sexta-feira, 10 de maio de 2019

IMPERDÍVEL

SEMINÁRIO CELEBRA 30 ANOS DA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS 
"Maturidade e Longevidade - Uma Visão de Futuro" acontecerá no próximo dia 17 de maio no Teatro Rio Mar
                      Um Espaço de Gerontologia Educacional pioneiro no Brasil  que completa 30 anos no exercício de ensinar e ajudar pessoas  de todas as idades a serem mais produtivas e felizes. A Universidade Sem Fronteiras (UNISF) tem como meta estimular as pessoas, de todas as idades,   a saírem de casa, quebrarem rotina e realizarem uma grande aventura: conquistar novos espaços sociais, adquirir novos conhecimentos e, descobrir como o mundo é diferente  e, interessante em qualquer etapa da vida.
A UNISF oferece  atualmente mais de 30 cursos, como Informática , Idiomas, Condicionamento físico e alongamento, Academia da mente, com exercícios práticos para a memória,  “Arte de viver melhor”, “Internet, texto, smartphone", “Freud e Jung como pensadores da cultura “, dentre outros. A UNISF tem alunos com idade de 25 a 90 anos . Os professores da UNISF possuem formação e especialização em Gerontologia. A UNISF possui um calendário de eventos extra classe, como viagens nacionais e internacionais. Lazer para teatro, cinema, jantares e exposição.
A diretora da UNISF, Maria Cecilia Cavalcante, recebeu a imprensa para apresentar a programação do seminário "Maturidade e Longevidade - Uma Visão de Futuro", que celebra essas três décadas da insitituição. O evento contará com palestras da fundadora da Universidade Sem Fronteiras, Maria Zilma Cavalcante, do poeta Fabrício Carpinejar, de Willians Fiori, do projeto Gerocultura, e do neurocientista Fabiano Moulin, além de shows do Coral da UNISF e do cantor Marcos Lessa. "Nós trabalhamos acreditando que para uma longevidade ativa precisamos trabalhar corpo, mente e alma", afirmou Maria Cecília em entrevista para o DIVIRTA-CE. "Em 2030 teremos mais pessoas da terceira idade do que jovens no país. Serão 50 milhões de idosos no Brasil, e é uma classe totalmente negligenciada", completou.
Maria Cecília sintetiza os temas do evento: "No Seminário Maturidade e Longevidade - Uma Visão de Futuro, a professora Zilma Cavalcante falará sobre os 30 anos da Universidade Sem Fronteiras, Fabiano Moulin falará sobre cognição, que é a parte da mente e dos aprendizados, Willians Fiori irá abordar o mercado da longevidade, e Carpinejar fará uma palestra sobre o livro dele, "Cuide dos seus pais antes que seja tarde"."
"A UNISF, nestes 30 anos, vem promovendo uma quebra de preconceito social que envelhecer é ficar quieto, acomodado e, se alimentando apenas de recordações", afirma a fundadora da Instituição, Zilma Cavalcante. Para quem freqüenta a Universidade Sem Fronteiras, “existe  a possibilidade de descobrir que o tempo é uma dádiva e, ter tempo para  si mesmo é muito importante na maturidade. Tempo para viver a vida em toda sua beleza e plenitude. Esta nova  maneira de envelhecer, de olhar e viver o tempo como aliado”, complementa.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

Maturidade e Longevidade- Uma visão de futuro.
Data -    17 de maio
Local -   Teatro Riomar
Horário  - 10h
Abertura   com apresentação  do Coral da UNISF
11h  - Palestra  “Um sonho que virou realidade “
Facilitadora  - Profa Maria Zilma Cavalcante
12h  -Intervalo
14h  - Palestra   : Como empreender no mercado da  longevidade
Facilitador   - Willians Fiori
Membro associado da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia
Membro da Associacao Brasileira de Gerontologia ( ABG)
Associado a The Gerontological Society of America
idealizador do projeto Gerocultura, projeto que reúne formadores de opinião, professores, profissionais de saúde, governo e demais organismos da sociedade para discutir envelhecimento populacional, economia da longevidade, age care e políticas públicas no cenário atual nacional e global .

15h -  Palestra :  Longevidade com o cérebro saudável  
Facilitador   - Fabiano Moulin     Médico neurologista pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp, onde é preceptor da residência em Neurologia. É membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e especialista em neurologia da cognição e do comportamento, professor da Casa do Saber(SP)
16h  Mesa de debate  com Dr Fabiano Moulin e Elcyana Bezerra (terapeuta ocupacional e Dra em gerontologia.
Mediadora   professora Lucila Bomfim – Gerontologa e Terapeuta Ocupacional
17h  Intervalo
18h – Palestra   : Cuide dos seus pais antes que seja tarde
Facilitador   - Fabricio Carpinejar  - Poeta, jornalista . Publicou quarenta e três livros entre poesia, crônicas, infanto-juvenis e reportagem, detentor de mais de 20 prêmios literários. Atua como comentarista do programa Encontro com Fátima Bernardes da Rede Globo e colunista dos jornais Zero Hora e blog no O Globo.
ENCERRAMENTO  
20h -   Show do cantor   Marcos Lessa

Nenhum comentário: