terça-feira, 7 de maio de 2019

ESPECIAL


Orquestra Contemporânea Brasileira realiza concerto no Dia das Mães
A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) realiza sua terceira apresentação da temporada de 2019 em 12 de maio, data comemorativa do dia das mães. É uma boa oportunidade para que as famílias visitem o Cineteatro São Luiz, um dos mais bonitos de Fortaleza, e ao mesmo tempo apreciem uma orquestra formada por mais de 30 músicos profissionais.
O concerto, marcado para as 10h30min, terá uma programação especial dividida em dois atos.  Na primeira parte serão apresentadas músicas que marcaram o repertório das orquestras de cordas, incluindo obras de Vivaldi, Corelli, Mozart e Bach. Na segunda parte, a orquestra contará com a participação especial do Tenor cearense Franklin Datas, que interpretará obras de Mascagni, Augustin Lara, Carlos Gardel e Ary Barroso.
Além de aproximar o público da música erudita, por meio das apresentações, a Orquestra Contemporânea Brasileira tem se voltado à formação de novos instrumentistas e à ampliação do mercado de trabalho, com o intuito de absorver novos profissionais. Por isso criou três núcleos de educação musical no Estado – em Fortaleza, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante – que têm possibilitado a centenas de jovens o aprendizado da música de concerto. A Empresa de Energia Elétrica (EDP) é a patrocinadora oficial da orquestra, que apoia sobretudo o projeto de São Gonçalo, onde são atendidas cerca de 160 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Ceará.
A estreia da Temporada de Concertos no Ceará foi no último dia 26 de março, no palco principal do Cineteatro São Luiz. O evento contou com a participação de 35 músicos profissionais, entre instrumentistas de cordas, sopros e percussão, que surpreenderam o público com um repertório que passou pela música barroca do Século XVII até sucessos de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. A agenda de 2019 prevê duas apresentações mensais no Cineteatro São Luiz. O grupo teve seus primeiros passos em 2016, como fruto de uma ação cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE).
A OCB tem direção artística do maestro Arley França, que é Doutor em Educação, Mestre e Licenciado em Música, e fundador da Orquestra de Sopros de Pindoretama. O maestro acumula a experiência de criação de mais de 40 bandas e orquestras infantojuvenis no Ceará e a direção de concertos na Alemanha e Noruega. Orientou-se em regência em cursos realizados na Inglaterra, Itália e Estados Unidos e integra o projeto Orquestrando o Brasil, do maestro João Carlos Martins.
Cineteatro São Luiz
Sala com maior média de espectadores por sessão de cinema no Brasil, o Cineteatro São Luiz, em seu primeiro ciclo de gestão desde sua reabertura pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (maio de 2015 a dezembro de 2018) recebeu 602.437 espectadores em 2.667 atividades, chegando a média diária de 450 espectadores.
Sendo capaz de abrigar, em alta performance, diversas linguagens artísticas em seus “seis palcos”, o equipamento rebatizado de Cineteatro chegou em março de 2019 aos 61 anos em plena atividade.  Para comemorar a data, 36 filmes estão sendo exibidos em 42 sessões de cinema gratuitas, além de espetáculos musicais, teatrais, de dança, musical e a estreia da Orquestra Contemporânea Brasileira.
Serviço:
Concerto da Orquestra Contemporânea Brasileira
Local: Cineteatro São Luiz
Data: 12 de maio
Horário: 10h30

Valor do ingresso: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia) – sem limite de meia entrada

Nenhum comentário: