As duas faces do “CQC”
Os comediantes da atração estão faturando alto com piadas polêmicas
Enquanto a mídia repercute a polêmica em torno das piadas de Danilo Gentili no Twitter (sobre judeus, metrô e Auschwitz) e de Rafinha Bastos no seu solo de "stand-up" (sobre estupro e mulheres feias), a receita publicitária do programa que os projetou, o "CQC" (Band), não para de crescer. Quem quiser desembolsar de R$ 360 mil a R$ 2,4 milhões (preço de tabela) por uma das ações de merchandising do programa terá de enfrentar uma fila de até seis meses, a depender de que algum dos 12 anunciantes atuais abra mão da vaga. Já para anunciar nos intervalos, o custo é de R$ 108 mil (preço de tabela) por uma propaganda de 30 segundos. Para um programa que vai ao ar na segunda à noite e tem audiência média de seis pontos no ibope, o valor é considerado alto. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo.
Uma propaganda de 30 segundos no "Pânico" (Rede TV!), que é exibido aos domingos, dia considerado mais nobre, com dez pontos de audiência, sai por R$ 179 mil (preço de tabela). "Se nosso público começar a ficar incomodado com esse tipo de humor e deixar de assistir ao programa, talvez a gente deixe de patrociná-lo, porque estou de olho no público e na maneira bacana com que o programa chega até ele", afirma Gabriela Onofre, diretora da P&G, que cuida da Gillette, uma das patrocinadoras.
Outro atributo associado ao programa, segundo os anunciantes, é o potencial de repercutir a publicidade nas redes sociais. Para ter uma ideia, os CQCs chegam a tuitar propaganda. Em merchandising, os humoristas embolsam de 5 a 15% da verba, na maioria dos casos. Essa prática, porém, tem sido cada vez mais questionada no meio. De um lado, as atrações do programa tentam transmitir a imagem da comédia feita com uma visão crítica do mundo. Nesse aspecto, o "CQC" se diferencia de qualquer outro humorístico, propondo-se desmascarar as mazelas da classe política. "A questão é o rabo preso. Acho extremamente contraditório o artista posar como paladino da cidadania e depois abrir uma lata de refrigerante. A credibilidade vai para o brejo", comenta um famoso comediante, que preferiu não se identificar.
Mas não é a TV a principal fonte de renda dos CQCs. Basta pensar que, nos shows de "stand-up", a média do ingresso é de R$ 30 para um auditório de 400 pessoas, e 80% da bilheteria vai para o bolso dos comediantes. Danilo é considerado um excelente artista no ofício e costuma se apresentar mais de uma vez por semana. Ele e Rafinha, aliás, são sócios de um bar de "stand-up".
O que mais se escuta dentro da equipe é que no "CQC" a piada é o que conta. Em uma inversão da lógica jornalística, o mais importante não é a resposta recebida, e sim a pergunta feita. Os comediantes costumam dizer que praticam um "jornalismo moleque", mais descompromissado. A ordem é sempre criar situações de confronto e constrangimento. Isso, quando dá certo, é comemorado.
A pauta do programa é inspirada no noticiário e existe uma preocupação em não soar popularesco. Na esteira da polêmica da piada de Auschwitz, nenhum dos comediantes do programa procurados se dispôs a falar. A reportagem informa que não utilizou os métodos do "CQC" para se aproximar dos entrevistados.
Fim de Oprah
Apresentadora se despede da TV 25 anos depois da estreia
No Brasil, o último episódio de Oprah Winfrey Show vai ao ar no GNT em 10 de junho
Faltam mais três programas, e depois Tom Cruise vai ter que procurar um novo sofá para declarar seus amores: o "Oprah Winfrey Show" chega ao fim na próxima quarta, 25 anos depois de sua estreia nacional. Na semana que vem, Oprah, 57, põe fim ao seu programa, o principal da tarde da TV americana e sem um concorrente que possa ser visto como um substituto provável para receber seus milhões de telespectadores. De 1986 para cá, Oprah não só desbancou todos os rivais como também se tornou uma das celebridades mais influentes dos EUA. Também teve um raríssima penetração global para apresentadores americanos (alguém se lembra do bigodudo Geraldo Rivera, que chegou a passar no SBT?).
O apoio dela à candidatura do então novato senador Barack Obama à presidência foi considerado um dos motores que impulsionaram a vitória do democrata em 2008. Ainda que tenha perdido a liderança da lista da "Forbes" de celebridades mais poderosas, é improvável que a sua sucessora, Lady Gaga, consiga tal façanha. Aliás, os programas de segunda e terça serão uma coleção dessas celebridades: Cruise, Madonna, Will Smith e Michael Jordan estarão no palco em Chicago para se despedir da apresentadora.
Até Maria Shriver apareceu no programa, gravado nesta semana, em meio ao escândalo da sua separação de Arnold Schwarzenegger. O último programa é uma incógnita. A única dica é que será com o "convidado favorito de todos os tempos". Improvável, portanto, que seja David Letterman, com quem Oprah ficou de mal durante anos depois de ele zombar do nome dela.
Apesar de ser exibido cinco dias por semana em 140 países, o programa perdeu audiência ao longo dos anos com a maior concorrência da TV a cabo e de outras mídias. Foi de uma média de 12,6 milhões de telespectadores nos anos 90 para 5,5 milhões na última temporada. Além do patrimônio de US$ 2,7 bilhões, Oprah é dona do seu próprio canal de TV a cabo, o OWN (Oprah Winfrey Network), que estreou nos EUA neste ano.
O canal deve ser o caminho dela, ainda que ela não tenha data para estrear o seu programa lá. No Brasil, o último episódio de Oprah Winfrey Show vai ao ar no GNT em 10 de junho, às 18h, com reapresentação às 23h15.
Banda Calypso grava participação em Tapas & Beijos
O elenco e a produção de ‘Tapas & Beijos’ receberam a banda Calypso na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro. O grupo gravou uma participação no episódio especial do Dia dos Namorados, previsto para ir ao ar no dia 07 de junho. Na gravação a banda tocou a música tema do seriado, “Entre Tapas e Beijos” e Andrea Beltrão, intérprete de Sueli, declarou-se admiradora da banda. “Hoje é um dia muito especial. Gosto muito do trabalho do Chimbinha e da Joelma. É um prazer ter a oportunidade de contracenar com eles”, contou a atriz.
Já Fernanda Torres ficou impressionada com a animação da dupla. “Eu conheci a banda no lançamento da série e fiquei fascinada. Eles têm o poder de levantar e esquentar qualquer plateia”, disse. Durante a gravação, Chimbinha e Joelma agitaram o estúdio com muito bom-humor e ainda cantaram o sucesso ‘Cavalo Manco’ em um intervalo de gravação.
Na trama, Fátima (Andréa Beltrão) compra ingressos para o show do Calypso, para que ela e Suely (Andrea Beltrão) não fiquem desanimadas no Dia dos Namorados. Mas sua amiga não quer ir ao espetáculo porque arrumou um pretendente: Félix (Hugo Possolo). Fátima, então, vende seus ingressos para Flavinha (Fernanda de Freitas) e Djalma (Otávio Muller). Neste meio tempo, Armane (Vladimir Brichta) compra dois ingressos para ir ao mesmo show com Fátima. E Suely descobre que vai passar o ‘Dia dos Namorados’ sozinha, pois seu paquera é casado. Solidária, Fátima consegue outros dois convites e convida à amiga e Jurandir (Érico Brás) para a apresentação. Assim, os três casais curtem a data e divertem-se no show.
‘Tapas & Beijos’ tem redação final de Cláudio Paiva, com colaboração de Nilton Braga, direção de Daniela Braga e direção geral e de núcleo de Maurício Farias. A série é exibida às terças-feiras, logo após ‘Insensato Coração’.
Fausto Silva apresenta o elenco do ‘Dança dos Famosos 2011’
Em meio a muito suspense e emoção, o elenco que irá integrar a edição de 2011 do ‘Dança dos Famosos’ foi apresentado no domingo, dia 15, no palco do ‘Domingão do Faustão’. Fausto Silva anunciou os nomes dos 12 concorrentes que enfrentarão o desafio deste ano: Monica Martelli, Milena Toscano, Roberta Miranda, Roberta Rodrigues, Ellen Rocche, Renata Kuerten, Odilon Wagner, Nelson Freitas, Raphael Vianna, Guilherme Winter, MV Bill e Miguel Roncato.
Brincando com a preocupação dos participantes sobre seus companheiros de dança, o apresentador aproveitou para formar logo as duplas, além de reforçar a importância do quadro, exibindo a nova abertura do ‘Dança dos Famosos’. Gravada especialmente para a ocasião, a vinheta contou com várias estrelas que participaram de outras edições, entre elas Reginaldo Rossi, Paola Oliveira, Ricardo Pereira, Fernanda Souza, Carmo Dalla Vecchia, Fafá de Belém e Rodrigo Hilbert, que se reuniram para celebrar a emoção que foi entrar no concurso de dança.
Mas foi no palco, e embalados ao som do RPM, que o elenco do ‘Dança dos Famosos’ 2011 pode ensaiar os primeiros passos e se soltar com os sucessos da banda. Ansiosos para o início da competição, os participantes já demonstraram intimidade com a música, além de já seguir algumas dicas de seus professores.
Os artistas foram divididos em dois grupos, mas diferente da última edição do quadro, as concorrentes femininas serão as primeiras a se apresentar na pista de dança, no dia 22. No outro domingo, dia 29, será a vez dos homens disputarem a primeira etapa. Os ensaios das mulheres já começam nesta terça.
O quadro ‘Dança dos Famosos’ tem direção de Henrique Matias e a competição no ‘Domingão do Faustão’ está prevista para começar no próximo domingo, dia 22. Apresentado por Fausto Silva, o programa tem direção-geral de Jayme Praça.
Conheça os competidores do ‘Dança dos Famosos’:
- Milena Toscano e Diego Borges;
- Monica Martelli e Wagner Santos;
- Ellen Rocche e Marcelo Amorim;
- Roberta Rodrigues e Carlos Fernandes;
- Roberta Miranda e Daniel Navarro;
- Renata Kuerten e Rodrigo Picanço;
- Raphael Vianna e Daniele De Lova;
- Nelson Freitas e Carol Agnello;
- MV Bill e Carol Vieira;
- Odilon Wagner e Roberta Appratti;
- Miguel Roncato e Ana Flávia;
- Guilherme Winter e Letícia Vaz.
Os comediantes da atração estão faturando alto com piadas polêmicas
Enquanto a mídia repercute a polêmica em torno das piadas de Danilo Gentili no Twitter (sobre judeus, metrô e Auschwitz) e de Rafinha Bastos no seu solo de "stand-up" (sobre estupro e mulheres feias), a receita publicitária do programa que os projetou, o "CQC" (Band), não para de crescer. Quem quiser desembolsar de R$ 360 mil a R$ 2,4 milhões (preço de tabela) por uma das ações de merchandising do programa terá de enfrentar uma fila de até seis meses, a depender de que algum dos 12 anunciantes atuais abra mão da vaga. Já para anunciar nos intervalos, o custo é de R$ 108 mil (preço de tabela) por uma propaganda de 30 segundos. Para um programa que vai ao ar na segunda à noite e tem audiência média de seis pontos no ibope, o valor é considerado alto. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo.
Uma propaganda de 30 segundos no "Pânico" (Rede TV!), que é exibido aos domingos, dia considerado mais nobre, com dez pontos de audiência, sai por R$ 179 mil (preço de tabela). "Se nosso público começar a ficar incomodado com esse tipo de humor e deixar de assistir ao programa, talvez a gente deixe de patrociná-lo, porque estou de olho no público e na maneira bacana com que o programa chega até ele", afirma Gabriela Onofre, diretora da P&G, que cuida da Gillette, uma das patrocinadoras.
Outro atributo associado ao programa, segundo os anunciantes, é o potencial de repercutir a publicidade nas redes sociais. Para ter uma ideia, os CQCs chegam a tuitar propaganda. Em merchandising, os humoristas embolsam de 5 a 15% da verba, na maioria dos casos. Essa prática, porém, tem sido cada vez mais questionada no meio. De um lado, as atrações do programa tentam transmitir a imagem da comédia feita com uma visão crítica do mundo. Nesse aspecto, o "CQC" se diferencia de qualquer outro humorístico, propondo-se desmascarar as mazelas da classe política. "A questão é o rabo preso. Acho extremamente contraditório o artista posar como paladino da cidadania e depois abrir uma lata de refrigerante. A credibilidade vai para o brejo", comenta um famoso comediante, que preferiu não se identificar.
Mas não é a TV a principal fonte de renda dos CQCs. Basta pensar que, nos shows de "stand-up", a média do ingresso é de R$ 30 para um auditório de 400 pessoas, e 80% da bilheteria vai para o bolso dos comediantes. Danilo é considerado um excelente artista no ofício e costuma se apresentar mais de uma vez por semana. Ele e Rafinha, aliás, são sócios de um bar de "stand-up".
O que mais se escuta dentro da equipe é que no "CQC" a piada é o que conta. Em uma inversão da lógica jornalística, o mais importante não é a resposta recebida, e sim a pergunta feita. Os comediantes costumam dizer que praticam um "jornalismo moleque", mais descompromissado. A ordem é sempre criar situações de confronto e constrangimento. Isso, quando dá certo, é comemorado.
A pauta do programa é inspirada no noticiário e existe uma preocupação em não soar popularesco. Na esteira da polêmica da piada de Auschwitz, nenhum dos comediantes do programa procurados se dispôs a falar. A reportagem informa que não utilizou os métodos do "CQC" para se aproximar dos entrevistados.
Fim de Oprah
Apresentadora se despede da TV 25 anos depois da estreia
No Brasil, o último episódio de Oprah Winfrey Show vai ao ar no GNT em 10 de junho
Faltam mais três programas, e depois Tom Cruise vai ter que procurar um novo sofá para declarar seus amores: o "Oprah Winfrey Show" chega ao fim na próxima quarta, 25 anos depois de sua estreia nacional. Na semana que vem, Oprah, 57, põe fim ao seu programa, o principal da tarde da TV americana e sem um concorrente que possa ser visto como um substituto provável para receber seus milhões de telespectadores. De 1986 para cá, Oprah não só desbancou todos os rivais como também se tornou uma das celebridades mais influentes dos EUA. Também teve um raríssima penetração global para apresentadores americanos (alguém se lembra do bigodudo Geraldo Rivera, que chegou a passar no SBT?).
O apoio dela à candidatura do então novato senador Barack Obama à presidência foi considerado um dos motores que impulsionaram a vitória do democrata em 2008. Ainda que tenha perdido a liderança da lista da "Forbes" de celebridades mais poderosas, é improvável que a sua sucessora, Lady Gaga, consiga tal façanha. Aliás, os programas de segunda e terça serão uma coleção dessas celebridades: Cruise, Madonna, Will Smith e Michael Jordan estarão no palco em Chicago para se despedir da apresentadora.
Até Maria Shriver apareceu no programa, gravado nesta semana, em meio ao escândalo da sua separação de Arnold Schwarzenegger. O último programa é uma incógnita. A única dica é que será com o "convidado favorito de todos os tempos". Improvável, portanto, que seja David Letterman, com quem Oprah ficou de mal durante anos depois de ele zombar do nome dela.
Apesar de ser exibido cinco dias por semana em 140 países, o programa perdeu audiência ao longo dos anos com a maior concorrência da TV a cabo e de outras mídias. Foi de uma média de 12,6 milhões de telespectadores nos anos 90 para 5,5 milhões na última temporada. Além do patrimônio de US$ 2,7 bilhões, Oprah é dona do seu próprio canal de TV a cabo, o OWN (Oprah Winfrey Network), que estreou nos EUA neste ano.
O canal deve ser o caminho dela, ainda que ela não tenha data para estrear o seu programa lá. No Brasil, o último episódio de Oprah Winfrey Show vai ao ar no GNT em 10 de junho, às 18h, com reapresentação às 23h15.
Banda Calypso grava participação em Tapas & Beijos
O elenco e a produção de ‘Tapas & Beijos’ receberam a banda Calypso na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro. O grupo gravou uma participação no episódio especial do Dia dos Namorados, previsto para ir ao ar no dia 07 de junho. Na gravação a banda tocou a música tema do seriado, “Entre Tapas e Beijos” e Andrea Beltrão, intérprete de Sueli, declarou-se admiradora da banda. “Hoje é um dia muito especial. Gosto muito do trabalho do Chimbinha e da Joelma. É um prazer ter a oportunidade de contracenar com eles”, contou a atriz.
Já Fernanda Torres ficou impressionada com a animação da dupla. “Eu conheci a banda no lançamento da série e fiquei fascinada. Eles têm o poder de levantar e esquentar qualquer plateia”, disse. Durante a gravação, Chimbinha e Joelma agitaram o estúdio com muito bom-humor e ainda cantaram o sucesso ‘Cavalo Manco’ em um intervalo de gravação.
Na trama, Fátima (Andréa Beltrão) compra ingressos para o show do Calypso, para que ela e Suely (Andrea Beltrão) não fiquem desanimadas no Dia dos Namorados. Mas sua amiga não quer ir ao espetáculo porque arrumou um pretendente: Félix (Hugo Possolo). Fátima, então, vende seus ingressos para Flavinha (Fernanda de Freitas) e Djalma (Otávio Muller). Neste meio tempo, Armane (Vladimir Brichta) compra dois ingressos para ir ao mesmo show com Fátima. E Suely descobre que vai passar o ‘Dia dos Namorados’ sozinha, pois seu paquera é casado. Solidária, Fátima consegue outros dois convites e convida à amiga e Jurandir (Érico Brás) para a apresentação. Assim, os três casais curtem a data e divertem-se no show.
‘Tapas & Beijos’ tem redação final de Cláudio Paiva, com colaboração de Nilton Braga, direção de Daniela Braga e direção geral e de núcleo de Maurício Farias. A série é exibida às terças-feiras, logo após ‘Insensato Coração’.
Fausto Silva apresenta o elenco do ‘Dança dos Famosos 2011’
Em meio a muito suspense e emoção, o elenco que irá integrar a edição de 2011 do ‘Dança dos Famosos’ foi apresentado no domingo, dia 15, no palco do ‘Domingão do Faustão’. Fausto Silva anunciou os nomes dos 12 concorrentes que enfrentarão o desafio deste ano: Monica Martelli, Milena Toscano, Roberta Miranda, Roberta Rodrigues, Ellen Rocche, Renata Kuerten, Odilon Wagner, Nelson Freitas, Raphael Vianna, Guilherme Winter, MV Bill e Miguel Roncato.
Brincando com a preocupação dos participantes sobre seus companheiros de dança, o apresentador aproveitou para formar logo as duplas, além de reforçar a importância do quadro, exibindo a nova abertura do ‘Dança dos Famosos’. Gravada especialmente para a ocasião, a vinheta contou com várias estrelas que participaram de outras edições, entre elas Reginaldo Rossi, Paola Oliveira, Ricardo Pereira, Fernanda Souza, Carmo Dalla Vecchia, Fafá de Belém e Rodrigo Hilbert, que se reuniram para celebrar a emoção que foi entrar no concurso de dança.
Mas foi no palco, e embalados ao som do RPM, que o elenco do ‘Dança dos Famosos’ 2011 pode ensaiar os primeiros passos e se soltar com os sucessos da banda. Ansiosos para o início da competição, os participantes já demonstraram intimidade com a música, além de já seguir algumas dicas de seus professores.
Os artistas foram divididos em dois grupos, mas diferente da última edição do quadro, as concorrentes femininas serão as primeiras a se apresentar na pista de dança, no dia 22. No outro domingo, dia 29, será a vez dos homens disputarem a primeira etapa. Os ensaios das mulheres já começam nesta terça.
O quadro ‘Dança dos Famosos’ tem direção de Henrique Matias e a competição no ‘Domingão do Faustão’ está prevista para começar no próximo domingo, dia 22. Apresentado por Fausto Silva, o programa tem direção-geral de Jayme Praça.
Conheça os competidores do ‘Dança dos Famosos’:
- Milena Toscano e Diego Borges;
- Monica Martelli e Wagner Santos;
- Ellen Rocche e Marcelo Amorim;
- Roberta Rodrigues e Carlos Fernandes;
- Roberta Miranda e Daniel Navarro;
- Renata Kuerten e Rodrigo Picanço;
- Raphael Vianna e Daniele De Lova;
- Nelson Freitas e Carol Agnello;
- MV Bill e Carol Vieira;
- Odilon Wagner e Roberta Appratti;
- Miguel Roncato e Ana Flávia;
- Guilherme Winter e Letícia Vaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário