiense. No repertório, além de músicas autorais, uma releitura de grandes nomes. Sempre com arranjos do trio.



Khalil Gibran (CE) - dia 18, às 16h

No show “Noturno”, Khalil Gibran desvenda o universo lírico e desiludido, com letras e arranjos que nascem sob o signo do novo, suas canções possuem originalidade e qualidade estética. Nesse pocket show, contará com a participação especial de Paulo Façanha e Isaac Cândido, além dos riffs de guitarra ‘assinados’ pelo guitarrista Mimi Rocha.



Topaz (RS) - dia 18, às 17h

Quarteto gaúcho apresenta seu mais novo trabalho, “III” (terceiro), com letras inteligentes que combinam perfeitamente com as melodias bem trabalhadas e muito diferentes do que estamos acostumados a ouvir. Após sucesso como “Notas de Rodapé”, que teve clipe gravado no inicio de 2010, a Topaz lançou o single “O Maior Idiota do Mundo”. A canção levou o quarteto a ser destaque na rede de microblogs Twitter.



André Marinho (RJ) - dia 18, às 18h.

Carioca, escolheu o cenário nacional para apresentar sua poesia que aborda temas sociais, traduz em leveza as situações vividas no cotidiano e o romantismo, característica do verdadeiro poeta. No show, “Domingo no Parque”, o artista fará um mix dos CDs “Batuque dos Anjos” e “Vida de Gato”, de forma descontraida, numa levada quase de improviso, com a participação de Aroldo Araújo e Luizinho Duarte, responsáveis por vários de seus arranjos



Lia Sophia (PA) - dia 18, às 19h

Nascida na Guiana Francesa, chegou ao Brasil aos 2 anos de idade, sempre conviveu com diversos estilos musicais, do gospel ao brega, do bolero ao zouk, merengue, além das fortes influências do carimbó e do marabaixo, ritmos típicos da região norte. Revela em seu segundo CD, “Castelo de Luz”, sua multiplicidade artística, que vai da composição a produção.



Forró da Roça (CE) - dia 19, às 12h

Há quase dez anos de estrada o grupo foi criado com o intuito de enaltecer a cultura de nossa região e demonstrar a essencia do autêntico forró nordestino. Seu primeiro CD, lançado em 2003, recebe a ilustre participação de Dominguinhos, assinando umas das faixas. O grupo conta hoje com uma nova formação mantendo a mesma caracteristica lhe é peculiar, a alegria.



Kiko Klaus (MG) - dia 19, às 13h.

Pernambucano, radicado em Belo Horizonte, o cantor, compositor e produtor musical Kiko Klaus é classificado pela mídia e público como um dos mais promissores artistas nacionais, possue estilo próprio e voz marcante. Com mais de dez anos de carreira, lança o CD “Mesmalua”, uma mistura de samba, bossa, baião e maracatu, turbinados por toques eletrônicos e pegadas funks, é o que chama de: música brasileira planetária.



Alegoria da Caverna (CE) - dia 19, às 14h

Show que marca mais de uma década de trajetória, “Os Alegóricos estão voltando”, arrastando a massa com alegria contagiante, um passeio pelo rock, reggae, country, grooves, samba e o que eles chamam de psicodelia. O espetáculo é uma mistura de cores e estilos, que vai do moderno ao tradicional, do global ao local, mexendo com os sentidos e o corpo dos ouvintes.



Felipe Cordeiro (PA) - dia 19, às 15h.

O paraense é dono de uma sonoridade rica de referências que vão da lambada ao pop-retrô, flertando com o tecnobrega que ele denomina de Kitsch-pop-cult. Premiado em diversos festivais, o artista se destaca como um dos principais representantes da música em sua região. Este ano lança seu mais novo CD, mesmo nome do show, “Kitsch-pop-cult”.



Pastel de Miolos (BA) - dia 19, às 16h

O rock baiano tem uma ótima representação, banda PDM, com mais de quinze anos de estrada, adquire sua maturidade musical, explorando um pouco de metal e pós-punk, de forma completamente peculiar, tudo isso será conferido no show “Da Escravidão ao Salário Mínimo”, a banda consegue ser visceral e direta, com a potência suficiente pra tirar qualquer um da letargia.



Érika Machado (MG) - dia 19, às 17h

Após uma série de apresentações em diversos centros culturais de Portugal, a cantora, compositora, instrumentista e artista plástica retorna ao Brasil com show em novo formato, trazendo novas versões para as canções dos CDs “No Cimento” (2006) e “Bem Me Quer Mal Me Quer” (2009), ao lado da parceira Cecília Silveira. 60 min.



Ska Brothers (CE) - dia 19, às 18h

Primeira banda de ska tradicional do estado do ceará, o ritmo que tem origem na Jamaica, foi facilmente adaptado ao Brasil. Surgiu em 2006 com a proposta de divulgar o ritmo e resgatar os maiores clássicos do Ska Music. O grupo também se propõe criar releituras de clássicos da música pop adaptadas ao estilo, realizando uma mistura interessante entre propostas e gêneros.



Julia Says (PE) – dia 19, às 19h

Projeto musical pernambucano, formado por Antony Diego e Pauliño Nunes, nasceu com o intuito de promover música livre, que perpassa as diversas vertentes, sem se prender a nenhuma. Em 2008, lança o primeiro EP, intitulado simplesmente de “Julia Says”, selecionada para o festival internacional SXSW (South by Southwest Conferences and Festivals), em março de 2010 em Austin, Texas.



Fabio Lobo (PA) - dia 20, às 12h

Paraense, influenciado pelos rítmos da região norte, tais como: carimbó, o siriá e a marujada, passeia também pela música afro-indígena e caribenha. Seu repertório é formado por canções de domínio público e por suas composições, fruto de seu trabalho lançado em 2010, intitulado “Carimbó Pai d´égua”, O artista compõem um repertório que alia o tradicional, o popular e o contemporâneo.



Validuaté (PI) - dia 20, às 13h.

Grupo piauiense, com mais de seis anos de estrada, lança seu mais novo álbum, “Alegria Girar”, que conta com as participações especiais do poeta Ferreira Gullar, do ator e vocalista Lirinha, do ator e dublador Isaac Bardavid e do cantor, compositor e ator Zéu Britto. O show é uma combinação de ritmos, sons, performances e poesia.



Carlinhos Nação (SP) - dia 20, às 14h

Paulistano, radicado no ceará, o cantor e compositor Carlinhos Nação, agora em carreira solo, após uma longa trajetória na banda “Nação Regueira”. No show homenageará o rei do reggae, Bob Marley, incluindo alguns dos hits de sua autoria, como: “Sorriso Seu” e “Sentimento Bom”, executadas nas principais rádios locais, é o toque brasileiro unido ao genero musical vindo da Jamaica.



Ellen Oléria (DF) - dia 20, às 15h

Atriz, cantora e compositora, destaca-se como um dos maiores expoentes do cenário musical brasiliense, canta e encanta, dentro e fora do palco, com seu sorriso aberto, mistura de swing brazuca e performance jazzística. Apresenta o seu primeiro CD, intitulado “peça”, lançado em 2009, com letras e melodias envolventes, misturando samba, afoxés, jazz e hip hop.



Isaac Cândido (CE) - dia 20, às 16h

“Além da Fronteira”, é o trabalho encorpado de um dos maiores nomes da cultura local, compositor, instrumentista e produtor, com mais de 20 anos de carreira. O show demonstra a maturidade litero-musical de Isaac, faz um passeio por vários ritmos, em letras poéticas e delicadas, com uma sonoridade marcante, apimentadas por seu timbre vocal grave.



Soraya Castelo Branco (PI) - dia 20, às 17h

Com seu doce canto, elegante postura de palco, além de grande interação com o público, Soraya Castello Branco ou simplesmente Sol é considerada por muitos, dona de uma das vozes mais afinadas da nova geração. É representante dos melhores compositores nordestinos.



Maglore (BA) - dia 20, às 18h

Formada desde 2009, o grupo é destaque na cena independente da Bahia, apostam no rock tropical, com influências do folk americano, isso tudo unido ao ‘caldeirão’ de ritmos que é a cidade de Salvador. No show “Cores ao vento”, a ideia é misturar a base do rock clássico britânico com a irreverência “pop-moderna” em letras e cores.



Racional Soul (CE) - dia 20, às 19h

A banda surgiu em 2008, com o intuito de homenagear o mestre Tim Maia, apresentando novas versões do Racional vol 1 e 2 de 1973/74. Com o passar do tempo foram inserindo ao repertório releituras de grandes nomes da música brasileira, como também músicas inéditas autorais, com letras que expressam toda sua brasilidade e conscientização social, deixando nítido a beleza e a riqueza étnica de nosso país.



Nenhum comentário: