domingo, 14 de fevereiro de 2016

Rolezinho com Artur Guedes

Símbolo de irreverência, liberdade, diversidade e amor à arte



Homenagem pelos dez anos sem a presença física do dramaturgo, diretor teatral, radialista, roteirista, poeta e ator acontece dia 22 de fevereiro no Largo do Mincharia

Em 22 de fevereiro de 2016 completam-se dez anos sem a presença física de Artur Guedes. Dramaturgo, diretor teatral, radialista, roteirista, poeta e ator, ele foi um artista versátil e abrangente, cuja arte singular explorou diversas formas de expressão. E, para homenageá-lo nesta data, um grupo de amigos decidiu organizar o “Rolezinho com Artur Guedes”, evento informal que acontecerá no Largo do Mincharia (Praia de Iracema), a partir das 18 horas, com exibição de vídeos, apresentações musicais e recital de poesias, entre outras manifestações artísticas.
Leonino, Artur nasceu em 1º de agosto de 1957, no município cearense de Acopiara. Formou-se em Psicologia, em 1990, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mas foi durante sua passagem pelo curso de Medicina, nos anos 70, que iniciou suas primeiras experiências com as artes cênicas, quando escreveu, sob influência do curso, as peças “A Filha de Hipócrates”, “Ao Tirano com Amor” e “Labirinto”.
Nos anos 80 esteve à frente de diversos espetáculos realizados em espaços alternativos que permitiam explorar seu lado mais satírico, além do humor agudo e das experimentações estéticas.
Versátil, sua arte não se privou de outras formas de expressão, quando inicia na sétima arte, em 1998, com o roteiro para o longa-metragem “Os Habitantes da Lua” - pelo qual recebeu prêmio do Ministério da Cultura no mesmo ano -, entre outros trabalhos explorando as artes dramáticas não-teatrais.
Como radialista, esteve à frente de vários programas, com destaque para “Música Erudita”, veiculado por mais de 20 anos, e “Pra Dizer e Cantar”, ambos pela Rádio FM Universitária.
Para Artur, a igualdade dos seres e a diversidade do amor, em todos os sentidos, não eram meras palavras, mas uma vivência cotidiana. Em sua arte e em sua vida, era clara a identificação visceral com as palavras do poeta Caetano Veloso, "qualquer maneira de amor vale a pena, qualquer maneira de amor vale amar".
Por essas e outras mais, ele é e sempre será um símbolo de irreverência, liberdade, diversidade e amor à arte. Evoé, Artur!! (Texto da jornalista Silvia Leite)

SERVIÇO
Rolezinho com Artur Guedes – Poesia, música e imagens. Dia 22 de fevereiro, a partir das 18 horas, no Largo do Mincharia, Praia de Iracema.

Nenhum comentário: