Duas novas subvariantes de Covid-19, a JN.1 e BA.2.86.1, foram identificadas recentemente no Ceará e podem ser as responsáveis pelo aumento do número de casos recentes da doença no Estado, de acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).
O período de identificação das duas subvariantes coincide com o período de aumento da doença. Entre os dias 1º e 30 de novembro, o Ceará confirmou 2.809 casos positivos da doença, com taxa de positividade de 34,4% nos testes realizados feitos em laboratório, ainda segunda a Sesa.
E as farmácias estão sentindo o impacto desse crescimento. Mauricio Filizola, diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma) e presidente da Rede de Farmácias Santa Branca, destaca o crescimento na procura pelos testes para Covid (autoteste, teste swab e teste de covid/influenza). Em sua rede, a procura por esses três tipos de testes, em novembro, subiu 152% em relação ao mês anterior. E a expectativa de aumento de dezembro em relação a novembro é de 179,58%.
“Esse crescimento é significativo, por isso orientamos as pessoas a completarem o esquema vacinal e adotar medidas preventivas, como o uso de máscaras em locais com grande circulação de pessoas e a higienização das mãos”, orienta Maurício Filizola. Se está com sintomas gripais, faça o teste e, dando positivo, fique em isolamento até o quinto dia, contando a partir do primeiro dia de início dos sintomas. No caso de assintomáticos, o primeiro dia é a data de realização do teste, complementa Maurício.
*Sobre a rede de Farmácias Santa Branca*
Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 20 lojas próprias, uma distribuidora, um centro de distribuição e quatro franquias. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário