quinta-feira, 30 de março de 2017

ESPECIAL

"Jazz em Cena" no Centro Cultural Banco do Nordeste

A cantora Paula Tesser será uma das atrações

Os amantes do jazz em Fortaleza podem comemorar. A partir do sábado, 1° de abril, a cena jazzística da cidade, que vem se ampliando com novos espaços para o talento de grandes artistas, ganha um novo projeto musical: o "Jazz em Cena", novo projeto musical permanente do Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde D´Eu, 500, Centro, ao lado da Catedral).
A proposta reúne músicos cearenses que farão tributos a nomes históricos do jazz, em shows com entrada franca, que acontecem em dois sábados a cada mês, democratizando cada vez mais o acesso à excelência de nossa cena instrumental - referência para todo o País.
“O público poderá conferir obras-primas da história do jazz, recriadas com o talento e a criatividade de nossos instrumentistas e intérpretes. Ousadia e criatividade marcam tanto a escolha do artista homenageado, quanto na seleção do repertório e dos músicos convidados para cada espetáculo”, conta Régis Cunha, gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza.
Entre os objetivos do "Jazz em Cena" estão contribuir para atender a demanda de público por mais shows de jazz em Fortaleza, apresentar a novos ouvintes a obra de grandes mestres da música, ressaltar o talento autoral de instrumentistas cearenses e também sua capacidade de recriar trabalhos musicais históricos por sua beleza e sua importância.

O novo projeto soma-se a outros que vêm sendo mantidos na capital cearense, como o Ceará Jazz Series, realizado desde 2015 no Teatro Dragão do Mar; o tradicional Festival Jazz & Blues (promovido em Guaramiranga e Fortaleza desde 2000); o Jeri Choro Jazz (desde 2009); os festivais instrumentais do Centro Cultural Banco do Nordeste e os shows promovidos em diversas casas noturnas, bares, restaurantes, teatros, centros culturais e espaços alternativos, formando uma rede crescente de opções para o público amante do jazz, com produções se ampliando ao longo de todo o ano.

Shows de estreia

Na estreia do "Jazz em Cena", no sábado, 1° de abril, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste, o público vai conferir o espetáculo da cantora norte-americana Priscilla Odinmah, que se une a quatro brilhantes músicos cearenses: Hermano Faltz (guitarra), Iury Batista (contrabaixo acústico), André Benedecti (bateria) e Thiago Almeida (piano) para o show "Monk´s Songs - Tributo a Thelonious Monk".
O show percorre a obra do grande Thelonious (1917-1982), pianista, compositor, arranjador e um dos mais inventivos e ousados músicos de todos os tempos, a partir do disco "Carmem Sings Monk", lançado em 1988, em que a magistral cantora Carmem McRae registra composições de Monk que ganharam letra.
O álbum, que rendeu a Carmem McRae uma indicação ao Grammy, traz clássicos como "Round midnight", "Well you needn´t", "I mean you", "Pannonica" e "Monk´s dream", em suas versões com letra, revelando também a arte de compositores como Jon Hendricks, Mike Ferro, Sally Swisher e Abbey Lincoln, responsáveis por letrar os temas belos e complexos de Monk.
Priscilla Odinmah, curiosamente, estudou na mesma "high school" frequentada por Thelonious, em Nova York. "Era uma escola bem exigente, e ele não chegou a terminar", ilustra a jovem Priscilla, rindo-se também pela coincidência de ter morado bem perto de onde Thelonious viveu, não fosse a distância de algumas décadas.

"É um privilégio poder convidar o público para conferir esse show, estreando o novo projeto dedicado ao jazz no CCBNB: o Jazz em Cena. Temos muita alegria em dividir o palco em Fortaleza com Priscilla Odinmah, que é uma grande cantora", destaca o guitarrista Hermano Faltz.

"No show teremos além do Iury e do André, que compõem comigo o Por Um Trio, o grande pianista Thiago Almeida, um músico extraordinário, que aceitou esse convite para homenagear o Thelonious Monk. Ele reinterpreta e reinventa de uma forma impressionante. Esperamos trazer muita sorte ao novo projeto. Vida longa ao Jazz em Cena", complementa Hermano.

Dia 22/4 tem Jazz Cigano no CCBNB


No dia 22/4, também um sábado, às 19h, o "Jazz em Cena" apresenta o show "Jazz Cigano - Tributo a Django Reinhardt", reunindo um sexteto de grandes nomes da cena musical cearense. A apresentação é uma homenagem ao violonista e compositor belga que criou uma vertente diferenciada para o jazz.

Marcos Maia (violão), Paula Tesser (voz), Paulo Leniuson (violino), Claudio Miranda (contrabaixo acústico), Lucas Araujo (violão) e Marcelo Holanda (bateria) fazem uma apresentação marcada pela excelência da performance de todos os músicos, pela qualidade e diversidade do repertório escolhido em meio à vasta obra de Django e pelo ineditismo de um show dedicado ao jazz cigano (gipsy jazz ou jazz manouche) em Fortaleza.

A primeira parte do show conta com clássicos do repertório de Django em releitura instrumental, enquanto a segunda metade é marcada pela cantora Paula Tesser brilhando na interpretação de canções de Django e de algumas composições escolhidas para serem interpretadas com a mesma abordagem musical do jazz cigano.

No repertório instrumental, "Minor swing", um dos temas mais conhecidos de Django Reinhardt, mostrando logo de saída tanto a levada característica do violão cigano, chamada "la pompe" ("a bomba"); o suingue e a alegria de "Daphné"; o lirismo de "Anouman", um das músicas mais belas do repertório do violonista belga; "Limehouse blues", de P. Braham e D. Furber, um standard do blues para várias gerações; a desafiadora "Rythm futur", tema mais experimental e de difícil execução - um dos destaques do show, recentemente aplaudido no Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga e Fortaleza.

Entre as canções, destaques como a contemplativa "Nuages", outro dos temas mais revisitados do mestre do jazz manouche; "Que reste-t-il de nos amour", de Charles Trenet e Léo Chauliac, um clássico da chanson francesa; a melódica e irresistível "Swing 42", a suingada "Nature boy" e a marcante "Les yeux noirs", o Hino dos Ciganos.

Django Reinhardt inaugurou um capítulo na história do jazz, numa vertente europeia, apresentando ao mundo gravações de composições próprias com improvisações de uma linguagem peculiar e especial. Django não lia partituras nem tinha conhecimentos teóricos sobre música. Tocava "de ouvido", como se diz comumente, uma tradição oral que se estende a muitos de seus descendentes musicais até os dias atuais. O músico nasceu em 23 de janeiro de 1910, em Liberchies, na Bélgica, e faleceu em Fontainebleau, na França, aos 16 de maio de 1953.

SERVIÇO:

Projeto "Jazz em Cena". Shows com entrada franca, nos sábados 1° e 22 de abril, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste. Dia 1°/04: show "Monk´s Songs - Tributo a Thelonious Monk". Dia 22/04: show "Jazz Cigano - Tributo a Django Reinhardt". Informações: 3464-3108 / Facebook Centro Cultural Banco do Nordeste / Facebook Jazz em Cena.

quarta-feira, 29 de março de 2017

GASTRONOMIA

NOVIDADE PARA OS AMANTES DO CHURRASCO

Beer, Meet & Fire chega à capital com mais de 300 itens para churrasco, 50 rótulos artesanais e cursos sobre a cultura da carne - a inauguração para o público deste novo point gastronômico do bairro Meireles acontecerá nesta quinta-feira, 30 de março

Uma mistura de point gastronômico com fast food de carnes, que traz cervejas artesanais e outros produtos exclusivos. Essa é a proposta do novo BMF - Beer Meat & Fire, uma nova proposta gastronômica de Fortaleza. Essa "boutique de carnes" é uma proposta nova, que usa uma ideia bem antiga: quem não conhece o Mercado dos Peixes do Mucuripe, onde se compra um peixe ou quilos de camarão por preços mais em conta do que em supermercados, e, no mesmo local, se tem a comodidade de barracas, com mesas, cadeiras e serviço de bebidas, que fritam e preparam os frutos do mar do jeito que todos gostam? Pois o novo BMF é uma adaptação melhor formulada desse conceito. Quem quiser juntar uma turma de amigos para degustarem um bom churrasco sem ter trabalho, mas não quer comer exageradamente ou não aprecia o "rotativo" de churrascarias, essa é a opção. Inovador? Pode até ser... Em tempos de crise de confiança nos variados tipos de carne, o Beer Meat & Fire faz a diferença pela liberdade de escolhermos as carnes, sem ficarmos com aquela "pulga atrás da orelha" que criamos em alguns restaurantes, de estarmos comendo uma "fraldinha" ao invés da picanha que pedimos.


Fruto de parceria entre os empresários João Paulo Nojoza e Célio Campello, a BMF dá consultoria na compra dos artigos para churrasco, e oferece um amplo e agradável espaço Para João Paulo, o autosserviço é uma das novidades da casa: “Aqui, o cliente escolhe a peça que ele quer, então ele sabe exatamente o que está consumindo e seleciona, inclusive, a forma como ele quer que esse produto seja preparado”. O outro sócio do empreendimento, Célio, conversou com DIVIRTA-CE na inauguração para a imprensa, que aconteceu no dia 23 de março, e afirmou não temer o problema da confiança dos consumidores com as carnes após a operação da Polícia Federal A Carne é Fraca. "Já faz um ano que tivemos essa ideia, bem antes dessa operação da Polícia. Inclusive temos propostas para franquearmos nosso conceito", afirmou.

Outro diferencial da BMF é a oferta de workshops. Sob orientação de Ralfo Ifanger, vencedor da categoria Chefe do Ano no concurso gastronômico promovido pelo portal Sabores da Cidade, em 2016, os cursos abordarão desde os aspectos mais elementares da carne, para quem é iniciante no assunto, a técnicas mais elaboradas, para quem deseja aprofundar seus conhecimentos.

“O mercado de cervejas artesanais em Fortaleza despontou, com aumento do consumo e da busca por formação na cultura cervejeira. Entendemos que o mercado de carnes também tem um grande potencial a ser explorado. A carne é um produto muito apreciado, mas poucos têm conhecimento sobre seu rico e amplo universo. Convidaremos os maiores experts no assunto para realizarem cursos dos mais diversos, aliando teoria e prática. Nosso objetivo é apresentar um novo conceito de apreciação de carnes e cervejas”, afirma Célio. 

Localizado em ponto privilegiado da cidade, com fácil acesso, o empreendimento tem 730m² de área total e dispõe de estacionamento e serviço de manobrista. No taproom, 10 torneiras servirão chopes variados, onde também podem ser consumidos vinhos, espumantes, caipirinhas e caipiroscas. Na churrasqueira, os clientes poderão solicitar o preparo das peças adquiridas na loja. Em 200m², a boutique climatizada oferece mais de 100 cortes exclusivos e 50 rótulos de cervejas, entre artesanais e especiais, nacionais e importados, acessórios em geral para churrasco, acompanhamentos e temperos. Há ainda um amplo espaço para a realização de encontros. De segunda a sábado, a casa funcionará de 10h até 01h. Aos domingos e feriados, a loja abrirá mais cedo, às 9h, encerrando às 20h.

Serviço
Inauguração Beer, Meat & Fire
Dia:
30/03/2017
Hora: 19h
Local: Av. Abolição, 2951 – Meireles - Fortaleza, CE - CEP: 60170-060)
Telefone: (85) 3121.2951
Instagram: @bmffortaleza
Facebook: www.facebook.com/bmffortaleza
Site: www.bmffortaleza.com

OUT CE

Justin Bieber chega ao Rio para abrir nova turnê no Brasil

Cantor também vai fazer dois shows em São Paulo. Nas duas cidades, fãs estão acampados há quase cinco meses na fila para tentar ficar junto ao palco

VEJA FOTOS DO ASTRO PASSEANDO NA PRAIA, NO HOTEL, E DO PRIMEIRO DIA DE APRESENTAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

O cantor Justin Bieber abriu nesta quarta-feira (29), no Rio, a nova turnê no Brasil. Ele também vai fazer dois shows em São Paulo.  Nas duas cidades, fãs estão acampados há quase cinco meses na fila para garantir um lugar perto do palco.

O canadense foi visto no aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, por volta da 1h30, e escolheu uma saída alternativa para evitar alvoroço.
O astro pop se apresentou nesta quarta (29) na Apoteose, no Centro do Rio, dando início a "Purpose Tour" no país. O músico ainda faz dois shows em São Paulo, no Allianz Parque, nos dias 1º e 2 de abril.
Antes do show desta quarta, Justin Bieber decidiu dar um passeio na praia e foi clicado por papparazis no Hotel Fasano, onde está hospedado. DIVIRTA-CE separou algumas fotos postadas por sites e fãs na internet.

No palco, Justin apresentará os seus sucessos mais recentes como "Sorry", "What Do You Mean?", "Love Yourself" e muitos outros.
Além de um dos mais conhecidos artistas a nível mundial, Justin Bieber é também um dos mais polémicos, já com vários processos e incidentes em vários países ao longo das suas tours nos últimos anos.
Agora, um graffiti feito num hotel e num outro edifício, do arquiteto Oscar Niemeyer, em 2011, poderá trazer problemas ao cantor. O ato é considerado um crime e pode ser punido com três meses até um ano de prisão.
Até agora o processo estava arquivado, mas com o regresso de Bieber ao Brasil, o processo foi reaberto.
Ao aterrar no Brasil, Justin será notificado pela justiça, que até agora não o havia podido notificar. Assim que for notificado, será marcada uma audiência. Mesmo que Bieber não apareça, o processo decorrerá sem ele.
No entanto, a procuradoria do Rio esclareceu que não pediu a retenção do passaporte do cantor, pelo que não existe hipótese deste ficar retido no país.
O Ministério Público deverá pedir uma "transação penal" em que troca uma possível pena de cadeia por algo mais leve, como doação de bens ou prestação de serviços comunitários, diz a Globo.

Justin Bieber promete badalar bastante durante sua estadia no Brasil. O dono do hit “Sorry” já está em terras tupiniquins e sua equipe acelerou o passo da produção da grande festa que ele vai dar por aqui.
O evento será recheado de celebridades, nacionais e internacionais, e será realizado em uma casa noturna no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro.
A atriz do SBT Larissa Manoela será uma das VIPs do evento. O casal do ano formado por Bruna Marquezine e Neymar também promete estar presente. O burburinho dá conta de que Bieber quer conhecer Anitta mais de perto.

Outros famosos influentes entre o público jovem também estão na listinha: Caio Castro, Gabriela Pugliesi, Sophia Abrahão, Fiuk, Camila Queiroz e Paulo Gustavo, entre outros. 



VEJA OUTRAS FOTOS DE JUSTIN BIEBER PASSEANDO NA PRAIA DE IPANEMA E NO HOTEL FASANO, ONDE ESTÁ HOSPEDADO













ENQUANTO TODOS DORMEM


Romance entre soldados é tema de espetáculo em turnê nacional que volta ao Ceará 
 
Depois de virar livro e lotar sessões no Brasil inteiro, a turnê do espetáculo “Enquanto Todos Dormem” retorna a Fortaleza para duas apresentações no grande Teatro José de Alencar, nos dias 08 e 09 de abril. A peça conta a história de Pedro Andrade e Luíz Gustavo Silva, soldados do exército que são convocados para um treinamento em um local remoto. Longe de suas famílias e confinados em um ambiente hostil, eles compartilham suas angústias e a expectativa de um combate iminente. Em contraponto à tensão, surge a cumplicidade, o respeito e a admiração entre os dois jovens, afeição que os leva a viverem aventuras íntimas. Conflitos internos e momentos descontraídos norteiam a trama do espetáculo; uma produção da MACA Entretenimento (DF), que segue, depois de Fortaleza, para o resto do país.

Sobre o Roteiro:
Cenografia e sonoplastia transformam o palco em uma base militar do ano de 1938, localizada no Peru. Ao longo dos sessenta minutos de espetáculo, as lembranças vividas por Pedro, ao lado de seu parceiro, Luíz, são trazidas à cena. Através dos diálogos, entremeados de contrastes, é revelada a instigante amizade entre dois rapazes. Esta amizade se transforma em um romance explosivo. “Isto se deve por serem dois rapazes sonhadores, inseridos em um contexto nada favorável. Esta amizade funciona como uma válvula de escape”, explana Thiago Cazado, que assina o 10° texto de sua carreira. Cazado também é conhecido por atuar em curtas metragens LGBT, sucesso de visualizações na internet, como “Para Eric” e “Tenho local”. Recentemente, tem ganhado destaque internacional com o longa “Sobre Nós”, que também conta com sua atuação e roteiro. O filme, distribuído internacionalmente pela OutPlay Filmes, foi considerado “O filme de amor mais bonito do ano” pela crítica francesa e é aguardado com muita expectativa pelo público brasileiro, embora não tenha ainda uma data para estrear pelos cinemas daqui. “Estamos em fase de conversa com distribuidoras brasileiras. Por enquanto, no Brasil, o filme deve se projetar em festivais” - conta Cazado.

PROMOÇÃO:
A produção procurou facilitar o acesso ao valor reduzido do ingresso: quem apresentar o flyer impresso ou eletrônico na bilheteria do teatro, garante a meia-entrada (R$ 25,00). O flyer eletrônico está disponível na página do Facebook da Maca Entretenimento: www.facebook.com/macaentretenimento


Ficha Técnica:
Texto e direção: Thiago Cazado
Elenco: Renan Mendes e Thiago Cazado
Assistente de direção: Luiza Pomar
Produção: Marina Falcão
Assistente de Produção: Érica Pierre
Assessoria de Imprensa: Érica Pierre
Produtor associado: Mauro Carvalho
Cenografia: Armando Araújo
Iluminação: Ludmila Maria
Trilha sonora: Joaquim Menezes
Contra-regra: Maria Soares
Fotografia: Marcus Valderato
Realização: Maca Entretenimento
Serviço:
Enquanto Todos Dormem
Dias: 08 e 09 de abril
Horário:
-       Sábado 19h30 e domingo às 18h30

Local: TEATRO JOSÉ DE ALENCAR.
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)*
 
* pagam meia entrada: estudantes; professores da rede pública de ensino; menores de 21 anos; pessoas maiores de 65 anos; e pessoas munidas de panfleto (é possível imprimir o panfleto na página da peça: www.facebook.com.br/macaentretenimento).

Vendas: Online através da página www.facebook.com/macaentretenimento ou na bilheteria do teatro.

Classificação indicativa: 16 anos. (contém nudez)