segunda-feira, 6 de maio de 2019

SOBRAL

Circuito UFC-Arte no Interior promove espetáculos e oficinas

A Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da Universidade Federal do Ceará realiza, nos dias 15 e 16 de maio, edição do Circuito UFC-Arte no Interior no município de Sobral. A programação reunirá apresentações de dança popular, teatro e poesia no Theatro São João e oficinas na Universidade Estadual Vale do Acaraú. Toda a programação tem acesso gratuito.

No dia 15 de maio, as apresentações no Theatro São João têm início às 19h com o espetáculo Versos de ouro el-rei mandou-nos lavrar, apresentado pelo grupo Verso de Boca, projeto que atua no cenário artístico da UFC com apresentações de recitais, realização de oficinas para alunos e professores das redes municipal e estadual de ensino em diversas cidades do Estado, além de montagem e direção de espetáculos de poesia para teatro.

A segunda apresentação da noite será do Grupo de Dança Popular da UFC Oré Anacã, com o espetáculo Entre penas e contas, que reúne danças tradicionais brasileiras de influência étnica negra e indígena, como o boi-bumbá, carimbó, siriri, afoxé, frevo, maracatu, congado, reisado, entre outras. O espetáculo será apresentado pela primeira vez em Sobral. Para os dois espetáculos os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro às 18h.

OFICINAS – Além das apresentações artísticas serão realizadas duas oficinas de formação para professores de todos os níveis de ensino das redes pública e privada. A oficina Danças Populares Brasileiras será ministrada pelo Prof. Marcos Campos, do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC e coordenador do grupo Oré Anacã, das 9h às 11h30min do dia 16 de maio, na quadra esportiva do Curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Campus Derby.

Já a oficina A Arte de Dizer Poemas vai ser realizada no mesmo dia e horário, mas no auditório central do Curso de Letras da UVA (Campus Betânia). Atuarão como facilitadores os professores Elizabeth Dias e Roberto Medeiros, do Curso de Letras da UFC e coordenadores do projeto Verso de Boca, e os integrantes do grupo, que são alunos do Curso de Letras e também voluntários.

Cada oficina conta com 30 vagas e as inscrições podem ser feitas no período de 6 a 14 de maio, através de formulários on-line disponíveis no site da SECULT-ARTE (http://www.secultarte.ufc.br), na aba Circuito UFC-Arte no Interior.

SAIBA MAIS – O Circuito UFC-Arte no Interior é uma iniciativa da SECULT-ARTE em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos Ensino e Fomento e de Pesquisas (FASTEF), com o intuito de contribuir para o intercâmbio cultural e promoção da cultura nos municípios do interior do Estado do Ceará. Todos os projetos participantes foram selecionados através de edital para circulação dos projetos apoiados pelo Programa de Promoção à Cultura Artística (PPCA), também conhecido como Bolsa-Arte.

Fonte: Secretaria de Cultura Artística da UFC – fones: (85) 99102 0682 e (84) 98151 1700

Nenhum comentário: