segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

CINEMA NACIONAL

Mostra apresenta filmes nacionais que relatam a Ditadura

Cineclube Vila das Artes de dezembro traz seleção do cinema brasileiro


O fim dos anos 60 e início dos anos 70 foram marcados por uma forte repressão política e militar, desencadeando várias questões sobre a identidade individual e a coletiva, os papéis sociais, as diferenças de classes e as relações de trabalho. Este universo será expresso através dos filmes da Mostra "Nunca Mais Esqueceremos – 40 anos do AI-5", do Cineclube Vila das Artes de dezembro.
Em 1970, o Brasil vibrava com a seleção de futebol no México, enquanto pessoas inocentes eram torturadas nos porões da ditadura militar. Os acontecimentos da época são vistos no filme "Pra Frente Brasil", de Roberto Farias, pela ótica de uma família de classe média, que tem um dos integrantes confundido com um ativista político e desaparece.
"Lamarca", de Sérgio Rezende, é a crônica dos últimos anos na vida do capitão do exército Carlos Lamarca. Nos anos da ditadura, o capitão desertou as forças armadas e passou a fazer oposição, tornando-se um dos mais destacados líderes da luta armada.
Encerrando a mostra, Toni Venturi conta em seu "Cabra-Cega" como uma organização de esquerda clandestina se articula debilitadamente para o abandono da estratégia armada. Escondidos no apartamento de um simpatizante, jovens militantes vivem o sonho e o pesadelo do projeto revolucionário. O Cineclube Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza, funcionará em dezembro nos dias 3, 10 e 17, sempre às 18h30, com a presença de um cineasta, pesquisador ou professor para debate com o público presente após a exibição do filme.

Programação
Dia 03/12: "Pra Frente Brasil" (Brasil, 1983) de Roberto Farias

Dia 10/12: "Lamarca" (Brasil, 1994), de Sérgio Rezende

Dia 17/12: "Cabra Cega" (Brasil, 2005), de Toni Venturi

Serviço:

Cineclube Vila das Artes. Em dezembro nos dias 3, 10, e 17, a partir das 18h30min, no auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). A entrada é gratuita. Informações através do telefone 3252-1444.

Nenhum comentário: