domingo, 3 de fevereiro de 2013

TRIBO ELETRÔNICA

"OBSESSION": sábado tem rave na Praia do Futuro
Festa na barraca Biruta terá o sul africano RINKADINK - leiam entrevista com o Dj

Criada pelos mesmos produtores da festa "Underground Brasil", a rave “Obsession” chega a cena de Fortaleza para suprir uma lacuna no mercado da música eletrônica  local que é buscar o lado mais conceitual das festas. Segundo os produtores, “a Obsession vai trabalhar o lado mais cênico e tribal da cena de música eletrônica buscando suas raízes nos grandes festivais de cultura transcendental, tais como Universo Paralello queacontece na Bahia, Boom Fstival em Portugal entre outros”. Serão 16 horas de festa para os amantes do psytrance.
O local escolhido para a nossa primeira edição é a famosa barraca Biruta na Praia do Futuro, onde são esperadas até 10 mil. A “Obsession” contará com nove Djs e quatro dos maiores “lives” de psytrance do mundo que são o sul africano Rinkadink,  o gaúcho Dj Roma, que se responsabiliza pelos grupos Mental Broadcast e Subverso, além do cearense Earthspace, que hoje é referência na cena nacional.
Rinkadink trabalha com música eletrônica desde 2002. Werner van Jaarsveld começou a produzir música na sua terra natal, África do Sul, e desde então ganhou o mundo tocando nos principais festivais de música eletrônica. Rinkadink já esteve em Fortaleza em duas oportunidades e desde então se posicionou como um dos Djs mais cultuados e aclamados em nossa capital. Dj Roma começou a tocar psy-trance também em 2002 com artistas do underground nas festas de Londres. Seu gosto ousado para música e suas habilidades naturais para mixagem logo ganharam a atenção do público, levando-o a ser convidado a fazer parte do casting de uma das maiores gravadoras do mundo, a lendária Alchemy Recs. Os Djs Thiago Feitosa, Rodrigo Ilino, Nathan, Diego Grecchi, Lucas SD vs Edy MVS, Pedro Freire e PJ Yugar também fazem parte do line up da rave de sábado na barraca Biruta.
Divirta-CE conversou com o sul-africano Rinkadink. Vejam a entrevista abaixo:

DIVIRTA-CE - Você começou a tocar muito cedo e depois de muitos anos de prática foi lançado oficialmente como DJ em 2002, depois de uma década no comando das pick-up’s. Como você vê a música eletrônica no momento em que começou a tocar e agora?
RINKADINK -
Na verdade eu comecei a ser DJ quando eu tinha 13 anos, tocando em festas quando tinha 16 anos. Naquela época não havia divisões reais entre o gênero, os DJs podiam passar de techno ao drum and bass e trance no espaço de algumas faixas. Era sempre emocionante estar na pista de dança, porque você nunca sabia o tipo de música que viria a seguir. Neste momento, quando a música eletrônica ainda era ‘subterrânea’, havia um sentimento de que a dance music poderia mudar o mundo – e mudou, assim como ácido e o movimento hippie, que forçou uma nova era em um conservador pós-guerra dos Estados Unidos. 


DIVIRTA-CE - Você já viajou para mais de 34 países ... O que você acha dos grandes nomes da música eletrônica hoje?
RINKADINK -
Eu admiro muitos DJs e artistas de todo o gênero eletrônico - recentemente estamos vendo avanços enormes no nível de produção de eventos, a qualidade dos recursos visuais, o som e encenação está muito à frente do que era há alguns anos atrás...

DIVIRTA-CE-  Qual o país mais estranho, exótico, você já tocou?
RINKADINK -
Seria especial tocar na Ilha de Páscoa, no Pacífico, para o eclipse em 2009 - iria ser o lugar mais isolado que eu já teria tocado, mas infelizmente eu acabei nem indo. Em abril eu pretendo tocar na ilha de Nova Caledônia, que é excitante e exótico para mim. No passado eu toquei em Hokkaido, ilha do norte do Japão e, recentemente, na Tasmânia, ambos lugares fascinantes.
 
 
DIVIRTA-CE- Você iniciou um projeto em 2010, em suas performances audiovisuais. Em 2013, o que será novidade para o público no Ceará, na festa “Obsession”?
RINKADINK -
Meus planos para um conjunto de audiovisual integrado ainda estão em fase de formação. Atualmente meu foco é no aprendizado de novas técnicas de produção para que eu possa melhorar a qualidade da minha música e chegar a novas ideias. Com minha experiência, descobri que a qualidade e os conceitos da música começam a declinar ao longo do tempo, a menos que eu preste atenção constante ao meu trabalho. É fácil tornar-se preguiçoso com a música, sendo Dj: é por isso que eu estou trabalhando muito duro para me atualizar para a nova geração de frequentadores das raves.
 

 DIVIRTA-CE -  Você é bem conhecido por remasterizar com o seu modo único músicas que agradam ao público alternativo, como "Techmology”. Você tem algo semelhante no set que irá tocar este sábado? Quais as músicas que não poderão faltar no seu set?
RINKADINK -
Techmology foi um grande sucesso para mim. Foi originalmente escrito por mim e meu amigo Mike Modular em 2003 e desde então tem sido remixada muitas vezes. Eu vou tocar uma dessas novas versões. Na semana passada eu acabei duas novas faixas que eu vou estar “jogando” pela primeira vez já neste fim de semana, na festa em Fortaleza. Estou muito animado!
 

DIVIRTA-CE- Você já veio outras vezes a Fortaleza... como você nota a cena eletrônica local? Existe algum Dj do Ceará que você conheça o trabalho ou que lhe agrade?
RINKADINK -
Eu só visitei muito brevemente sua bela cidade, e para ser honesto eu não tenho nenhuma idéia da cena eletrônica do Ceará, mas eu estou animado para estar nessa festa, conhecer as pessoas e ouvir toda a música que está sendo tocada.
 

DIVIRTA-CE- Como você define sua música, já que você cria e recria diversas vertentes para o Psy? Acha que algum dia,vai ser reconhecido e ter um estilo com seu nome em sua homenagem assim como o Goa Gil? 

RINKADINK-
Recentemente mudei meu estilo para refletir as tendências. Procuro produzir uma fusão de melodia psicodélica com progressive trance popular.
 
DIVIRTA-CE- Qual foi a situação mais inusitada que você passou em raves, em toda a sua carreira?
RINKANDINK -
Esta é uma pergunta que muitas vezes me fazem e eu lamento dizer que eu não posso lhe dar uma resposta, há simplesmente muitas para citar (risos).
 

DIVIRTA-CE- Muitos DJs brasileiros estão produzindo e fazendo sucesso fora do país, como você encara o trabalho de brasileiros no exterior? E como é a cena eletrônica na África do Sul? Quais são os grandes eventos em seu país?
RINKADINK -
África do Sul tem uma cena eletrônica maravilhosa, vibrante e variada desde 1993. Há muitos festivais e festas – só procurar no Google eventos como Alien Safari, Troopers Groovy ou Origin Festival. Epero ver todos vocês neste fim de semana!


Serviço
Festa: OBSESSION
Local: Biruta
Dia: 02/03/2013
Horário: 22:00
Ingressos: Chili Beans  - Open Mall (Aldeota), Iguatemi, North Shopping e Shopping Benfica

Line Up:

22:00 - Thiago Feitosa
23:00 - Rodrigo Ilino
00:00 - Nathan
01:00 - EARTHSPACE - LIVE
02:00 - Seo Doctor
03:30 - MENTAL BROADCAST - LIVE
04:30 - RINKADINK - Long LIVE 2h
06:30 - RINKADINK - DJ SET
07:30 - Diego Grecchi
08:30 - Lucas SD vs Edy MVS
09:30 - SUBVERSO - LIVE
11:00 - Pedro Freire
12:00 - PJ Yugar
13:00 - End


TV DIVIRTA-CE

Veja alguns vídeos do Dj Rinkadink







Nenhum comentário: