sexta-feira, 1 de abril de 2011

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Especialização profissional é posta em pauta na II Semana de Jornalismo da UFC

O Programa de Educação Tutorial do Curso de Comunicação Social da UFC promove a II Semana de Jornalismo, com o tema Jornalismo Especializado. O evento será realizado no Auditório Rachel de Queiroz, localizado no Centro de Humanidades 2 do Campus do Benfica. A semana vai de 4 a 8 de abril, contemplando as comemorações do dia do Jornalista, 7 de abril.

Serão debatidos diferentes segmentos do campo jornalístico, com ênfase nas particularidades das áreas e nas competências específicas dos profissionais que atuarão no mercado. Política, Economia, Esporte e Cultura darão o tom das conversas em palestras e mesas-redondas com professores e convidados que trabalham em veículos de comunicação. A idéia funda-se numa concepção de integração entre academia e mercado, com fins ao diálogo e às contribuições mútuas. Pondo em pauta as demandas por especialização profissional, o PETCom incentiva a discussão sobre a formação do
jornalista e as realidades dos cursos superiores em jornalismo, na busca por qualificação e excelência acadêmica.

Na abertura do evento, dia 4, o professor Nilson Lage, da Universidade Federal de Santa Catarina, terá fala a partir da questão: “Por que especializar? Mercado de jornalismo especializado”. Já o encerramento, dia 7, proporá relações entre Jornalismo Literário e mercado, com palestra de Sergio Vilas-Boas, pesquisador e diretor da Academia Brasileira de Jornalismo Literário. As mesas-redondas focarão temas específicos de relevância pública, para a reflexão em torno de cada âmbito de atuação do jornalista. No dia 8, haverá ainda o lançamento do livro-reportagem Histórias do Beco, de Mayara Araújo, jornalista formada pelo Curso de Comunicação da UFC em 2009.

A programação completa e notícias atualizadas sobre a Semana podem ser conferidas no site: www.semanadejornalismo.ufc.br. As inscrições também acontecem através desse endereço. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 33667718 ou pelo e-mail: petcomufc@gmail.com.

Serviço
II Semana de Jornalismo
4 a 8 de abril
Auditório Rachel de Queiroz, CH2 da UFC
Abertura: Palestra com Professor Nilson Lage, dia 4 de abril, às 18h

Nenhum comentário: