segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

DESTAQUES


Duas revistas em uma Exotic

Paulo Matta lançou edição da revista Exotic Vip e a nova Exotic Gourmet, no L'Ô Restaurante

Publisher fala sobre sua trajetória e sobre o sucesso de suas revistas


Novas publicações surgem todos os anos, todavia, permanecer no mercado e levar informações e serviços de qualidade é privilégio de poucos. Dessa maneira a Revista Exotic People, desde sua criação, há 14 anos, se multiplicou em diversas facetas: Exotic Noivas, Exotic Festas, Exotic Vip e agora, com o mais novo guia de Fortaleza, a Exotic Goumert. A nova publicação será lançada simultaneamente com a Exotic Vip. Ambas se complementarão para satisfazer os anseios dos leitores, dar dicas e tirar dúvidas sobre o que há de melhor na gastronomia cearense.

O lançamento da edição Exotic Vip e Exotic Gourmet foi no dia 1º de dezembro, no L´Ô Restaurante. Além do lançamento da revista, teremos o pré-lançamento do DVD do filme “Bezerra de Menezes – O Diário de Um Espírito”.

A primeira edição da Revista Exotic Vip foi em 2006, tendo como proposta retratar a história de grandes personalidades cearenses ou que atuam no Ceará. Considerada marca de sucesso da idéia de Paulo Matta, a publicação ganhou status, credibilidade e tornou-se uma das mais solicitadas revistas do estado. Conversamos com Paulo Matta sobre sua trajetória e o sucesso da revista Exotic. Confira a entrevista.


DIVIRTA-CE – Você é do Rio, como veio para o Ceará? Há quanto tempo surgiu a Exotic?
PAULO MATTA - A minha carreira começou como modelo, trabalhei no Rio. Cheguei em Fortaleza e desenvolvi cursos de modelo e manequim, de audiovisual. Cheguei aqui em 85. Fui convidado pelo jornal FortNews para fazer uma coluna de moda, aí passei para o jornal Tribuna do Ceará, onde fiquei oito anos com uma coluna chamada ModaTur e a outra que era a Fortaleza By Night, sobre bares e restaurantes, sobre o que acontecia durante a noite. Em seguida veio a revista Vólia, que era uma revista italiana. Foi há 14 anos que eu lancei a Exotic People, dando origem também a Exotic Noivas, Exotic Vip, Exotic Festas e agora a Exotic Gourmet.

DIVIRTA-CE - Fale sobre esse diferencial da Exotic, de ser uma multi-revista com vários temas?
PAULO MATTA - A revista Exotic é uma publicação consolidada, nós somos respeitados e manter essa revista com 200 páginas há 14 anos não é fácil. Isso para o mercado local, é uma coisa inédita. Foram anos de trabalho para chegar no padrão que a gente tem hoje.

DIVIRTA-CE - Como você avalia esse mercado de revistas, aqui no Ceará?
PAULO MATTA - Existem publicações boas e existem pessoas que acham que é a mina de ouro, a loteria esportiva, só que não é. Você para manter um veículo de comunicação tem que ter muita garra, muita perseverança e ter muita capacidade, sem isso você não consegue. O mais importante é a sua trajetória, é você ter um reconhecimento das pessoas com o seu trabalho, porque Fortaleza é uma cidade que todo mundo sabe quem é quem, se você não tem isso, você não consegue.

DIVIRTA-CE - Exatamente isso que eu ia perguntar, como você consegue agregar assim, a sociedade, a sociedade mais importante na sua revista, como é que você consegue esse feito?
PAULO MATTA - Eu acho que isso tudo é o valor do trabalho, o reconhecimento. Então trabalhamos sério, não prometemos o que não vamos fazer e isso é muito importante para qualquer negócio, seja revista, seja qualquer coisa, então o que é importante é você ter crédito, credibilidade, isso você não compra com dinheiro, você compra com trabalho, respeito.

DIVIRTA-CE - E essa nova versão da Exotic, duas em uma, com a Vip e a nova Gourmet: quem serão as personalidades que terão destaque? Na Gourmet, como é que você vê o lançamento de mais uma Exotic, mesmo em meio a crise mundial?
PAULO MATTA - Olha, todas as pessoas que estão sendo retratadas, todas as pessoas que estão ali são merecedoras, são pessoas trabalhadoras e que conseguem mostrar seu trabalho, então todos são importantes, seja um banqueiro, o dono de uma empresa de aviação ou alguém que trabalha com eventos, com festas. Na Vip temos muitas personalidades, a partir do nosso governador Cid Gomes, a primeira-dama, Socorro França, a procuradora-geral do Estado, entre outras personalidades do mundo empresarial, como o estilista renomado Lino Vilaventura, como o banqueiro Humberto Bezerra e o empresário bem-sucedido, dono de uma empresa de aviação que é o Ariston Pessoa.

DIVIRTA-CE - Como é que vai ser a Gourmet?
PAULO MATTA - Nós contamos com uma equipe de profissionais que foram arrojados e fizeram um trabalho muito bem feito. A Gourmet será um guia gastronômico delicioso, muito ilustrado, com os melhores restaurantes da cidade. Vai dar água na boca de quem ler.

DIVIRTA-CE - Quais são as próximas revistas, os próximos projetos da Exotic?
PAULO MATTA - Nós também atuamos no ramo de eventos, fazendo recepções empresariais. Temos a feijoada do carnaval, que todo ano “bomba”, há oito anos ela é um sucesso. Esse ano a gente vem homenageando a nossa escola, a Grande Rio, a escola de coração.

DIVIRTA-CE - E a próxima edição da revista Exotic?
PAULO MATTA - A próxima será a Exotic Festas, e depois do carnaval a Exotic Noivas.



Árvore natalina da Praça Portugal será iluminada hoje


A programação do Ceará Natal de Luz 2008 chega à Praça Portugal, na Aldeota, hoje, dia 1º de dezembro. Às 18h, as luzes da árvore natalina de 56 metros de altura, decorada com motivos artesanais, serão acesas. Na ocasião, rendeiras estarão no entorno da árvore confeccionando peças de artesanato.
Na construção da árvore da Praça Portugal foram utilizadas 01 tonelada de lycra, 200.000 micro-lâmpadas e 2.000 metros de cordões luminosos. Idealizadas pelo arquiteto Luiz Deusdará, as duas árvores natalinas do Ceará Natal de Luz 2008 (a outra está instalada na Praça do Ferreira) reverenciam as rendeiras cearenses. Os tecidos brancos foram serigrafados na cor dourada, que, ao jogo de luz, ganham efeito de renda de labirinto. Ainda foram montadas 48 luminárias em forma de estrelas e pingentes nas quatro pracinhas que circundam o local.



Peça de teatro “O Auto da Camisinha” vira filme

A Associação de Vídeo e Cinema de Quixadá (ACVQ), em parceria com o Instituto de Saúde e Desenvolvimento Social (ISDS), lança o projeto cinematográfico O Auto da Camisinha. O lançamento acontecerá na próxima segunda-feira (01/12), Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a partir das 20h, no Sesc Iracema.
O lançamento do projeto faz parte das atividades do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e contará com a participação do elenco e equipe técnica do filme. Na ocasião, também será encenado o espetáculo Nas Garras do Capa Bode com a Cia. Teatro de Caretas.
O projeto cinematográfico teve origem com o projeto “Teatro de Rua contra a AIDS”, em 1996, e é realizado pela ACVQ com a parceria do ISDS, que se propõem a vestir a idéia original de uma outra linguagem: a cinematográfica.
Voltando a câmera para a diversidade das manifestações artísticas nordestinas, o diretor Clébio Viriato Ribeiro quer preservar a ludicidade, o conteúdo humano e os signos do cotidiano que garantiram a popularidade e boa aceitação da peça junto a públicos diversos.
O Filme “O Auto da Camisinha” vem ratificar e ampliar, através do circuito cinematográfico, sobretudo o alternativo e voltado a festivais, cineclubes, universidades e ONGs, uma linha de arte-educação com teor preventivo, que prima por respeitar elementos culturais, sabedoria popular e linguagem cotidiana. Arte comprometida com o social, a serviço da vida e de bem com ela.
O projeto de montagem do filme foi contemplado no I Edital Mecenas do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT) e será filmado em Quixadá, em 2009. Após cumprir agenda no Brasil, o filme seguirá a agenda nos países da América Latina, seguindo para países de língua portuguesa em África e depois Europa e parte dos EUA.
Como resultado, espera-se mudar a atitude, a prática e o comportamento da população, atingindo um público estimado em cinco milhões de pessoas entre adolescentes e adultos de todas as classes sociais e nível de educação no Brasil e no exterior.
Para o elenco, já estão confirmados os atores Pedro Domingues, Nádia Aguiar, Brasilino Freitas, Ana Marlene, Carri Costa, Marcos Amaral, Sidney Souto, Pedro Gonçalves, entre outros cearenses, contando com a participação especial de Tadeu Melo, Lima Duarte, Dira Paes e Chico Diaz.
Lançamento do projeto cinematográfico “O Auto da Camisinha”, de Clébio Viriato Ribeiro+ Apresentação do espetáculo Nas Garras do Capa Bode com a Cia. Teatro de Caretas.às 20h do dia 1º de Dezembro (seg)no SESC Iracema, rua Boris, n°90, Praia de Iracemainfo: (85)8896-2778 e clebioviriatoribeiro@yahoo.com.brentrada franca


AGENDA


DIA NACIONAL DO SAMBA NO PROJETO TERÇA NEGRA \\ Dia 2, às 19h
No Dia Nacional do Samba, a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir), com o apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, realiza uma edição especial do projeto Terça Negra. O cantor, compositor e instrumentista Ciribáh Soares começa a programação com o show "Ciribáh Soares e o Samba do Grande Amor". O repertório terá composições próprias e clássicos de nomes como Cartola e Noel Rosa. Em seguida, o grupo Academia, com mais de dez anos de formação e nome firmado nas noites de Fortaleza, toma o palco e faz um passeio por canções de Herivelto Martins, Paulinho da Viola, João Nogueira e Chico Buarque. O projeto Terça Negra acontece nesta terça-feira (2) no Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas s/n – Entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli), às 19h.


TEATRO DE BONECOS\\ Dias 6, às 19h, e 7, às 10h
Elementos do Nordeste se mesclam às narrativas bíblicas no espetáculo "A Saga de Jesus Cristo", da Cia. Epidemia de Bonecos. O grupo foi contemplado no Edital de Incentivo ao Teatro de 2007, da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo sábado (6), o grupo faz a primeira apresentação gratuita prevista no projeto, na Paróquia São Pedro e São Paulo (rua Padre Teodoro, 996, Quintino Cunha). No domingo, o espetáculo vai para o Patronato São João do Tauape (rua Frei Vital, s/n, São João do Tauape).

CURSOS LIVRES
\\ Captação e Desenho de Som
Segue até a próxima segunda-feira (8) as inscrições para o curso de Captação e Desenho de Som. As aulas serão ministradas pelo professor Nicholas Hallet. Ele é técnico de som especializado em captação de som direto, formado em Cinema e Vídeo pela Academie des Beaux Arts de Bruxelas, com pós-graduação em Sociologia pela Université de Louvain-la-Neuve. O curso acontece de 15 a 20 de dezembro, na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza. As aulas vão tratar da importância de um projeto sonoro desde o trabalho artesanal e discutir o desenho de som, a passagem do analógico para o digital, do digital para a ilha de edição e a sincronização. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), das 9h às 19h. Os interessados devem levar cópia do currículo e uma foto 3x4, além de preencher uma ficha de inscrição. Podem participar profissionais que já tenham experiência em captação de áudio em vídeo e cinema ou em estúdio de som.

DANÇA E PENSAMENTO\\ Aulas de 1º a 6 de dezembro
A Escola Pública de Dança da Vila das Artes promove nesta semana uma avaliação do corpo como memória, texto e fala, através do módulo "Discurso Sobre o Corpo", do curso de extensão Dança e Pensamento. O curso será ministrado por Christine Greiner, professora de Linguagens do Corpo na PUC (SP). As aulas acontecerão de 1 a 6 de dezembro. De segunda a sexta, serão das 19h às 22h, e no sábado, dia 6, das 9h às 12hs, na sala de aula da Vila das Artes (R. 24 de Maio, 1221, Centro), para alunos previamente inscritos.

CINECLUBE VILA DAS ARTES\\ Dia 3, às 18h30
O cineclube da Vila das Artes em dezembro relembra e discute os Anos de Chumbo. Três filmes nacionais (um por semana) lançam luzes sobre o período da Ditadura Militar brasileira. Para estrear a programação, será exibido o filme "Pra Frente, Brasil", de Roberto Farias. Estrelado por Reginaldo Faria e Natália do Valle, o filme é ambientado nos anos 70, quando presos políticos eram torturados enquanto o Brasil torcia e vibrava pela seleção brasileira. O Cineclube da Vila das Artes acontece às quartas-feiras, 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro)

PONTOS DE CORTE
\\ Dia 3, às 12h, e dia 6, a partir das 16h
O Pontos de Corte é um projeto desenvolvido pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes que visa à formação de agentes culturais e exibidores independentes e apoio as intervenções culturais em espaços públicos da cidade. Nesta quarta-feira (3), o Cine Sobremesa exibe, das 12h às 14hs, filmes cearenses de média e curta-metragem. No sábado (6), no Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 - Centro), o Subvercine promove uma Feira de Artes, com objetos como livros, filmes, revistas, discos e cartazes relacionados às artes, para troca. Colecionadores e curiosos interessados em garimpar relíquias não podem perder. A Feira será encerrada com a exibição de "Blá... Blá... Blá ...", de Andréa Tonecci, curta vencedor do FestBrasília em 1968.

QUINTA CULTURAL\\ Dia 4, às 19h
Toda quinta-feira o Mercado dos Pinhões abriga o projeto Quinta Cultural, que abraça as várias linguagens artísticas. Nesta semana, no dia 4, show com a cantora Márcia Paiva. Em seguida, o grupo A Roda apresenta o espetáculo circense "Na Ponta do Nariz". A programação começa às 19h. O Mercado dos Pinhões na Praça Visconde de Pelotas, s/n. Entre as ruas Nogueira Acioli e Gonçalves Ledo.

CHORINHO NO MERCADO\\ Dia 5, às 21h
Macaúba e seu Regional são as atrações desta semana no projeto Chorinho no Mercado. No repertório, pérolas do cancioneiro popular que vão de Ernesto Nazareth ao mestre Pinxinguinha. O Chorinho no Mercado, projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, acontece às sextas-feiras, 21h, no Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas s/n – Entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

AUTO DE NATAL\\ Dia 5, às 16h
Três viajantes saltimbancos oferecendo um presente mágico. O auto de Natal "À procura da criança perdida" será apresentado em praças de Fortaleza por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, e o Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Nesta sexta, a Praça José de Alencar será o palco do espetáculo, a partir das 16h.

SÁBADO NO PASSEIO\\ Dia 6, a partir das 9h
Aos sábados, o Passeio Público já tem programação certa: as exposições de arte e o encontro com artistas do projeto Passeio com Arte (da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais do Ceará), das 9h às 16h, e a feijoada do Quiosque do Passeio Público, que tem bandas de chorinho como acompanhamento. A feijoada começa às 11h e, neste sábado, conta com show do grupo Brasileirinho. O Passeio Público fica na rua Dr. Dr. João Moreira, s/n, no Centro, ao lado da Santa Casa de Misericórdia.

ENCANTOS DE IRACEMA
\\ Dia 6, às 19h
O artista André Marinho é a atração deste sábado no projeto Encantos de Iracema. O projeto convida artistas cearenses e de outras partes do Brasil para apresentações compactas, com ênfase na MPB. O Encantos de Iracema é realizado aos sábados, no Largo do Mincharia (Rua dos Pacajus, 5, Praia de Iracema), a partir das 19h.

FORRÓ NO MERCADO\\ Dia 7, às 18h
O Mercado dos Pinhões recebe todos os domingos o projeto Forró no Mercado. Nesta semana, show com Carlos Careca e grupo Asa Branca. O Mercado dos Pinhões fica na Praça Visconde de Pelotas, s/n, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli.

CEARÁ NATAL DE LUZ\\ Todos os dias, às 18h
As vozes de 150 crianças enfeitam as janelas do Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira, todos os dias de dezembro, incluindo sábados e domingos, até o dia 23. A apresentação do coral é uma das ações do Ceará Natal de Luz 2008, uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), em parceria com a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas).

ARQUITETURA, DECORAÇÃO, DESIGN

ARTES PLÁSTICAS

BARES, CAFÉS, SANDUÍCHES

BELEZA

CENA GLS

OS FINALISTAS THIAGO COSTTA E ADRIAN BRASIL PROMETEM SETS QUE EFERVESCEM A PISTA DE DANÇA E VÃO COLOCAR TODO MUNDO PRA DANÇAR MUUUUITO !!!

PRA COMPLETAR A NOITE, O GATÃO DAVI ANGEL, TRAZ UM SET CHEIO DE NOVIDADES E MUITA MUSICA BOA !!!

E PARA DEIXAR A NOITE AINDA MAIS "ANIMADA",
O CARDÁPIO CAI PARA R$ 1,99
(EXCETO IMPORTADOS, ENERGÉTICO E ICE)

PLUS:
CONVITES PARA
RETROSPECTIVA MUSIC HOUSE
(SÁBADO - 06/12)
(APENAS PARA OS 100 PRIMEIROS)

___________________________________________________________________________________________

PARA OS ANIVERSARIANTES DO MÊS DE DEZEMBRO, UMA SURPRESA !!!

ESCOLHENDO COMEMORAR SEU ANIVERSÁRIO NA SEXTA-FEIRA, NO MUSIC BOX, VOCÊ PODE:

1) LEVAR ATÉ 30 CONVIDADOS;
2) OS 30 CONVIDADOS NÃO PAGAM INGRESSO;
(APENAS CONS. MÍN. R$ 10,00)
3) GANHAR R$ 1,00 EM CONSUMAÇÃO POR CADA CONVIDADO QUE COMPARECER;
4) O ANIVERSARIANTE NÃO PAGA INGRESSO NEM TEMOBRIGAÇÃO DE CONSUMAÇÃO MÍNIMA;
5) A TURMA TODA (ANIVERSARIANTES E CONVIDADOS) TÊM ACESSO EXCLUSIVO* AO MEZANINO ANTES DE 01h (PRA RECEBER PRESENTES, CONVERSAR COM OS AMIGOS ETC)

LEGAL NÉ?

PARA PARTICIPAR, RESPONDA ESSE E-MAIL COM O ASSUNTO "ANIVERSÁRIO", JUNTO DA LISTA DE SEUS CONVIDADOS !!!

___________________________________________________________________________________________

ACESSE:
www.musicfortaleza.com


MAIORES INFORMAÇÕES:
+ 55 85 3219-3699 / 8730-3032

PARTICIPE DE NOSSA LISTA VIP E:
GANHE INGRESSOS PARA TODAS AS BALADAS;
CONVERSE COM A GENTE, ELOGIE, CRITIQUE, SUGIRA...

contato@musicfortaleza.com

NOME E SOBRENOME - APENAS 01 PESSOA POR CADA E-MAIL
OS E-MAILS DE RESPOSTA ENVIADOS ATÉ ÀS 20h DE HOJE ESTARÃO, AUTOMATICAMENTE, INCLUÍDOS NA LISTA DE CONVIDADOS !!!


LISTA SEXTA:
ENTRADA ATÉ 0h: FREE / ENTRADA APÓS 0h: CONS.MÍN. R$ 10,00


TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NOS E-MAILS DE RESPOSTA SÃO SIGILOSAS E NÃO SERÃO DIVULGADAS
ESSE INFORMATIVO É EXCLUSIVAMENTE PARA DIVULGAÇÃO.
CASO NÃO TENHA INTERESSE EM RECEBÊ-LO, FAVOR RESPONDER COM O TÍTULO: RETIRADA

CIÊNCIA - COMPORTAMENTO

CINEMA

Verdadeiro Oriente Médio

Filme “Rede de Mentiras”: ação e realidade sobre terroristas

Russel Crowe e DiCaprio em cena do novo filme de Ridley Scott. “Adoraria trabalhar com Walter Salles”, diz Leonardo

Na primeira vez em que trabalharam juntos, há 13 anos, Leonardo DiCaprio e Russell Crowe eram "dois neófitos" em Hollywood. Era o faroeste "Rápida e Mortal", de Sam Raimi, e ambos ficaram "quietinhos e com os olhos bem abertos, prestando atenção em tudo", conta DiCaprio. Hoje, muitos sucessos de bilheteria depois, eles são dois dos mais populares astros do cinema e voltam a dividir as telas no thriller "Rede de Mentiras", de Ridley Scott, que estreou sexta no Brasil. Na entrevista a seguir, DiCaprio, 34, afirma que o longa é um "filme permanente", já que é representativo da Era do Terror; revela ter vontade de trabalhar com Walter Salles e diz que os EUA estão atrasados oito anos em relação ao Brasil na questão da política energética.

O que o atraiu em "Rede de Mentiras"? Atuar em um thriller ou o aspecto político, já que a trama aborda a questão do terrorismo no Oriente Médio?

Leonardo DiCaprio - As duas coisas. Adoro o fato de que este é um filme permanente quando se pensa em interpretações no cinema da era do terror, é um símbolo das relações estabelecidas pelos EUA com os países do Oriente Médio. Ao mesmo tempo, não acho que o filme penda para uma seara política específica, não é panfletário.

O roteirista, William Monahan, é o mesmo de "Os Infiltrados", em que você atuou. É muito diferente ser dirigido por Ridley Scott e por Martin Scorsese?

DiCaprio - Sim. Não quero dizer que Ridley não seja meticuloso, mas Marty presta atenção a cada detalhe. E Ridley é um diretor que já edita em sua própria cabeça, controlando cinco ou seis câmeras. Ele sabe o que está acontecendo em cada câmera e confia muito em seu instinto. Já Marty requer um trabalho mais intenso do ator, ele estuda minuciosamente cada cena com uma grande antecedência. Agora, para o ator, creio, há benefícios nos dois estilos.

E como foi trabalhar em um filme mais lento, como "The Revolutionary Road" [drama em que atua com Kate Winslet e que estréia no Brasil em janeiro]?

DiCaprio - Foi o oposto. Quase que como filmar uma peça de teatro. Aliás, jamais tive uma experiência legítima no teatro, queria muito fazer um espetáculo off-Broadway, mais experimental. Passei um tempo enorme confinado com Kate Winslet e Sam Mendes em uma casa no subúrbio americano e no mês seguinte já estava correndo para cima e para baixo no Marrocos com Ridley enquanto helicópteros jogavam mísseis na minha cabeça. Nada mais diferente, mas esta é minha rotina nesta roda-gigante de Hollywood. Mas queria trabalhar com outros estilos de direção no cinema, fora dos EUA. Adoraria trabalhar com Ang Lee, Alejandro Iñárritu e Walter Salles. Quem sabe eles não surjam com um projeto com algum lugar para mim?

Você dirigiu "A Última Hora", focado no aquecimento global. Pensa em fazer outro?

DiCaprio - Vou editar uma campanha viral, uma propaganda com celebridades voltada para a internet, convocando os jovens a votarem [a entrevista foi realizada em setembro]. Mas já que você mencionou "A Última Hora", preciso dizer que tenho a maior admiração pela maneira como o Brasil lida com energias alternativas. Vocês são pioneiros. Se os EUA tivessem feito um terço do que vocês fizeram não estaríamos mais tão dependentes da exportação de petróleo. Quando eu filmava "Rede de Mentiras", ficou claro que as guerras que estamos lutando têm tanto a ver com o combate ao terrorismo quanto com a necessidade de assegurar o abastecimento de petróleo. E a política energética do Brasil é um exemplo para todos. Estamos oito anos atrasados em relação a vocês.





Ridley Scott vai adaptar o jogo "Banco Imobiliário" para o cinema

O diretor britânico Ridley Scott foi escalado para levar para as telonas um filme baseado no tradicional jogo de tabuleiro "Banco Imobiliário".
A recomendação é para que ele faça um filme futurista como em uma de suas principais obras, o cult "Blade Runner - O Caçador de Andróides".
Scott terá a missão de colocar nas telas o roteiro de Pamela Pettler, a mesma de "A Noiva Cadáver".
O acordo foi firmado entre a fabricante de jogos de tabuleiro Hasbro e o estúdio Universal. Antes de "Banco Imobiliário", outro jogo da Hasbro acabou virando filme: "Transformers".
A Universal também trabalha com a Hasbro em outros filmes. Michael Bay --diretor de "Transformers"-- está cuidando da adaptação do "Jogo do Copo", enquanto "Batalha Naval" também deve sair dos tabuleiros para as telas.
O retorno
No mês passado, Scott já havia dito que voltaria a fazer ficção-científica. Ele vai dirigir "The Forever War", baseado no romance homônimo de Joe Haldeman.
Segundo a revista "Variety", Scott pretendia ter filmado a adaptação após rodar "Alien" e "Blade Runner", em 1979 e 1982, respectivamente, mas problemas relacionados aos direitos do livro retardaram esses planos por mais de duas décadas.
"Tentei fazer 'The Forever War' há 25 anos e gosto muito do livro, que me parece ainda mais relevante desde então", disse o cineasta à revista.

CINEMA CEARÁ

7º NÓIA – Festival divulga trabalhos vencedores

O cenário do audiovisual cearense conheceu no último sábado os vencedores do 7º NÓIA – Festival Brasileiro do Audiovisual Universitário. Além dos melhores trabalhos nacionais de cinema e vídeo, também foram divulgados os vencedores em bandas universitárias e da mostra de fotografia. Entre os cearenses vencedores estão Gabriel Silveira, aluno da UFC, venceu na categoria Melhor Experimental; Felipe Fox, da Fanor, na categoria Melhor Publicidade; e Francisca Luana Carlos, da Faculdade Católica, sobre Melhor Documentário.

Já o melhor filme escolhido pelo grupo foi Engano, do diretor Cavi Borges, aluno da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Concorreram mais de 200 trabalhos das Mostras de Cinema, Fotografia e Música. Destaque para Mostra Nacional de Cinema e Vídeo, que recebeu ao todo 149 inscrições, sendo 47 do estado do Ceará,

A sétima edição do Nóia aconteceu entre os dias 21 e 29 de novembro. As atividades dividiram-se em quatro locais de realização: Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro (Cine São Luiz), Sesc Iracema, Sesc Fortaleza e Museu da Imagem e do Som (MIS). Outra inovação do Festival NÓIA 2008 foi a parceria com o Prêmio Ban, Ban, Ban, promovido pela Bandeirantes Mídia Exterior. A entrega de troféus e certificados aos melhores trabalhos publicitários aconteceu na noite de encerramento do Festival. O Festival NÓIA é uma realização da Dínamo Vox, do Núcleo Organizado de Idéias Audiovisuais (N.O.I.A.) e do Grupo Arte de Viver.

Mais sobre as mostras

Mostra Nacional de Cinema e Vídeo

Os curtas-metragens inscritos na Mostra foram julgados por profissionais locais e nacionais (SP e RJ) e concorrem ao Troféu NÓIA e premiação a ser definida posteriormente nas seguintes categorias: Melhor Ficção / Animação; Melhor Videoclipe; Melhor Documentário; Melhor Experimental e Melhor Publicitário. Os filmes selecionados concorrem ao Troféu Nóia na categoria Melhor Filme – Júri Oficial. E os filmes e vídeos juntos concorreram, ainda: Melhor Curta-metragem – Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator e Melhor Atriz.

Mostra Cearense de Fotografia

As fotografias selecionadas foram analisadas por uma Comissão Julgadora (formada por fotógrafos locais) que escolherá as três melhores fotos a serem agraciadas com o Troféu NÓIA e premiação a ser definida posteriormente, com base nos seguintes critérios: criatividade na composição da fotografia e habilidade técnica na execução.




Mostra de Bandas Universitárias

Os vencedores foram escolhidos por meio de avaliação realizada por uma Comissão Julgadora, composta por profissionais locais. Os vencedores foram contemplados com o Troféu NÓIA mais premiação.


LISTA DE VENCEDORES

FOTOGRAFIA

1º LUGAR: NO DIRETÓRIO

de YURI LEONARDO

Universidade Federal do Ceará - UFC

2º LUGAR: ENTRE LINHAS

de NAIANA PAULA

Universidade Estadual do Ceará - UECE

3º LUGAR: VOLTA LA CARTA

de RAFAEL CARLOS

Universidade Federal do Ceará - UFC

NÓIA EQUALIZE: BANDAS


MELHOR BANDA (JÚRI OFICIAL):

1º LUGAR: RED RUN

UNIFOR / FIC


2º LUGAR: GEORGE BELASCO E O CÃO ANDALUZ

UECE / UNIFOR


3º LUGAR: CAFÉ COLÔMBIA

UFC / UNIFOR

MELHOR BANDA (JÚRI POPULAR):

TIA MARIA

Universidade de Fortaleza - UNIFOR


MELHOR MÚSICA:

"NUMISMATA"

DE GEORGE BELASCO E O CÃO ANDALUZ

UECE / UNIFOR

FILMES E VÍDEOS

MELHOR FILME: ENGANO

DIRETOR: CAVI BORGES

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA / RIO DE JANEIRO - RJ





MELHOR EXPERIMENTAL: FORTALEZA – CAUCAIA

DIRETOR: GABRIEL SILVEIRA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC / FORTALEZA – CE

MELHOR PUBLICIDADE: DRAGÃO FASHION BRASIL 2008

DIRETOR: FELIPE FOX

FACULDADE NORDESTE – FANOR / FORTALEZA – CE

MELHOR DOCUMENTÁRIO: FIGURATIVA

DIRETOR: FRANCISCA LUANA CARLOS

FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ / FORTALEZA – CE

MELHOR ATRIZ: MARIDO, AMANTES E PISANTES

ATRIZ: PAULA BRAUN

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA / RIO DE JANEIRO - RJ

MELHOR ATOR: DIANTE DA LEI

ATOR: RODGER ROGÉRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC / FORTALEZA – CE

MELHOR DIREÇÃO: ANTES DO CAFÉ

DIREÇÃO: MARCELO VILLANOVA E HEITOR REIS

FACUDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA – FTC SALVADOR / SALVADOR – BA

MELHOR ROTEIRO: 22

ROTEIRO: SÉRGIO SANTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNANBUCO – UFPE / RECIFE – PE

MELHOR EDIÇÃO: AOS POUCOS

EDIÇÃO: ALEXANDRE NAKAHARA, GUSTAVO FORTI LEITÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP / CAMPINAS – SP

MELHOR TRILHA SONORA: ENGANO

TRILHA SONORA: FHILLIP RYE

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA / RIO DE JANEIRO - RJ

MELHOR FICÇÃO \ ANIMAÇÃO:

MARIDOS, AMANTES E PISANTES

DIREÇÃO: ÂNGELO DEFANTI

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA / RIO DE JANEIRO - RJ

PRÊMIO APCNN: ANTES DO CAFÉ

DIREÇÃO: MARCELO VILLANOVA E HEITOR REIS

FACUDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA – FTC SALVADOR / SALVADOR – BA

PRÊMIO BNB: 22

DIRETOR: SÉRGIO SANTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE / RECIFE – PE

CINEMA DE ARTE

CINEMA NACIONAL

Mostra apresenta filmes nacionais que relatam a Ditadura

Cineclube Vila das Artes de dezembro traz seleção do cinema brasileiro


O fim dos anos 60 e início dos anos 70 foram marcados por uma forte repressão política e militar, desencadeando várias questões sobre a identidade individual e a coletiva, os papéis sociais, as diferenças de classes e as relações de trabalho. Este universo será expresso através dos filmes da Mostra "Nunca Mais Esqueceremos – 40 anos do AI-5", do Cineclube Vila das Artes de dezembro.
Em 1970, o Brasil vibrava com a seleção de futebol no México, enquanto pessoas inocentes eram torturadas nos porões da ditadura militar. Os acontecimentos da época são vistos no filme "Pra Frente Brasil", de Roberto Farias, pela ótica de uma família de classe média, que tem um dos integrantes confundido com um ativista político e desaparece.
"Lamarca", de Sérgio Rezende, é a crônica dos últimos anos na vida do capitão do exército Carlos Lamarca. Nos anos da ditadura, o capitão desertou as forças armadas e passou a fazer oposição, tornando-se um dos mais destacados líderes da luta armada.
Encerrando a mostra, Toni Venturi conta em seu "Cabra-Cega" como uma organização de esquerda clandestina se articula debilitadamente para o abandono da estratégia armada. Escondidos no apartamento de um simpatizante, jovens militantes vivem o sonho e o pesadelo do projeto revolucionário. O Cineclube Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza, funcionará em dezembro nos dias 3, 10 e 17, sempre às 18h30, com a presença de um cineasta, pesquisador ou professor para debate com o público presente após a exibição do filme.

Programação
Dia 03/12: "Pra Frente Brasil" (Brasil, 1983) de Roberto Farias

Dia 10/12: "Lamarca" (Brasil, 1994), de Sérgio Rezende

Dia 17/12: "Cabra Cega" (Brasil, 2005), de Toni Venturi

Serviço:

Cineclube Vila das Artes. Em dezembro nos dias 3, 10, e 17, a partir das 18h30min, no auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). A entrada é gratuita. Informações através do telefone 3252-1444.

CONCURSOS, PROMOÇÕES, EDITAIS

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES, PALESTRAS

Seminário sobre música avalia a criatividade musical do brasileiro

Evento apoiado pela Secultfor une debates e apresentações musicais

O palco, os sons, os bastidores, a produção, os ritmos, a sintonia entre músicos e produtores, as formas de divulgação. Para os pesquisadores vinculados às universidades Estadual e Federal do Ceará e à Associação Cultural Cearense do Rock (ACR), tudo isso são experiências musicais e, portanto, merece ser estudado.

Partindo dessa concepção, tais pesquisadores idealizaram o seminário nacional "Experiências Musicais", que conta com debates e apresentações musicais. O evento começa na próxima terça-feira, dia 9, e segue até o dia 13 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Nordeste. Realizado pela ACR, o seminário é apoiado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), através dos Editais da Cultura 2007, categoria Cultura e Pensamento, e pelo Centro Cultural Banco do Nordeste. As inscrições já começaram e são gratuitas.

De acordo com Amaudson Ximenes, um dos idealizadores do evento, o seminário visa a divulgar e articular pesquisadores, artistas e comunidade em geral, propiciando um amplo debate sobre a temática e estimulando novas pesquisas e uma maior valorização da área musical, além de uma saudável integração com a universidade. "Quando pensamos nesse formato, pensamos em torná-lo leve, não deixá-lo com uma cara de congresso, de um encontro de 'notáveis' e 'iluminados' onde só os intelectuais teriam acesso. Convidamos grupos dos mais diversos matizes para compartilharem conosco suas experiências musicais com o público e com os pesquisadores".

A programação é bastante plural, reunindo debates sobre as manifestações juvenis e estéticas contemporâneas, como o hip hop, o manguebit, a música eletrônica e o heavy metal, bem como as da cultura popular tradicional, como o samba e o forró. Entre os debatedores, Gerardo Cavalcante do Nascimento, Jacques Luis Casagrande, Francisco José Damasceno, Abda Medeiros, Lucas Gurgel, Márcio "Mazela" Benevides, Pedro Alvim, Roberto Marques, Monalisa Dias de Siqueira, Márcio Mattos e Ricardo Batalha.

As chamadas música popular brasileira e cearense produzidas nos anos de 1960 e 1970 também ganham uma análise especial, sob a ótica dos historiadores Wagner Castro e Lia Mirela e da socióloga Mary Pimentel. Ao final do evento, será lançado um livro com o registro de todos os temas discutidos durante o Seminário.


Serviço
SEMINÁRIO NACIONAL EXPERIÊNCIAS MUSICAIS
De 09 a 13 de dezembro
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza
Inscrições no local (com direito a certificado de participação)

Programação
DIA 09
15 horas
- Manifestações estéticas juvenis I - Francisco Gerardo Cavalcante do Nascimento (Mestrando em história - UECE) - A Estética MangueBit: Uma Mutação na Indústria Cultural Brasileira da Década de 1990
- Jacques Luis Casagrande (Mestrando em Educação - UFC) - A arte como possibilidade emancipatória na sociedade da Indústria Cultural
- Francisco José Gomes Damasceno (Prof. Dr. História - UECE) - Memória e estética juvenil

18h - Apresentação Musical: Tambor da Terra

DIA 10
15 horas - Músicas e tessitura social da musicalidade
- Mary Pimentel (Profª Ms - UECE) - Quando os "pessoais" se encontram: notas sobre a música popular cearense

- Lia Mirela Moita - "A gente quer ter voz ativa e no nosso destino mandar, mas eis que chega roda viva e carrega o destino pra lá": Chico Buarque, Indústria Cultural e público consumidor (Historiadora - UECE)
- Wagner Castro (Mestre em História - UFC) - Massafeira Livre - o mormaço da "massa" agitou a "feira" e os artistas

18h - Apresentação Musical: Os Transacionais

DIA 11
15 horas - Mediações e musicalidades
- Roberto Marques (Doutorando em Antropologia - URCA) - Espacialidades descritas sob os holofotes do forró eletrônico
- Monalisa Dias de Siqueira (Mestranda em sociologia - UFC)- Os gato véi e o estilo de vida forrozeiro em Fortaleza
- Márcio Mattos (Mestre em Etnomusicologia - UECE) - Os grupos de forró: dos trios às bandas

18h - Apresentação musical: Fulô de Araçá

DIA 12
10h - 1ª momento - manifestações estéticas juvenis II
- Abda Medeiros (Mestre em Sociologia - UFC) - Dinâmicas de significados no underground em Fortaleza
- Pedro Alvim (RJ) (Doutor em Antropologia - UFRJ): Hell de Janeiro: Heavy Metal e Choques Culturais na Cidade do Rio

2ª momento - rock e mediações culturais - 14 horas
- Lucas Gurgel (musico e filosofo) - "Nietzsche e o Rock: Por uma Genealogia da Desmesura"
- Márcio Benevides (Mestre em Sociologia - UFC) - Aspectos estéticos e socioculturais do fazer rock em Fortaleza-CE: autoral ou original?

Apresentação Musical: 18 horas: Obskure

DIA 13
10h - Divulgação e distribuição: outras experiências
- Amaudson Ximenes (Músico, Sociólogo, Mestre em Políticas Publicas e Sociedade - UECE) - um ensaio sobre a influência do cotidiano na formação curricular
- Ricardo Batalha (Músico, jornalista) (SP) - Divulgação musical em revista: Roadie Crew

14h - Música e Ciência: para pontuar experiências
- Francisco Damasceno - Experiência musical: aproximações conceituais
- José Geraldo Vinci Moraes (Pós-Doutor - USP) - "Samba tem cadência. Digo a verdade. E até já chegou na universidade".

18h - Apresentação Musical: Clamus e Coquetel com lançamento de livro com debates do seminário

Contatos
Amaudson Ximenes: (85) 8708.4223
Francisco Damasceno: (85) 8630.6994
Jéssyca Castelo Branco - Assessoria de Comunicação: (85) 8712.1519
Blog: www.experienciasmusicais.blogspot.com


Curso gera oportunidade de trabalho e renda atrás dos palcos

Capacitação gratuita de rodies e técnicos de palco vai formar jovens sem experiência profissional

Ensinar a montar equipamentos de palco, posicionar fios, afinar e manter instrumentos. Este é o objetivo da II Capacitação de Roadies e Técnicos de Palco, curso é uma promoção da Deliberarte e conta com o apoio pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), através do Edital da Cultura 2007, categoria Música.

O curso se destina a jovens que desejam atuar como roadies ou técnicos de palco na área de shows, qualificando o desempenho destes profissionais para a trabalhar com bandas, eventos e festivais de música. O curso também vai desenvolver habilidades específicas nas áreas de sonorização, eletrônica e áudio.

De acordo com Éden Barbosa, coordenador pedagógico do curso, o conhecimento e o domínio destas técnicas facilitarão o ingresso dos alunos nas atividades do crescente mercado cultural em Fortaleza. "Há um vasto mercado de trabalho à sua frente, principalmente nas casas de espetáculos e afins".

As inscrições começam dia 8 e seguem até o dia 12, no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. Éden adianta que a Capacitação, como contrapartida dos Editais da Cultura, é gratuita e tem o compromisso de priorizar jovens de comunidades menos favorecidas que, provavelmente, não teriam acesso a estes conhecimentos. "Pensamos nisto como uma forma justa de inclusão sócio-econômica, oferecendo novas alternativas para futuros profissionais do áudio, interessados em agregar conhecimento e ampliar suas opções de trabalho".

Para se inscrever, o candidato deve ser residente em Fortaleza, ter mais de 16 anos, não possuir experiência profissional e, de preferência, fazer parte de alguma associação ou grupo comunitário (item não obrigatório).

Serviço
II Capacitação de Roadies e Técnicos de Palco,
Inscrições de 8 à 12 de dezembro de 2008, no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (Av. da Universidade, 2210, Bairro Benfica). Documentos necessários: formulário de inscrição preenchido, cópia da Identidade, cópia de comprovante de residência, currículo e uma foto 3x4. O resultado será divulgado no dia 15/12/2008.

DANÇA

DIVIRTA-CE COBERTURAS

EXPOSIÇÕES

FESTAS & BOATES

FORTALEZA ALTERNATIVA

Quintessência estréia em Fortaleza com O Jardim das Horas

O Quintessência estréia em Dezembro no Buoni Amici´s e é a nova temporada de shows do circuito independente em Fortaleza na alta estação. Neste próximo dia 25, feriado de Natal, a banda O Jardim das Horas é o destaque da programação

As quintas dia 25 de Dezembro, feriado de Natal, e dia 15 de janeiro de 2009, ápice das férias, marcam a estréia do Quintessência – nova temporada de shows do circuito da música independente na alta estação em Fortaleza (Ce). A programação acontece no Buoni Amici´s Sport Bar (Centro Dragão do Mar), com discotecagem do DJ Dado (Noise 3D), além dos shows, sempre a partir das 21h.



Na primeira data (25/12), O Jardim das Horas retorna aos palcos de Fortaleza após a mudança do nome da banda. O Quarto das Cinzas agora é o título do novo álbum, previsto para ser lançado em 2009 sob a chancela do Projeto Pixinguinha, circuito tradicional da MPB que premiou os cearenses radicados em São Paulo. Laya Lopes & Cia farão seu primeiro show em Fortaleza em 2008, adiantando músicas do novo trabalho, como o single Amarelolilás – disponível no My Space (www.myspace.com/ojardimdashoras)



Ainda na mesma noite, o Fossil apresenta seu último show em 2008, divulgando a coletânea Dissenso #01 – trabalho que reuniu bandas experimentais e artistas visuais de todo o Brasil. Do Fossil, a coletânea traz as músicas Secesso e Missa Nova – ambas com temas ilustrados pelos cearenses Nelson Luiz e Felipe Diaz. A abertura será do Et Circensis, quarteto que lançou o disco Homônimo este ano e apresentará nova formação após um período sem shows.



A temporada de shows do Quintessência continua dia 15 de Janeiro, com as bandas instrumentais Meu Amigo Imaginarium, esta abrindo a noite, e O Garfo – trio com destaque local e entre festivais fora do Estado. Fechará a seqüência os pernambucanos do Júlia Says, dupla que combina música brasileira e programações eletrônicas; com passagem pelo Rec Beat, festival de música alternativa em pleno Carnaval do Recife.



Quintessência é promoção da Mojo Camisetas (www.mojo.art.br), com apoio do Buoni Amici´s Sport Bar e Agna Estúdio (8712.4048).



Serviço

Estréia do Quintessência (1ª Temporada) – Quinta, 25 de Dezembro (Feriado de Natal), a partir das 21h, no Buoni Amici´s (Rua Dragão do Mar, 80, Praia de Iracema – Fortaleza). Com as bandas O Jardim das Horas e Fossil. Abertura: Et Circensis. Discotecagem: Dado. Preço: R$ 12,00. Promoção: R$ 10,00 até meia noite ou c/nome na lista (disponível em breve) Info.: (85) 3219.5454 / 8690.2466

GASTRONOMIA

HUMOR

INFANTIL

INTERNET - INFORMÁTICA

Antonia Fontenelle à la Madonna para o Paparazzo

Prestes a desembarcar no Brasil, a diva Madonna é a inspiração do ensaio inédito de Antonia Fontenelle para o Paparazzo (www.globo.com/paparazzo). Algumas fases da cantora, como Like a Virgin, Erótica, e a mais recente, a da turnê Sticky and Sweet - que será apresentada daqui há duas semanas em solo brasileiro – serviram de pano de fundo para as fotos da atriz clicada por Marcos Serra Lima na boate Le Boy, no Rio de Janeiro. “Queria representar uma mulher de personalidade forte. Pensei em Rita Hayworth, mas já tinham feito algo parecido, então pensei na Madonna. A equipe adorou a idéia. Eu não me transformei na Madonna, mas fizemos o ensaio com referência a ela,” conta Antonia.

Para as imagens, Antonia diz que procurou passar a atitude da cantora americana e confessa não ter tido nenhum problema com a nudez. “Sou atriz, vivo trocando de roupa na coxia do teatro, não posso e nem tenho esse tipo de pudor, foi tudo muito tranqüilo.” Já o marido, o diretor Marcos Paulo, com quem é casada há um ano e meio, preferiu as fotos mais comportadas.

Aos 35 anos e mãe de um filho de 12, Antonia está em cartaz com a peça “Vidas divididas”, de Maria Adelaide Amaral, com direção de Marcos Paulo, interpretando um travesti. A atriz e produtora cultural se prepara também para fazer sua estréia na televisão. Ela fará uma professora de hip hop na próxima temporada de “Malhação”.

LIVROS FICÇÃO

Premiado dramaturgo estréia na literatura

Roteirista Francisco Azevedo faz romance sobre a imigração portuguesa

Primeiro romance a tratar da imigração portuguesa para o Brasil no século XX, O ARROZ DE PALMA narra a saga de uma família em busca de um futuro melhor, superando diversas dificuldades. Nos cem anos em que acompanhamos suas vidas, irmãos brigam e fazem as pazes. Uns casam-se e são felizes, outros se separam. Os filhos ora preocupam, ora dão satisfação. Tudo sempre acompanhado pelo arroz jogado sobre os noivos no casamento dos patriarcas, José Custódio e Maria Romana, em 1908. Grão que serve de fio condutor desta história, como migalhas de pão jogadas no labirinto da memória. O livro já está nas livrarias e o autor disponível para entrevistas.
Estréia na literatura do roteirista e dramaturgo Francisco Azevedo - autor das peças Unha e carne e A casa de Anais Nin, sucessos de público e crítica -, O ARROZ DE PALMA começa com Antônio, filho de José e Maria, aos 88 anos, preparando o almoço que será servido à família, finalmente reunida após muito tempo. Enquanto combina os ingredientes, vão se misturando em sua mente as histórias que Tia Palma, irmã de seu pai, lhe contava. Mitologias familiares, que gravitam em torno desse arroz e também em torno das dificuldades em se largar uma terra amada por um futuro duvidoso.
No casamento dos pais, em Viana do Castelo, norte de Portugal, seguindo a tradição, o casal saiu da igreja sob uma chuva de arroz. Recolhido por Palma, esses 12 quilos de arroz foram acompanhando a família, sendo fundamentais em vários momentos. Como quando, para tratar da infertilidade da cunhada e do irmão, Palma dá a ele um laxante e depois prepara uma canja com esse arroz. O mesmo que ela presenteia ao sobrinho Antônio no dia de seu casamento. Uma união selada num almoço em que a família serviu esse arroz com bacalhau.
O ARROZ DE PALMA é um romance delicado, que emociona e comove. Com um certo ar de Isabel Allende, a trama tem um forte componente sentimental. Uma nostalgia por um tempo em que a família abrigava as pessoas. Um ideal que, portugueses ou não, todos herdamos.
Francisco Azevedo é roteirista e dramaturgo. É autor das peças Unha e carne e A casa de Anais Nin, sucessos de público e crítica.

LIVROS NÃO-FICÇÃO

Poder S.A. - Histórias Possíveis do Mundo Corporativo

Livro de Beto Ribeiro conta os bastidores das maiores empresas do país

Você detesta seu chefe? Trabalha mais de quinze horas por dia? Odeia o RH da sua empresa? Então, leia Poder S.A. – Histórias Possíveis do Mundo Corporativo. Você não vai aprender a lidar com todas as suas frustrações do dia-a-dia do trabalho, mas vai rir delas. Com certeza.

Baseado em fatos reais, o livro traz à tona as conversas de corredores das mais diferentes e importantes empresas brasileiras. Escrito por um ex-executivo de alto escalão, Poder S.A. não tem preocupação com o politicamente correto. Nenhum personagem é poupado, nem a vitima, nem o torturador. Do presidente à copeira, do RH à secretária da diretoria, todos os podres e pequenos poderes dos que passeiam felizes pelo mundo corporativo são desmascarados.

As histórias de Poder S.A., claro, são ambientadas num luxuoso edifício da Av. Brigadeiro Faria Lima, no Itaim Bibi, em SP. Impossível escrever um livro sobre o universo corporativo sem lembrar que empresa bacana que é empresa bacana gasta, e bem, na escolha do endereço da sua sede. Quanto mais caro o metro quadrado, melhor. Assim como o nome do prédio também não pode ser pouca coisa. Quanto mais sílabas, mais alto o aluguel. E, por que não, misturar todos os idiomas possíveis? Foi com base nesse estudo-pesquisa quase americano que o edifício de "Poder S.A." foi batizado de "SP Centrale Downtown Financial Center". Apesar de estar a dez quilômetros do centro de São Paulo e ter apenas uma empresa bancária ocupando suas ricas instalações...

Os 20 andares do SP Centrale – apelido carinhoso dado ao prédio pelos seus frequentadores - são testemunhas dos personagens mais estranhos do universo corporativo, que vivem em eterna tensão e competição pelo melhor cargo, salário e bônus anual. Com texto irônico e ácido, "Poder" abre o backstage das diferentes Companhias, Ltdas e S/A, em que é possível perceber e se divertir com a sordidez e a política de boa vizinhança mentirosa imposta na seara empresarial.

Para escrever o livro, o jornalista Beto Ribeiro teve como incentivadora a atriz Taís Araújo, a Alicia, de "A Favorita". Taís consultou Beto para saber como funciona o mundo corporativo quando encenou a peça "O Método Grölhom" no teatro e, a partir do que ouviu, sugeriu que Beto escrevesse um livro contando os bastidores do mundo corporativo.

Beto Ribeiro, 35 anos, jornalista, trabalhou como gerente de marketing de várias marcas importantes no país, relacionando-se diretamente com vários dos empresários que sempre passeiam pelas listas dos mais poderosos e ricos do universo corporativo brasileiro

Relatos de quem leu:

"Bem-humorado, divertido. Gostei. Pior é que é tudo verdade..."
Tais Araújo, atriz e apresentadora.

"É um estilo abusado, ousado, sem preocupação de ser políticamente correto...e isso é ótimo! Ainda bem que existem pessoas bem humoradas como o Beto, que sabem ver com olhos críticos e divertidos as chatices desse mundo dos que portam crachá como se fosse um atestado de sangue azul...Boa leitura!"
Maria Thereza Pinheiro, editora de projetos jornalísticos da TV globo e roteirista do programa Marília Gabriela, do GNT

"Mais real impossível. Consegui ver todos os meus colegas de trabalho que vivem para ver quem consegue exercer melhor seus pequenos e podres poderes. O mais triste é que eu ri de mim mesmo."
Alto executivo de um dos maiores varejos do Brasil que não quis se identificar - já que o papel de vilão corporativo sempre lhe caiu muito bem.

"Bem-vindo ao verdadeiro e desconhecido mundo corporativo. O livro lembra muito o ritmo e o humor de "The Office"."
Ana Paula Wirthmann, Diretora Financeira da Genoa Biotecnologia S/A e consultoria financeira

"Por ser baseado em fatos reais, a leitura fica mais interessante, já que o autor coloca o leitor num jogo para descobrir o que é verdade e o que é ficção. Quem vive dez horas por dia num escritório deve ler "Poder". Quem não vive, também."
Consultora de RH de uma empresa de recolocação de executivos com sede Rio de Janeiro e que preferiu o anonimato para não perder seus preciosos clientes corporativos.

"Acho que vou mudar de carreira. Tô com medo de virar um desses executivos do livro."

Estagiário de 21 anos de uma empresa de alimentos da capital paulista que, pelo jeito, aprendeu rápido a fugir da raia.




Dez! Nota Dez! – Eu sou Carlos Imperial

A história do grande incendiário da cultura brasileira

Ele foi ator, cineasta, apresentador de TV, colunista de jornais e revistas, compositor, produtor musical e até vereador e candidato a prefeito pelo Rio de Janeiro. Em geral é lembrado como um sujeito inconseqüente, encrenqueiro e mulherengo.

Direta ou indiretamente fez e ajudou a fazer o sucesso dos maiores nomes do nosso show bizz, de Roberto Carlos a Tim Maia, de Clara Nunes a Elis Regina. Dez! Nota dez! Eu sou Carlos Imperial, (Matrix Editora, 400 páginas), escrito pelo pesquisador Denilson Monteiro, é um mergulho na agitada vida e obra do autor de sucessos como Vem quente que estou fervendo, Nem vem que não tem, A praça, O bom e Mamãe Passou Açúcar em Mim.

O título é uma referência à maneira como Imperial anunciava as notas das escolas de samba do Rio de Janeiro. Na década de 1980, Carlos, na época vereador pelo PDT de Leonel Brizola, se notabilizou por divulgá-las exclamando a frase “Dez! nota dez!”. O bordão caiu no gosto popular e se transformou em sua marca registrada.

Orgulhoso por ser chamado de "o rei da pilantragem" e de "grande vilão da TV", mais do que tudo, Carlos Imperial gostava de causar polêmica e inventar situações que seriam destaque na mídia.

Em 1981, por exemplo, pouco antes da estréia de seu filme As Delícias do Sexo, teve a idéia de criar a Liga da Moral e da Decência. Mandou alugar duas Kombis, nas quais colocou vinte senhoras, que foram para a porta do cine Vitória, no Rio de Janeiro, protestar com cartazes contra a estréia daquele filme repleto de imoralidades. Além disso, arranjou um jovem negro anatomicamente privilegiado, para correr nu no meio da primeira exibição e causar alvoroço na platéia.

Na mesma hora, o rebuliço foi noticiado nas rádios. As pessoas ouviam e iam ao cinema para conferir o tal filme mais ousado que "O Império dos Sentidos". O resultado foi um grande sucesso de bilheteria.

Foi graças a Imperial que Roberto Carlos – assim como ele, também capixaba de Cachoeiro de Itapemirim –, gravou seu primeiro disco. Na época, o apresentador Chacrinha conseguiu contato com uma gravadora, propondo o nome de Roberto. Mas o atual “rei” foi recusado. Quem conseguiu a chance para o jovem cantor na Polydor foi o irmão mais velho de Imperial, Francisco, locutor da Rádio Continental. O rapaz comprometeu-se em tocar músicas da gravadora se o divulgador que visitava a emissora em que ele trabalhava conseguisse uma chance para Roberto.

Também foi Imperial quem convenceu Paulo Silvino a ser humorista, já que naquela época o astro do programa Zorra Total queria ser cantor de rock and roll. Sem deixar de mencionar que tanto Wilson Simonal quanto Erasmo Carlos, tiveram suas primeiras oportunidades na vida artística participando do "Clube do Rock", um embrião da Jovem Guarda, também invenção de Carlos. Em 1966, com Simonal, o compositor Nonato Buzar e o pianista César Camargo Mariano, o "Gordo", como era chamado pelos amigos, criou uma nova e deliciosa onda musical, a "pilantragem".

Imperial foi o responsável pela única ocasião em que o Ibope admitiu ter sido vítima de fraude. Em 1979, com o auxílio de dez pesquisadores do instituto, Carlos pôs em prática um esquema que colocou seu programa de auditório, então na TVS de Sílvio Santos, em primeiro lugar na audiência.

O Gordo ainda enfrentou com irreverência o regime militar. Um cartão de Natal que trazia sua foto, sentado no vaso sanitário, com a frase: "Espero que papai Noel não faça no seu sapato o que eu estou fazendo neste cartão", foi enviado a algumas personalidades em pleno AI-5 e acabou lhe rendendo uma temporada no presídio da Ilha Grande.



Sobre o autor

Responsável pela pesquisa de texto e imagem de Vale Tudo – O som e a fúria de Tim Maia, best-seller do jornalista Nelson Motta, e colaborador em Clara Nunes, Guerreira da Utopia, de Vagner Fernandes, o pesquisador Denilson Monteiro dedicou seis anos à realização de Dez! Nota dez! Eu sou Carlos Imperial. Fez centenas de entrevistas com artistas, familiares, amigos de infância e até desafetos do "homem vaia", além de uma busca minuciosa em diversas instituições de pesquisa e acervos particulares, a fim de obter toda e qualquer informação sobre sua vida. Aluno do escritor José Louzeiro, o roteirista de O homem da capa preta, atualmente Denilson dedica-se a um roteiro para cinema em parceria com Clarice Messer.




Prazeres e vícios de Roma

Um dos principais especialistas em Antigüidade e professor emérito do prestigiado Collège de France, Paul Veyne traça um painel do Império Romano, do apogeu até sua queda. “Sexo e poder em Roma” (Editora Record) mostra um estado repleto de nuances e paradoxos, no qual coexistiam refinamento aristocrático e brutalidade, virtude republicana e violência em forma de espetáculo, justiça e lei de Talião.Um universo cheio de tabus, que parece ter inventado o casamento cristão antes mesmo dos cristãos. O olhar perspicaz de Veyne analisa tudo: os romanos, seus deuses e paganismos. A política e corrupção nas relações de poder, os gladiadores e a morte como espetáculo. A sexualidade no casamento, as núpcias, o aborto, a homossexualidade e noções de virilidade. Nesta coletânea de entrevistas e artigos publicados ao longo de cerca de vinte anos na revista L’Histoire, por meio do estudo da sexualidade, Veyne disseca, ainda, a relação dos romanos com a política, o dinheiro, a vida e a morte.

LITERATURA

MODA

As camisetas da Formosa Bandida

A estilista Ana Novais entre modelos: inauguração de showroom na próxima segunda


Idealizada pela estilista cearense Ana Novais, a marca Formosa Bandida traz como diferencial 12 estampas que celebram o rico imaginário cultural cearense e brasileiro, associando o design de moda à tradição da xilogravura com contemporaneidade. A marca de t-shirts chega nesse final de ano com novidades. A partir do dia 08/12 (próxima segunda) abre em soft opening um novo ponto de vendas em Fortaleza, na Rua Maria Tomásia, 1262 - Aldeota (por trás do Pátio Dom Luís), espaço que também funciona como ateliê. A Formosa Bandida também já é comercializada em quatro lojas CEART em Fortaleza e Canoa Quebrada (ver serviço).

Apostando no talento criativo, a coleção Formosa Bandida conta com o trabalho habilidoso do artista Rafael Lima Verde, que criou xilogravuras com imagens contemporâneas de Lampião, Maria Bonita, da estátua de Iracema, São Jorge, carrosséis, cartucheiras, onça e pipa, entre outros ícones renovados da cultura popular. São seis (06) estampas masculinas e seis (06) femininas para as camisetas em malha 100% algodão (nos tamanhos P, M, G e GG). Além do modelo T-shirt tradicional, a linha feminina traz ainda as opções de cortes "princesa" e bata, golas canoa e decotes V.

Unindo cangaço e fé, sertão e mar, tradição e modernidade, os desenhos que ilustram a Formosa Bandida ganham novas cores para o verão: lilás, laranja, rosa, marfim, branco e preto. "Todo o design do produto prima pela qualidade", comenta Ana Novais, que criou a marca em 2007. Ela explica que o nome Formosa Bandida é uma bem-humorada alusão à Maria Bonita, companheira de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, o eterno rei do cangaço. A pedidos, a estilista ainda pretende lançar camisetas infantis com uma das estampas no início de 2009.

Serviço:

· Showroom Formosa Bandida – R. Maria Tomásia, 1262 - Aldeota (por trás do Pátio Dom Luís), a partir de 08/12/2008.

· Outros Pontos: Lojas do Centro de Artesanato Luisa Távora (CEART) - Av. Santos Dumont, 1589 + CEART do Centro Cultural Dragão do Mar + CEART do Aeroporto Internacional Pinto Martins + CEART de Canoa Quebrada

MÚSICA

Música que transcende

Em Divinaura, o grande músico alemão Aeoliah, mostra sua criatividade ao explorar a riqueza da música new age. O artista trabalha a fusão musical entre gêneros como Jazz e World Music para criar as mais ricas e belas composições.

Este álbum altamente inspirado propicia uma incrível experiência de elevação da alma. Suaves melodias e arranjos induzem a uma condição de paz interior em que a mente busca se harmonizar com o corpo e o espírito.

Por facilitar o estado meditativo, as músicas de Aeoliah são muitas vezes utilizadas em terapias, centros holísticos, exercícios de relaxamento, além de outras ações positivas para a saúde.



O melhor do Carpenters

Coletâneas da adocicada dupla The Carpenters existem aos montes. A que gravadora Som Livre está pondo nas lojas neste mês de novembro de 2008, intitulada The Best of Carpenters, foi idealizada para o mercado brasileiro e tem boa seleção de repertório assinada por Sérgio Motta. No entanto, a rigor, ela é (quase) idêntica às muitas compilações da dupla formada por Richard Carpenter com sua irmã Karen Carpenter (1950 - 1983). A compilação rebobina 14 sucessos da dupla que começou a gravar em 1969 - com o álbum Ticket to Ride - reinou nas paradas na primeira metade dos anos 70. Do segundo álbum dos Carpenters, Close to You (1970), a coletânea inclui We've Only Just Begun e (They Long to Be) Close to You. De Carpenters (1971), aparecem For All We Know, Rainy Days and Mondays e Superstar. Bless the Beasts and Childen (1971) está representado pela música-título. De A Song for You (1972), aparece a menos badalada Hurting Each Other. Now and Then (1973) comparece com Sing e Yesterday Once More enquanto Horizon (1975) fornece os megahits Only Yesterday e Please, Mr. Postman, além da pouco ouvida balada Solitarie. Já A Kind of Hush (1976) emplaca a música que lhe inspirou o título, There's a Kind of Hush. Como sempre, a Som Livre se exime de dar informações sobre a origem dos fonogramas. Ainda assim, The Best of Carpenters tem munição para conquistar fãs de última hora para a dupla que marcou sua época com um som tão adocicado quanto envolvente.



Taylor consegue deixar sua marca em 'Covers'
Em texto sucinto, escrito para o encarte do disco Covers, em que aborda somente cancioneiro alheio, James Taylor parece se justificar ao lembrar que, desde o começo de sua carreira, grava músicas de outros compositores. E ressalta que dois de seus grandes sucessos dos anos 70 - You've Got a Friend e Handy Man - não foram criados por ele. De fato, Taylor consegue deixar sua marca em repertório alheio e essa habilidade que faz com que seu álbum Covers não caia na vala comum de CDs do gênero. Desde a faixa de abertura, It's Growing, pérola soul de Smokey Robinson que fez sucesso com o grupo The Temptations, o disco se revela sedutor e com surpreendente unidade para uma seleção que vai do country (Why Baby Why) ao blues, celebrado em faixas como Summertime Blues (de Eddie Cochran) e (I'm a) Road Runner. Entre temas de Buddy Holly (Not Fade Away) e Leonard Cohen (Suzanne), o intérprete de voz anasalada realça todo o brilho de jóia de Jimmy Webb, Wichita Lineman, destaque deste álbum azeitado e cheio de personalidade que merecia título (bem) menos simplório e óbvio do que Covers.

NOVELAS


O novo trio de Malhação

No ano que vem, Daniel Dalcin, 23, Micael Borges, 19, e Bianca Bin, 18, vão render muita conversa em rodas de adolescentes. Eles interpretarão os principais papéis da nova temporada de "Malhação". Daniel será Alex, que disputará Marina (Bianca) com Luciano (Micael). "Fiz cinco testes para pegar o Alex. Canto desde os 13 anos, mas tive que aprender a tocar pelo personagem. O Alex é roqueiro e vai tocar em festivais", revela Daniel, o mais experiente. Será num show que conhecerá Marina, que mantém uma paixão não revelada, mas recíproca, por Luciano. Sua intérprete, Bianca, é decidida como a personagem: aos 16, ela deixou os pais em Itu (SP) e veio para São Paulo estudar teatro. Micael já fez cinema e mora no morro do Vidigal (Rio). "Não me considero negro nem branco. Meus pais vieram da Paraíba. Sou a mistura brasileira, represento a miscigenação", diz.
Nova novela das sete terá atriz cega e macaco-protagonista
Próxima novela das sete da Globo, "Caras & Bocas" (nome provisório) trará pelo menos duas novidades para o horário: uma atriz cega e um macaco em papéis centrais. Seu autor, Walcyr Carrasco, ainda não revela o nome da atriz. "Ela ainda não assinou contrato", diz. A história principal, a de um casal de artistas, será interpretada por Flavia Alessandra e Malvino Salvador.

PELO INTERIOR

Trovadores e Repentistas se encontram em Festival em Limoeiro do Norte, no Ceará

Povos de regiões que têm como tradição a cantoria e o trovadoresco, matrizes da poética sertaneja, nordestina e brasileira, vão se encontrar durante três dias em dezembro, de 10 a 12, no Ceará. Em palco aberto na Praça da Matriz da cidade de Limoeiro do Norte – 200Km de Fortaleza - shows de violeiros, aboios, emboladas, desafios de duplas de violas e outras manifestações musicais vão marcar a programação do IV Festival Internacional de Trovadores e Repentistas, que contará ainda com seminário e oficinas de cordel e xilogravura.

No palco, nomes como Nonato Luiz, Waldonys e o uruguaio residente na Argentina, Gustavo Guichón, se juntam a artistas populares do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí na valorização, fortalecimento e preservação das culturas populares regionais tradicionais.

Idealizado pelo cineasta Rosemberg Cariry, o Festival defende a "diversidade e a reciprocidade" e propõe o verdadeiro e benéfico significado da palavra universalização: o eterno reencontro dos homens e suas aldeias com as suas raízes universais. A cantoria, segundo Cariry influi em diversos gêneros da poética popular do nordeste, que tem em comum a herança multissecular dos cantadores, elementos determinantes na preservação das tradições culturais de todos os povos do mundo. Tal estilo poético influenciou de forma determinante o lirismo difundido pelos portugueses ao chegarem ao pais no século XVI.

Esta é a primeira vez que o Festival de Trovadores e Repentistas tem como sede Limoeiro do Norte. As duas primeiras edições, em 2005 e 2006, ocorreram simultaneamente nas cidades de Quixadá e Quixeramobim. Em 2007, o evento seguiu para Senador Pompeu e Farias Brito.

Sob a coordenação de Geraldo Amâncio, a quarta edição é uma realização do Instituto Internacional de Artes e Cantorias (Intercanto), com patrocínio da Chesf, Banco do Nordeste e Cagece e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte e Ministério da Cultura, via Lei Rouanet.

Seminário

Pela manhã, o Festival discute “Novos Desafios para as Culturas Populares”, em seminário que tratará dos temas “Reflexões sobre Direitos Culturais e o Plano Nacional de Cultura” (com Gilmar Chaves – Secretário de cultura de Limoeiro do Norte – mediador; Prof. Dr. Oswald Barroso – UECE; Prof. Dr. Humberto Cunha -(UNIFOR/Comissão de Cultura da OAB/Ceará; Representante da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural/MINC); “‘Desafios’ no tempo e no espaço: a cantoria de viola no século XXI” (com Profa. Ms. Simone Oliveira de Castro - Comissão Nacional de Folclore / Comissão Cearense de Folclore - mediadora; Prof. Crispiniano Neto - Rio Grande do Norte; Prof Rodrigo de Albuquerque Marques – FECLESC/UECE); “Vale do Jaguaribe: histórias, memórias e patrimônio imaterial” (com Profa Ms. Francisca R. N. Mendes - Doutoranda em Sociologia/UFC, Comissão Cearense de Folclore / Comissão Nacional do Folclore - mediadora; Kelson Gérison Oliveira Chaves - Mestrando em Ciências Sociais/UFRN; Cleison Rabelo - Faculdade Darcy Ribeiro).

Limoeiro do Norte

Limoeiro do Norte é conhecida como “Princesa do Vale”, por estar situada entre os rios Jaguaribe e Banabuiú, no Baixo Jaguaribe. Segundo o Censo 2005, o município possui 55.474 habitantes. Com clima predominantemente seco, que varia de 24º a 35ºC, Limoeiro do Norte conta com duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco. O intenso fluxo diário de pessoas aquece o setor de comércio, que vai de produtos alimentícios às indústrias de pré-moldados para construção civil. Outra atividade econômica que prevalece em Limoeiro é a agricultura, que movimenta anualmente cerca de R$ 50 milhões de reais. O município é, por exemplo, o maior exportador de melão do Brasil. Limoeiro também se destaca na pecuária, com produção diária de 45 mil litros de leite de gado. Além disso, a cidade é conhecida pelo artesanato local, com peças produzidas da matéria rústica do barro, da palha e do talo da carnaúba, panos, coco e até ferro velho.


PROGRAMAÇÃO GERAL


PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Local: Praça da Matriz

Dia 10/12 - QUARTA-FEIRA

20h – Atração Local: Boi Pai do Campo (Faceira/Limoeiro do Norte)

20:30h – Abertura Oficial

20:50h - Festival de Violas 17’ para as duplas
Jonas Andrade (PB) e Gilmar Oliveira (PB)
Jorge Macedo (CE) e Cícero Vieira (CE)
Cícero Justino (CE) e Cícero Mariano (CE)
Horácio Neto (CE) e Geivan (CE)
Guilherme Calixto (CE) e Valdir de Lima (CE)


23:00h – Recital de Poesia, Aboios e Emboladas
Amâncio Aboiador
Larissa Macedo

23:20h – Atração: Batuta Nordestina

23:40h - Forró Pé de Serra

Dia 11/12 - QUINTA-FEIRA

20h – Atração Local: Som das Carnaubeiras

20:30h – Homenagens:
Cantadores: Hercílio Pinheiro (In Memorian), Dimas Mateus e D. Lúcia, Rosemberg Cariry

20:45h - Recital de Poesia, Aboios e Emboladas
Vem-vem e Beija-flor
Raudênio Lima

21:10h – Festival de Violas 17’ para as duplas
Dupla de Limoeiro
Severino Feitosa (PE) e Erasmo Ferreira (PB)
Ivanildo Vila Nova (PE) e Raimundo Caetano (PB)
Silvio Granjeiro (CE) e Mocinha de Passira (PE)
Zemilson Ferreira (CE) e Edvan Pedro (CE)
João Lourenço (PB) e Hipólito Moura (PI)
Zé Cardoso (RN) e Moacir Laurentino (PB)

23:00h – Recital de Poesia, Aboios e Emboladas
Josival Viana - canções

23:15h – Nonato Luiz

23:45h – Waldonys

Dia 12/12 - SEXTA-FEIRA

20:00h – Atração Local: Boi Quixeré

20:30h – Homenagens: Antônio Nunes de França, Antônio Nunes Fernandes, Mauricio Jatobá (Chesf), Dep. Guimarães, CAGECE, Prefeito João Dilmar da Silva

20:45h – Festival de Violas 17’ para as duplas
Dupla de Limoeiro
João Lourenço (PB) e Hipólito Moura (PI)
Zé Cardoso (RN) e Moacir Laurentino (PB)
Louro Branco (CE) e Miro Pereira (RN)
Zé Morais e Raimundo Borges (PB)

23:00h - Desafio:
Louro Branco e Mocinha de Passira

23:20h – Atração: Eugênio Leandro

23:50h – Atração Internacional: Gustavo Guichón - Argentina

00:30h – Forró Pé-de-Serra


FESTA DE SANTA LUZIA

Dia 10/12 - QUARTA-FEIRA

21h – Dupla de Cantadores
Local: Espinho

Dia 11/12 - QUINTA-FEIRA

21h – Dupla de Cantadores
Local: Bairro de Santa Luzia

SEMINÁRIO

“NOVOS DESAFIOS PARA AS CULTURAS POPULARES”
De 10 a 12/12, das 9h às 12h
Local: FAFIDAM

Dia 10 - MESA 1
Reflexões sobre Direitos Culturais e o Plano Nacional de Cultura
Mediador: Gilmar Chaves – Secretário de Cultura de Limoeiro do Norte
Palestrante: Prof. Dr. Oswald Barroso (UECE)
Palestrante: Prof. Dr. Humberto Cunha (UNIFOR/Comissão de Cultura da OAB/Ceará)
Palestrante: Representante da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural/MINC

Dia 11 - MESA 2
“Desafios” no tempo e no espaço: a cantoria de viola no século XXI
Mediadora: Profa. Ms. Simone Oliveira de Castro (Comissão Nacional de Folclore / Comissão Cearense de Folclore)
Palestrante: Prof. Crispiniano Neto (Rio Grande do Norte)
Palestrante: Prof. Rodrigo de Albuquerque Marques (FECLESC/UECE)

Dia 12 – MESA 3
Vale do Jaguaribe: histórias, memórias e patrimônio imaterial
Mediadora: Profa Ms. Francisca R. N. Mendes (Doutoranda em Sociologia/UFC, Comissão Cearense de Folclore/Comissão Nacional do Folclore)
Palestrante: Kelson Gérison Oliveira Chaves (Mestrando em Ciências Sociais/UFRN)
Palestrante: Cleison Rabelo (Faculdade Darcy Ribeiro)


OFICINAS

CORDEL
De 10 a 12/12, das 14h às 17h
Local a confirmar
Facilitadores: Rouxinol do Rinaré, Arievaldo Viana e Klévisson Viana


XILOGRAVURA
De 10 a 12/12, das 14h às 17h
Local a confirmar
Facilitadores: João Pedro, Nonato Araújo e Sérgio Magalhães


FEIRA DE ARTESANATO E CULTURA POPULAR

Barracas com artesanato, livros, cds, dvds de cantoria, literatura de cordel, arte popular, etc.
De 10 a 12/12
Local: Praça da Matriz


Limoeiro do Norte – Informações Turísticas

COMO CHEGAR

Vias de acesso

O município de Limoeiro do Norte tem acesso pelas rodovias BR-116 e CE-377. O acesso pode ser feito pela BR-116 para quem vem do Norte (Fortaleza), Oeste (São João do Jaguaribe e Morada Nova) ou Sul (Alto Jaguaribe, Cariri, outros estados). Já o acesso a Leste (Quixeré e Rio Grande do Norte) será dado pela rodovia CE-377.

Ônibus

Terminal Rodoviário Maestro Odílio Silva
Local de chegada e saída de ônibus intermunicipais e interestaduais, ligando o Município às cidades vizinhas. O principal acesso se dá para Fortaleza.
Endereço: Avenida Coronel Antônio Joaquim. Tel: (88)3423-1477

Expresso Rápido Limoeiro
Funciona no Terminal Rodoviário e realiza viagens de ônibus com destinos a Tabuleiro do Norte, Quixeré, Russas e Fortaleza, funcionando de 5h às 22h.
Endereço: Avenida Coronel Antônio Joaquim. Tel: (88)3423-1477

ONDE FICAR

Hotel Classic Hotel
Rua Cônego Bessa, n° 2453
Fone: (88)3423-3144

Hotel São Luiz
Rua Cândido José de Sousa, n°726
Fone: (88)3423-1991

Hotel e Pousada O Bezerra
Rua Manfredo de Oliveira, n° 746
Fones: (88)3423-5361/ 3423-2980

Hotel São Francisco
Rua dos Expedicionários, n° 7103
Fones: (88)3423-3086/ 3423-3715

Roma Hotel
Sítio Boa Fé, s/n - Zona Rural
Fone: (88) 3423-1123

Hotel Central
Cônego Bessa, s/n.
Fone: (88)9958-3698

VIP Hotel
Rua Cel. Serafim Chaves n° 383
Fone: (88)3423-6060

Pousada O Bastião
Rua Joaquim Evaristo Gadelha, n° 2519
Fone: (88)3423-2142/3423-2748



JERI SPORT MUSIC FESTIVAL - O encontro das artes

De 11 a 13 de dezembro, a 1ª edição do evento reúne em Jericoacoara a cantora Miúcha, DJ Dolores, campeonatos de kite e wind, além de atividades de gastronomia, artesanato, turismo, ecologia e atrações integradas à comunidade local

Uma das praias mais deslumbrantes do mundo, Jericoacoara, a cerca de 300 km de Fortaleza (Ceará), vai unir entre 11 e 13 de dezembro várias manifestações artísticas, esportivas, ecológicas e turísticas à paradisíaca natureza local. O Jeri Sport Music Festival, uma iniciativa da Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP Jeri) com apoio total da comunidade, alia rodas de capoeira a competições radicais de Wind e Kitesurfe em Longdistance, entre shows com atrações locais e nacionais, como a cantora Miúcha e o DJ Dolores junto a sua banda. Também ganham ênfase nos três dias de encontros das artes em Jeri, mostras de artesanato, exibição de filmes, além da gastronomia regional, incentivos à economia sustentável, ações de preservação ambiental e turismo, tanto em Jericoacoara como nas adjacências.

O Jeri Sport Music Festival terá palco principal em uma grande arena montada em terreno de 4 mil m², de frente ao mar, próximo à famosa Duna do pôr-do-sol. “A idéia é gerar uma grande interação sócio-cultural e esportiva de artistas e atletas de repercussão nacional aos talentos regionais, além de contribuir para ampliar o turismo local e a conscientização ambiental. O grande mérito dessa primeira edição é já contar com a integração e participação massiva da comunidade nativa, que se mobilizou para dar total apoio”, exalta Verônica Sanger, vice-presidente da AP Jeri.

A cada dia, além de DJ local, dois shows de revelações musicais de Jeri sobem ao palco, executando referências sonoras variadas. “Selecionamos os artistas da região durante um mini-festival, que contou com a participação de freqüentadores da praia, nativos, além de produtores e formadores de opinião”, informa Aleana Duarte, produtora musical do Jeri Sport Music Festival.

Três dias de encontros das artes

Diariamente, o Jeri Sport Music Festival contará com tendas de exposição e vendas de produtos regionais, como acessórios manufaturados por artesãos, alimentação, drinques, entre outros espaços dedicados à divulgação de ações sócio-educacionais de limpeza, reciclagem do lixo, conscientização ambiental, sobre as pousadas associadas, atrações da cidade e arredores. O estilo e competência peculiares ao produtor Cláudio Silveira estarão presentes na montagem estrutural da arena central de eventos, que conta com a sua coordenação artística.

No dia 11/12 (5ª-feira), a partir das 17h30, o Jeri Sport Music Festival inicia em pleno pôr-do-sol a programação musical com aula espetáculo do Syntagma, grupo cearense que alia música de câmera antiga (medieval, renascentista e barroca) a canções nordestinas atuais. Em seguida, entre exibições de filmes sobre Jeri e sets de Lounge Music com o DJ Muzenga (Jeri), sobe ao palco às 20h40 o poprock de Larissa & Cleyber para demonstrar a diversidade dos novos talentos musicais de Jericoacoara.

No dia 12/12 (6ª-feira) às 17h30, uma roda de Capoeira com atletas da região abre a programação, intercalada por filmes de Jeri. Logo após, seguem shows de música latina com Tino & Cleyber (Jeri), entre sets Mix Brasil da DJ Renatinha (CE) com músicas brasileiras dos anos 60 até a atualidade, intercalado pela performance da jovem revelação local, a cantora Manu & banda Pulsantes com canções de MPB, samba e rock. A partir das 21h, o espetáculo ficar por conta da experiência e charme da cantora Miúcha, que entre o calor de fogueiras e a brisa marinha, mostra a musa-intérprete da Bossa Nova em repertório pelos 30 anos do ritmo musical e movimento cultural. A noite finda com um set especial do DJ cearense Gilvan Magno com o melhor da House-Music e da Eletro-Bossa.


No sábado, 13/12, o Jeri Sport Music Festival abre às 12h com as competições de longa distância em Kite e Windsurfe com cerca de 150 atletas, nas categorias masculino e feminino. A largada é na praia do Preá com percurso de 12 km até a chegada em Jericoacora, próxima ao local das apresentações e shows, levando em média de 1h30m de prova. A premiação dos primeiros colocados em cada modalidade acontece na arena de eventos, onde a partir das 17h30, o pôr-do-sol é brindado com os ecos das bandas de Jeri, Plena Consciência (reggae) e banda Prohkana (rock), entre mixagens de músicas brasileiras pela DJ Renatinha. A partir das 21h, o embalo vem da rica sonoridade internacional do DJ Dolores e Banda, que reverbera grooves e as músicas do novo álbum “1 Real”, no qual volta a trabalhar a química entre ritmos regionais e batidas eletrônicas, misturando sotaques do mundo com as tradições dos pífanos, rabeca, entre pitadas de trance e vocais em várias línguas. A noite finda com o DJ Muzenga (Jeri) em clima relaxante de música ambiente.

O Jeri Sport Music Festival 2008 é uma realização da Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP Jeri) com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias da Cultura (Secult) e de Esportes (Sesporte) e patrocínio da cerveja Sol. O evento conta com apoios da Ypióca Red Fruits, Sebrae, Marquise, Viação Redenção, Bando de Criação, Briba Design, entre outros.


PROGRAMAÇÃO GERAL RESUMIDA


DATA: 11 de Dezembro (quinta-feira)
17:30h Início da programação na arena de eventos
17:35h Grupo Syntagma (CE)
19:00h Exibição de video
19:10h Dj Muzenga (Lounge Music - Jeri)
19:30h Exibição de video
19:40h Show Ricardo & Sons (MPB - Jeri)
20:10h Dj Muzenga (Lounge Music)
20:25h Exibição de video
20:40h Show Larisa & Cleyber (Pop rock - Jeri)
21:20h Exibição de video
21:30h Dj Muzenga (Lounge Music - Jeri) até 00:00h (Encerramento)

DATA: 12 de Dezembro (sexta-feira)
17:30h Início da programação na arena de eventos
17:35h Grupo de Capoeira (Jeri)
18:10h Vídeo Filme de Jeri
18:40h Show Tino & Cleyber (música latina - Jeri)
19:10h Dj Renatinha (CE)
19:30h Exibição de video
19:40h Cantora Manu & banda Pulsantes (MPB, samba e rock - Jeri)
20:10h Dj Renatinha (CE) 40min
20:50h Exibição de video
21:00h Show Miúcha
22:30h Dj Gilvan ( House Music e Eletro Bossa - CE)
00:00h Encerramento

DATA: 13 de Dezembro (Sábado)
12:00h Longdistance de Wind e Kite (da praia do Preá a Jeri)
17:35h Show banda Plena Consciência (reggae - Jeri)
18:05h Dj Renatinha (CE)
18:20h Exibição de video
18:30h Show banda Prohkana (Rock - Jeri)
19:00h Exibição de video
19:05h Entrega de Prêmios Kite e Wind
19:40h Exibição de video
19:50h Dj Renatinha (CE)
20:50h Exibição de video
21:00h Dj Dolores e banda (SP)
22:30h Exibição de video
22:40h Dj Muzenga (Lounge Music - Jeri)
00:00h Encerramento




Cariri cearense sedia IV Encontro Mestres do Mundo de 2 a 6 de dezembro


Um cortejo pelas ruas de Juazeiro do Norte(CE) na tarde da terça-feira, dia 2 de dezembro, marcará a abertura do IV Encontro Mestres do Mundo e do Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, reunindo cerca de 300 Mestres da Cultura do Som, do Corpo, da Oralidade, do Sagrado e das Mãos, todos eles portadores da tradição nas diversas vertentes da cultura popular brasileira. Até o dia 6 de dezembro, os Mestres se apresentarão e trocarão experiências sobre seus saberes e fazeres. O evento unirá em um mesmo espaço uma grande diversidade de tradições vindas de várias regiões do Brasil e de diversos países, como Peru, Colômbia, Venezuela e Peru, em encontros, oficinas e seminários, além de apresentações artísticas nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, na região do Cariri, sul do Ceará, a cerca de 560 km de Fortaleza.

Os participantes do Encontro Mestres do Mundo se concentrarão para o início do cortejo às 16 horas, na Praça Dirceu Figueiredo, em frente à Prefeitura de Juazeiro, entre batuques, danças e caracterizações das culturas populares. A abertura oficial está prevista para as 18 horas, com as presenças do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, do Governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, de comitiva da Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural e dos prefeitos de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. Durante o evento, será realizada ainda a cerimônia de Diplomação dos Tesouros Vivos da Cultura 2008. A noite do primeiro dia será coroada pelo encontro dos maracatus do Ceará e de Pernambuco, com apresentações das cortes dos grupos Maracatu Estrela de Ouro de Aliança (PE) e Leão Coroado (PE) e Maracatu Nação Fortaleza (CE) e, ainda, do Grupo Elumbé do Uruguai.

O IV Encontro Mestres do Mundo é uma promoção do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural, e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

A programação do evento reserva três momentos distintos diariamente. As manhãs são dedicadas às Rodas de Mestres, um diálogo entre os mestres (locais, regionais, nacionais e internacionais) sobre suas tradições, percepções e vivências. Este é o momento mais singular do Encontro, já que ali os mestres são apresentados uns aos outros e passam a interagir e aprender com as semelhanças e diferenças culturais. Os mestres serão divididos em dez rodas de som, corpo, oralidade, sagrado e mãos, mediadas por um especialista ou pesquisador da área afim. Esta programação será realizada de 3 a 6 de dezembro, sempre a partir das 9 horas, no Crato Tênis Clube.

No período da tarde, a partir das 14 horas, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, será realizado o Seminários Nacional de Culturas Populares. Este momento é o aporte teórico e reflexão metodológica sobre os saberes e os fazeres dos Mestres, em seus variados campos de atuação. Serão montadas mesas de apresentação de experiências, cases e vivência de Mestres, instituições, pesquisadores e organizações reconhecidas pelo Ministério da Cultura no prêmio Cultura Populares.

As noites serão dedicadas às apresentações artísticas voltadas ao público. A partir das 18 horas, o Território Livre é aberto às apresentações espontâneas, coletivas ou individuais, onde mestres e outros artistas populares fazem uso do palco à vontade. Já na praça da Igreja Nossa Senhora do Socorro, uma grande arena será montada como palco principal. Ali, os mestres têm encontro marcado com o público. A organização do evento estima que cerca de 80 mil pessoas assistirão as apresentações durante todos os dias do encontro. As noites serão temáticas: maracatu, violas e cocos de diversas regiões estão programados para se misturarem com apresentação de outras partes do Brasil e de outros países.



Os festejos noturnos também se estendem em três noites do evento. Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, será realizado o Mestre Convida, uma programação paralela na casa de três mestres da região. Mestra Tatai (Juazeiro do Norte), Mestre Aldenir (Crato) e Mestre Joaquim Mulato (Barbalha), diplomados pelo Governo do Estado como Mestres da Cultura Popular do Ceará, recebem convidados em suas casas, mostrando in loco seus costumes e tradições. Esta programação está destinada aos mestres convidados do encontro.

• IV Encontro Mestres do Mundo

Local: Juazeiro do Norte/CE

Data: 2 a 6 de dezembro

Informações: (85) 3262. 5011 – 3262.0841