quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

DANÇA

Espetáculo "Neura", com a Cia. Janne Ruth, encerra temporada no Teatro Dragão do Mar

Coreógrafa, diretora do Festival Internacional de Dança de Fortaleza, celebra 50 anos de arte em 2016

A vida agitada tem sido uma marca registrada do ser humano de hoje. O cenário muda tão rápido que o esforço para acompanhar a dinâmica da vida é bem maior que em eras passadas. Apesar das invenções tecnológicas, do avanço da medicina, das facilidades virtuais, estamos na fronteira da globalização dos in puts que exigem de nós a capacidade de sermos muitos em apenas um e com isso aceitamos o desafio de dar conta em desempenhar diversos papéis ao mesmo tempo. Mas como tudo na vida tem os dois lados, chamamos atenção para as dores da alma que nos acometem em virtude da carga que assumimos diariamente. E com isso todas as conseqüências que chegam silenciosamente em nosso corpo e em nossa mente.
A necessidade da resposta veloz por email, redes sociais, celulares, a impossibilidade de desligar a mente e ficar out pelo tempo necessário que compense tanto esforço tem levado centenas de pessoas a buscar estratégias e artifícios de fuga e salvação. A droga alucinógena e os antidepressivos trazem o alívio temporário e a ilusão de que o ser humano pode ser aquilo que ele desconhece em si mesmo quando está em sã consciência.
A neurose camuflada ou ostensiva onipresente que revira a lógica do tempo e do espaço é a base do espetáculo "Neura" da Cia de Dança Janne Ruth, que encerra sua temporada de dois anos em cartaz nesse fim de semana, dias 26 e 27 em Fortaleza, no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar, às 20h, com entrada gratuita.
Janne Ruth Diretora e Fundadora da Cia. de Dança completa em 2016 seus 50 anos de Dança.

"Neura" passou por duas fases a primeira no ano de 2014 onde iniciou com a pesquisa de movimento e cotidiano, montagem do espetáculo, ensaios e sua estreia, que aconteceu em outubro de 2014 no Teatro José de Alencar. O espetáculo também realizou apresentações durante o Fendafor - Festival Internacional de Dança de Fortaleza 2015, em Fortaleza e em Sobral.
Após essa fase ele circulou em cidades do interior do Ceara como Sobral, São Gonçalo, Viçosa do Ceará, Quixadá e Senador Pompeu. A segunda fase foi de circulação nacional. O espetáculo foi apresentado duas vezes no Rio de Janeiro e em Niterói, passou por Teresina, Recife e duas vezes em Belém do Pará.
Através de "Neura" a Coreografa Janne Ruth recebeu o prêmio Coreografa Destaque do Ano no Nordeste Brasileiro, na cidade de São Paulo, através do Fórum Internacional de Ballet,  na Câmara de Vereadores de São Paulo, requerido pela vereadora Edir Sales.
A Cia de Dança Janne Ruth prepara o novo espetáculo, que será chamado O Quinze, baseado no livro O Quinze de Raquel de Queiroz.

Nenhum comentário: