quarta-feira, 15 de setembro de 2010

BASTIDORES - CELEBRIDADES

PALHAÇO DAS ELEIÇÕES 2010
Cearense Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como Tiririca, rouba a cena nas eleições e poderá ser o deputado mais votado em São Paulo


Cyperus rotundus, mais conhecida como tiririca, junça ou barba de bode, é uma planta pequena, de rápido desenvolvimento, pertencente à família Cyperaceae, e ao gênero Cyperus. Produz pequenos tubérculos de alto poder regenerativo (um único tubérculo cortado pode dar origem a várias plantas) ricos em fitormônios, sendo usado inclusive na produção de mudas de outras plantas por estaqueamento. É uma erva daninha de difícil controle no campo, quer seja por controle mecânico (capinas) ou mesmo por herbicidas.

A origem do nome rotundus vem do adjetivo latino que significa redondo, alusivo aos tubérculos arredondados que se formam no solo. É provável que o local de origem da tiririca seja a Índia. É considerada uma das espécies vegetais com maior amplitude de distribuição no mundo. Está presente em todos os países de clima tropical e subtropical e em muitos de clima temperado. No Hemisfério Norte ocorre a partir do sul dos Estados Unidos e da Europa, aumentando sua presença em direção ao trópico. No Brasil, ocorre praticamente em toda extensão territorial.

Tiririca, nome artístico de Francisco Everardo Oliveira Silva, (Itapipoca, 1 de maio de 1965) é um cantor, compositor e humorista brasileiro que está roubando a cena nas eleições 2010. E nosso palhaço mais famoso da atualidade merece uma retrospectiva que conte sua história.
Aos 8 anos começou a trabalhar em circo na cidade natal, onde atuava como palhaço e a alcunha de Tiririca o acompanha desde a infância, devido à personalidade muito forte de que gozava. O apelido foi dado pela mãe, quando o filho era mal-humorado e zangado. Frase mais famosa: "Ora menino, só sendo mesmo menino, menino!".

Nesta época, as apresentações de Tiririca em barracas - espécies de pequenos circos - muito comuns no Nordeste, se tornaram cada vez mais constantes. Devido ao grande sucesso alcançado nesses espetáculos, os barraqueiros da região se cotizaram e pagaram as primeiras mil cópias do CD de estreia, que bateu índices recordes de vendagem - mais de 1,5 milhão de cópias, isso graças à exaustiva execução nas rádios da canção de estilo regional nordestino Florentina, no repertório deste. Distribuída inicialmente pelas regiões de Juazeiro e Pernambuco, pouco tempo depois a música se tornou conhecida nacionalmente. A gravadora Sony Music comprou o disco e o lançou nacionalmente.

Tiririca também bateu recordes de audiência em programas televisivos, que anteriormente pertenciam ao grupo Mamonas Assassinas e outra canção que obteve relevante sucesso foi Eu Sou Chifrudo.

O primeiro CD também causou muita polêmica, pois continha a canção Veja os cabelos dela, considerada por muitos como racista. Não obstante, os discos foram apreendidos, a execução das canções pelas rádios foi proibida e Tiririca foi processado por racismo. Ao fim, ele acabou sendo absolvido da acusação.

Em 1997, gravou o segundo CD (Tiririca), com destaque para as canções O Padroeiro do Ceará, Índia e Ele é Corno mas é meu Amigo. Depois de um breve afastamento da mídia motivado por problemas pessoais, ressurge em 1999 com o lançamento do terceiro CD (Dança da Rapadura), lançado pela independente Indie Records. O maior sucesso do disco foi a canção Casado com uma Viúva. Outra gravação de Tiririca foi a música "Índia", de Cascatinha e Inhana. A grande diferença, porém, é que durante a música inteira Tiririca só cantou a primeira frase da letra original: "Índia seus cabelos".

>Tiririca e o também humorista Shaolin

Realizando uma série de espetáculos, no mesmo ano ingressou na Rede Record onde fez parte do elenco fixo do humorístico Escolinha do barulho, abandonando temporariamente a atividade musical. Antes chegou a apresentar um programa[quem?] infantil na Rede Manchete. Posteriormente transferiu-se para o SBT, onde tinha um quadro fixo no programa A Praça é Nossa. Lançou o CD Alegria do Forró e retornou à Rede Record onde participa do programa Show do Tom, apresentado pelo também cearense Tom Cavalcante.


Em 2010, Tiririca lançou sua candidatura para deputado federal pelo estado de São Paulo por meio do Partido da República. Utiliza bordões como "O que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto". Ou "Pior do que tá não fica, vote Tiririca". Tais bordões levaram um candidato a deputado estadual a representá-lo junto ao Ministério Público Eleitoral, sob o fundamento de que estaria afrontando o Congresso Nacional e o poder público em geral. A representação, contudo, foi arquivada. Além do mais, Tiririca é apontado como um analfabeto pela Revista Época, o que também pode impugnar sua candidatura.

Segundos pesquisas eleitorais em setembro 2010, o candidato teria votos suficiente para ser eleito deputado federal nas eleições de 3 de outubro e seria um dos mais votados.




TV DIVIRTA-CE

Veja Tiririca e outros famosos nas eleições 2010













Fiuk aparece com cabelos cortados e sem barba no Rio de Janeiro


O ator e cantor Fiuk, que atualmente está no ar no quadro "Jogo da Verdade", do "Fantástico" (Globo), apareceu com visual completamente diferente nesta segunda-feira (27) na praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro.

Veja mais fotos do novo visual de Fiuk
Sem Fiuk, nova fase de "Malhação" perde audiência
Fãs vão poder participar de novo clipe da banda de Fiuk

Com os cabelos cortados bem mais curtos do que o habitual e sem a barba que costumava usar, o filho do cantor Fábio Jr. participava de um ensaio fotográfico.

Fiuk protagonizou uma temporada de "Malhação", é vocalista da banda Hori e atuou no cinema no filme "As Melhores Coisas do Mundo", de Laís Bodanzky.


Nenhum comentário: