segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Passeio Público oferece acesso gratuito à internet

É a primeira praça de Fortaleza a disponibilizar o serviço

Tradição e modernidade se encontram no Passeio Público. Se por um lado é lá que os fortalezenses e turistas têm acesso a um lugar cheio de história, tranquilidade e beleza, em pleno coração da cidade, é no Passeio Público também que eles podem ter acesso à internet de banda larga sem fio. E gratuitamente. A praça, que é a mais antiga da cidade, é agora a primeira a disponibilizar, na capital, esse serviço sintonizado com os novos tempos.
A navegação está disponível para qualquer pessoa desde o final de julho. Basta chegar, sentar num dos bancos da praça, ligar o computador e começar a usufruir do serviço. A internet sem fio oferecida no Passeio possui uma velocidade de conexão de 4 megabytes e pode ser acessada por celulares e computadores portáteis (notebooks, netbooks e smartphones) com adaptador wireless interno ou placa de rede sem fio. O administrador e analista de projetos culturais, Emidio Sanderson, já usou a internet no Passeio e achou ótima. “Acessei de meu celular, um blackberry, e vi até um vídeo pelo Youtube”.
A ideia da iniciativa é estimular o fluxo de visitantes ao local e ampliar as possibilidades de interação entre as pessoas e o lugar. “O que se pretende é oferecer novas oportunidades aos frequentadores do Passeio Público e atrair ainda mais pessoas para cá. O que queremos é possibilitar a navegação na internet ao ar livre, em um lugar diferente, cheio de história e representatividade para a cidade”, explica a coordenadora do Passeio Público, Renata Onofre. Resta saber se a segurança será suficiente para as pessoas criarem coragem de usar seus lap-tops no local.







SEST/SENAT RECEBE A VISITA DO PROJETO ARQUIVO NIREZ


O Sest/Senat recebe na próxima quarta (15), às 14hs, em seu Espaço Cultural, o Projeto Arquivo Nirez, uma mostra itinerante apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará que tem o objetivo de difundir nas praças e bairros de Fortaleza, o acervo do Arquivo Nirez, um dos mais importantes acervos de memória do Ceará. Assim, seus colaboradores terão a oportunidade de conhece melhor, um pouco da história de Fortaleza, através de vídeos, telões, objetos. Segundo o produtor cultural e coordenador do projeto, Pedro Álvares, que será responsável pela apresentação do mesmo no Sest/Senat, o projeto é mostrado através de telões e projetores que apresentam em cinco vídeos a história de Fortaleza, retratada por meio de objetos e memórias de seus moradores com a ajuda de imagens e narrações sobre importantes bairros. A inauguração do Cine São Luiz é uma das histórias mostradas no vídeo, entre muitas outras. O bairro do Mucuripe também é destaque com imagens dos jangadeiros de Manoel Jacaré, além de bairros como Jacarecanga e Praia de Iracema, onde são exibidas mansões e mais edificações de grande valor patrimonial da cidade. Os vídeos ainda apresentam depoimentos do poeta Cid Carvalho e do arquiteto e compositor Fausto Nilo, dentre outras personalidades da trajetória cultural cearense. O Arquivo Nirez é um patrimônio do Ceará que reúne mais de mil caixinhas de fósforos, mais de 500 lápis, mais de 300 tampas de garrafas, além de vitrolas, radiolas, filmadoras, frascos de perfumes, entre outros objetos. São mais de 30 mil fotografias, álbuns de figurinhas, mais de 15 mil livros, em um grande acervo musical organizado pelo pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez. O Projeto Arquivo Nirez já visitou vários bairros da capital como escolas, universidades, praças e até o interior do estado.

Nenhum comentário: