sexta-feira, 1 de abril de 2011

NOVELAS

"Cordel Encantado": conheça a próxima novela das 18h da Globo, que estreia nesta segunda

S
ubstituta de "Araguaia", nova produção usa criatividade para contar a história da realeza europeia e das lendas heroicas do sertão


Bruno Gagliasso também será o par romântico de Bianca Bin

O diretor de núcleo, Ricardo Waddington, e a diretora-geral, Amora Mautner, revelaram as novidades da trama escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, “Cordel Encantado” que estreia hoje, às 18h, na TV Globo. "Essa será a primeira produção gravada em 24 quadros, que possui uma estética diferente da das novelas que estão no ar. É o mesmo recurso utilizado na série A Cura. Tem uma textura diferente e acho que será o diferencial para contar essa fábula. Nunca se utilizou uma técnica dessas numa produção industrial que é uma novela. É uma vitória!", disse Waddington sobre o recurso típico do cinema.

Nathalia Dill e Jayme Matarazzo voltarão a trabalhar juntos em Cordel Encantado

Cordel Encantado conta a história dos reis da fictícia Seráfia do Norte, Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e Cristina (Alinne Moraes). O casal viaja com a filha, Aurora, ainda bebê, para o Brasil em busca de um tesouro escondido pelo fundador de seu reino. Na aventura, a rainha e sua filha sofrem uma emboscada arquitetada pela maquiavélica duquesa Úrsula de Bragança (Débora Bloch), que deseja o trono. Antes de morrer, a rainha salva Aurora e a entrega para ser criada por um casal de lavradores, que a batizam de Açucena (Bianca Bin). Outro ponto dessa trama é o cangaceiro Herculano (Domingos Montagner), que, preocupado com a segurança de seu filho, Jesuíno (Cauã Reymond), e de sua mulher, Benvinda (Cláudia Ohana), os deixa em uma fazenda até que o rapaz possa assumir seu posto como líder do cangaço. E o destino irá unir Açucena e Jesuíno numa complicadíssima história de amor.


Luiz Fernando Guimarães será o comparsa da vilã interpretada por Débora Bloch

A autora Duca Rachid está entusiasmada com a nova aposta. "Estamos com um ótimo ponto de partida. Temos um elenco maravilhoso, assim como a direção de arte e o figurino, que está deslumbrante. Isso anima muito. A gente está querendo contar essa história há mais de três anos, antes mesmo de Cama de Gato", diz Duca, que enumera as semelhanças com a trama anterior: "Essa história tem o mesmo ritmo da outra novela. Acho que por ser escrita por duas autoras. Mas o universo dela é completamente diferente do de Cama de Gato. Nada é naturalista em Cordel Encantado. Não queremos recontar o período histórico. O tempo é só um referencial!"

Emanuelle Araújo e Guilherme Fontes também integram o elenco da trama

Para levar essa trama ao ar, os diretores buscaram locações na França, onde cenas de flashback foram gravadas. O que dará início à novela é a chegada de reis europeus ao sertão brasileiro, onde a história vai se desenrolar. Na França, produção e elenco contaram com a ajuda do governo para realizar as gravações. O castelo de Chambord, que é patrimônio mundial da Unesco e recebe cerca de 800 mil visitantes por ano, foi escolhido como cenário de Cordel Encantado. As filmagens duraram cinco dias e contaram com a participação de 15 atores, 80 técnicos e quase 400 figurantes. Na montagem das cenas, além de caprichados figurinos, foram usadas carruagens que apareceram nos filmes Harry Potter e Maria Antonieta.

No elenco estão ainda Bruno Gagliasso, Nathalia Dill, Matheus Nachtergaele, Andreia Horta, Isabelle Drumond, Jayme Matarazzo, Reginaldo Faria e Luiz Fernando Guimarães, que estava longe das novelas desde Uga Uga (2000).




Cauã Reymond será filho de Cláudia Ohana em "Cordel Encantado"

O ator Cauã Reymond será filho de Cláudia Ohana na ficção. Os dois estarão no elenco de "Cordel Encantado", próxima novela das 18h da Globo. Na trama, ela vai esconder a identidade do pai dele.












Autor nega inspiração em Dilma Rousseff para novela do SBT, "Amor e Revolução"


Com ótimo elenco e cenas de tortura e violência em trama que acontece no período da ditadura militar, novo folhetim de Tiago Santiago entrará no ar no lugar da reprise de "Ana Raio e Zé Trovão"

VEJA ABAIXO CENAS INÉDITAS DA NOVELA QUE ESTREIA EM ABRIL

O período da ditadura militar será, pela primeira vez, o pano de fundo de uma novela no Brasil. "Amor e Revolução" estreia no dia 4 de abril no SBT com a responsabilidade de tentar conquistar o público sem desagradar quem viveu a época.

Escrita por Tiago Santiago, 47, a trama conta uma história "à la Romeu e Julieta", só que nos anos de chumbo. A mocinha, estudante e engajada, vai se apaixonar por um militar, filho de um general. Para dar veracidade à trama, pessoas que viveram "histórias fortes" no período, incluindo a presidente Dilma Rousseff, foram convidadas a falar de suas experiências em depoimentos que irão ao ar no final de cada capítulo. Consultada, a assessoria de imprensa da Presidência afirmou que a participação "não está nos planos dela".

Veja a entrevista com o autor.

Uma das pessoas que você gostaria que participasse da novela é a presidente Dilma Rousseff. Já recebeu algum retorno?
Tiago Santiago - Nós convidamos. A notícia que eu tive é que ela vê com simpatia o convite. Eu tenho a impressão de que ela tem uma responsabilidade muito grande como presidente e quer ver o produto antes de se comprometer definitivamente. Agora, o José Dirceu vai dar o depoimento dele e várias companheiras da Dilma que ficaram presas com ela. Espero que ela grave um depoimento até o fim da trama.

Comenta-se que há uma personagem que é inspirada na Dilma...
Isso não é verdade. Não existe nenhum personagem inspirado especificamente em uma pessoa real. Tem gente que diz que a Maria [personagem de Graziella Schmitt] é a Dilma. Não é. A Dilma não se apaixonou por um militar. Então, a Dilma é a Jandira [personagem de Lúcia Veríssimo], que gostava de um outro guerrilheiro? Sim, tem mais semelhanças com a Jandira. Agora, assim como a Dilma, várias outras mulheres seguiram esse caminho. Qualquer pessoa que tenha ido para a luta armada vai se identificar com um trecho ou com outro. Nem estudei a vida da Dilma a esse ponto. Qualquer semelhança será mera coincidência.

Muitas das pessoas que viveram no período, tanto repressores quanto reprimidos, ainda estão vivas. Você sofreu pressão de algum dos lados?
Eu tenho conhecido muitas pessoas que na época foram para a luta armada. Sinto que existe uma vontade muito grande de quem lutou de ver a coisa bem retratada. Essas pessoas não têm medo de falar. Às vezes, é difícil, quando é uma lembrança muito sofrida. Por exemplo, relembrar uma tortura. Já do outro lado, eu encontro silêncio. Existe a vontade de entrevistar essas pessoas também, mas ainda não conseguimos. De qualquer forma, o discurso dos torturadores, de quem achava que estava salvando o Brasil de uma ditadura do proletariado, também vai estar presente, como estava na época.

Você ou alguém da sua família chegou a militar contra a ditadura?
Eu sou de uma família de classe média que não gostava de viver numa ditadura. Nasci um ano antes do golpe, então eu vivi a minha infância na época dos generais. Ninguém da minha família chegou a ir para a guerrilha. Eu tenho um tio que é militar, mas que eu acredito que não teve nenhum envolvimento com a repressão. Meu irmão Gerardo, muito novo ainda, chegou a ir para a Libelu [Liberdade e Luta], que foi criada depois da queda de várias organizações que pregavam a luta armada. Eu lembro que, com 13 ou 14 anos, ele me levou para uma ou duas reuniões.

Por que você resolveu falar sobre esse período?
É um período em que houve muitas injustiças e muitas perseguições. Esse é um material de muita riqueza para a teledramaturgia. Ao mesmo tempo, a televisão tinha feito pouca coisa com o tema. Essa história já vem de quando eu era colaborador na Globo. Eu tinha apresentado o tema, não exatamente com a mesma sinopse [a Globo confirmou ter recebido a história]. Na época eu não conseguia emplacar novela. Eu sempre competia com gente que tinha feito 30 novelas, e eu não tinha feito nenhuma.



E como o tema vai aparecer na novela?
Vai ser um pano de fundo para todos os personagens. Todos os personagens são simbolicamente, de alguma forma, relacionados a essa questão. Temos desde a mocinha, que é uma estudante, líder do movimento estudantil, de uma família de comunistas, que se apaixona por um militar, um major, que é na verdade um democrata que fica contra o golpe militar, mas é também um cara que trabalha na inteligência do Exército, filho de um general da linha dura. Na trama central, a gente tem esse "Romeu e Julieta" que se passa na ditadura militar. São pessoas de famílias completamente antagônicas. Tem também o núcleo dos militares, onde vamos ter tanto os militares que ficam contra o golpe como os que ficam a favor. Tem militar até que morre defendendo a legalidade. Tem gente como o José Guerra que vai desertar para se juntar à guerrilha. Tem o núcleo dos artistas do teatro, que foi prejudicado pela ditadura no sentido de que havia muita censura. Houve espancamentos, bombas, houve confrontos com as pessoas da plateia para espantar os artistas durante o espetáculo. A gente vai ter também o núcleo dos estudantes na faculdade. Logo em 1964, foi proibida a atividade política estudantil. É simbólico que no primeiro dia do golpe houve o incêndio da União Nacional dos Estudantes. É nesse incêndio que eu situo o momento em que a Maria Paixão e o José Guerra se conhecem. Tem os guerrilheiros, as pessoas que vão para a luta armada, alguns são estudantes, outros não. Vai haver também uma advogada que vai soltar presos políticos. Tem o núcleo do jornal, da imprensa, que também foi muito censurada e teve muitos problemas na época da ditadura. Tem o pessoal do Dops [Departamento de Ordem Política e Social], com torturadores, com pessoas que atuaram brutalmente na repressão ao pessoal da esquerda principalmente no Brasil. Todos os personagens de certa forma estão ligados a esse tema. Vai ser a primeira novela que vai fundo nesse tema da ditadura, contando esse período da história do Brasil através desses personagens simbólicos. São todos ficcionais os personagens, mas são simbólicos. Assim como a Maria, houve muitos estudantes que foram para a guerrilha. O torturador é um torturador ficcional que eu estou criando, o delegado Aranha, mas ele corresponde a diversos torturadores reais que houve no Brasil.

A sua última novela original era de ação e tratava de mutantes. Como ocorreu essa mudança tão radical de temática?
Como eu tenho feito uma novela por ano desde 2004, o que eu tenho feito é diversificar o gênero para não correr o risco de me repetir. Depois de "A Escrava Isaura", que era de época, eu fiz "Prova de Amor", que era contemporânea. A seguinte foi uma novela de realismo fantástico, que foi "Mutantes". Seguindo esse raciocínio, agora era a vez de uma novela de época de novo para não correr o risco de falarem que lá vem outra novela cheia de fantasia e efeitos especiais. Estamos com quase 24 capítulos gravados e escrevendo o capítulo 33.



Por que você escolheu fazer uma adaptação na sua primeira novela no SBT?
Eu vinha exausto de 600 capítulos seguidos, corridos, de "Mutantes", divididos em três fases, mas numa estirada só, sem interrupção nenhuma entre elas. Eu estava bem no bagaço e o Silvio Santos me contratou para escrever uma novela por ano. Eu tinha que estrear uma novela em março de 2010. Eu sabia que ele tinha comprado os direitos do Vicente Sesso de "Uma Rosa com Amor", o Vicente Sesso autorizou a minha adaptação, e nós fizemos. Foi um período bom porque foi um mergulho na dramaturgia dele. Era uma comédia romântica deliciosa, leve, despretensiosa, teve uma audiência sempre crescente que alcançou os dois dígitos, então cumpriu o seu papel de ser uma primeira novela no SBT. Neste segundo momento, já tive tempo para me refazer, para pensar, para pesquisar, para poder propor essa novela original, para vir com gás, com fôlego de novo.

É mais gostoso quando a trama foi criada por você?
Foi delicioso trabalhar com o universo do Vicente Sesso, mas são realmente emoções diferentes. Ali, eu estava a serviço da dramaturgia dele, para contar a história nos dias de hoje. Agora, quando é uma história original sua você, sempre tem a responsabilidade de conduzir a história sozinho com as suas próprias pernas. Dá mais trabalho, mas tem também um prazer adicional.




Tem diferença entre fazer essa novela no SBT ou nas outras emissoras pelas quais você passou?
Sinceramente, com o Reynaldo Boury, eu me sinto como se estivesse na Globo. Temos estúdios ótimos, estou com um diretor que fez um monte de sucessos na TV Globo, um campeão de audiência, grandes atores, há muito tempo eu não tinha um elenco tão bom e eu tive uma facilidade muito grande de escalar. Estou muito afinado com o Boury. Eu sinto que eu tenho condições excelentes agora de fazer uma grande novela, como faria se estivesse em uma outra emissora. Não vejo diferença nesse sentido. Tenho condições tão boas de produzir a novela quanto se estivesse na concorrência. Talvez até melhor porque em outras emissoras talvez haja até mais interferência sobre a arte do que eu tenho sentido no SBT.

Foi noticiado que o orçamento da novela foi cortado por causa da crise no grupo Silvio Santos e que, por isso, foram cortadas gravações que ocorreriam em Cuba...
Não havia o plano de ir a Cuba. Não teve nada a ver com o [banco] Panamericano. O orçamento da novela é o mesmo, independente do que aconteceu com o banco. As pessoas criam muitas lendas. Não houve nenhum decréscimo de orçamento. Nós estamos fazendo uma novela que não precisa ir a Cuba. Alguns personagens da novela vão fazer treinamento de guerrilha lá, mas as cenas são grandes caminhadas pela mata. Eu não preciso ir a Cuba para produzir isso, eu posso fazer em um sítio no Brasil. Já era previsto dessa forma.

A novela não vai estrear pronta, como é costume no SBT, e houve uma mudança de direção na emissora. Foi um pedido seu?
É uma mudança no modo de fazer da emissora. Houve, sim, um diálogo com o Silvio Santos sobre esse assunto. Sobre a importância de a novela ser gravada ao mesmo tempo em que é exibida para poder reagir e interagir com a opinião do público, porque a gente tem a oportunidade de, se o público achar muito violenta, diminuir isso ao longo da exibição. Um casal deu muito certo, vamos aumentar. Esse tipo de coisa é muito positivo para o resultado e vamos ter essa oportunidade agora no SBT. A direção geral dessa novela é do Boury, o Del Rangel não tem nenhuma interferência sobre ela. Eles estão no mesmo nível, como diretores gerais de teledramaturgia. Hierarquicamente estão no mesmo nível. O Del cuida da novela da Íris, que não foi exibida ainda. Houve uma mudança de direção. É uma grande novidade. Estou muito feliz com os rumos que as coisas estão tomando. É muito importante ter essa fábrica de novelas em São Paulo.

A Record afirmou ter interesse em ter você de volta na emissora. Você aceitaria um convite para mudar de emissora?
A Record é um lugar aonde eu fiz a minha primeira novela como titular, fiz grandes sucessos, ajudei a montar o núcleo de teledramaturgia, ajudei a levar diretores, muitos autores, ajudei a intermediar e a propiciar essa ida deles, encontrei e garimpei talentos. Fiz todo um trabalho lá durante quase seis anos. Deixei muitos amigos. Mas eu tenho um compromisso para cumprir até 2013. Eu tenho três novelas para fazer. Além de "Amor e Revolução", tem uma novela em 2012 e outra em 2013. Esse compromisso eu vou cumprir o melhor que eu puder. Quero fazer o máximo de sucesso possível e imaginável porque é isso que vai me credenciar para qualquer discussão futura, seja com o SBT, que tem prioridade na minha renovação, é uma clausula do contrato. Se eu fizer muito sucesso, aí o Silvio Santos não vai querer me deixar sair. Vamos ver o que vai acontecer. Tem muito tempo até 2013. Vou estar fazendo 50 anos e até lá tenho tempo para analisar propostas. No momento, isso não está em discussão e eu nem poderia conversar sobre uma troca de emissora agora que eu vou estrear uma novela. Não está no momento em pauta para mim.

Já tem ideias para essas novelas que vão suceder "Amor e Revolução"?
Eu penso, mas muito à distância. Não tenho nada formatado ainda. Quando eu fizer isso, ainda tenho que ter uma aprovação do SBT. Isso também ainda nem entrou em pauta. Ainda não é o momento.











Graziella Schmitt será protagonista de "Amor e Revolução"


A atriz Graziella Schmitt será a protagonista de "Amor & Revolução", próxima novela de Tiago Santiago no SBT. Ela venceu a disputa pela vaga, que envolvia também as atrizes Vitoria Frate, Nina Moreno, Tatiane Goulart, Viviane Victorette, Dayane Mesquita e Suyane Moreira.

Na trama, que começa a ser gravada em janeiro, Graziella será Maria, uma líder estudantil que entrará na luta armada contra a ditadura.

O ator Claudio Lins será o mocinho da novela, que ainda conta no elenco como nomes como Luciana Vendramini, Cacá Rosset, Fábio Villa Verde, Lúcia Veríssimo, Jayme Periard e Nico Puig.

"Amor & Revolução" tem estreia prevista para abril no SBT.









Atriz Lúcia Veríssimo terá o maior salário da próxima novela do SBT

Lúcia Veríssimo vai ser a estrela de primeiro time da próxima novela do SBT. A atriz vai ter o salário mais alto do elenco de "Amor & Revolução", de Tiago Santiago. Ela também vai ter camarim exclusivo.

A atriz Lúcia Veríssimo, que interpretará a guerrilheira Jandira na nova novela do SBT, “Amor e Revolução”, conta que não precisou fazer laboratório para aprender a lidar com armas. A personagem será da luta armada e participará de sequestros.

A trama abordará o período da ditadura e a atriz explica que viveu esse período. “Eu me formei em tiro em 1989. Naquela época, era muito barra pesada a quantidade de gente que me abordava na rua. E eu tinha mania de, ao acordar com insônia, ir sozinha para a minha fazenda de madrugada. Então, meu advogado me mandou andar armada. Fiz isso por um longo período. Tinha porte federal”, contou. Segundo o jornal Extra, isso acontecia porque a família de Lúcia era de esquerda, e o regime militar a perseguia. "Amor Revolução" é de autoria de Tiago Santiago e estreia na próxima terça (5) no SBT, a partir das 22h15.







"Amor e Revolução" - Resumo dos Capítulos 01 a 04 (05.04 e 08.04)

Capítulo 1, terça-feira, 05 de abril

É 1964 e Nina Madeira está em esconderijo na mata com jovens e fala sobre a Revolução no Brasil. Eles discutem sobre a política brasileira. Homens encapuzados chegam, começam a atirar e jogam bomba no local. Nina consegue fugir pela mata, mas uma jovem é morta. José Guerra vai reconhecer o corpo da jovem, que é sua namorada Cléo. O delegado Aranha e o inspetor Fritz prometem encontrar os culpados. Desolado, José Guerra recebe o apoio da família. José diz ao pai, o General Lobo Guerra, que vai vingar a morte de Cléo. Maria Paixão faz discurso no qual apoia a reforma agrária no país. Thiago e Lúcia, pais de Maria, assistem às notícias na TV sobre uma possível Revolução no Brasil. Em esconderijo no sítio, Jandira e Batistelli falam a respeito dos preparativos para a luta armada. Eles discutem sobre os ideais de liberdade e igualdade. Jandira diz que vai lutar ao lado de Batistelli. José Guerra conta ao pai, o General Lobo Guerra, que as notícias sobre o golpe militar correm pelo país. Na redação do Jornal, Thiago, Dra. Marcela, Marina e Mário conversam sobre o caos político que o Brasil se encontra. Os quatro falam sobre o poder da imprensa numa época tão obscura. José diz ao irmão, Filinto, que prefere romper com o pai e o irmão a participar do golpe militar. Maria Paixão comunica à família que vai para o Rio de Janeiro participar de uma Assembléia ao lado de estudantes. A jovem quer lutar por seus ideais. O General Lobo Guerra pede ao filho, José Guerra, que também vá ao Rio de Janeiro à paisana para apurar informações sobre o Movimento Revolucionário Brasileiro. No Jornal, Dra. Marcela recebe telefonema anônimo sobre ameaça de bomba. Nina conta a Duarte o que passou na mata. Ela está em pânico, pois foi a única sobrevivente da chacina. Artistas do grupo de teatro prometem combater o golpe militar. O Coronel Demóstenes é assassinado pelo Tenente Telmo. O General Lobo Guerra acoberta o crime. O sítio em que Jandira e Batistelli estão escondidos é cercado por policiais. Jandira foge e Batistelli troca tiros com os militares. Considerados subversivos, Carlo e Odete planejam fuga da cidade. O casal despede-se das filhas Alice e Lara. Fritz, um militar torturador, persegue o casal. Mário e Maria Paixão estão na Assembléia da UNE. José Guerra chega à paisana e diz para os estudantes sairem do local, pois o policiais cercaram o prédio. Maria e José se encontram pela primeira vez. José a protege de bomba de gás lacrimogêneo. O Delegado Aranha fecha o cerco contra Batistelli, que consegue se esconder. Fritz captura Carlo e Odete e os algema. As filhas do casal são levadas pelos militares. Jandira é perseguida na mata pelos policiais, que estão fortemente armados. O Jornal recebe confirmações de morte por telefax de vários lugares do Brasil. Filinto leva as garotas Lara e Alice, filhas de Odete e Carlo, para sua casa. Carlo e Odete são levados para a sala de tortura.

Capítulo 2, quarta-feira, 06 de abril

José Guerra conta a Maria Paixão e Mário que os militares venceram e que Jango fugiu. Maria diz que nunca vai deixar de resistir. Odete e Carlo passam a ser torturados psicologicamente para revelar o que sabem. Jandira e Batistelli se reencontram e saem do sítio. Filinto leva as duas meninas para casa. Olivia acolhe Lara e Alice. Carlo passa a ser fortemente torturado pelos militares. O General Lobo Guerra repreende Filinto por ter levado Lara e Alice para a mansão da família Guerra. José Guerra pede o número de telefone de Maria Paixão. Na redação do Jornal, indignada, Dra. Marcela lê baixa de civil. Marina, dona do Jornal, aconselha Thiago a se cuidar, pois ele foi membro do partido Comunista. Dra. Marcela pergunta a Marina se ela sente algo por Thiago. Idealista, Nina diz aos integrantes do grupo de teatro que a única solução é partir para a luta armada. Carlo é colocado na cadeira do dragão, instrumento de tortura. Delegado Aranha diz que é a última chance que Carlo tem para falar algo sobre o Movimento Revolucionário. Odete começa a gritar desesperada ao ver o marido em tal situação. Jandira e Batistelli chegam à casa de Lúcia, mãe de Maria Paixão, mulher de Thiago. Os dois pedem ajuda. Thiago diz que é perigoso os dois ficarem em sua casa. Lúcia entrega dinheiro para Jandira e Batistelli fugir. Mário pergunta a Maria Paixão se ela ficou interessada no suposto João Mariano. Mário desconfia de que o suposto José Mariano é um militar infiltrado. Jandira e Batistelli deixam a casa de Lúcia e Thiago. O médico do exécrito, Dr. Ruy, examina Carlo. Odete implora para o médico salvar seu marido, que vai para o hospital. Maria fala para os estudantes que os militares deram o golpe, mas ela afirma que eles não podem deixar de resistir. Os policiais chegam no momento e alguns estudantes são espancados. Carlo entra em convulsão por conta dos choque elétricos.

Capítulo 3, quinta-feira, 07 de abril

Maria se esconde. José a encontra. Ela acusa José de ser um militar infiltrado. Dr. Ruy diz a Telmo e Fritz que eles pegaram pesado com Carlo. Odete está em desespero. Olivia acusa Filinto e o General Lobo Guerra de formação de grupo de extermínio. Maria e José lutam contra policiais. No Jornal, Lúcia flagra Thiago abraçado com Marina. Fritz faz tortura psicológica com Odete. Lúcia tem uma crise de ciúmes e discute com Thiago. Fritz coloca Odete em cadeida de dragão, instrumento de tortura. Ana e Olivia desconfiam que os pais de Alice e Lara estão mortos. Fritz tortura Odete e pergunta onde os comunistas estão preparando a guerrilha. José revela a Maria que é de uma família de militares. Eles conversam sobre a política, o golpe e a ditadura militar. Maria insiste em saber qual o trabalho de José Guerra. Ele é evasivo. Jandira, Batistelli e Bartolomeu são perseguidos por policiais em estrada.

Capítulo 4, sexta-feira, 08 de abril

Lúcia pergunta a Thiago se ele sente algo por Marina. Jandira, Batistelli e Bartolomeu lutam contra policiais. Olivia diz para Lara e Alice que vai descobrir o que aconteceu com os pais delas. Militar aponta arma contra Jandira. Policiais e guerrilheiros começam a trocar tiros. Bartolomeu é atingido no ombro. Delegado Aranha e Tenente Telmo torturam Carlo no hospital das Forças Armadas. Eles fazem perguntas sobre as organizações de guerrilha e também sobre Batistelli. Odete revela a Fritz os nomes de Jandira e Batistelli. Fritz aterroriza a moça e comete atrocidades contra ela. Odete é colocada na cadeira do dragão, instrumento de tortura, e leva vários choques seguidos. Filinto ameaça Olivia de morte. Delegado Aranha e Tenente Telmo aterrorizam Carlo. Eles querem que ele fale onde está Batistelli. Fritz joga água em Odete e em seguida dá choques. Maria diz a José que está disposta a tudo para lutar pela democracia. Mesmo sob tortura, Carlo não diz nada a Aranha e Telmo. Bartolomeu está sangrando e a bala está alojada em seu ombro. Chico Duarte promete fazer Miriam a atriz mais famosa do Brasil. Fritz afoga Odete para tentar descobrir algo sobre o Movimento Revolucionário. Ela resiste e não diz nada.








Autor José Louzeiro prepara livro sobre a proibição da novela "O Marajá" por Collor na TV Manchete


O autor José Louzeiro prepara um livro sobre os bastidores da proibição de sua novela “O marajá”, que seria exibida pela Manchete em 1993. A trama contava com humor a trajetória de Fernando Collor e foi impedida de ir ao ar poucas horas antes da estreia. Mesmo sem ter visto nenhum capítulo do folhetim, o ex-presidente conseguiu impedir na Justiça a exibição, num caso claro de censura prévia. Ele teria se sentido ofendido pelo que nunca viu. Depois disso, as fitas sumiram. “A novela se perdeu em trambiques, com muito dinheiro envolvido. Acho que nunca veremos essa história”, diz Louzeiro.

Um dos detalhes revelados no livro é que o próprio departamento comercial da emissora, segundo Louzeiro, ajudou a boicotar a novela. Sem que os autores nem o diretor da história (Marcos Schetman, que dirige hoje “Caminho das Índias”) fossem consultados, foi posta no ar uma chamada de “O marajá” , considerada, mesmo nos dias de hoje, muito forte. Nela, uma enfermeira levava numa bandeja de prata supositórios com cocaína para o ex-presidente. A chamada foi o que alertou Collor, que logo depois entraria com uma ação para impedir a exibição da novela.



A novela "O Marajá" estrearia em 26 de julho de 1993. A história era baseada na vida do recém deposto presidente Fernando Collor de Mello. Seria uma estratégia para chamar a atenção do público, tendo como foco um fato ainda "fresco" na memória do telespectador. Segundo a direção da trama, seria uma espécie de novela-reportagem, que contaria todo o escândalo da presidência em forma de sátira. A autoria estava a cargo de Regina Braga e José Louzeiro, e o elenco trazia nomes como Julia Lemmertz, Alexandre Borges, Antônio Pitanga, José Dummont e Angela Leal. A direção seria de de Marcos Schechtman.

Os protagonistas da história seriam interpretados por Hélcio Magalhães e Vânia Bellas, vivendo respectivamente "Elle" e "Ella", em alusão ao casal Collor.

Antes da novea estrear, Fernando Collor de Mello conseguiu liminar na justiça que impedia a veiculação da história. A Manchete, visando não ter ainda maior prejuízo com o episódio, começou às pressas a produção de "Guerra Sem Fim", com a mesma equipe e o mesmo elenco que produzia "O Marajá".

ESCÂNDALO TRÊS ANOS DEPOIS

Após a morte de Pedro Collor, as fitas da novela desapareceram dos arquivos da Manchete. O escândalo foi denunciado pelo jornal "A Folha de São Paulo". Pedro Jack Kapeller, então presidente da Manchete, afirmou, na época, que Adolpho Bloch teria guardado as fitas em local seguro no momento que a novela foi censurada, em 1993.

Atualmente Hélcio Magalhães trabalha como fotógrafo, pois diz que sua carreira de ator fora muito prejudicada com as comparações ao ex-presidente.










Após baixas, Globo dá troco e contrata atores da Record

Lavínia Vlasak (dir.) em cena de "Insensato Coração", contracenando com Paola Oliveira, Lázaro Ramos (centro) e Petrônio Gontijo
A Globo anunciou, recentemente, a contratação dos atores Rômulo Arantes Neto e Maria Cristina Ribeiro que, até 2010, pertenciam ao elenco da Record.

O grupo veio somar-se a Petrônio Gontijo, Lavínia Vlasak, Tuca Andrada e Gabriel Braga Nunes, outros nomes que, no ano passado, migraram da emissora paulistana para a carioca.

Nos últimos cinco anos, a Globo se acostumou a perder parte de seu elenco para a Record, que, investindo em dramaturgia, contratou figuras de relativa importância, como Leonardo Vieira, Patrícia Travassos e Marcelo Serrado (que deve anunciar seu retorno à emissora dos Marinho na próxima semana).

Em 2011, a Record ainda contratou Betty Lago, Paulo César Grande, Beth Goulart e Mel Lisboa, todos oriundos da Globo.

O movimento inverso, no entanto, é novo. Para Mari Lobo, agente de Gabriel Braga Nunes --que voltou à Globo como protagonista de "Insensato Coração"--, isso ocorre em função do amadurecimento do mercado: "Antes apenas a Globo tinha banco de atores. Agora, a Record tem o seu. Uma hora os contratos acabam e as pessoas mudam de emissora".

Mari conta que Braga Nunes assinou com a Globo em menos de 24 horas: "O contrato com a Record estava aberto, porque ele pretendia morar alguns meses no exterior". Ela admite que, em termos de exposição, a troca foi positiva: "A Globo tem mais projeção no mercado publicitário, mas a Record cuida bem do seu 'casting'".

A tese é endossada por Marcus Montenegro, sócio da agência Montenegro e Raman, que empresaria 60 atores da Globo e 40 da Record: "Antigamente a Globo dominava o mercado. Hoje, a disputa é mais agressiva. A Record tem um banco de atores que não pode ser ignorado". Montenegro acredita que o movimento de retorno é positivo para os atores. "Eles saíram da Globo, tiveram papéis importantes, ganharam visibilidade e voltaram em uma situação melhor."

Hiran Silveira, diretor de teledramaturgia da Record, vê apenas uma coincidência. "Cada contrato acontece por uma razão específica, e o conjunto dá ideia de um movimento estruturado." Ele explica: "O Gabriel Braga Nunes, por exemplo, não tinha contrato de longo prazo conosco, porque não era do interesse dele. Estava livre e calhou de a Globo precisar de alguém para substituir o Fábio Assunção". Quanto a Tuca Andrada, ele diz que o ator pedia "um salário que não podíamos oferecer. Também estava disponível no mercado". Silveira aponta que em nenhum dos casos houve quebra de cláusulas contratuais. Procurado pela reportagem, Érico Magalhães, diretor da Central Globo de Pesquisa e RH, não deu resposta até o fechamento desta edição. A emissora declarou, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que "o Brasil está repleto de talentos e a Rede Globo está atenta a todos eles".









Resumos das novelas da Globo de 11 a 16 de abril


MALHAÇÃO

Capítulo 4045

Pedro pede para Catarina distrair Rogério enquanto vai buscar Raquel. Eric e Josiane discutem. Babi reclama com Maicon ao vê-lo ser massageado por Sara Lee. Theo diz a Lurdes que não quer conhecer sua mãe biológica. Rogério chama Catarina para fazer a campanha no lugar de Raquel. Pedro consegue levar a namorada para a agência. Andréa desconfia de que Milena tenha sabotado o encontro de João e Tereza. Depois de posar sozinha, Catarina tira fotos com Guilherme, deixando toda a equipe maravilhada. Com a nova atitude zen, Maicon deixa o time adversário marcar vários gols, irritando Milton, Farnel e Dona Zica. Lurdes tenta convencer Theo a se afastar da namorada. Railda entrega para Lorelai uma carta para Theo. Theo encontra Lorelai no momento em que ela mostra a carta de Railda para Josiane. Dona Zica briga com Maicon por causa da ioga. Raquel fica irritada por Catarina fotografar em seu lugar e provoca Pedro, que fica sem reação ao ver a ex beijando Guilherme.



Capítulo 4046

Theo repreende Lorelai por lhe trazer uma carta de Railda. Maicon desafia Babi a fazer uma aula de ioga com ele. Catarina fica sem graça quando Guilherme pensa que Pedro é seu namorado. Babi sai calma e relaxada da aula de ioga. Guilherme oferece carona para Catarina e Duda. Maicon e Babi se beijam. Sara Lee obriga Maicon a trocar o treino pela aula de ioga. Raquel fica furiosa ao ver Pedro e Catarina juntos. Milena não gosta de saber que João remarcou o almoço com Tereza e arma outro plano para afastá-los. Theo reclama de Lorelai para Dodói. Roberto avisa a Cláudia que ela terá um novo interno. Lurdes encontra a carta de Railda nos pertences de Theo. Duda e Eric se beijam na frente de Josiane. Theo diz aos pais que quer conversar com eles antes de falar com Railda. Catarina descobre que o novo interno de Cláudia é Guilherme.



Capítulo 4047

Catarina fica intrigada com a posição de Guilherme no hospital. Josiane fica surpresa com a história que Eric conta para Duda. Theo decide ler a carta de Railda. Babi aconselha Maicon a abandonar a ioga pelo bem de sua carreira de goleiro. Catarina aceita a carona de Guilherme depois de torcer o pé. Theo decide se encontrar com Railda. João descobre que Milena armou para impedir seu encontro com Tereza. Maicon fracassa numa partida importante do clube. Dona Zica tenta convencer Maicon a deixar a ioga. Guilherme confessa a Cláudia que está apaixonado por Catarina. Maicon pede para Sara Lee fazer com que ele volte a ser um bom goleiro e ela conta que foi demitida. Railda mostra para Lorelai o resultado do exame de DNA. Theo incentiva Pedro a terminar o namoro com Raquel para ficar com Catarina.



Capítulo 4048

Sara Lee promete devolver a tensão de Maicon. Railda acredita que os pais de Theo não vão impedir que eles se encontrem. Babi fica irritada ao ver Sara Lee perto de Maicon e a expulsa do clube antes de ela terminar o tratamento dele. Catarina diz a Guilherme que gosta de outra pessoa. Pedro fica com ciúmes da proximidade entre Catarina e Guilherme. Theo pede para Lorelai marcar um encontro com Railda, mas não reata o namoro. Milena diz a Tereza que não está se sentindo bem, mas ela não acredita. Babi e Maicon discutem por causa de Sara Lee. Tereza descobre que Milena não está mentindo e a leva para o hospital. Raquel provoca Duda ao afirmar que ela só está namorando Eric por ser modelo. Theo aconselha Pedro a não esperar muito mais para falar com Catarina. Babi fala com Maicon que descobriu onde Sara Lee está. Duda tira uma nota baixa e fica com medo de não trabalhar mais como modelo. Josiane se preocupa com o namoro de Duda e Eric. Josiane e Duda combinam de fazer dieta juntas. Pedro tranquiliza Theo antes de ele se encontrar com Railda. Maicon e Babi chegam ao templo onde Sara Lee está. Railda e Theo se encontram.



Capítulo 4049

Theo é hostil ao falar com Railda. Maicon fica interessado na ioga que os monges fazem no templo. Pedro vê Guilherme convidando Catarina para sair. Theo diz a Railda que só quer saber por que ela o abandonou. Maicon e Babi são cercados pelos monges que estão no templo, mas Sara Lee chega na hora. Pedro tenta contar para Catarina que ia terminar seu namoro com Raquel, mas é interrompido. Duda acha graça da falta de entusiasmo de Josiane para fazer dieta. Railda mostra uma foto antiga a Theo, que se emociona. Lurdes teme que Railda pense em querer Theo de volta. Sara Lee pede para Babi provocar Maicon. Duda se sente mal depois de correr com Josiane. Pedro e Lorelai pensam em interromper a conversa entre Railda e Theo. Maicon volta a ser o mesmo e Sara Lee fica feliz. Fausto pede desculpas para Pedro. Railda revela a Theo o motivo por tê-lo abandonado.



CORDEL ENCANTADO



Capítulo 001

Miguézim brada uma profecia em Brogodó. Rei Augusto sonha com o sertão nordestino e Amadeus interpreta seu significado. Rainha Cristina se desespera quando o marido sai para guerrear e sente as contrações do parto. Augusto salva a vida de seu irmão Petrus na batalha. Cristina dá à luz uma menina. O exército de Teobaldo desiste da guerra e um soldado atira contra o rei. Teobaldo assina um tratado de paz com Augusto antes de morrer. Augusto anuncia que Aurora e Felipe se casarão para selar a paz entre os reinos de Seráfia do Norte e do Sul. Zenóbio mostra o mapa de um tesouro no sertão nordestino brasileiro e todos ficam interessados. Herculano leva seu filho Jesuíno e sua esposa Benvinda para viverem escondidos na fazenda do coronel Januário. Petrus ouve Úrsula conspirando com Nicolau e é levado para a masmorra por ela e seu comparsa. Úrsula forja a morte de Petrus. A família real de Seráfia chega ao Brasil. Os cangaceiros interceptam Úrsula e Nicolau. Augusto encontra o tesouro. Úrsula prende Cristina e Aurora na carroça onde o tesouro está escondido. Augusto é capturado por Herculano e Zenóbio mostra onde está o tesouro. Cristina foge e entrega sua filha para Virtuosa. Cristina pede que Herculano espere 20 anos para avisar a seu marido que Aurora está viva. Nicolau conta para o rei que sua esposa e sua filha estão mortas. Virtuosa decide chamar a princesa de Açucena. Euzébio e Virtuosa chegam com Açucena à fazenda do coronel Januário. Depois de vinte anos, Jesuíno pede Açucena em casamento. No reino de Seráfia, Felipe fica desolado em ter que se casar com Carlota, filha de Úrsula. Herculano dá o recado de Cristina para Zenóbio. O rei Augusto e Miguézim têm o mesmo sonho novamente. Zenóbio interrompe o casamento de Felipe e Carlota e avisa que Aurora está viva no Brasil. Miguézim profetiza a chegada do rei à cidade e Jesuíno e Açucena se olham intrigados.



Capítulo 002

Augusto decide voltar ao sertão nordestino para procurar Aurora. Açucena teme que Timóteo volte do Rio de Janeiro e Jesuíno tenta acalmá-la. Timóteo foge de um agiota e afirma que vai voltar para a fazenda de seu pai. Augusto prepara sua partida para o Brasil e Úrsula exige acompanhá-lo. Felipe fala para Helena que vai encontrar seu grande amor durante a viagem. Açucena e Jesuíno se arrumam para o noivado. Timóteo viaja com Dora. Cândida convence Herculano a buscar seu filho. Jesuíno vai à casa de Açucena sozinho. Timóteo fica desapontado ao saber que Açucena vai se casar. Euzébio concede a mão de sua filha para Jesuíno. Timóteo invade a festa de noivado de Açucena. Miguézim pede para Batoré avisar ao prefeito sobre a vinda do rei. Patácio, Ternurinha e o delegado se surpreendem com a ligação de Zenóbio informando sobre a viagem do rei de Seráfia para Brogodó.



Capítulo 003

Patácio, Ternurinha e Batoré acreditam em Miguézim, depois da notícia da chegada do rei em Brogodó. Jesuíno enfrenta Timóteo, que tenta se aproximar de Açucena. Patácio e Batoré não entendem o que Miguézim diz e chamam padre Joaquim para falar com ele. Juca leva Florinda para ver o prefeito. Açucena dá o cordão que ganhou quando nasceu para Jesuíno. Florinda mente sobre o motivo da vinda do rei à cidade. Timóteo mente que Jesuíno roubou um cordão de Dora e o rapaz é preso. Açucena, Filó, Rosa e Téinha ajudam Jesuíno, Quiquiqui, Galego e Setembrino a fugir da cadeia. Patácio e Ternurinha pedem que o coronel seja o patrono da festa para o rei. Dora aparece na casa de Januário e inocenta Jesuíno na frente de todos. Açucena fica enciumada ao perceber o interesse de Dora por seu noivo. Timóteo reclama da proteção que Januário dá ao afilhado. Juca vê capitão Herculano nos arredores da cidade. Patácio recebe um telegrama do rei. A comitiva do rei inicia sua partida de Seráfia. Úrsula promete a Carlota que irá acabar com a princesa Aurora.



Capítulo 004

Açucena e Jesuíno conversam e são surpreendidos pela presença de Herculano. Açucena se apavora e Jesuíno tenta acalmá-la. Patácio manda Batoré cuidar da segurança da corte do rei. Januário passa mal durante a conversa com Timóteo. Benvinda consegue convencer Herculano a levar Jesuíno após a morte de Januário. Januário tem um ataque de tosse e Antônia e Lilica o ajudam. Cícero leva Dora para ver Jesuíno e Açucena não gosta. Dora decide dar um voto de confiança para Timóteo. Januário acredita ter decifrado o telegrama do rei. Patácio anuncia a chegada do rei para o povo. Galego tenta defender a irmã das ofensas de Tibungo, mas Damião o repreende. Juca leva Maria Cesária para ajudar Guiomar na cozinha. Virtuosa reconhece Cristina em uma foto e descobre que Açucena é a filha do rei Augusto. Guiomar impede Cesária de acrescentar ingredientes na comida preparada para o rei. Padre Joaquim coloca Nidinho de castigo na igreja. Antônia e Açucena reclamam por não poderem ir à festa para o rei. Herculano recepciona Augusto.



Capítulo 005

Virtuosa e Euzébio se preocupam com a chegada do rei a Brogodó. Bel saqueia Úrsula, Carlota e Cecília. Nidinho avisa a padre Joaquim que Herculano saiu com o rei. Herculano leva Augusto ao local onde enterrou Cristina. Patácio apresenta as personalidades da cidade para a comitiva do rei. Dora e Felipe são hostis um com o outro. Carlota se insinua para Timóteo. Augusto pede para Úrsula e Nicolau contarem o que realmente aconteceu após a morte de Cristina. Açucena fica enciumada ao saber que Dora se ofereceu para entrar com seu noivo na cidade. Guiomar vai embora e Ternurinha é obrigada a colocar Cesária para terminar o almoço. Augusto e os convidados se deliciam com a comida e o rei exige conhecer a cozinheira. Úrsula percebe o flerte entre Carlota e Timóteo. Antônia reclama do pai para Benvinda. Cesária decide ir à missa para ouvir o pronunciamento do rei. Augusto anuncia o motivo de sua ida a Brogodó.



Capítulo 006

Augusto se emociona ao contar sua história para o povo e avisa que vai oferecer um baile para tentar encontrar sua filha. Virtuosa e Euzébio retiram Açucena à força da igreja. Felipe tenta confortar Dora, mas é destratado por ela. Ternurinha repreende Cesária por não ter arrumado a cozinha e Augusto reprova a atitude da primeira-dama. Timóteo vê um rapaz saindo do quarto de Antônia e avisa Januário. Açucena aconselha Cícero a se afastar de Antônia para ajudá-la. Neusa diz a Filó que ela poderia ser a filha de Augusto. Úrsula orienta a primeira-dama na organização do baile. Januário dá um lindo vestido para Antônia. Açucena fica revoltada por Virtuosa não deixá-la ir ao baile. Cesária espera encontrar novamente Augusto. Antônia não consegue esconder a decepção ao ver que Batoré é o seu acompanhante. Augusto e Efigênia ficam perplexos ao ver o salão repleto de moças afirmando ser a princesa Aurora. Dora fica indignada com Ternurinha que diz que ela é a princesa Aurora. Cícero sugere que Açucena vá com ele e Jesuíno ao baile, mesmo sem o consentimento dos pais.



MORDE E ASSOPRA



Capítulo 19

Abner investiga o computador que Celeste deu para Tonica. Minerva afirma para Oséas que Abner não conseguirá pagar sua dívida com o banco. Virgínia rejeita o pedido de casamento de Josué. Ícaro se irrita com as perguntas de Janice. Akira vê Naomi conversando com Leandro. Tiago diz a Júlia que se sente excluído por ela. Júlia pede ao prefeito um galpão para guardar os fósseis. Augusta convoca os clientes do SPA para a pesagem e descobre que Pink e Irene engordaram. Efraim flerta com Inês. Lilian é gentil com Alice e Moisés a repreende. Guilherme fica dividido entre Márcia e Alice e se aconselha com Eliseu. Guilherme diz a Inês que gosta de Alice e pede que ela não revele que Dulce é sua mãe. Eliseu se insinua para Elaine/Élcio. Akira conta para Ícaro que Naomi esteve com Leandro. Keiko chega a Preciosa e Akira a encontra no templo. Fernando convida Lara para acompanhá-lo no casamento de seu pai. Minerva se irrita ao saber que Isaías acolherá seu irmão, Plínio, em casa. Naomi fala sobre sentimento com Ícaro. Celeste não consegue o programa de dinossauros para o computador de Tonica. Tonica encontra Júlia e dá a entender que seu pai não se casará com Celeste.



Capítulo 20

Abner vê Júlia conversando com Tonica e se desentende com a paleontóloga. Abner descobre que Tonica mentiu para ganhar o laptop e briga com Celeste. Cristiano localiza mais uma vértebra do titanossauro. Alice diz que está apaixonada por Guilherme e Minerva pede para Everton investigar o namorado da filha. Akira e Keiko se conhecem. Keiko diz para Hoshi que não gostou de Akira. Cleonice aconselha Celeste a contar que gosta de Abner. Guilherme convida Márcia para visitar sua mãe e Everton segue o casal. Akira fala para Ícaro que está encantado com sua noiva. Ícaro revela ao assistente que Naomi descobriu o que é o sentimento com a ajuda de Leandro. Lara comenta com Elaine/Élcio que foi convidada para o casamento do pai de Fernando. Cleonice avisa que viu Abner no café e Celeste vai atrás dele. Duda vê Pink e Dorival comendo os bombons levados por Efraim. Dulce se emociona com a gentileza do filho. Everton vê Guilherme beijando Márcia. Akira diz que Leandro está apaixonado por Naomi e Ícaro insiste em aproximar o jardineiro de seu androide. Celeste encontra Abner e declara seu amor por ele.



Capítulo 21

Abner sugere que o amor de Celeste é uma ilusão. Ícaro leva Leandro para ouvir a música de Naomi em sua casa. Júlia aceita conversar com Abner. Salomé sugere que Celeste atrapalhe a escavação de Júlia e diz que Tiago é o ponto fraco do grupo de paleontólogos. Duda acusa Pink e Dorival de comerem escondido. Guilherme deixa Márcia no hotel e é interpelado por Everton. Alice se queixa de Guilherme para a mãe. Isaías se insinua para Minerva e é atacado por Madona. Everton diz a Guilherme que já sabe que ele é filho de Dulce e propõe um acordo. Janice leva Lavínia para encomendar seu bolo de casamento com Natália. Everton confirma a versão que Guilherme deu a Alice e Minerva apoia o namoro da filha. Isaías descobre que o galpão que Minerva ofereceu a Júlia pertence a Salomé e a primeira-dama arma um plano para negociar o imóvel. Plínio chega à casa do irmão e Minerva o confunde com um pedinte. Hoshi aconselha Keiko a se casar com Akira mesmo sem gostar dele. Abner vai ao barranco falar com Julia e Tiago e Cristiano se incomodam. Abner beija Júlia.



Capítulo 22

Júlia se reconcilia com Abner e volta a falar sobre a escavação de suas terras. Celeste sonda a equipe de Júlia a respeito do prazo do trabalho. Isaías instala Plínio no quarto de seu filho sumido. Guilherme confirma para Eliseu que está namorando Alice. Eliseu recebe o convite do casamento de Oséas e pede para Elaine/Élcio acompanhá-lo. Lara comenta com Inês que o pai se apaixonou por Elaine/Élcio. Élcio diz para Augusta que precisa de um vestido para ir ao casamento de Oséas e confessa que está gostando de Lara. Pink, Irene e Dorival decidem seguir o regime do SPA e Efraim fica furioso. Oséas convida Pimentel para o seu casamento e Xavier pede para ir também. Minerva procura Salomé para negociar o aluguel do galpão. Celeste tenta jogar Tiago contra Júlia. Lavínia aconselha Natália a engravidar. Keiko diz a Akira que não pode se casar com ele e revela que tem uma filha. Tiago avisa Minerva que tem um assunto importante para tratar com ela. Ícaro apresenta Júlia a Zariguim e diz que ele pode descobrir onde estão os ossos do dinossauro.



Capítulo 23

Akira pede a Keiko que traga sua filha para Preciosa. Naomi apaga inesperadamente e Leandro acha que ela está doente. Lílian dá uma caixa de bombons de presente de aniversário para Alice. Keiko conta para a prima que Akira aceitou sua filha e por isso vai se casar com ele. Tieko leva Hoshi para trabalhar em seu salão de cabeleireiro. Daniel se aproxima de Maria João. Efraim tenta desviar Duda de seu regime, mas ela resiste. Abner comemora com Bento a boa colheita e conclui que vai conseguir pagar sua dívida. Palmira comenta que Naomi não come e Júlia desconfia. Salomé aconselha Celeste a se vestir como Alzira para conquistar Abner. Minerva incentiva Tiago a separar Júlia de Abner. Isaías visita Virgínia no hotel. Dulce faz um jantar especial para Márcia e Guilherme. Guilherme dá uma joia de presente de aniversário a Alice. Ícaro descobre o problema de Naomi e diz que vai consertá-la. Leandro pergunta por Naomi a Palmira. Ícaro revela a Júlia que Naomi é um androide.



Capítulo 24

Júlia alerta Ícaro que ele não pode controlar tudo sobre Naomi. Leandro diz ao tio que está apaixonado por Naomi. Guilherme inventa para os pais de Alice que sua família é rica e mora no Rio de Janeiro. Alice pede ao pai que arrume um emprego melhor para Guilherme e Everton sugere o cargo de diretor do posto médico da cidade. Marcos aconselha Cristiano a se aproximar de Raquel. Natália se indispõe com Salomé e Marcos defende a mãe. Virgínia diz para Júlia que Isaías lhe entregou a chave do galpão. Guilherme arma um plano com Everton para que Márcia não o veja com Alice no casamento de Oséas. Guilherme chega em casa e recusa o jantar da mãe. Júlia fica sabendo que John vai para Preciosa. Júlia comenta com Virgínia e Cristiano que pretende romper o noivado com John. Chega o dia do casamento e Oséas está ansioso. Leandro convida Naomi para acompanhá-lo ao casamento de Oséas, mas Ícaro a proíbe de ir. Irene, Pink e Dorival fogem do SPA. Celeste fica idêntica a Alzira e Salomé a aconselha a ir direto para a festa. Plínio encontra Hortência na igreja e fica surpreso. Fernando leva Lavínia para a igreja e propõe que eles fujam.



INSENSATO CORAÇÃO



Capítulo 073

Marina e Pedro trocam juras de amor. Gisela ouve Teodoro combinando com Amélia o almoço de noivado dos dois. Nelson e Sueli estranham a demora de Carmem em mandar o contrato de sua nova franquia. Léo explica como a namorada deve guardar o dinheiro depois de retirá-lo do banco. Alice se irrita com Vinícius. Gisela decide ir embora antes de Teodoro chegar. Nelson descobre o golpe que Carmem irá sofrer e pede para Sueli avisá-la. Carmem não aguenta a decepção e tem um infarto. Léo vai ao apartamento da ex-amante para pegar seus pertences. Irene diz que não vai desistir de Pedro. Serginho descobre o endereço de Gisela na internet e entrega para Teodoro. Marina conta sobre seu encontro com Pedro. Wagner insinua para Natalie que teve de se afastar dela por causa de Cortez. Carol consola Alice, que sofre por causa de Vinícius. Kléber dá dinheiro para Olívia viajar. Carol convida André para ir a um show. Léo vende sua moto e vai para a casa de Michele. Teodoro descobre que Gisela é casada. Pedro chega ao coquetel de Marina.



Capítulo 074

Pedro decide não entrar no coquetel. Léo teme ser descoberto pela polícia e fica aliviado ao saber da morte de Carmem. Sueli dá o seu depoimento para o investigador. Gisela e Teodoro terminam seu relacionamento. Henrique leva os papéis da auditoria feita por Gonzalez para Cortez. Natalie afirma que vai se casar com Cortez. Nando repreende Pedro por não dar nenhuma explicação a Marina de sua ausência no coquetel. André aborda uma mulher na boate onde está com Carol. Carol sente uma contração, vê André com Vera e pede para Nelson levá-la ao hospital. Clarice comenta com André o jeito com que Carol saiu da boate e ele corre para encontrá-la. Marina sofre por causa de Pedro. Wagner diz para Henrique que Bibi é muito rica e ele considera a ideia de ficar com ela. André fica emocionado quando pega Antônio no colo. Gabino ajuda a divulgar o show de Fabíola e ela fica radiante. Léo segue a sugestão de Michele e vai até um hotel em Santa Tereza. Pedro se esforça na fisioterapia. Natalie pensa em uma forma de acabar com o casamento de Cortez. Marisa oferece um emprego de maleiro para Léo.



Capítulo 075

Léo é convincente ao falar com Marisa, que o contrata. Marina decide esquecer Pedro. Irene se arrepende de ter dito a Pedro que não quer namorá-lo. André fala orgulhoso sobre Antônio. Carol diz aos pais que não se arrepende de ter tido Antônio. Nicolas explica o serviço do hotel para Léo. Getúlio reclama por André não ser casado com Carol. Amélia flagra Teodoro fumando e o repreende. Natalie convence Cortez a tirar uma foto com ela. Carol e André brindam a sua amizade. Olívia conversa com Cecília sobre o problema de seu pai. Daisy e Gabino chamam Kléber para morar com eles. Natalie coloca a foto com Cortez no porta-retrato. Gilda comenta com Clarice que não convidou Eunice para o chá beneficente. Eunice reclama de ter que fazer faxina em casa. Natalie começa a entrevista e posa para as fotos ao lado do porta-retrato com a foto de Cortez. Pedro se esforça bastante na fisioterapia. Léo flerta com uma hóspede e Nicolas percebe.



Capítulo 076

Oscar reclama da roupa que terá que usar na festa de aniversário de Vitória. Bibi recebe flores de um admirador secreto. Natalie incentiva Douglas a se valorizar antes de ficar novamente com Bibi. Milton não se conforma de não ser convidado para a festa de Vitória. Sueli pensa revoltada no envolvimento que Carmem teve com Léo. Léo trama uma forma de se livrar de Nicolas e ficar com o emprego do rapaz. Eduardo percebe a intenção de Paula ao falar sobre o jantar que Clarice preparou para ele e Cecília. Pedro volta a andar de muletas. Cortez se aproxima de Eduardo no jantar. Bibi fica surpresa ao descobrir que Henrique é o seu admirador secreto. Pedro afirma a Wanda que vai lutar para ficar com Marina e Irene ouve. Júlio percebe que Cecília está escondendo alguma coisa. Eduardo leva Paula para conhecer Sueli. Eunice vê as fotos de Natalie na revista e decide contar para Clarice. Léo coloca calmante no suco de Nicolas. Irene espalha vaselina no chão onde Pedro vai passar. Léo sugere ficar no lugar de Nicolas, enquanto Fernanda o leva para o hospital. Eunice mostra a foto de Cortez e Natalie na revista e Clarice fica chocada. Pedro cai e Irene entra em pânico.



Capítulo 077

Irene fica aflita com estado de Pedro. Léo ajuda turistas no hotel e Marisa fica satisfeita. Wagner mostra para Cortez a foto na revista. Natalie faz uma ligação anônima para Clarice. Cortez inventa uma desculpa antes de mostrar a foto com a amante para a esposa. Vilma e Getúlio se despedem de Carol e Antônio. Eunice acredita que Quim é o namorado de Cecília. Beto visita Antônio e implica com André. Vitória e Gilda confortam Clarice. Cecília reclama por Eunice querer que ela namore uma pessoa rica. Natalie disfarça sua frustração quando Cortez fala que precisa ficar com Clarice. Léo ouve uma reclamação que Nicolas faz a Marisa e faz intrigas do gerente para Fernanda. Kléber afirma para Daisy que não causará problemas para ela e Olívia. Léo pega o dinheiro de uma carteira que encontra no jardim e guarda na mochila de Nicolas, mas Manolo observa tudo de longe sem ser visto. Irene afirma a Pedro que não vai desistir dele. Sueli tenta disfarçar a preocupação com o namoro de Eduardo e Paula. Marina e Bibi conversam sobre a festa de aniversário de Vitória. Uma hóspede avisa que foi roubada e Marisa chama a polícia. Silas encontra o dinheiro roubado nos pertences de Nicolas. Manolo fala a Léo que o viu roubando o dinheiro da hóspede.



Capítulo 078

Léo tenta disfarçar, mas Manolo afirma que não vai denunciá-lo. Daisy fica comovida ao ouvir Kléber se desculpar com Haidê. Cecília diz a Zuleica que não vai contar nada sobre o seu namoro para Eunice. Léo é promovido. Nando sugere que Pedro vá para o Rio de Janeiro. Marina garante a Carol que conseguirá esquecer Pedro. Haidê implica com Roni. Léo aluga um apartamento no Rio de Janeiro. Pedro conversa com Raul e conta sobre a viagem que fará para encontrar Marina. Cecília conta para Rafa por que ainda não contou sobre o namoro para sua mãe. Irene tenta seduzir Pedro. Marina não atende o telefonema de Pedro. Zuleica agradece Haidê por convidá-la para ir à roda de samba. Kléber reclama da presença de Roni e Douglas defende o amigo. Vitória leva Teodoro para falar com Catarina Diniz. Pedro deixa um recado no telefone de Marina. Leila chega de surpresa e conversa com Zuleica. Henrique convida Marina para dançar. Pedro chega à festa de Marina e se declara para ela.



Nenhum comentário: