terça-feira, 7 de maio de 2019

CARIRI

Shows e intercâmbios entre artistas acontecem no Sesc Nordeste das Artes

Músicos, compositores, produtores dos nove estados nordestinos participam dos debates abertos ao público nas Unidades do Sesc.Cinco shows gratuitos acontecem de quarta a sábado
 
O Projeto Sesc Nordeste das Artes foi iniciado em 2019 para contribuir com a articulação e  estímulo à produção artística nos nove estados da Região. Serão realizados fóruns de debate, mapeamentos, trocas de experiências e apresentações culturais que viabilizem a profissionalização de toda a cadeia produtiva das artes e a autogestão dos profissionais da Cultura. Estão previstas ainda vivências e intercâmbio de artistas entre os estados, em vista da diversidade cultural nordestina.

Após o início em Fortaleza no mês de março, com um fórum estadual entre artistas, o projeto segue agora para as Unidades do Sesc no Crato e em Juazeiro do Norte, onde realiza de 7 a 11 de maio encontros entre  artistas da região  e convidados vindos de
nove estados nordestinos (PI, AL, BA, RN,PE, MA,CE, PB, SE), integrando músicos, cantores, compositores e pesquisadores.

Alguns dos temas em análise serão: estéticas e dinâmicas criativas na performance;  formação dos  músicos  e diversidade sonora, cadeia produtiva da música no Nordeste; fortalecimento de redes de produtores de festivais e Mostras e intercâmbio de processos criativos e experimentação.
Participam do Nordeste das Artes no Ceará: O produtor piauiense, músico e artista independente, Severo; o músico sergipano, Alex Santana; o cantor e compositor paraibano, Naldinho Braga;  o maestro, pianista e arranjador Ubiratã Marques; o multi-instrumentista, arranjador e compositor do Rio Grande do Norte, Sergio Groove; o violoncelista, professor, pesquisador e regente alagoano, Almir Medeiros; o músico, compositor e pesquisador maranhense, Beto Ehongue, que mescla cultura popular e rap; o compositor e músico ritmista de Fortaleza Pingo de Fortaleza e a musicista, compositora, violinista e rabequeira pernabucana , Aglaia Costa.
 
Junto à equipe de Cultura do Sesc, os artistas caririenses Junu e as integrantes da banda Nazirê também contribuem com a mediação de debates, que acontecem no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, dias 7 e 8 na Unidade do Crato, e no Teatro Sesc Patativa do Assaré dias 9, 10 e 11 na Unidade do Sesc em Juazeiro do Norte.
Shows
Durante o Sesc Nordeste das Artes acontecem shows gratuitos diariamente com as apresentações do Sesc Nordeste das Artes.
 
No Crato, nesta terça-feira (7/5), às 20h, no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, haverá o show da Banda Madalena Vinil, que traz as músicas autorais de seu primeiro disco “Entre o Céu e o Bar”, que transita entre algumas vertentes do Rock. Na quarta (8/5), o show é da Banda Caboco Eletrônico, com participação de Di Freitas (rabecas), Daniel Lamar (teclados controladores) e Mestre Expedito (voz, pífano e caixa), os três aproximam tradição, música erudita e eletrônica.
Em Juazeiro do Norte, as apresentações começam na quinta-feira (9/5), às 20h, no Teatro Sesc Patativa do Assaré com a Banda Cômodo Marfim, com as guitarras e baterias do rock alternativo, com experimentações de surf music, retrowave e do dance-pop. Na sexta-feira, dia 10/05, toca a Banda Tiro Certeiro, formada por ex-integrantes do grupo Dr. Raiz, o grupo traz a proposta de resgate do movimento Mangue Beat criado por Chico Science e Nação Zumbi.
 
No encerramento do Sesc Nordeste das Artes, a Banda Nazirê e mostra canções do CD lançado em 2018 e disponível nas plataformas de música online
 
(ver programação completa)

 
Programação

Unidade Sesc Crato
 
7/5 (Terça-feira)
9h - Abertura Encontro de apresentação e orientações sobre a ação. Contextualização sobre mostra e outras questões: apresentação do projeto Sesc Nordeste das Artes 
Mediação: Chagas Sales, gerente de Cultura do Sesc
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)

10h20 -
Mesas Temáticas: Produção – Estéticas, dinâmicas criativas, na dimensão da performance e formação dos músicos no Nordeste.
Convidados: Severo (PI) - Produtor, músico, Artista independente
Alex Santana(SE) - Cantor e compositor e produtor musical, fundador do selo “Disco de Barro”; Naldinho Braga(PB) - Músico,compositor, pesquisador da cultura popular.
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)
 
13h - Roda de Conversa: Qual o lugar da música no Nordeste? A diversidade posta à mesa: Identificação e registro sobre as realidades; Possibilidades e complexidades; Apresentação dos destaques dos Fóruns Estaduais; Diferentes facetas para o desenvolvimento da produção musical no Nordeste: Formação, produção e difusão a cadeia produtiva da música no Nordeste.    Apresentação do projeto Mostra de Bandas Sesc Sonoridades.
Mediação: Chagas Sales, Sérgio Mahalhães e Junu
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)
 
16h30 - Diálogos criativos: Como e o que produzo artisticamente.
Convidados: Ubiratã Marques (BA) - maestro, pianista, arranjador, compositor, produtor; Aglaia Costa(PE) -musicista, compositora, violinista e rabequeira;
Artista Convidado (PI) – Músico, guitarrista, compositor e produtor musical. Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)
 
20h - Show Mostra Sonoridades - Madalena Vinil
A banda iniciou seu trabalho no início de 2015, após vencer o Primeiro Festival Equalize, dedicado a bandas com trabalho autoral e promovido pelo Casarão Boteco em Crato - CE. Em 2016 a Madalena venceu o II Iguatu Rock Band Festival, festival autoral que ocorre junto ao Iguatu MotoFest, na cidade de Iguatu - CE. Apostando em músicas autorais e trazendo uma sonoridade que transita entre algumas vertentes do Rock. A banda segue fazendo shows de seu primeiro disco intitulado “Entre o Céu e o Bar”
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)
 
8/5 – (Quarta-Feira)
 
9h - Mesas Temáticas: Difusão: Divulgação, fortalecimento de redes de produtores de festivais e Mostras no Nordeste
Convidados:  Sergio Groove(RN) baixista e multiinstrumentista, arranjador e compositor; Beto Ehongue (MA) - músico, compositor, pesquisador da junção entre
cultura popular e rap; Pingo de Fortaleza(CE) compositor, cantor, músico ritmista idealizador do grupo Maracatu Solar.
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)
 
10h30- Intercâmbio de processos criativos de composição experimentação
Mediador: Junu
Diálogos criativos: Como, e o que produzo artisticamente.
Convidados: Naldinho Braga (PB) - Músico, compositor, pesquisador da cultura popular; Beto Ehongue (MA)- músico, compositor, pesquisador da junção entre cultura popular e rap;
Almir Medeiros (AL) violoncelista, professor, pesquisador e regente.
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)
 
13h30- Intercâmbio de processos criativos de composição experimentação; Mediador: Junu;Diálogos criativos: Como e o que produzo artisticamente 
Convidados:
Naldinho Braga (PB) - Músico, compositor, pesquisador da cultura popular; Beto Ehongue (MA)- músico, compositor, pesquisador da junção entre cultura popular e rap; Almir Medeiros (AL) 
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)
 
16h30 - Intercâmbio de processos criativos de composição experimentação Mediador: Junu 
Diálogos criativos: Como, e o que produzo artisticamente.
Convidados: Naldinho Braga (PB) - Músico, compositor, pesquisador da cultura popular; Beto Ehongue (MA) - músico, compositor, pesquisador da junção entre cultura popular e rap; Almir Medeiros (AL
) violoncelista, professor, pesquisador e regente.
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)          
 
20h - Show Mostra Sonoridades - Caboco Eletrônico (Di Freitas Daniel Lamar e Mestre Expedito) O projeto aproxima tradição, música erudita e eletrônica Os protagonistas Mestre Expedito (voz, pífano e caixa), DJ Daniel Lamar (teclados controladores) e Di Freitas (rabecas) que, além de músico, é luthier e pesquisador, se utilizam do repertório da cultura popular em mixagens improvisadas ao vivo. Mestre Expedito, à frente da formação, é um performer de reisado dos mais atuantes na região. 
Local: Teatro Adalberto Vamozi (Unidade Sesc Crato: Rua André Cartaxo, 443)
 
Unidade Sesc Juazeiro do Norte
 
9/5 (Quinta-feira)      

9h - Mesas Temáticas: Formação : “Profissionalização e produção espaços de atuação profissional na cadeia produtiva da música no Nordeste”
Convidados: Ubiratã Marques (BA) - maestro, pianista, arranjador, compositor, produtor (BA); Aglaia Costa (PE) -musicista, compositora, violinista e rabequeira; Almir Medeiros (AL) -Violoncelista, professor, pesquisador e regente.
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)
 
10h20 - Diálogos criativos: Como e o que produzo artisticamente.
Convidados: Sergio Groove (RN) - Baixista e multi instrumentista, arranjador e compositor. Pingo de Fortaleza (CE) - compositor, cantor, músico ritmista idealizador do grupo Maracatu Solar; Beto Ehongue (MA) - músico, compositor, pesquisador da junção entre cultura popular e rap;
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)
 
13h30 - Intercâmbio de processos criativos de composição experimentação
Mediador : JUNU (convidados banda Nazirê e Cômodo Marfim)
Mesa temática – Produção:  Estéticas e dinâmicas criativas na dimensão da performance e formação dos músicos no Nordeste.
Convidados: Severo (PI), Alex Santana (SE) e Naldinho Braga (PB)
Mesa temática – Produção:  Estéticas e dinâmicas criativas na dimensão da performance e formação dos músicos no nordeste
Convidados: Severo (PI), Alex Santana (SE) e Naldinho Braga (PB)
Local: Teatro Patativa do Assaré  (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)
 
16h20 Diálogos Criativos - Como e o que produzo artisticamente. 
Convidados: Naldinho Braga (PB) - Músico, compositor, pesquisador da cultura popular; Beto Ehongue (MA) - músico, compositor, pesquisador da junção entre cultura popular e rap;
Almir Medeiros (AL) violoncelista, professor, pesquisador e regente.
Local: Teatro Patativa do Assaré  (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)
 
20h Show Mostra Sonoridades: Banda Cômodo Marfim
Nesse novo trabalho, a Cômodo reforça sua instrumentalidade firmada nas guitarras e baterias do rock alternativo e também nas formas autenticas de cantar suas críticas e poesias, e apresenta, de forma geral, um trabalho mais pop, ampliando as variações de synths e ousando nas linhas de baixo, passeando por estilos não explorados anteriormente, como o surf music, aproveitando a alta do retrowave e do dance-pop, e por fim, unindo criativamente, músicas pra cabeça e pro pé.
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)
 
10/5 (Sexta-feira)
 
9h - Mesa temática: Formação dos profissionais da música e espaços de atuação na cadeia produtiva da música no Nordeste.
Convidados:
Ubiratã Marques, Aglaia Costa e Almir Medeiros.

Mediador: Integrante da Banda Nazirê
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

13h30 - Mesa temática: Difusão - Divulgação, fortalecimento de redes de produtores de festivais e Mostras no Nordeste.
Convidados: Sergio Groove, Beto Ehongue e Pingo de Fortaleza 
Mediador:  
Integrante da Banda Nazirê
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

16h30 - Diálogos Criativos - Como e o que produzo artisticamente. 
Convidados: Sergio Groove (RN) - Baixista e multi instrumentista, arranjador e compositor. Pingo de Fortaleza (CE) - compositor, cantor, músico ritmista idealizador do grupo Maracatu Solar ;Alex Santana (SE)
Mediador: (Integrante da banda Nazirê).
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)
 
20h30  - Show Mostra Sonoridades: Banda Tiro Certeiro
A banda Tiro Certeiro traz uma proposta de resgate do movimento Mangue Beat criado por Chico Science e Nação Zumbi.Formada por ex-integrantes do grupo Dr. Raiz, a Tiro Certeiro busca relembrar umas das fases mais criativas do cenário musical brasileiro dos anos 90, fazendo um tributo a banda Chico Science e Nação Zumbi.
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)
 
11/5 (sábado)
 
9h - Reunião: Eleição de prioridades, quais os gargalos e as ações mais emergentes.
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227) 
13h30 - A Rede da Música no Nordeste – Pactos de convivência - redação do documento       
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)
 
16h30 -  Avaliação do evento
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

20h - Show Mostra Sonoridades: Banda Nazirê
A proposta é mostrar para o mundo as canções guardadas. O lançamento do CD da Nazirê, representa o fechamento de um ciclo que contou com a ajuda de todos, que através de um financiamento coletivo, viabilizou que esse projeto fosse concretizado.O processo de gravação passou de uma ideia distante para algo mais próximo graças à colaboração de pessoas do mundo inteiro que acreditavam no projeto. O CD foi lançado em 2018 e está disponível nas principais plataformas de streaming de músicAdalberto
Local: Teatro Patativa do Assaré (Unidade Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, nº 227)

Nenhum comentário: