segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES, PALESTRAS

Seminário sobre música avalia a criatividade musical do brasileiro

Evento apoiado pela Secultfor une debates e apresentações musicais

O palco, os sons, os bastidores, a produção, os ritmos, a sintonia entre músicos e produtores, as formas de divulgação. Para os pesquisadores vinculados às universidades Estadual e Federal do Ceará e à Associação Cultural Cearense do Rock (ACR), tudo isso são experiências musicais e, portanto, merece ser estudado.

Partindo dessa concepção, tais pesquisadores idealizaram o seminário nacional "Experiências Musicais", que conta com debates e apresentações musicais. O evento começa na próxima terça-feira, dia 9, e segue até o dia 13 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Nordeste. Realizado pela ACR, o seminário é apoiado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), através dos Editais da Cultura 2007, categoria Cultura e Pensamento, e pelo Centro Cultural Banco do Nordeste. As inscrições já começaram e são gratuitas.

De acordo com Amaudson Ximenes, um dos idealizadores do evento, o seminário visa a divulgar e articular pesquisadores, artistas e comunidade em geral, propiciando um amplo debate sobre a temática e estimulando novas pesquisas e uma maior valorização da área musical, além de uma saudável integração com a universidade. "Quando pensamos nesse formato, pensamos em torná-lo leve, não deixá-lo com uma cara de congresso, de um encontro de 'notáveis' e 'iluminados' onde só os intelectuais teriam acesso. Convidamos grupos dos mais diversos matizes para compartilharem conosco suas experiências musicais com o público e com os pesquisadores".

A programação é bastante plural, reunindo debates sobre as manifestações juvenis e estéticas contemporâneas, como o hip hop, o manguebit, a música eletrônica e o heavy metal, bem como as da cultura popular tradicional, como o samba e o forró. Entre os debatedores, Gerardo Cavalcante do Nascimento, Jacques Luis Casagrande, Francisco José Damasceno, Abda Medeiros, Lucas Gurgel, Márcio "Mazela" Benevides, Pedro Alvim, Roberto Marques, Monalisa Dias de Siqueira, Márcio Mattos e Ricardo Batalha.

As chamadas música popular brasileira e cearense produzidas nos anos de 1960 e 1970 também ganham uma análise especial, sob a ótica dos historiadores Wagner Castro e Lia Mirela e da socióloga Mary Pimentel. Ao final do evento, será lançado um livro com o registro de todos os temas discutidos durante o Seminário.


Serviço
SEMINÁRIO NACIONAL EXPERIÊNCIAS MUSICAIS
De 09 a 13 de dezembro
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza
Inscrições no local (com direito a certificado de participação)

Programação
DIA 09
15 horas
- Manifestações estéticas juvenis I - Francisco Gerardo Cavalcante do Nascimento (Mestrando em história - UECE) - A Estética MangueBit: Uma Mutação na Indústria Cultural Brasileira da Década de 1990
- Jacques Luis Casagrande (Mestrando em Educação - UFC) - A arte como possibilidade emancipatória na sociedade da Indústria Cultural
- Francisco José Gomes Damasceno (Prof. Dr. História - UECE) - Memória e estética juvenil

18h - Apresentação Musical: Tambor da Terra

DIA 10
15 horas - Músicas e tessitura social da musicalidade
- Mary Pimentel (Profª Ms - UECE) - Quando os "pessoais" se encontram: notas sobre a música popular cearense

- Lia Mirela Moita - "A gente quer ter voz ativa e no nosso destino mandar, mas eis que chega roda viva e carrega o destino pra lá": Chico Buarque, Indústria Cultural e público consumidor (Historiadora - UECE)
- Wagner Castro (Mestre em História - UFC) - Massafeira Livre - o mormaço da "massa" agitou a "feira" e os artistas

18h - Apresentação Musical: Os Transacionais

DIA 11
15 horas - Mediações e musicalidades
- Roberto Marques (Doutorando em Antropologia - URCA) - Espacialidades descritas sob os holofotes do forró eletrônico
- Monalisa Dias de Siqueira (Mestranda em sociologia - UFC)- Os gato véi e o estilo de vida forrozeiro em Fortaleza
- Márcio Mattos (Mestre em Etnomusicologia - UECE) - Os grupos de forró: dos trios às bandas

18h - Apresentação musical: Fulô de Araçá

DIA 12
10h - 1ª momento - manifestações estéticas juvenis II
- Abda Medeiros (Mestre em Sociologia - UFC) - Dinâmicas de significados no underground em Fortaleza
- Pedro Alvim (RJ) (Doutor em Antropologia - UFRJ): Hell de Janeiro: Heavy Metal e Choques Culturais na Cidade do Rio

2ª momento - rock e mediações culturais - 14 horas
- Lucas Gurgel (musico e filosofo) - "Nietzsche e o Rock: Por uma Genealogia da Desmesura"
- Márcio Benevides (Mestre em Sociologia - UFC) - Aspectos estéticos e socioculturais do fazer rock em Fortaleza-CE: autoral ou original?

Apresentação Musical: 18 horas: Obskure

DIA 13
10h - Divulgação e distribuição: outras experiências
- Amaudson Ximenes (Músico, Sociólogo, Mestre em Políticas Publicas e Sociedade - UECE) - um ensaio sobre a influência do cotidiano na formação curricular
- Ricardo Batalha (Músico, jornalista) (SP) - Divulgação musical em revista: Roadie Crew

14h - Música e Ciência: para pontuar experiências
- Francisco Damasceno - Experiência musical: aproximações conceituais
- José Geraldo Vinci Moraes (Pós-Doutor - USP) - "Samba tem cadência. Digo a verdade. E até já chegou na universidade".

18h - Apresentação Musical: Clamus e Coquetel com lançamento de livro com debates do seminário

Contatos
Amaudson Ximenes: (85) 8708.4223
Francisco Damasceno: (85) 8630.6994
Jéssyca Castelo Branco - Assessoria de Comunicação: (85) 8712.1519
Blog: www.experienciasmusicais.blogspot.com


Curso gera oportunidade de trabalho e renda atrás dos palcos

Capacitação gratuita de rodies e técnicos de palco vai formar jovens sem experiência profissional

Ensinar a montar equipamentos de palco, posicionar fios, afinar e manter instrumentos. Este é o objetivo da II Capacitação de Roadies e Técnicos de Palco, curso é uma promoção da Deliberarte e conta com o apoio pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), através do Edital da Cultura 2007, categoria Música.

O curso se destina a jovens que desejam atuar como roadies ou técnicos de palco na área de shows, qualificando o desempenho destes profissionais para a trabalhar com bandas, eventos e festivais de música. O curso também vai desenvolver habilidades específicas nas áreas de sonorização, eletrônica e áudio.

De acordo com Éden Barbosa, coordenador pedagógico do curso, o conhecimento e o domínio destas técnicas facilitarão o ingresso dos alunos nas atividades do crescente mercado cultural em Fortaleza. "Há um vasto mercado de trabalho à sua frente, principalmente nas casas de espetáculos e afins".

As inscrições começam dia 8 e seguem até o dia 12, no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. Éden adianta que a Capacitação, como contrapartida dos Editais da Cultura, é gratuita e tem o compromisso de priorizar jovens de comunidades menos favorecidas que, provavelmente, não teriam acesso a estes conhecimentos. "Pensamos nisto como uma forma justa de inclusão sócio-econômica, oferecendo novas alternativas para futuros profissionais do áudio, interessados em agregar conhecimento e ampliar suas opções de trabalho".

Para se inscrever, o candidato deve ser residente em Fortaleza, ter mais de 16 anos, não possuir experiência profissional e, de preferência, fazer parte de alguma associação ou grupo comunitário (item não obrigatório).

Serviço
II Capacitação de Roadies e Técnicos de Palco,
Inscrições de 8 à 12 de dezembro de 2008, no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (Av. da Universidade, 2210, Bairro Benfica). Documentos necessários: formulário de inscrição preenchido, cópia da Identidade, cópia de comprovante de residência, currículo e uma foto 3x4. O resultado será divulgado no dia 15/12/2008.

Nenhum comentário: