sábado, 25 de março de 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Revista Entrevista lança sua 36ª edição

A 36ª edição da Revista Entrevista, publicação idealizada e orientada pelo Prof. Ronaldo Salgado e produzida por alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, será lançada na próxima terça-feira (28), às 19h, no Auditório Rachel de Queiroz (área 2 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica). Pela primeira vez, a revista trará apenas mulheres como personagens das entrevistas.

Nesta edição, foram entrevistadas a cantora, compositora e jornalista Mona Gadelha, a cantora de forró Kátia Cilene, a apresentadora Lena Oxa, a fotógrafa Karine Garcêz e a jornalista e escritora Erilene Firmino. A Revista Entrevista busca captar a sensibilidade e a história de vida de personalidades, tratando o gênero entrevista como um "diálogo possível".

A publicação existe há 25 anos e é resultado da disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso, do sexto semestre do curso. Ao longo desse período, já foram entrevistadas cerca de 180 personalidades do cenário político, econômico e cultural do Ceará e do Brasil, tais como o poeta Patativa do Assaré, os escritores Rachel de Queiroz e Moreira Campos, o memorialista Christiano Câmara, os cineastas Rosemberg Cariry e Karim Aïnouz, o arquiteto e compositor Fausto Nilo, a Banda Cabaçal Irmãos Anicete e o comerciante, poeta e repentista Joaquim dos Santos Rodrigues (Seu Lunga).

A Revista Entrevista nº 36 tem produção e realização dos alunos Aline Medeiros, Ana Rute Ramires, Carolina Melo, Caio Vitor, Claryce Oliveira, Diego Barbosa, Júlia Ionele, Kamylla Karen, Nícolas Paulino e Theyse Viana.

Fonte: Curso de Jornalismo da UFC – fones: 85 3366 7708 e 3366 7718

===

Semana de atividades assinala 30 anos de existência do Ambulatório do Adolescente

A abertura da Semana do Adolescente, na próxima terça-feira (28), assinala o início das comemorações dos 30 anos de existência do Ambulatório do Adolescente da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará ligada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A solenidade, que começará às 8h30min no auditório da MEAC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, 1º andar, Rodolfo Teófilo), contará com a presença do Presidente da Ebserh, Kleber Morais; do Superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Prof. Luciano Bezerra; do Gerente de Atenção à Saúde da MEAC, Prof. Carlos Augusto; e da Coordenadora do Ambulatório, Profª Zenilda Bruno. Na ocasião será descerrada placa alusiva à data, exibido um vídeo que conta a história do Ambulatório e realizada apresentação do grupo artístico Sennomi.

A programação da Semana prossegue no dia 29 com a aplicação de vacinas contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e distribuição de preservativos, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na recepção principal da MEAC.

Com o uso do recurso de teatro de fantoches, será ministrada palestra sobre planejamento familiar e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) para alunos da Escola Municipal Monsenhor Linhares (Rua Professor Lino da Encarnação, 1130, Amadeu Furtado) no dia 31 de março, das 9h às 10h30min. As comemorações incluem, ainda, rodas de conversa, visitas guiadas, tardes de beleza, entre outras atividades da programação: https://goo.gl/ly3WzI.

NÚMEROS – Ao longo destas três décadas de intenso trabalho com equipes multiprofissionais, o Ambulatório do Adolescente registra 121.277 consultas de pré-natal e  ginecologia, com 44.275 meninas de até 18 anos de idade atendidas, além de 19.549 grupos sobre cuidados com o recém-nascido, amamentação, orientação para o parto, planejamento familiar e prevenção às ISTs.

"O atendimento a adolescentes é muito representativo. Dos 5 mil partos realizados na MEAC por ano, em média, 25% são em adolescentes. Dar assistência a essas meninas é, portanto, uma questão de saúde pública", afirma Zenilda Bruno, chefe da Divisão Médica da Maternidade e coordenadora do Ambulatório.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand – fones: 85 3366 8577 e 99257 1907

===

Conferência sobre feminismo e direitos dos animais não humanos ocorre terça-feira (28) no CH

O Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, realiza, na próxima terça-feira (28), a conferência intitulada "Luta pela defesa dos direitos de animais não humanos: o que o feminismo tem a ver com isso?". O evento ocorre na Sala de Audiovisual do Departamento de Ciências Sociais (Av. da Universidade, 2995, Benfica).

A palestrante será a Profª Vívian Matias dos Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A docente integra um núcleo de estudos e pesquisas dedicado às temáticas de gênero, ciência e cultura.

Segundo o responsável pelo evento, Prof. Cristian Paiva, do Departamento de Ciências Sociais da UFC e coordenador do NUSS, serão abordadas as relações entre as lutas feministas e as lutas antiespecistas. O antiespecismo defende a noção de igualdade animal, levando em consideração os interesses de todos os indivíduos sensíveis, ou seja, sem a ideia de superioridade da espécie humana sobre as demais.

"Em ambos os casos – feminismo e antiespecismo –, problematizam-se as relações de poder, os interesses do atual modelo societário e a produção de injustiças que atingem amplas parcelas da população e tornam o mundo não hospitaleiro às diversas formas de vida. Ao propor repensar a relação entre animais humanos e animais não humanos, insiste-se na possibilidade de construção de outro tipo de relacionamento que não o baseado na crueldade, na violência e no desrespeito aos direitos das outras espécies animais", explica o Prof. Cristian.

A conferência dá início às comemorações dos 10 anos do NUSS, que abriga pesquisas relacionadas às temáticas de gênero, sexualidade, geração, subjetividade, saúde e sociedade. O evento é gratuito e aberto ao público.

Fonte: Prof. Cristian Paiva, do Departamento de Ciências Sociais – fone: 85 3366 7545 / e-mail: nuss.ufc@gmail.com

===

Abertas inscrições para VIII Jornada de Residualidade Literária e Cultural

Estão abertas as inscrições da VIII Jornada de Residualidade Literária e Cultural – Todas as Idades São Contemporâneas, para os interessados em apresentar comunicação oral e pôsteres até o dia 10 de abril e para ouvintes até as 16h do dia 2 de maio. Como nos sete anos anteriores, a Jornada acontece com o objetivo de encerrar um ano de trabalho do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural (Gerlic), momento em que os pesquisadores do grupo expõem o resultado dos estudos e pesquisas que vêm realizando em âmbito local, nacional e internacional. As inscrições são feitas pelo site do evento: residualidade.wixsite.com/viiijorlic.

A Jornada será aberta às 8h do dia 18 de maio no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica), e as demais atividades se realizam até as 18h nas salas de aula do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará. Da programação constam conferências, mesas-redondas, sessões de comunicações coordenadas, pôsteres e apresentações culturais.

Contatos e mais informações estão disponíveis pelo e-mail jornadaderesidualidade@gmail.com e no site da jornada: residualidade.wix.com/viiijorlic. O evento é coordenado pelos professores Elizabeth Dias Martins e Roberto Pontes, com tutoria a cargo de doutorandos, mestrandos e orientandos PIBIC dos docentes.

Fonte: Profª Elizabeth Dias Martins, do Departamento de Literatura da UFC – fone: 85 3366 7617

Nenhum comentário: