quinta-feira, 23 de março de 2017

DIA NACIONAL DO GRAFITE

Festival Concreto lança Aplicativo "Arte Urbana Fortaleza"

Aplicativo geolocalizador que mapeia as obras de arte urbana da cidade será apresentado no dia 27 de março, a partir de 17h, durante programação cultural gratuita no Cineteatro São Luiz, no Centro

Fortaleza, uma galeria a céu aberto. No Dia Nacional do Grafite (27 de março), a capital recebe uma programação especial para celebrar as cores. O Festival Concreto lança o aplicativo "Arte Urbana Fortaleza", uma ferramenta gratuita (para dispositivos móveis - celular, tablete e etc.) que mapeia as obras de artes, conectando público, artistas e muros, seja através de rotas, sugestões de obras, doações de muros e acesso aos espaços liberados para pintura.  O lançamento acontece no dia 27 de março, a partir de 17h, no Cineteatro São Luiz. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Na programação, uma série de ações no centro para lembrar o Dia Nacional do Grafite: lançamento do documentário "Festival Concreto" (direção de Germano Sousa) que apresenta obras e artistas, a relação da arte urbana com a cidade durante as três edições do Festival Concreto em Fortaleza, um live painting (pintura ao vivo) na Praça do Ferreira com artistas convidados (Solrac Carlos, Erika Miranda, Syba e Qroz); instalação da obra "Cabeça de Passarinho" da artista Luci Sacoleira na fachada do Cineteatro São Luiz; apresentação de campanha institucional (com exibição de teaser explicativo) sobre uso do aplicativo "Arte Urbana Fortaleza" e encerramento, às 19h, na Praça do Ferreira com o som de Cafuné Sound System (DJ Guga de Castro e DJ Denilson Albano).

O objetivo do Aplicativo "Arte Urbana Fortaleza" é apresentar ao público a arte urbana em Fortaleza, auxiliar no mapeamento, memória e geolocalização das obras, integrando, ainda mais, artistas e a cidade, auxiliando na construção de rotas de contemplação, promovendo encontros, doando muros e apresentando as mil cores dessa cidade. A ferramenta traça um mapa das principais obras públicas (painéis, murais e grafite), que vem transformando Fortaleza em uma galeria a céu aberto, objetivando a criação de um "tour" de arte urbana, com informações sobre o artista a obra e o local onde a pintura encontra-se aplicada. O aplicativo terá também espaço de interação com a população que poderá indicar espaços para pinturas de murais, na campanha  “Doe seu muro”.

O aplicativo "Arte Urbana Fortaleza" é uma realização do Narcélio Grud, artista urbana e CEO do Festival Concreto e da Amplitude - Escola de Arte Urbana e  conta com parceria da Prefeitura de Fortaleza, da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult-CE) e do Governo do Estado do Ceará. 

O dia 27 de março faz referência à morte, em 1987, de Alex Vallauri, etíope radicado no Brasil que foi pioneiro na arte de rua no País.

Festival Concreto - Em sua 3ª edição realizada em 2016, o Festival Concreto elevou a discussão acerca da Arte Urbana na cidade de Fortaleza, através de diversas ações que reuniram centenas de artistas, nacionais e internacionais, colorindo não só os muros, mas também, a autoestima da cidade de Fortaleza, no Ceará. Figurando como o primeiro evento dessa escala a acontecer no nordeste brasileiro, o Festival Concreto propõe, além de intervenções, workshops, oficinas, exposições, palestras, maneiras de integrar os artistas e o público, por meio de vivências que geram conhecimento e afetividade, em experiências e trocas para todas as partes.

Saiba mais:
Lançamento Aplicativo "Arte Urbana Fortaleza" e festa Dia Nacional do Grafite
Dia 27 de março às 17h no Cineteatro São Luiz
Mais informações: Ivna Girão - assessora de comunicação - 98817-5149

Nenhum comentário: