sábado, 25 de março de 2017

DIA MUNDIAL DO TEATRO

Ricardo Guilherme fala sobre Teatro Radical na Vila das Artes
Ação integra as comemorações do Dia do Circo e do Dia Mundial do Teatro

O ator, diretor e dramaturgo, Ricardo Guilherme é o convidado da Escola Pública de Teatro para uma Roda de Conversa em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, festejado no dia 27 de março em todo mundo. O artista fala a partir do tema Teatro Radical: ética,  poética e  estéticas, na Sala 04, às 19h, do dia 27. A ação é aberta a atores, diretores  e  demais interessados em no tema.
Na ocasião, Ricardo Guilherme trata dos conceitos e pilares que fundamentam o Teatro Radical Brasileiro, fazendo uma alusão as raízes primarias do teatro. Segundo ele, o método, ao buscar as raízes estruturais do fenômeno teatral, busca também as raízes antropológicas do homem brasileiro. Ele aborda ainda a questão do Teatro Radical Brasileiro como um modo de refletir a cultura brasileira, sobretudo a trans-historicidade dos seus mitos.
A Roda de Conversa encerra a programação das comemorações do Dia  Mundial do Teatro e do Dia do Circo que acontece na Vila das Artes dia 27. A ação conta com a parceria da Unilab – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira para realizar um dia de festejos que inclui a realização de oficinas de dança, acrobacia e capoeira, sob o tema “Corpo Artístico Africano”. As ações formativas serão ministradas por alunos da Unilab e pelo professor Ricardo Nascimento, docente da instituição.
Para participar das oficinas é necessário efetuar inscrição que pode ser feita aqui ou ainda presencialmente, na Secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro). A inscrição é para a oficina de acrobacia, danças africanas e para a roda de capoeira, ou seja, para as todas as oficinas. Será um dia inteiro de atividades com os mesmos participantes que forem aprovados na seleção.
Sobre Ricardo Guilherme:
Ator, dramaturgo e diretor teatral, com 45 anos de atuação no teatro e uma teatrografia de mais de cem espetáculos realizados em quarenta anos e cinco anos de atividade, com trajetória nacional e internacional, em que figuram temporadas em países da Europa, África e das Américas, além de prêmios como o concedido em 1987 pela UNESCO. Historiador, com livros sobre a história do teatro cearense, premiado pelo Ministério da Cultura, nos anos 1970, por seu trabalho de pesquisador. Contista, cronista, poeta. Jornalista com reportagem premiadas pela Fundação Nacional de Artes Cênicas. Professor e um dos fundadores do Curso Superior de Artes Cênicas da Universidade Federal do Ceará, com experiência de ensino em diversas universidades da Europa, da África, da América Central e da América do Norte. Representante do Brasil em inúmeros festivais mundiais de teatro e congressos internacionais de encenação e dramaturgia. Especialista em Comunicação Social e em Arte-Educação. Fundador do Grupo Pesquisa (1978) e um dos integrantes da equipe fundadora da Televisão Educativa do Ceará (hoje TVC) e da Rádio Universitária. Diretor do Centro de Pesquisa em Teatro (Fortaleza/CE) e formulador da teoria e do método Teatro Radical (1988), objeto de pesquisa de alguns trabalhos acadêmicos e instrumental de referência do Grupo Pesquisa e das Companhias Pan e Pessoas de Teatro que fundaram a Associação de Teatro Radicais Livres (1998). Apresentador do Programa Diálogo – TV Ceará (atual).
Sobre o Dia do Circo
Dia 15 de março é Dia Internacional do Circo, já dia 27 é o dia do Circo no Brasil. A data é uma homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nesse dia, no ano de 1897. Piolin se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista.
Sobre o Dia Mundial do Teatro
O Dia Mundial do Teatro foi criado, em 1961. pelo Instituto Internacional de Teatro, ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A primeira mensagem internacional do Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau, na França, em 1962. Esta mensagem é traduzida  para diversos idiomas e lida para milhares de espectadores antes de espetáculos em teatros do mundo inteiro.
Programação geral:
9h às 12h – Oficina de acrobacia com movimentos da capoeira
12h às 14h – Intervalo
14 às 17h – Danças africanas
17h30 às 18h30 – Encerramento – roda de capoeira e dança
19h às 20h30 – Roda de Conversa com o ator e diretor Ricardo Guilherme sobre Teatro Radical
SERVIÇO:
Comemoração do Dia Mundial do Teatro e do Dia do Circo
O que:
– Roda de Conversa com o ator e diretor teatral Ricardo Guilherme (Aberta ao público)
– O Corpo Artístico Africano – Oficinas de acrobacia, dança e capoeira (É necessário inscrição para participar)
Professores das oficinas: Ricardo Nascimento e alunos da Unilab
Quando:  27 de março de 2017
Horário:
– Roda de Conversa – 19h às 20h30
– Oficinas – de 9h às 17h30
Inscrições Oficinas: de 14 a 23 de março de 2017 (pelo site www.viladasartesfortaleza.com.br   ou presencial, na Secretaria da Vila das Artes)
Ficha de inscrição – Oficinas: Clique aqui
Público alvo: Estudantes e profissionais do circo, dança, teatro e capoeira
Nº de vagas – Oficinas: 30
Onde: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro)
Oficinas – Sala de dança
Roda de Conversa – Sala 04
Mais informações: Graça Freitas - Coordenadora da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes
Fone: 85 3252.1444/3105.1410

Nenhum comentário: