A árvore natalina, imponente, enfeitada e brilhante é um espetáculo à parte em qualquer lugar do mundo onde esteja instalada. Em Fortaleza, no entanto, ela já se tornou um símbolo cultural e afetivo da cidade, em especial por causa do Ceará Natal de Luz, considerado o maior evento natalino entre as capitais do Brasil, realizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL Fortaleza.
Por muitas edições, as duas principais árvores de Natal de Fortaleza, localizadas na Praça do Ferreira e Praça Portugal, projetadas pela arquiteta Denise Braga e pelo designer Pablyto Leivio, do escritório DP Arquitetura, chamaram a atenção pelo design diferente, em alusão às tradicionais redes. Para 2023, os profissionais trouxeram uma novidade que despertou a curiosidade dos fortalezenses. As redes de dormir, agora, deram lugar à temática visual do elemento vela, remetendo às tradicionais jangadas cearenses.
Compostas por uma estrutura metálica central, as árvores são erguidas em duas diferentes alturas, 25m e 36m. Sua volumetria é revestida com tecido tipo lycra, na cor branca, que tem suas extremidades presas e tensionadas aos cabos, promovendo um efeito 3D que se alternam em diferentes dimensões, com silhuetas triangulares que lembram o formato de uma vela. Mantendo-se embaixo da árvore e direcionando seu olhar para o topo, o visitante perceberá um espiral de velas em diferentes tamanhos, um visual nos faz lembrar o mar, o vento, o imaginário, os peixes e o que mais a imaginação permitir.
"A vela e a jangada representam a força e a coragem dos cearenses, que todos os dias precisam enfrentar os seus próprios mares. É um símbolo que remete também às belezas naturais de nossa cidade, que atrai tantas pessoas do Brasil e de outras partes do mundo. É ainda uma representação de resistência e luta por liberdade, com destaque para o legado de Dragão do Mar, que sempre marcou a trajetória da nossa gente e que agora é lembrado nessas árvores que encantam a população ", comenta o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante.
Além de fazer referência às jangadas, as árvores de Natal nas Praças do Ferreira e Portugal também prestigiam o grande homenageado da edição deste ano do Ceará Natal de Luz, o cantor e compositor Ednardo, ao trazer em sua composição estrutural elementos que lembram o leque de um pavão. De autoria do artista cearense, a música “Pavão Misterioso” foi tema de abertura da novela Saramandaia, em 1976, e em sua refilmagem, em 2013, tornando a composição um dos maiores sucessos da música brasileira.
"Em sua base, local onde a estrutura toca e se amarra ao solo, há oito gigantes velas hasteadas, cada uma destas emolduradas por um sol estilizado, que por sua vez ilustram diferentes figuras, como rendas, asas de borboleta e o leque de um pavão”, explica a arquiteta Denise Braga.
Para Assis Cavalcante, Ednardo merece todas as homenagens do povo cearense, inclusive nas árvores de Natal, por sua contribuição à música popular brasileira. “Ele é um dos ícones da MPB, que enriquece a nossa cultura com criatividade e sensibilidade artística. E o Ceará Natal de Luz vem nesse clima de gratidão e reconhecimento a este grande artista cearense”, afirma Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza.
O Ceará Natal de Luz, que segue até o dia 23 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário