quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CINEMA NACIONAL

A NOVA TROPA

"Tropa de Elite 2" estreia dia 8 cercado de segredos para evitar pirataria, com orçamento milionário, efeitos especiais de produtores de Hollywood e todos os atores dizendo que a continuação será melhor que o primeiro filme

> Wagner Moura: capitão Nascimento virou coronel

Contagem regressiva para assistir a continuação de um dos maiores sucessos do cinema nacional dos últimos anos: “Tropa de Elite 2” é uma segunda parte luxuosa, diferente do filme de 2007. Para todos terem uma ideia, ma equipe de efeitos visuais vai levar a sequência a um outro nível de ação: vindo diretamente das produções hollywoodianas, o grupo é formado por Bruno Van Zeebroeck (“Transformers” e “O Reino”), William Boggs (“Na Natureza Selvagem”), Rene Diamante (“Avatar”) e o dublê Keith Woulard (“Homem de Ferro”, “Independence Day”).

O novo filme do diretor José Padilha se passa em 2010. Nascimento (Wagner Moura) enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava.

José Padilha volta à direção e o orçamento dá uma boa engordada, totalizando R$ 16 milhões. No elenco também estão os atores André Ramiro (“Última Parada 174”), Fernanda Machado (da novela “Caras & Bocas”), Seu Jorge (“Cidade de Deus”), Selton Mello (“Jean Charles”) e o cantor Dudu Nobre, fazendo sua estréia no cinema como um dos soldados novatos do BOPE.

Maior promessa do cinema nacional para 2010, o filme Tropa de Elite 2 foi, na semana passada, classificado como impróprio para menores de 16 anos. Isso afastará uma considerável parcela do público-alvo das 600 salas em que o filme estreará no próximo dia 8, em um esquema de lançamento semelhante ao de grandes produções de Hollywood. O Ministério da Justiça barrou o filme para menores de 16 por conter "violência e linguagem chula".

É a mesma classificação indicativa do primeiro Tropa de Elite, lançado em 2007 e que se tornou um fenômeno de pirataria. Os produtores de Tropa de Elite 2 esperavam uma classificação mais branda, impróprio para menores de 14 anos.

Os acontecimentos de "Tropa de Elite 2" ocorrerão treze anos após os do primeiro filme. Um dos seus focos será o amadurecimento do então Coronel Nascimento, que terá que lidar com problemas com seu filho adolescente. O filme também mostrará o crescimento do BOPE e conflitos entre os policiais e milícias do Rio de Janeiro.O diretor José Padilha afirmou que "o filme trata da relação entre segurança pública e financiamento de campanha. Faz ligação entre a segurança e a política".Além disso, uma rebelião será realizada na penitenciária de Bangu 1, liderada por Beirada, personagem de Seu Jorge.

Maria Ribeiro também estará de volta como Roseane, que não será mais casada com Nascimento, mas com um deputado de esquerda que discorda do modo de agir do ex-marido.Esse deputado seria interpretado por João Miguel, que desistiu de participar do filme; o ator que irá substituí-lo é Irandhir Santos, escolhido em uma oficina realizada por Fátima Toledo.

Também no elenco, a volta de Milhem Cortaz como Capitão Fábio, e Tainá Müller, que não estava no primeiro filme, viverá Clara, que irá representar a imprensa.

O ator Emílio Orciollo Neto faz o policial administrativo Valmir.Sandro Rocha, que apareceu em poucas cenas no primeiro filme, terá um papel maior nesse, interpretando o Major Rocha, conhecido como Russo, que é chefe da milícia.

Entre novembro e dezembro de 2009, antes do início das filmagens de "Tropa de Elite 2", os atores do elenco - exceto Maria Ribeiro, que estava grávida na época - passaram por um treinamento, comandado por Fátima Toledo. Parte do elenco também passou por um outro treinamento, que ocorreu em um sítio na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com coordenação de Paulo Storani, consultor de segurança, e em parceria com membros de BOPE e da CATI. Sobre isso, André Ramiro falou, "Eles nos trataram como policiais de verdade. Não tinha estrelismo. Eu também tinha que falar ‘Não, senhor. Sim, senhor". Wagner Moura e Pedro Van Held passaram por um treinamento de jiu-jitsu com o lutador Rickson Gracie.

O treinamento realizado pelo elenco tem como objetivo tornar o filme mais realista, e os atores tiveram que aprender técnicas para o uso de armas e estratégias de ação em áreas de risco, além de passar por um melhoramento do condicionamento físico, com maior intensidade para aqueles que não estavam no primeiro filme.

As filmagens de "Tropa de Elite 2" foram iniciadas em 25 de janeiro de 2010, com a participação de oitenta policiais reais atuando como figurantes. Em 1 de fevereiro de 2010, foram realizadas gravações no Morro Dona Marta, em Botafogo, contando com o uso de dois helicópteros e armas, que fizeram com que moradores de bairros vizinhos pensassem que se tratava de um tiroteio real. Para a realização da filmagem das cenas que aconteceriam no Bangu 1, quarenta profissionais trabalharam durante dois meses na construção de um presídio de 500 m², baseados nas anotações do diretor de arte Tiago Marques sobre Bangu 1, já que não foi permitido que tirasse fotografias do local. As filmagens no presídio ocorreram durante os quatro dias do carnaval de 2010.

Uma das cenas do filme seria realizada na Câmara dos Deputados, mas a filmagem não foi permitida. A equipe produziu, então, um Conselho de Ética na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, e as gravações foram feitas em 15 de abril de 2010.

Após o primeiro filme ter vazado e sido assistido por milhões de pessoas antes de seu lançamento oficial, a equipe de Tropa de Elite 2 preparou uma estratégia para evitar que este filme também seja pirateado.Marcos Prado informou, "Dessa vez vamos ter um esquema especial de segurança. Teremos uma equipe de segurança para monitorar a edição, transportar os rolos e acompanhar cada processo de produção. A matéria prima será preservada". José Padilha completou, "Não vamos terceirizar nenhum serviço. Vamos fazer toda a pós-produção na nossa produtora, dentro do nosso caveirão".

A equipe de produção do filme alugou um apartamento, monitorado por câmeras, onde foi feita a edição. Quatro pessoas tinham acesso ao local, apenas através de senhas, e não havia meios de utilizar internet. Outra estratégia anti-pirataria tomada pela equipe foi a colocação de códigos nas cópias do filme enviada para os cinemas; dessa forma, se alguma delas for filmada, saberão de que cinema é a cópia.Policiais militares paulistas também estão ajudando a evitar que o material vaze.


TV DIVIRTA-CE

Veja cenas e trailers de "Tropa de Elite 2"













CINEMA ESPÍRITA

DEPOIS DO SUCESSO DE "CHICO XAVIER" E BEZERRA DE MENEZES", FILME "NOSSO LAR" BATE RECORDES DE BILHETERIA

Chegou aos cinemas dia 3 de setembro o longa Nosso Lar, baseado no best seller de Chico Xavier. O filme conta a trajetória do médico André Luiz que após a sua morte acorda no mundo espiritual. Desde os primeiros dias numa dimensão de dor e sofrimento, até ser resgatado para uma cidade espiritual cujo nome intitula o filme. Com direção e roteiro de Wagner de Assis, o elenco conta com Renato Prieto como André Luiz, Fernando Alves Pinto, Rosanne Mulholland, Inez Viana, Rodrigo dos Santos, Clemente Viscaíno, Werner Schünemann e ainda com participações especiais de Ana Rosa, Othon Bastos e Paulo Goular.



Nosso Lar foi finalizado no Canadá, onde os efeitos visuais foram desenvolvidos pela empresa Intelligent Creatures (mesma responsável por filmes como Watchmen, Fonte da Vida e Babel). “Mais de 300 imagens têm algum tipo de inserção gerada nos computadores. Nunca fizemos tantos efeitos num filme só”, comenta a produtora Iafa Britz.

A frente da equipe de 90 profissionais/artistas, o supervisor de efeitos visuais do filme, Geoff D. E. Scott, também se anima: “mesmo para nós, que estamos acostumados a recriar tantas realidades, essa história tem um diferencial – estamos todos apaixonados pelo trabalho”.

Desde seu nascimento, o projeto do filme apresenta características próprias – o diretor de fotografia é o suiço radicado nos Estados Unidos, Ueli Steiger, que assina também trabalhos como os mega-sucessos de bilheteria (O Dia Depois de Amanhã, 10.000 AC e Godzilla).

Ueli desembarcou no Brasil com câmera, equipe e tudo o que uma super-produção pedia. Foram 8 semanas de filmagens intensas, algumas com mais de 1.500 pessoas no set.

As diferenças de Nosso Lar não param por aí. O trabalho minucioso na área musical também chamou a atenção da produção. “Ninguém menos do que o Philip Glass, um dos maiores compositores de cinema atualmente, se interessou pelo filme e compôs uma trilha completa para ele, além de ter sido gravada pela Orquestra Sinfônica Brasileira”, adianta o produtor executivo Luiz Augusto de Queiroz.








"A SUPREMA FELICIDADE", FILME DE ARNALDO JABOR, ESTREIA DIA 29 DE OUTUBRO


Último filme do cineasta foi "Eu sei que vou te amar", de 1986

O retorno de Arnaldo Jabor aos cinemas brasileiros já tem data marcada: A Suprema Felicidade estreia nas salas do país no dia 29 de outubro. Seu último trabalho para as telas foi Eu Sei Que Vou te Amar (1986), filme que alcançou cerca de 4 milhões de espectadores. As primeiras cenas de seu mais recente trabalho no cinema nacional já podem ser conferidas no trailer oficial, que a TV Divirta-CE colocou nessa matéria.

Produzido pela Ramalho Filmes e coproduzido e distribuído pela Paramount Pictures, o longa-metragem traz no elenco nomes como Marco Nanini, Dan Stulbach, Mariana Lima, Jayme Matarrazzo – em sua estreia no cinema -, Elke Maravilha, Tammy di Calafiori, Michel Joelsas, Caio Manhente, entre outros. O filme conta a história de Paulo, dos seus oito aos 18 anos. Ele descobre a amizade, o amor e o sexo, tendo como cenário o Rio de Janeiro dos anos 50 e 60.



“A Suprema Felicidade não tem gênero. Ele tem drama, comédia, amor etc. O filme se passa na transição dos anos 50 para 60, uma época forte, em especial no Rio de Janeiro. Era a mistura da depressão da década de 50 em contraponto à liberdade que aparecia fora de casa, no mesmo período que nasce a Bossa Nova”, conta Jabor.

O filme é poético, divertido, dramático, trágico, verdadeiro, mágico, musical, intenso e, acima de tudo, extremamente pessoal, como foram Eu Te Amo e Eu Sei Que Vou te Amar. Assim é A Suprema Felicidade. Um filme de Arnaldo Jabor. Um Jabor como você nunca viu. Um Jabor como você nunca leu. Um filme para deixar você mais feliz.

Nenhum comentário: