terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

ARTES PLÁSTICAS

RASTRO: EXPOSIÇÃO DE WEAVER F CHEGA À CAIXA CULTURAL FORTALEZA

O projeto do artista cearense reúne de grafites em logradouros a fruições visuais, e utiliza técnicas múltiplas para integrações no mundo das artes. A mostra abre em 16 de fevereiro e segue até 1º de maio 

A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, entre 17 de fevereiro e 1º de maio de 2016, a exposição Rastro, do cearense Weaver F, que é resultado de mais de três anos de viagens do artista pelo interior do Ceará e, também, por Cabo Verde, na África. Durante esse tempo, ele levou ações de arte urbana aos locais, principalmente o grafite em muros. O vernissage da mostra é dia 16/02, às 19h.

O projeto Rastro percorre cidades do interior do Ceará que não possuem espaços oficiais de arte, com uma programação educativa voltada à fruição das artes visuais. Em cada cidade, o artista realiza a pintura de grandes murais em grafite, ministra palestras para professores e alunos de escolas públicas locais e distribui obras originais de sua autoria aos moradores da região.

A mostra reúne mais de 100 obras, entre painéis com grafites em grandes formatos, pinturas inéditas em acrílica sobre tela, fotos e vídeos dos trabalhos realizados nas andanças de Weaver, além dos estudos que serviram de base para os murais do projeto.  

Destinada a um público jovem, Rastro pretende se juntar aos olhares, avaliações e retornos de estudantes de ensino fundamental e médio, universitários, professores, artistas, arte-educadores, jornalistas, blogueiros e usuários de novas mídias sociais, arquitetos, etc. Enfim, unir o público em geral interessado em ações culturais, sociais e educativas, que poderão ainda “viajar” com o artista pelos seus feitos pictóricos nos traslados pela Região dos Inhamuns, Maciço de Baturité, Cabo Verde, entre outras localidades.

Além da exposição, no dia 19 de março, às 16h, Weaver fará uma palestra gratuita sobre o projeto dentro da própria galeria. Na ocasião, será lançado o catálogo da mostra. Serão realizadas, ainda, 10 oficinas culturais, na primeira quinzena do mês de março, destinadas a escolas públicas de Fortaleza e Região Metropolitana. As oficinas abordarão temas como arte urbana, arte acessível e a influência da cultura nordestina no trabalho do artista.

Sobre Weaver Lima: Weaver F nasceu em Fortaleza, em 1973. Autodidata, iniciou no meio artístico no Seres Urbanos, grupo que editou, na década de 1990, uma série de fanzines que se tornaram referência no meio alternativo brasileiro. Em 2015, foi lançado o livro Seres Urbanos – Antologia do Quadrinho Underground Cearense, eleito melhor livro de HQ no prêmio Miolo(s), organizado pela editora Lote 42 e pela Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

No início dos 2000, começou a se dedicar às artes visuais; recebeu prêmios em salões oficiais de arte e possui obras em acervos importantes. Em 2008, criou o coletivo Monstra, que ganhou destaque pela expo/intervenção urbana 13 obras que você não colocaria na sala da sua casa. Sua exposição anterior, Weaver Discos - pop descarado, foi realizada em seis capitais brasileiras, além de Itália e Portugal. Desde 2011, o artista se dedica ao projeto Rastro.

Serviço:

Exposição: RASTRO – Uma exposição de Weaver F
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 17 de fevereiro a 1º de maio de 2016 (abertura e visita guiada com o artista para convidados e imprensa no dia 16/02, às 19h)
Horários: terça-feira a sábado, de 10h às 20h e aos domingos de 10h às 19h
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
Serviço de manobrista gratuito no local no dia da abertura

Palestra aberta ao público com Weaver Lima
Data: 
19 de março de 2016
Horário: 16h
Entrada gratuita
Informações: (85) 3453-2770

Nenhum comentário: