sexta-feira, 10 de maio de 2019

HOMENAGEM

Centro Cultural Banco do Nordeste lembra Jackson do Pandeiro com painel e programação de maio
   
A imponência impressiona quem visita o Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza: são 18 metros quadrados de grafite em homenagem a Jackson do Pandeiro. O painel principal instalado na parte interna do equipamento mede seis metros de comprimento por três metros de altura e abre o mês em que a programação especial comemora o centenário de nascimento do Rei do Ritmo.

A obra é uma intervenção coletiva de quatro artistas fortalezenses: Douga, Mils, Pirata e Bulan. Além desse, outros dois painéis também homenageiam Jackson do Pandeiro e enfeitam o Centro Cultural. O artista nasceu em 1919, em Alagoa Grande, na Paraíba, e é considerado um dos grandes responsáveis por difundir a música nordestina no Brasil, por meio de sua ousadia, conhecimento técnico, ritmo e improviso.

A programação de maio é completamente gratuita, conta com diversas linguagens artísticas e referências ao homenageado em todos programas. Entre os destaques estão Adelson Viana e Paulo Viana, que sobem ao palco no sábado, 11, às 19h, e oferecem ao público um espetáculo de música regional que evidencia o tom universal e a riqueza de timbres e possibilidades da sanfona nordestina.

Uma semana depois, no dia 18, no mesmo horário, o Centro Cultural Banco do Nordeste recebe Waldonys. O cantor e sanfoneiro tem no currículo história ao lado de Luiz Gonzaga e de outros grandes nomes da música do Nordeste, que renderam projeção nacional ao seu talento.

Outra artista da sanfona apresenta-se no dia 22, dessa vez às 12h. Rodolfo Forte é considerado uma referência atual do instrumento no Ceará e é apresentador do programa de televisão Sanfonas do Brasil. A programação completa do mês está disponível no site www.bnb.gov.br/centro-cultural-fortaleza/agenda/maio-2019.



Serviço:

Centenário de Jackson do Pandeiro

Local: Rua Conde D'eu, 560 - Centro



Dia 11/05

Letras & Músicas – Adelson Viana & Paulo Viana

Horário: 19 horas



Dia 18/05

Letras & Músicas - Waldonys

Horário: 19 horas



Dia 22/05

Cardápio Musical - Rodolfo Forte

Horário: 12 horas

Nenhum comentário: