quinta-feira, 16 de maio de 2019

DFB FESTIVAL 2019

DRAGÃO FASHION BRASIL inicia edição de 20 anos celebrando moda, cultura e empreendedorismo nas areias do Aterro da Praia de Iracema
   
Criar, produzir e fazer girar a indústria da moda sempre foi a praia do Ceará. Por isso, o maior encontro da moda autoral da América Latina, o DFB Festival 2019 celebra 20 anos invadindo o trecho de litoral mais icônico da capital cearense: as areias do Aterro da Praia de Iracema com uma megaestrutura a partir desta quarta-feira (15) até sábado (18). 

Na programação de aniversário, o DFB Festival apresenta novidades que reúnem, em um line-up gratuito, desfiles, shows, quatro apresentações exclusivas de companhias de dança, exposições de fotografia, feira de marcas sustentáveis, workshops e gastronomia, reforçando a vocação do Ceará como epicentro para a fomentação da cultura, da formação e do empreendedorismo.

Para a edição de 20 anos, o DFB Festival aporta no Aterro da Praia de Iracema, meridiano imaginário que marca o final do Centro histórico de Fortaleza e o início da capital futurista dos arranha-céus e dos empreendimentos inovadores.

São mais de 27.000 de estrutura do que o diretor do DFB Festival, Claudio Silveira, chama de “Cidade Autoral”, o espaço provisório por onde irão passar 36 desfiles, 4 balés, 20 shows, oito palestras, quatro workshops, sete bares, 14 restaurantes e mais uma feira com foco em economia criativa, com 60 expositores.

Claudio Silveira, lembra que, desde o início, “ainda que de maneira inconsciente, o Dragão (como o evento se chamava quando foi criado, em 1999) já pavimentava a estrada na qual veio a traçar essa longa jornada, unindo várias formas de expressão cultural em torno da moda”.

A instalação da megaestrutura do DFB no Aterro da Praia de Iracema é um marco histórico, uma demonstração pratica das ideias inovadoras que marcam o atual Governo do Estado do Ceará. A iniciativa coincide também com as ações de fomento ao design e criatividade, desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza, através do Distrito Criativo Iracema.

A indústria da moda vai dar praia no DFB Festival 2019

Mantendo a tradição, o DFB apresentará coleções autorais de 36 nomes, em 3 salas de desfile: 2 internas, com capacidade para 1.000 pessoas, cada, e uma externa, de frente para o mar, o DFBeach Club, com passarela de 150m de extensão, instalada sobre as areias do Aterro. O formato de apresentar coleções de moda praia no próprio ambiente para o qual foram criadas, é uma experiência única, possível unicamente pela localização privilegiada do DFB Festival 2019.

Claudio Silveira reforça: “para o cearense, a praia é mais do que um acaso geográfico: ela traduz a vocação do nosso povo para o empreendedorismo e a inovação, dado o exemplo dos jangadeiros, das rendeiras e do horizonte vasto do Atlântico à nossa frente”.

É a partir desses arquétipos que compõem a cearensidade, que o DFB reforça seu DNA, reunindo, novamente, grandes nomes da moda autoral, como Lindebergue Fernandes, Gisela Franck, David Lee, Wagner Kallieno, Almerinda Maria, Melk Z-da, Jeferson Ribeiro, Ronaldo Silvestre, Kallil Nepomuceno, Rendá por Camilla Arraes e D’Aura, que têm longos históricos ligados ao Evento.

A força da indústria da moda no Ceará marca presença nas passarelas da Flee e das estreantes Parko e Homem do Sapato.

O compromisso da cadeia produtiva do Estado com o DFB deu origem a quatro desfiles, correalizados por entidades representativas do trade.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará, FIEC, homenageia a trajetória de uma das mais bem-sucedidas empresas cearenses do trade, promovendo o desfile da Água de Coco.

Representando a presença dos sindicatos do segmento no Ceará, o Sinditêxtil apresenta o trendshow com o preview dos lançamentos da Jangadeiro Têxtil, e o SindiRoupas apresenta a estreia da marca Matias, com estilo assinado pelo piauiense formado no Ceará e radicado em São Paulo, Deoclys Bezerra, que volta ao Evento em que conquistou o primeiro prêmio Novos Talentos, ainda em 2000.

Valorizando a criação autoral nas microrregiões do interior do Estado, o Sebrae/CE traz uma coleção especial, criada a partir do programa Rota das Emoções, reunindo artesãos dos municípios da Rota de Jericoacoara: Camocim, Sítio Alegre, Chaval e Barroquinha, com ênfase nas tipologias crochê, palha, chita e escama de camurupim.

O Senac/CE traz a coleção Cariri Visceral, fruto de um semestre de pesquisas, assinada por alunos de Juazeiro do Norte.

Entre as estreias no line-up desta edição, nomes autorais como Baba (CE), Chico Marinho (AL), Vitor Cunha (CE) e as cariocas ESC e Marju. Um dos nomes mais longevos do agora denominado Distrito Criativo Iracema, Silvânia de Deus, encerra o evento, fechando, em grande forma, estes 20 anos de ciclo do DFB Festival.

E, mantendo a tradição há 19 edições, o Concurso dos Novos reúne estudantes de todo o país, na corrida pelo prêmio de R$ 10.000,00, com equipes de faculdades do Ceará, Pará, Paraná, Piaui, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nos bastidores, a direção dos desfiles, tradicionalmente feita por Claudio Silveira, ganha um reforço de peso: quem assume a coordenação nesta edição é Claudio Santana, nome à frente da direção de desfiles da New York Fashion Week, São Paulo Fashion Week, Korea Fashion X Passion, entre outros. Após a passagem pelo DFB Festival, Claudio assinará a direção de todos os desfiles da próxima NY Fashion Experience, que acontece de 6 a 14 de setembro deste ano.

Confira o line-up oficial de moda do DFB Festival 2019:

Quarta • 15 
17h - Coletiva de Imprensa                                                            
17h30 • DFBeach Club - Parko 
19h • Sl. 1 – Victor Cunha + Caio Nascimento
19h30 • Sl. 2 - Almerinda Maria
20h • Sl. 1 - Homem do Sapato
20h30 • Sl. 2 - Gisela Franck
21h • Sl. 1 - FIEC apresenta Água de Coco 

Quinta • 16
17h30 • DFBeach Club - Senac/RJ apresenta ESC
18h30 • Sl. 2 - Saldanha
19h • Sl. 1 - Sinditêxtil apresenta Jangadeiro Têxtil
19h30• Sl. 2 - Senac/CE apresenta Cariri Visceral + Bruno Olly
20h • Sl. 1 - Rendá por Camila Arraes  
20h30 • Sl. 2 - David Lee
21h • Sl. 1 - Wagner Kallieno

Sexta • 17
17h30 • DFBeach Club - Senac/RJ apresenta Marju
18h30 • Sl. 2 - Concurso dos Novos (Ateneu, Fanor, Sta. Marcelina, UNAMA)
19h • Sl. 1 - Jeferson Ribeiro
19h30 • Sl. 2 - SindiRoupas apresenta Matias
20h • Sl. 1 - Melk Z-Da
20h30 • Sl. 2 - Sebrae apresenta Rota Jeri + Lindebergue Fernandes
21h • Sl. 1 - Kallil Nepomuceno

Sábado • 18 
18h30 • Sl. 2 - Concurso dos Novos (Unifor, UTFPR, UFPI, Veiga de Almeida) 
19h • Sl. 1 - Baba
19h30 • Sl. 2 - D’Aura
20h • Sl. 1 - Ronaldo Silvestre
20h30 • Sl. 2 - Flee
21h • Sl. 1 - Silvânia de Deus

A Cultura vai dar praia no DFB

Além de enaltecer a cultura da moda autoral brasileira, o DFB Festival, como o reafirma o próprio nome, vai além e oferece uma programação multicultural, composta por exposições, mostra de curtas-metragens, lançamentos de livros, espetáculos de dança, shows de música e sets de DJs.

Um dia antes da abertura do DFB, na terça, 14, o Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF) apresenta a exposição Grandes Olhares, montada exclusivamente para o Festival, reunindo pérolas do seu acervo, incluindo imagens icônicas de Richard Avedon, Otto Stupakoff, Luiz Tripoli, Horst P. Horst, Milton Greene e Leo Faria, entre outros, cedidas exclusivamente pelo idealizador do Museu, Silvio Frota, com atuação da embaixadora da ação, Paulinha Sampaio.

A vernissage contará com performance de modelos usando looks da histórica coleção colaborativa “A Hora do Brasil”, recém-apresentada no consulado brasileiro em Londres, e coordenada por Jum Nakao para o Senac/CE, e executada e transmitida em tempo real, durante o DFB 2012.

Já a partir da quarta, 15, no Aterro da Praia de Iracema, o DFB sedia três exposições: o estilista David Lee remonta a instalação apresentada na temporada de moda de Londres, no início deste ano, para a qual foi convidado pelo British Fashion Council, em ação inédita orquestrada pelo Senac/CE; dando continuidade à expo paralela no Museu de Fotografia, o DFB apresenta a exposição DFB 20 Anos • Novos Olhares, com curadoria de Maria Julia Giffoni e Thais Mesquita, reunindo trabalhos de fotógrafos de várias gerações, como Delfina Rocha, Nicolas Gondim e Luis Moraes; enquanto isso, no lounge principal do Evento, uma timeline celebra grandes momentos dessas duas décadas de DFB Festival, incluindo imagens raras das primeiras edições, quando o evento ainda se chamava Dragão Fashion.

Ainda na programação cultural do DFB, no sábado, 17, o maquiador e fotógrafo Fernando Torquatto recebe convidados para tarde de autógrafos de seu novo livro, homônimo, em que clica celebridades e comemora 25 anos de carreira. O lançamento será no Auditório Senac, espaço onde ocorrem os talkshows e mesas redondas do Dragão Pensando Moda.

Em 2019, o DFB Festival realiza um desejo antigo: lançar uma mostra competitiva de fashion films de curta-metragem, reunindo profissionais, alunos e apaixonados por moda autoral. Tendo o universo das praias como temática, a 1ª Mostra DFB MoveModa, reúne trabalhos de todo o Brasil, incluindo a participação de 11 entidades de ensino técnico e superior.

Foram selecionados 26 vídeos, de representantes dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Sergipe e Bahia. Os curtas-metragens serão exibidos individualmente, na abertura dos desfiles do line-up oficial do DFB.

Em jogo, R$ 10.000,00 em prêmios, distribuídos em 4 categorias: Fashion Film Independente do Ano; Pensamento Crítico; Inovação em Linguagem e Talento Estudantil.

Da dança, para a música, o DFB trará dois palcos, onde se apresentarão grandes nomes de várias cenas artísticas, do pop, ao underground.

O Palco Cores na Praia abre a programação diária, com sunsets embalados por DJs convidados e shows noturnos com nomes como Melim, Mc Pocahontas, Two Folks e outros nomes a confirmar. O line-up exclusivo do Palco Cores na Praia tem produção assinada pela Cores Entretenimento, nova empresa do segmento, com visão inovadora e inclusiva de atrações e formatos. Confira a programação: 

Quarta-feira (15/05)
16h- Banda Reite
18h- Banda Regina George
20h- Two Notty

Quinta-feira (16/05)
16h- Neon Party
18h- DJ Nicolas Abe
20h- MC Pocahontas

Sexta-feira (17/05)
16h- Salve Simpatia
18h- Bloco SandiJunio
20h- DJ Erik Villar
22h- Banda Melim (Festa de Lançamento da Cores Entretenimento)

Sábado (18/05)
16h- Two Folks
18h- DJ Leandro Bueno
20h- DJ FLAR

Já o Palco Sesc, com 300de área coberta, além das apresentações de dança, receberá grandes shows, com nomes como Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci, com curadoria artística assinada pelo Sesc/CeAbraçando várias vertentes artísticas, a programação de dança do DFB Festival apresenta espetáculos clássicos e contemporâneos das companhias Edisca, Vera Passos, Madiana Romcy e a premiada Escola de Dança de ParacuruConfira a programação
PALCO SESC
Data: 15/05
18h30 - Companhia Madiana Romcy
19h- Projeto Rivera
21h- Tulipa Ruiz

Data: 16/05
18h30 - Academia Vera Passos
19h- Mel Mattos
21h- Junú

Data: 17/05
18h30 - Edisca
19h- Astronauta Marinho + maquinas
21h- Lorena Nunes

Data: 18/05
18h30- Escola de Dança de Paracuru
19h- Nazirê
21h- Marcelo Jeneci
Entrada Gratuita

A programação musical do DFB Festival é inteiramente gratuita, com censura 12 anos, e acontecerá nos palcos Sesc e Cores, em line-up paralelo aos desfiles, workshops e palestras, diariamente a partir das 16h.

E garantindo diversão para todas as idades, o DFB Festival 2019 disponibilizará uma unidade do Eco Clube, onde pais e responsáveis poderão deixar as crianças que forem ao Evento, mas não puderem entrar nos desfiles e shows, já que a programação é para maiores de 12 anos.

Formação, empreendedorismo, sustentabilidade e diversão vão dar praia no DFB Festival

Ao instalar-se nas areias do Aterro da Praia de Iracema, o DFB Festival 2019 reafirma seu compromisso com ações sustentáveis de estímulo à preservação do meio-ambiente.

Para garantir a praia limpa antes, durante e após o Evento, o DFB firmou parceria com a Enel, através do programa EcoEnel. para a realização de coleta seletiva de todos os resíduos gerados, durante todos os dias de Festival, em ação com consultoria técnica da Transforme Coworking. Visando ações sustentáveis e solidárias, a Diretora Executiva do DFB Festival, Helena Silveira, garantirá a doação da a renda total da venda da coleta seletiva no Evento para ser transformada em bonificação para a Edisca.

Na manhã do sábado, 18, Claudio Silveira e um squad de modelos, irão promover uma ação de praia limpa nas areias do Aterro, no entorno da área do DFB.

Sustentabilidade também é um dos preceitos da economia criativa, sistema produtivo que estará presente no Evento através do espaço Reserva Sustentável, apresentado pelo Governo do Estado: 60 expositores irão comercializar produtos que obedecem a critérios sustentáveis de produção e consumo consciente.

Outras opções para consumo consciente de designers autorais é a loja colaborativa Senac Novo Design, que reúne artesãos de todos os estados do Nordeste, a loja da CeArt, com o melhor do artesanato legitimamente cearense, e a Enel Upcycling, onde o público poderá encontrar biojoias exclusivas.

O Senac, mais uma vez, correaliza o ciclo de formação Dragão Pensando Moda (DPM), composto por talkshows, mesas redondas e workshops formativos abertos ao público, com nomes como o consultor e estilista Dudu Bertholini; o diretor criativo da Animale, Vitorino Campos; o criador da label sustentável Ahlma (Grupo Reserva), André Carvalhal; o criador do seminário Homem Brasileiro, Mario Queiroz; o diretor de marketing e exportação Água de Coco, Renato Thomaz, entre outros convidados.

A programação do DPM tem início, todos os dias, às 15h. As inscrições para talkshows e mesas redondas são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas no site do Senac/Ce.

Após as atividades do DPM, a partir das 17h30min, o DFB dá início às atrações musicais e culturais. Para garantir combustível para o público, o Senac/CE coordena o espaço Ceará Gastronômico, reunindo 14 restaurantes e bistrôs, além de sete bares, com curadoria do bar Santa Gela.

A cozinha contemporânea do L’ô Restaurante ganha versão praia, com estrutura montada com vista privileagiada: para o mar e para o Palco Cores na Praia.

Para quem não abre mão de compartilhar o DFB nas redes sociais, um hotspot assinado pela mostra 100% Design garantirá potência extra à conexão wi-fi do Evento, que será de livre acesso a todos. A ambientação do espaço leva a assinatura do arquiteto Roberto Pamplona.

O DFB Festival 2019 é apresentado pelo Governo do Estado, através do selo Ceará tá na Moda, com agradecimento especial à Enel patrocínio da Prefeitura de Fortaleza e apoio do Sebrae, Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Sistema FIEC, SindiRoupas, Sinditêxtil, Supermercadinhos São Luiz, Jangadeiro Têxtil, CSI, Museu da Fotografia e Cores Entretenimento. Apoio institucional: Programa TexBrasil, Abit, Apex Brasil. Apoio Cultural: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Realização: Equipe de Produção e Artesanias do Ceará.

SERVIÇO:
DFB FESTIVAL 2019
15 a 18 de Maio
Aterro da Praia de Iracema
Entrada Gratuita
Censura 12 anos

Nenhum comentário: