quarta-feira, 22 de maio de 2019

FÉRIAS

Festival das Artes Cênicas divulga selecionados e marca evento para julho

Nesta etapa, o FAC divulga os selecionados e prepara as apresentações com Oficinas e Rodadas de Negócios com programadores brasileiros

O FAC - Festival das Artes Cênicas - Cena Ceará, com data marcada entre os dias 02 e 06 de julho, selecionou 12 espetáculos para serem apresentados no Teatro Dragão do Mar, Porto Dragão, Praça do Ferreira e Casa Absurda, equipamentos da cidade de Fortaleza bem conhecidos do público cearense.

De acordo com os organizadores, a ideia central do FAC, que vem com diversas linguagens cênicas como a do Teatro, Circo e Dança, é dialogar e colaborar com a sustentabilidade dos grupos artísticos do Ceará.  O FAC recebeu 228 inscrições, sendo 131 de teatro; 60 de circo e 37 de dança. Além de Fortaleza, 18 municípios cearenses participaram da seleção.

Curadoria
A curadoria contou com a participação de Dane de Jade, atriz-pesquisadora, produtora, radialista, gestora cultural e idealizadora do Festival Internacional de Máscaras do Cariri/FIMC, de Claudio Ivo, ator, diretor e sapateador formado pela Escola Nacional de Circo, e de Valéria Pinheiro, coreógrafa, bailarina e supervisora técnica em produção e gestão na Escola - Vila da Música do Crato.

Foram selecionados espetáculos de Fortaleza (08), Itapipoca (02), Maracanaú (01) e Crato (01).
§  “Barracal” de Andreia Pires (Fortaleza);
§  “Cabaré da Desgraça” de As 10 Graças de Palhaçaria (Fortaleza);
§  “Devoração” da Cia da Arte Andanças (Fortaleza);
§  “Devorando Heróis: A Tragédia Segundo os Pícaros do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis (Fortaleza);
§  “Fishman” do Grupo Bagaceira de Teatro (Fortaleza);
§  “Incompleto” da Cia dos Pés Grandes (Fortaleza);
§  “Nossos Mortos” do Teatro Máquina (Fortaleza);
§  “Pra Frente O Pior” da Inquieta Cia (Fortaleza);
§  “Obinrin” da Cia Avessos de Teatro (Crato);
§  “O Regresso dum Barquinho de Papel” do Cangaias Coletivo Teatral (Maracacaú);
§  “Autômato - Programado para divertir” de Dona Zefinha (Itapipoca);
§  “Corpocatimbó” de Zé Viana Júnior (Itapipoca).

Mais quatro espetáculos estão como suplentes, caso alguma companhia não consiga se apresentar em um dos dias de programação: “E.LA. de Jéssica Teixeira (Fortaleza); “Rara” de No Barraco da Constancia tem (Fortaleza); “A Mulher Mais Forte do Mundo” da Companhia Circo Lúdico Experimental (Fortaleza) e “Embaraçzada” de Embaraçzada (Fortaleza).

Além das apresentações, os grupos também estão aptos para a seleção da Rodada de Negócios, atividade em parceria com outros festivais nacionais que trará curadores, gestores e programadores de equipamentos culturais e festivais do Brasil para participar junto a artistas e grupos cearenses.

O FAC – Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará é uma realização da Ato Marketing Cultural com produção do Grupo Pavilhão da Magnólia. Patrocínio da Nufarfm, Dakota, Dass, Aniger, Jaguar Textil e Multicor; apoio da Fortes Tecnologia e Newland, em parceria com CDMAC, Theatro José de Alencar, Porto Iracema das Artes e Governo do Estado do Ceará.

Nenhum comentário: