sexta-feira, 1 de abril de 2011

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, FOTOGRAFIA


SALÃO DE ABRIL


62º edição será aberta sexta


Maior salão de artes plásticas de Fortaleza homenageia Zé Tarcísio - Exposições na Galeria Antônio Bandeira, em espaços públicos e no IPPOO II


O Salão de Abril chega à 62ª edição com o tema “Subjetividades das Formas do Eu” e presta homenagem ao artista plástico cearense Zé Tarcísio, que terá um espaço exclusivo para exposição de suas obras. Numa realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio da Secretaria da Cultura (Secultfor), o Salão de Abril 2011 será aberto oficialmente em solenidade na próxima sexta-feira (15), às 19 horas, na Galeria Antônio Bandeira, localizada no Centro de Referência do Professor (Rua Conde D’Eu, 560 – Centro), com coquetel de boas vindas e festa com a DJ Renatinha. O espaço será tomado por uma ampla representatividade da arte contemporânea brasileira, com pinturas, fotografias, instalações, intervenções urbanas, esculturas, desenhos, performances, objetos e vídeos dos 30 artistas e grupos selecionados, dois dos quais são cearenses – o artista plástico Diego dos Santos e o Grupo Acidum. Ao todo, foram inscritas 613 obras de artistas de 14 estados. A exposição segue aberta à visitação pública gratuita até o dia 31 de maio.
Algumas das obras selecionadas participam de ações paralelas, como a mostra “Qual é o lugar da arte?”, a ser realizada pelo Salão de Abril em espaços públicos não-convencionais, como o Passeio Público e as ruas Senador Alencar e Major Facundo, no Centro, além de uma atividade inédita, com a apresentação de seis obras de arte na área interna do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza.
Essa ampliação das atividades é resultado das reflexões desencadeadas pela expansão territorial de ocupação dos espaços expositivos do Salão de Abril, proposta essa que teve início há três anos, com a inserção de obras de arte em terminais de ônibus de Fortaleza. “Como elemento catalisador de formulação de políticas públicas para as artes visuais em Fortaleza, o Salão de Abril hoje é fruto de um processo, que envolve a construção participativa do edital de premiação, com discussão e votação on line por todo o Brasil, e também o diálogo direto com os artistas através de fóruns e de suas entidades representativas. Além disso, foi feita a necessária ligação com a própria memória do salão através da produção de duas mostras históricas que resultaram em pesquisas e publicações referenciais, como a reedição do livro-chave sobre o Salão, assinado pelo artista plástico Estrigas”, atenta a secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita.
A programação de atividades do Salão de Abril tem sequência no sábado, dia 16 de abril, das 14 horas às 17 horas, no Centro de Referência do Professor (CRP), com uma oficina aberta ao público sobre arte urbana, com o Grupo Acidum. Neste mesmo dia, também no CRP, às 10 horas, a artista plástica Ana Tomimori (SP) fará a performance “Bar”. Já no domingo (17), o Grupo Acidum fará sua a ação “Ciclocor”, das 14 às 16 horas, saindo da Praça do Passeio Público, seguindo em direção às ruas Senador Alencar e Major Facundo, chegando no Centro de Referência do Professor.
Para a Coordenadora Geral do Salão de Abril e Coordenadora de Artes Visuais da Secultfor, Maíra Ortins, ao ocupar os espaços públicos sem deixar de passar pelos espaços tradicionais, “o Salão de Abril chega cada vez mais perto da população em geral e toma para si o desafio dar visibilidade e sentido à cidade, seus usos e bens simbólicos, constituindo diálogos e deslocamentos que extrapolam as fronteiras territoriais”.


Arte no presídio
No caso específico do IPPOO II, a proposta do 62º Salão de Abril é ocupar o cárcere, sob a perspectiva da arte, levando ações com plotagens, fotos e pinturas a óleo da artista Clarisse Campelo, a partir do sábado, dia 16 de abril, que sejam pensadas para aquele espaço, com o intuito de provocar inquietações, por meio do conhecimento do sistema operacional dos presídios. A motivação é levantar questões ligadas diretamente ao cárcere, como a sua própria sistemática, o conceito de espaço, de ocupação, o dentro e o fora, de corpo e movimento. A temática pretende ampliar as discussões inseridas no projeto do Salão, que tratam do espaço e do lugar da arte, consolidando a iniciativa como um lugar aberto e instigador de reflexões sobre o fazer artístico. Para esta ação, o Salão de Abril conta com o apoio da Secretaria de Justiça do Estado do Ceará (Sejus) e da Defensoria Pública do Ceará.
Os selecionados do Salão de Abril receberão um prêmio de incentivo à produção no valor de R$ 2,5 mil, conforme previsto no Edital do Salão. Além disso, os três curadores da mostra, Agnaldo Farias (SP), Andrés Hernandez (SP) e Ana Valeska Maia (CE), se reunirão na abertura da mostra para decidir o nome dos dois artistas que irão receber da Prefeitura bolsas de formação no valor individual de R$ 12 mil (doze mil reais).









Dragão do Mar recebe segunda parte da exposição “Estrangeiros”

O Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre nesta quinta a exposição Estrangeiros II– Acervo de 2007 a 2010, coletiva que reúne obras de artistas de diversos países, que ao longo dos últimos anos estabeleceram parcerias e contribuíram artisticamente com os projetos do MAC Dragão do Mar.
Com curadoria de José Guedes, Estrangeiros II– Acervo de 2007 a 2010 resgata parte da trajetória e de uma série de atividades desenvolvidas no MAC Dragão do Mar a partir do ano de 2007, quando da criação de uma coleção com obras internacionais de arte contemporânea, com foco na América Latina. Boa parte do acervo da exposição é proveniente das mostras Ligações Cruzadas (2007) e Water, Água, Wasser (2009).
A exposição Estrangeiros – Acervo de 2007 a 2010 é dividida em duas partes. A primeira delas, exposta no MAC em outubro de 2010, foi composta somente por obras de artistas latino-americanos: Bettina Brizuela (Paraguai), Donna Conlon (Panamá), Florencia Rodriguez Giles (Argentina), Jhafis Quintero (Panamá), Jonathan Harker (Panamá), Laura Mandelik (Paraguai), Mariela Leal (Argentina/Chile), Narda Alvarado (Bolívia), Paola Parcerisa (Paraguai), Patrick Hamilton (Chile), Ricardo Migliorisi (Paraguai), Sergio Meirana (Uruguai) e Sergio Veja (Argentina). Segundo a curadoria, alguns artistas doaram exposições inteiras ao MAC Dragão do Mar e a exposição foi formada praticamente por salas individuais.
A segunda parte da exposição que será aberta quinta-feira, 14 de abril, reúne trabalhos de artistas como Marianne Stüve (Alemanha), Lisa Haselbek (Alemanha), Fred Ziegler (Alemanha), Szusza Dardai (Hungria) e János Saxon (Hungria).

Nenhum comentário: