sexta-feira, 1 de abril de 2011

PELO INTERIOR

Comunidade quilombola e biblioteca municipal recebem livros do Baú de Leitura em Horizonte e Maranguape

Nesta segunda-feira (04/4), o projeto Baú de Leitura entrega 300 livros nos municípios de Horizonte e Maranguape. O evento que marca a doação terá contação de histórias pelo Grupo Aracê e será realizado às 9h, na biblioteca municipal de Maranguape; e às 15h, na Escola Olímpio Nogueira, que fica na comunidade quiolombola de Alto Alegre, em Horizonte. A iniciativa é patrocinada pela Coelce, por Lei Rouanet, e realizada pelo Núcleo de Produções Culturais (Nuproc).

No total, 50 instituições sociais e escolas públicas de ensino fundamental receberão os livros infantis e infanto-juvenis em Fortaleza e no interior do Ceará, incluindo municípios como Juazeiro do Norte, Sobral, Nova Olinda, Horizonte, Maranguape e Guaramiranga. O objetivo é reforçar ou iniciar as bibliotecas nesses locais, incentivando o hábito da leitura na infância e na adolescência.

“Ao atingir crianças e adolescentes em diferentes fases de seu desenvolvimento, o Baú da Leitura é um meio de incentivar não só o hábito da leitura, mas ajudar numa visão mais ampla do mundo e de si mesmos, formando uma sociedade consciente de seus direitos e deveres”, afirma o Responsável pela Área de Responsabilidade Social, Corporativa e de Meio Ambiente da Coelce, Sérgio Araújo.

“Num cenário no qual as informações chegam cada vez mais pela internet e pela televisão, apenas uma pequena parcela da sociedade brasileira contemporânea tem buscado conhecimento e entretenimento nos livros. Um dos motivos é a falta de hábito da leitura desde a infância”, enfatiza a coordenadora do Nuproc, Dora Freitas.

Entre os títulos selecionados para compor o projeto, 100 se destinam ao público conhecido como “leitor iniciante” – que compreende a fase de aprendizagem da leitura; 100 são voltados para o “leitor fluente” – que abrange a fase da independência na leitura, pois já adquiriu as habilidades básicas necessárias; e os 100 últimos são direcionados ao “leitor crítico” – que é aquele que está na fase da confirmação da consciência crítica e da leitura independente, com capacidade de reflexão em maior profundidade.

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