segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

DESTAQUES


Duas revistas em uma Exotic

Paulo Matta lançou edição da revista Exotic Vip e a nova Exotic Gourmet, no L'Ô Restaurante

Publisher fala sobre sua trajetória e sobre o sucesso de suas revistas


Novas publicações surgem todos os anos, todavia, permanecer no mercado e levar informações e serviços de qualidade é privilégio de poucos. Dessa maneira a Revista Exotic People, desde sua criação, há 14 anos, se multiplicou em diversas facetas: Exotic Noivas, Exotic Festas, Exotic Vip e agora, com o mais novo guia de Fortaleza, a Exotic Goumert. A nova publicação será lançada simultaneamente com a Exotic Vip. Ambas se complementarão para satisfazer os anseios dos leitores, dar dicas e tirar dúvidas sobre o que há de melhor na gastronomia cearense.

O lançamento da edição Exotic Vip e Exotic Gourmet foi no dia 1º de dezembro, no L´Ô Restaurante. Além do lançamento da revista, teremos o pré-lançamento do DVD do filme “Bezerra de Menezes – O Diário de Um Espírito”.

A primeira edição da Revista Exotic Vip foi em 2006, tendo como proposta retratar a história de grandes personalidades cearenses ou que atuam no Ceará. Considerada marca de sucesso da idéia de Paulo Matta, a publicação ganhou status, credibilidade e tornou-se uma das mais solicitadas revistas do estado. Conversamos com Paulo Matta sobre sua trajetória e o sucesso da revista Exotic. Confira a entrevista.


DIVIRTA-CE – Você é do Rio, como veio para o Ceará? Há quanto tempo surgiu a Exotic?
PAULO MATTA - A minha carreira começou como modelo, trabalhei no Rio. Cheguei em Fortaleza e desenvolvi cursos de modelo e manequim, de audiovisual. Cheguei aqui em 85. Fui convidado pelo jornal FortNews para fazer uma coluna de moda, aí passei para o jornal Tribuna do Ceará, onde fiquei oito anos com uma coluna chamada ModaTur e a outra que era a Fortaleza By Night, sobre bares e restaurantes, sobre o que acontecia durante a noite. Em seguida veio a revista Vólia, que era uma revista italiana. Foi há 14 anos que eu lancei a Exotic People, dando origem também a Exotic Noivas, Exotic Vip, Exotic Festas e agora a Exotic Gourmet.

DIVIRTA-CE - Fale sobre esse diferencial da Exotic, de ser uma multi-revista com vários temas?
PAULO MATTA - A revista Exotic é uma publicação consolidada, nós somos respeitados e manter essa revista com 200 páginas há 14 anos não é fácil. Isso para o mercado local, é uma coisa inédita. Foram anos de trabalho para chegar no padrão que a gente tem hoje.

DIVIRTA-CE - Como você avalia esse mercado de revistas, aqui no Ceará?
PAULO MATTA - Existem publicações boas e existem pessoas que acham que é a mina de ouro, a loteria esportiva, só que não é. Você para manter um veículo de comunicação tem que ter muita garra, muita perseverança e ter muita capacidade, sem isso você não consegue. O mais importante é a sua trajetória, é você ter um reconhecimento das pessoas com o seu trabalho, porque Fortaleza é uma cidade que todo mundo sabe quem é quem, se você não tem isso, você não consegue.

DIVIRTA-CE - Exatamente isso que eu ia perguntar, como você consegue agregar assim, a sociedade, a sociedade mais importante na sua revista, como é que você consegue esse feito?
PAULO MATTA - Eu acho que isso tudo é o valor do trabalho, o reconhecimento. Então trabalhamos sério, não prometemos o que não vamos fazer e isso é muito importante para qualquer negócio, seja revista, seja qualquer coisa, então o que é importante é você ter crédito, credibilidade, isso você não compra com dinheiro, você compra com trabalho, respeito.

DIVIRTA-CE - E essa nova versão da Exotic, duas em uma, com a Vip e a nova Gourmet: quem serão as personalidades que terão destaque? Na Gourmet, como é que você vê o lançamento de mais uma Exotic, mesmo em meio a crise mundial?
PAULO MATTA - Olha, todas as pessoas que estão sendo retratadas, todas as pessoas que estão ali são merecedoras, são pessoas trabalhadoras e que conseguem mostrar seu trabalho, então todos são importantes, seja um banqueiro, o dono de uma empresa de aviação ou alguém que trabalha com eventos, com festas. Na Vip temos muitas personalidades, a partir do nosso governador Cid Gomes, a primeira-dama, Socorro França, a procuradora-geral do Estado, entre outras personalidades do mundo empresarial, como o estilista renomado Lino Vilaventura, como o banqueiro Humberto Bezerra e o empresário bem-sucedido, dono de uma empresa de aviação que é o Ariston Pessoa.

DIVIRTA-CE - Como é que vai ser a Gourmet?
PAULO MATTA - Nós contamos com uma equipe de profissionais que foram arrojados e fizeram um trabalho muito bem feito. A Gourmet será um guia gastronômico delicioso, muito ilustrado, com os melhores restaurantes da cidade. Vai dar água na boca de quem ler.

DIVIRTA-CE - Quais são as próximas revistas, os próximos projetos da Exotic?
PAULO MATTA - Nós também atuamos no ramo de eventos, fazendo recepções empresariais. Temos a feijoada do carnaval, que todo ano “bomba”, há oito anos ela é um sucesso. Esse ano a gente vem homenageando a nossa escola, a Grande Rio, a escola de coração.

DIVIRTA-CE - E a próxima edição da revista Exotic?
PAULO MATTA - A próxima será a Exotic Festas, e depois do carnaval a Exotic Noivas.



Árvore natalina da Praça Portugal será iluminada hoje


A programação do Ceará Natal de Luz 2008 chega à Praça Portugal, na Aldeota, hoje, dia 1º de dezembro. Às 18h, as luzes da árvore natalina de 56 metros de altura, decorada com motivos artesanais, serão acesas. Na ocasião, rendeiras estarão no entorno da árvore confeccionando peças de artesanato.
Na construção da árvore da Praça Portugal foram utilizadas 01 tonelada de lycra, 200.000 micro-lâmpadas e 2.000 metros de cordões luminosos. Idealizadas pelo arquiteto Luiz Deusdará, as duas árvores natalinas do Ceará Natal de Luz 2008 (a outra está instalada na Praça do Ferreira) reverenciam as rendeiras cearenses. Os tecidos brancos foram serigrafados na cor dourada, que, ao jogo de luz, ganham efeito de renda de labirinto. Ainda foram montadas 48 luminárias em forma de estrelas e pingentes nas quatro pracinhas que circundam o local.



Peça de teatro “O Auto da Camisinha” vira filme

A Associação de Vídeo e Cinema de Quixadá (ACVQ), em parceria com o Instituto de Saúde e Desenvolvimento Social (ISDS), lança o projeto cinematográfico O Auto da Camisinha. O lançamento acontecerá na próxima segunda-feira (01/12), Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a partir das 20h, no Sesc Iracema.
O lançamento do projeto faz parte das atividades do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e contará com a participação do elenco e equipe técnica do filme. Na ocasião, também será encenado o espetáculo Nas Garras do Capa Bode com a Cia. Teatro de Caretas.
O projeto cinematográfico teve origem com o projeto “Teatro de Rua contra a AIDS”, em 1996, e é realizado pela ACVQ com a parceria do ISDS, que se propõem a vestir a idéia original de uma outra linguagem: a cinematográfica.
Voltando a câmera para a diversidade das manifestações artísticas nordestinas, o diretor Clébio Viriato Ribeiro quer preservar a ludicidade, o conteúdo humano e os signos do cotidiano que garantiram a popularidade e boa aceitação da peça junto a públicos diversos.
O Filme “O Auto da Camisinha” vem ratificar e ampliar, através do circuito cinematográfico, sobretudo o alternativo e voltado a festivais, cineclubes, universidades e ONGs, uma linha de arte-educação com teor preventivo, que prima por respeitar elementos culturais, sabedoria popular e linguagem cotidiana. Arte comprometida com o social, a serviço da vida e de bem com ela.
O projeto de montagem do filme foi contemplado no I Edital Mecenas do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT) e será filmado em Quixadá, em 2009. Após cumprir agenda no Brasil, o filme seguirá a agenda nos países da América Latina, seguindo para países de língua portuguesa em África e depois Europa e parte dos EUA.
Como resultado, espera-se mudar a atitude, a prática e o comportamento da população, atingindo um público estimado em cinco milhões de pessoas entre adolescentes e adultos de todas as classes sociais e nível de educação no Brasil e no exterior.
Para o elenco, já estão confirmados os atores Pedro Domingues, Nádia Aguiar, Brasilino Freitas, Ana Marlene, Carri Costa, Marcos Amaral, Sidney Souto, Pedro Gonçalves, entre outros cearenses, contando com a participação especial de Tadeu Melo, Lima Duarte, Dira Paes e Chico Diaz.
Lançamento do projeto cinematográfico “O Auto da Camisinha”, de Clébio Viriato Ribeiro+ Apresentação do espetáculo Nas Garras do Capa Bode com a Cia. Teatro de Caretas.às 20h do dia 1º de Dezembro (seg)no SESC Iracema, rua Boris, n°90, Praia de Iracemainfo: (85)8896-2778 e clebioviriatoribeiro@yahoo.com.brentrada franca


AGENDA


DIA NACIONAL DO SAMBA NO PROJETO TERÇA NEGRA \\ Dia 2, às 19h
No Dia Nacional do Samba, a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir), com o apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, realiza uma edição especial do projeto Terça Negra. O cantor, compositor e instrumentista Ciribáh Soares começa a programação com o show "Ciribáh Soares e o Samba do Grande Amor". O repertório terá composições próprias e clássicos de nomes como Cartola e Noel Rosa. Em seguida, o grupo Academia, com mais de dez anos de formação e nome firmado nas noites de Fortaleza, toma o palco e faz um passeio por canções de Herivelto Martins, Paulinho da Viola, João Nogueira e Chico Buarque. O projeto Terça Negra acontece nesta terça-feira (2) no Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas s/n – Entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli), às 19h.


TEATRO DE BONECOS\\ Dias 6, às 19h, e 7, às 10h
Elementos do Nordeste se mesclam às narrativas bíblicas no espetáculo "A Saga de Jesus Cristo", da Cia. Epidemia de Bonecos. O grupo foi contemplado no Edital de Incentivo ao Teatro de 2007, da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo sábado (6), o grupo faz a primeira apresentação gratuita prevista no projeto, na Paróquia São Pedro e São Paulo (rua Padre Teodoro, 996, Quintino Cunha). No domingo, o espetáculo vai para o Patronato São João do Tauape (rua Frei Vital, s/n, São João do Tauape).

CURSOS LIVRES
\\ Captação e Desenho de Som
Segue até a próxima segunda-feira (8) as inscrições para o curso de Captação e Desenho de Som. As aulas serão ministradas pelo professor Nicholas Hallet. Ele é técnico de som especializado em captação de som direto, formado em Cinema e Vídeo pela Academie des Beaux Arts de Bruxelas, com pós-graduação em Sociologia pela Université de Louvain-la-Neuve. O curso acontece de 15 a 20 de dezembro, na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza. As aulas vão tratar da importância de um projeto sonoro desde o trabalho artesanal e discutir o desenho de som, a passagem do analógico para o digital, do digital para a ilha de edição e a sincronização. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), das 9h às 19h. Os interessados devem levar cópia do currículo e uma foto 3x4, além de preencher uma ficha de inscrição. Podem participar profissionais que já tenham experiência em captação de áudio em vídeo e cinema ou em estúdio de som.

DANÇA E PENSAMENTO\\ Aulas de 1º a 6 de dezembro
A Escola Pública de Dança da Vila das Artes promove nesta semana uma avaliação do corpo como memória, texto e fala, através do módulo "Discurso Sobre o Corpo", do curso de extensão Dança e Pensamento. O curso será ministrado por Christine Greiner, professora de Linguagens do Corpo na PUC (SP). As aulas acontecerão de 1 a 6 de dezembro. De segunda a sexta, serão das 19h às 22h, e no sábado, dia 6, das 9h às 12hs, na sala de aula da Vila das Artes (R. 24 de Maio, 1221, Centro), para alunos previamente inscritos.

CINECLUBE VILA DAS ARTES\\ Dia 3, às 18h30
O cineclube da Vila das Artes em dezembro relembra e discute os Anos de Chumbo. Três filmes nacionais (um por semana) lançam luzes sobre o período da Ditadura Militar brasileira. Para estrear a programação, será exibido o filme "Pra Frente, Brasil", de Roberto Farias. Estrelado por Reginaldo Faria e Natália do Valle, o filme é ambientado nos anos 70, quando presos políticos eram torturados enquanto o Brasil torcia e vibrava pela seleção brasileira. O Cineclube da Vila das Artes acontece às quartas-feiras, 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro)

PONTOS DE CORTE
\\ Dia 3, às 12h, e dia 6, a partir das 16h
O Pontos de Corte é um projeto desenvolvido pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes que visa à formação de agentes culturais e exibidores independentes e apoio as intervenções culturais em espaços públicos da cidade. Nesta quarta-feira (3), o Cine Sobremesa exibe, das 12h às 14hs, filmes cearenses de média e curta-metragem. No sábado (6), no Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 - Centro), o Subvercine promove uma Feira de Artes, com objetos como livros, filmes, revistas, discos e cartazes relacionados às artes, para troca. Colecionadores e curiosos interessados em garimpar relíquias não podem perder. A Feira será encerrada com a exibição de "Blá... Blá... Blá ...", de Andréa Tonecci, curta vencedor do FestBrasília em 1968.

QUINTA CULTURAL\\ Dia 4, às 19h
Toda quinta-feira o Mercado dos Pinhões abriga o projeto Quinta Cultural, que abraça as várias linguagens artísticas. Nesta semana, no dia 4, show com a cantora Márcia Paiva. Em seguida, o grupo A Roda apresenta o espetáculo circense "Na Ponta do Nariz". A programação começa às 19h. O Mercado dos Pinhões na Praça Visconde de Pelotas, s/n. Entre as ruas Nogueira Acioli e Gonçalves Ledo.

CHORINHO NO MERCADO\\ Dia 5, às 21h
Macaúba e seu Regional são as atrações desta semana no projeto Chorinho no Mercado. No repertório, pérolas do cancioneiro popular que vão de Ernesto Nazareth ao mestre Pinxinguinha. O Chorinho no Mercado, projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, acontece às sextas-feiras, 21h, no Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas s/n – Entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

AUTO DE NATAL\\ Dia 5, às 16h
Três viajantes saltimbancos oferecendo um presente mágico. O auto de Natal "À procura da criança perdida" será apresentado em praças de Fortaleza por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, e o Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Nesta sexta, a Praça José de Alencar será o palco do espetáculo, a partir das 16h.

SÁBADO NO PASSEIO\\ Dia 6, a partir das 9h
Aos sábados, o Passeio Público já tem programação certa: as exposições de arte e o encontro com artistas do projeto Passeio com Arte (da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais do Ceará), das 9h às 16h, e a feijoada do Quiosque do Passeio Público, que tem bandas de chorinho como acompanhamento. A feijoada começa às 11h e, neste sábado, conta com show do grupo Brasileirinho. O Passeio Público fica na rua Dr. Dr. João Moreira, s/n, no Centro, ao lado da Santa Casa de Misericórdia.

ENCANTOS DE IRACEMA
\\ Dia 6, às 19h
O artista André Marinho é a atração deste sábado no projeto Encantos de Iracema. O projeto convida artistas cearenses e de outras partes do Brasil para apresentações compactas, com ênfase na MPB. O Encantos de Iracema é realizado aos sábados, no Largo do Mincharia (Rua dos Pacajus, 5, Praia de Iracema), a partir das 19h.

FORRÓ NO MERCADO\\ Dia 7, às 18h
O Mercado dos Pinhões recebe todos os domingos o projeto Forró no Mercado. Nesta semana, show com Carlos Careca e grupo Asa Branca. O Mercado dos Pinhões fica na Praça Visconde de Pelotas, s/n, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli.

CEARÁ NATAL DE LUZ\\ Todos os dias, às 18h
As vozes de 150 crianças enfeitam as janelas do Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira, todos os dias de dezembro, incluindo sábados e domingos, até o dia 23. A apresentação do coral é uma das ações do Ceará Natal de Luz 2008, uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), em parceria com a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas).

Um comentário:

Marta Eunice disse...

Olká cheguei aqui por acaso e gostaria que me indicasse se seu blog etá atualizado e se isso é feito diariamente, acreditoque sim pois dei uma olhada rápida.
Só senti falta de datas kkkkk

Um cheiro!!!