terça-feira, 7 de maio de 2019

LITERATURA

Lamarca realiza evento sobre “Feminismo e Democracia”

Um café gostoso, bons livros, espaço para debate e ideias, um recanto aconchegante no “coração” do Benfica. Esse lugar existe e tem nome: Livraria Lamarca, na Avenida da Universidade, é xodó do fortalezense para encontro com letras e amizades. Conhece? Além do excelente acervo literário e do já tradicional sarau às sextas-feiras, a Lamarca realiza, semanalmente, uma intensa programação cultural. Destaque para a semana do dia 6 a 12 de maio, para a realização de roda de conversa, no dia 11 às 15h, sobre “Prosa e Poesia”, um debate, no dia 9, às 19h, sobre “Feminismo Violência e enfrentamento à ditadura brasileira de 1964”.

Promoção
Novidade também nos preços dos livros, a livraria está com Promoção: “Dia M”, descontos de 20% a 35% nos livros da Coleção Marx e Engels e outros títulos relacionados, durante o período de 06 a 19 de maio de 2019. A data foi criada em 2015 pela Boitempo, a editora de Marx e Engels no Brasil, para comemorar o aniversário do nosso barbudo favorito (05 de maio) e tornou-se um evento obrigatório no calendário da editora, aguardado por todos os seus leitores e leitoras.

Chega Junto!
Espaço importante de debate e diálogo, a programação cultural da Lamarca recebe, no dia 7 de maio, às 19h, um importante tema no “Chega Junto” - um diálogo com a presença do advogado e doutor em direito constitucional Edmilson Barbosa sobre a “Análise da Proposta da Reforma da Previdência”. Diante do que está posto pelo atual governo federal, é mais que necessário compreender e combater com maior profundidade a proposta da reforma da previdência. Vamos conversar sobre isto? A atividade é gratuita e aberta ao público.

Debate sobre Feminismo
A Lamarca recebe, no dia 9 de maio, às 19h, um importante encontro para debater sobre “Feminismo Violência e enfrentamento à ditadura brasileira de 1964”. A atividade, gratuita e aberta ao público, conta com a presença de Elaene Rodrigues, professora do Curso de Serviço Social da UNB.

Sarau Lamarca
E para celebrar a vida, as festas e as artes, tem mais uma edição do tradicional Sarau Lamarca, momento bonito de “microfone aberto”, de peitos e almas em poesia. No dia 10 de maio, às 19h, a livraria recebe o Lançamento dos Livros "Os Milagres de Antônio Conselheiro"(Arievaldo Viana e Bruno Paulino) e "Ofertório dos Pássaros"(Bruno Paulino) + Show Zé Rodrigues e amigos. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Poesia e Prosa
E a Lamarca realiza a 3ª edição do “Conversas Literárias”, no dia 11 de maio, às 15h. O evento conta com a escritora Marília Lovatel e Paulo Henrique Passos e mediação de Vanessa Passos. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Conheça a Lamarca
A Livraria da Esquerda cearense. O compromisso é com o compartilhamento de idéias que acumulem para a criação de um mundo mais justo e igualitário.

Inaugurada em julho de 2016, na Rua Padre Miguelino – Benfica. Uma loja de apenas 21m² e livros de duas editoras, conseguindo mesmo assim fazer rodas de conversa dentro da livraria, receber visitas importantes que aproximam ainda mais da cena literária de fortaleza e da vida acadêmica pulsante nas universidades. Não só trazendo estudantes e professores para espaços promovidos por nós, mas também trabalhando com estandes de vendas nos principais eventos universitários. Já no nosso primeiro ano participamos de forma marcante da Bienal do Livro do Ceará.

A missão desde o início estava em facilitar o acesso aos livros relacionados ao pensamento crítico e que trazem em si a possibilidade de revolucionar mentes e mundos. Livros estes negligenciados pelas grandes livrarias e mídia. Contudo percebemos que só dar acesso aos livros não basta; era preciso também possibilitar o acesso às pessoas.

Desta forma, o projeto inicial foi reformulado e em 2018 assumimos a tarefa do encontro das pessoas com os livros, com elas mesmas e com outras pessoas. Para isso ampliamos o espaço, e destinamos um ambiente da livraria para reuniões, grupos de leitura e de estudo, favorecendo a construção de debates teóricos mais densos e atividades culturais mais descontraídas.

Recentemente, com a mudança de endereço para a Avenida da Universidade, 2475, Benfica, foi criado também um espaço de café-bar com o intuito de promover eventos artísticos e facilitar os encontros desta vida.

Mais informações / entrevistas:
Ivna Girão: 85 988175149
Lamarca: Avenida da Universidade, número 2475, Benfica. Fortaleza-CE.

Nenhum comentário: