domingo, 15 de maio de 2011

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

FORTALEZA LIBERTA

Evento resgata uma das datas mais significativas da história de Fortaleza
, aquela do memorável acontecimento na qual a mesma se consagrou, em ato vanguardista, como a primeira metrópole brasileira a abolir o flagelo da escravidão, em 24 de maio de 1883, este ano comemorando 128 anos.

A idéia de elaborar o Projeto FORTALEZA LIBERTA surgiu, principalmente, da necessidade de resgatar e trazer para o conhecimento do povo de Fortaleza uma data tão expressiva e com tanto simbolismo, mas que, praticamente todos os anos, passa despercebida. Trata-se do dia 24 de maio, data que celebra a libertação dos escravos na capital cearense, ocorrida em 1883, este ano comemorando 128 anos.

Revivê-la todos os anos, antes de ser uma festa, uma comemoração, é acima de tudo um momento de reflexão sobre um dos capítulos mais tristes e, porque não dizer, injustos da nossa história. Aquele que se refere à escravidão de homens, mulheres e crianças, arrancados à força e com crueldade de suas terras, na África, e trazidos para o Brasil, neste caso específico para a capital cearense, para serem mantidos em cativeiro e forçados a trabalhos insalubres e penosos, vivendo sob constante sofrimento e maus tratos até quase o final do século XIX.

Significa, acima de tudo, reviver a nossa própria história e lembrar daqueles que sofreram o flagelo da escravidão, um episódio que parece distante, mas que aconteceu há bem pouco tempo, deixando marcas profundas e irreparáveis.
Neste episódio, o povo cearense, com exceções de praxe, manifestou consciência e um compromisso de exaltação da dignidade do ser humano, da liberdade, da justiça e do patriotismo.

Para comemorar a data, foi elaborada uma programação culturalmente rica e repleta de referências à cultura afro-brasileira, que reunirá música, poesia, oficinas e um grande debate em torno do assunto. Na ocasião, será prestada uma homenagem ao grande herói abolicionista cearense “Dragão do Mar”.
Mais de que um simples evento de entretenimento, o Projeto FORTALEZA LIBERTA será um marco para ser inserido no calendário turístico, configurando-se como um grande acontecimento educativo-artístico-histórico-sócio-cultural para a cidade de Fortaleza. Toda a programação será gratuita e aberta à comunidade em geral.
02. Ação de Responsabilidade Sócioambiental e de Cidadania

Ciente de sua responsabilidade sócioambiental, o Projeto FORTALEZA LIBERTA disponibilizará coletores fixos para que o público destine, de forma seletiva, os resíduos provenientes das atividades do projeto a serem realizadas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, contribuindo assim para manter a nossa cidade limpa.
03. Programação geral a ser realizada no dia 24 de maio de 2011

PROGRAMAÇÃO 01 – CORTEJO DA LIBERDADE – Saindo da praça em frente à Catedral da Sé, as 10 horas, passando pelo Forte de Nossa Senhora da Assunção e seguindo até o Passeio Público, ao som de grupos percussivos de tradição afro-brasileira.
PROGRAMAÇÃO 02
OFICINAS DE PERCUSSÃO, DANÇA E LITERATURA

OFICINA 01. PERCUSSÃO: TOQUES ÉTNICO-RELIGIOSOS
- Local: Buoni Amici’s (rua Dragão do Mar, 80)
- Horário: 14h as 15h30
- Instrutor: Marcello Santos (etnomusicólogo, criador da Caravana Cultural, diretor técnico do Afoxé Acabaca, Boi Pretinho e Bateria Surdo Bom do Bloco Carnavalesco Bons Amigos, coordenador de vários projetos sociais na área de ritmos étnicos, inclusive em comunidades quilombolas). Contato: caravanacultural@pop.com.br
- Número de participantes: 20
- Inscrições gratuitas através do site: www.letravivaci.com.br

OFICINA 02. DANÇA/EXPRESSÃO CORPORAL
- Local: Buoni Amici’s (rua Dragão do Mar, 80)
- Horário: 16h as 17h30
- Instrutor: Paulo Sergio Cavalcante (Estandarte do Maracatu SOLAR e do Afoxé ACABACA; Participante do espetáculo de música e dança A Caza da Mãe Juana; brincante de maracatu; tripa do Boi Pretinho; Aluno de Ciências Sociais – UFC). Contato: chefyto@gmail.com
- Número de participantes: 20
- Inscrições gratuitas através do site: www.letravivaci.com.br

OFICINA 03. LITERATURA: ESCRITA POÉTICA CRIATIVA
- Local: Espaço Mix (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)
- Horário: 14h as 17h
- Instrutor: Talles Azigon (poeta e membro do Templo da Poesia). Contato: tallesazigon@gmail.com / templopoesia@gmail.com
- Número de participantes: 20
- Inscrições gratuitas através do site: www.letravivaci.com.br
PROGRAMAÇÃO 03
DEBATE SOBRE O TEMA “ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA EM FORTALEZA”

- Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
- Horário: 15h as 17h (Aberto ao público)
PROGRAMAÇÃO 04
HOMENAGEM AO GRANDE HERÓI ABOLICIONISTA CEARENSE “DRAGÃO DO MAR”

- Local: Estátua do Dragão do Mar (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)
- Horário: 17h30
PROGRAMAÇÃO 05
ATO ECUMÊNICO/PROGRAMAÇÃO CULTURAL

- Local: Espaço Rogaciano Leite Filho (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)
- Horário: 18h as 23h
Atrações: Declamação de poesias abolicionistas (poetas e membros do Templo da Poesia) e apresentações de grupos percussivos de tradição afro-brasileira: Afoxé Acabaca, Afoxé Oxum Odolá, Afoxé Filhos de Oya, Batuqueiros da Caravana Cultural, Boi Pretinho, Bateria Surdo Bom (Bloco Carnavalesco Bons Amigos).

SERVIÇO
BAILE DA FORTALEZA LIBERTA

- Local: Buoni Amici’s
- Horário: 23h30
- Atrações: Marcelo Leite (www.marceloleite.com.br) & Grupo Nossa Voz (http://sitetommaior.webnode.com.br/bateria-tom-maior/grupo-vocal-nossa-voz/) interpretando músicas do século XIX

Nenhum comentário: