domingo, 3 de fevereiro de 2013

HOLLYWOOD

Oscar pulveriza premiação em mais uma cerimônia monótona e previsível

"Argo" levou três estatuetas, incluindo melhor filme. "As Aventuras de Pi" foi o mais premiado da noite, com quatro estatuetas. "Os Miseráveis" também levou três prêmios

 Jack Nicholson entregou a estatueta de melhor filme para os produtores de "Argo”, entre eles, Ben Affleck e George Clooney

Não adiantou a Academia contratar um novo apresentador, Seth MacFarlane, humorista, criador do seriado Family Guy e roteirista do filme “Ted”, nova celebridade americana, para dar dinamismo e jovialidade a 85ª cerimônia do Oscar. McFarlane recebeu uma aprovação de 57,1%, segundo pesquisa, mas depois que William Shatner, reeditando seu eterno capitão James Kirk de Star Trek, apareceu em meio à abertura para alertar "do futuro" que MacFarlane estava destinado a ser "o pior apresentador do Oscar de todos os tempos", ele não se enganou.

O que esperávamos do apresentador do Oscar 2013 era muita criatividade e tiradas engraçadas, mas nada disso aconteceu – tirando raras exceções. Para se ter uma ideia, MacFarlane protagonizou um pequeno show musical, "We Saw Your Boobs", em que nomeou as atrizes cujos seios ele viu nos filmes - acompanhado pelo Coral de Gay de Los Angeles. Mas teve momentos menos deprimentes, dublando uma paródia do filme “O Voo” com marionetes de meia e também relembrando a série A Noviça Voadora, para brincar com a atriz Sally Field. O crítico de cinema André Barcinsky declarou: "Impressionante como a cerimônia está um tédio. Seth Macfarlane é péssimo, o texto é muito ruim. Só Jim Carrey salva o Oscar. O que estão esperando pra chamá-lo?"

Tirando um ou outro “brilho”, a festa do Oscar, que aconteceu no último domingo no agora Dolby Theatre (antes se chamava Kodak Theatre, mas a empresa faliu), foi tediosa. O jogo de cartas marcadas que se transformou a cerimônia acaba por comprometer a idoneidade da premiação. Deveriam fazer uma reflexão e talvez encarar a interatividade de tempos atuais para criar um prêmio paralelo – o “melhor filme do ano, segundo o público”, com votação na internet. Seria uma forma de trazer algum tipo de surpresa ou energia nova para o Oscar. A previsibilidade na premiação, devido aos interesses financeiros dos “membros da Academia” na votação, acaba traindo toda a proposta artística da cerimônia.

Uma das únicas surpresas do Oscar esse ano foi o empate na categoria melhor edição de som: os filmes "007 - Operação Skyfall" a "A Hora Mais Escura" foram os dois vencedores. Antes disso, na história do Oscar, apenas cinco vezes houve um empate. A primeira, em 1932, foi entre Wallace Beery e Frederic March na categoria melhor ator, por "O Campeão" e "O Médico e o Monstro", respectivamente. Outro empate memorável aconteceu em 1968, entre Katharine Hepburn e Barbra Streisand, que venceram como melhor atriz daquele ano. Hepburn estrelou "O Leão no Inverno" e Streisand protagonizou "Funny Girl - Uma Garota Genial". Além desses, o Oscar contabilizou empates nas categorias de documentário de curta-metragem ("A Chance to Live" e "So Much for So Little" em 1949), curta de ficção ("Artie Shaw: Time Is All You've Got" e "Down and Out in America" em 1986) e curta de ficção ("It's A Wonderful Life" e "Trevor" em 1994).

Como já acontece alguns anos, não houve um grande vencedor, e as estatuetas foram “distribuídas” entre os indicados. O primeiro prêmio do Oscar 2013 foi na categoria melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz, primeiro prêmio de "Django Livre", que levou ainda melhor roteiro original de Quentin Tarantino. “Valente” foi escolhido o melhor longa metragem de animação do Oscar 2013. O chileno Claudio Miranda levou o prêmio de melhor fotografia, abrindo a noite para “As Aventuras de Pi”, que foi o filme que mais faturou estatuetas na noite: quatro Oscars, incluindo melhor diretor para Ang Lee. “Lincoln” não deu Oscar de melhor diretor para Steven Spielberg, mas o filme garantiu o prêmio de melhor ator para Daniel Day Lewis.

Decepcionante foi a homenagem pelos 50 anos de James Bond nos cinemas - Shirley Bassey cantando "Goldfinger". Segundo o crítico Rodrigo Salem, "a homenagem aos 50 anos de 007 foi bem chinfrim - o boato era que todos os atores que interpretaram o personagem se encontrariam no palco. Inclusive Sean Connery, que se aposentou."
O austríaco Michael Haneke garantiu a estatueta de melhor filme estrangeiro, pelo excelente "Amor". O filme, que fala sobre a velhice e o companheirismo até o último minuto da vida, é um soco no estômago.

Mas não foi nem a atriz mais velha indicada na história, Emmanuelle Riva, de “Amor”, que aniversariou no dia do Oscar (86 anos), nem a mais nova, Quvenzhané Wallis, de 6 anos, que levaram para casa a estatueta de melhor atriz. Foi Jennifer Lawrence, de “O Lado Bom da Vida”,  que levou um tombo ao subir as escadas do Dolby Theatre com seu volumoso vestido Dior. "Vocês estão de pé porque se sentem mal com a minha queda", brincou a atriz.

Além de 007, houve uma grande homenagem aos musicais, com Catherine Zeta Jones e elenco voltando a dançar e cantar “Chicago”, além do elenco de “Os Miseráveis”, defendendo sua canção. Essas partes e a apresentação de Adele cantando e faturando o Oscar de melhor canção original por “Skyfall” foram alguns dos pontos “altos” da cerimôinia em 2013. “007” acabou levando duas estatuetas, canção e edição de som, e “Os Miseráveis” ganhou três, incluindo melhor atriz coadjuvante para Anne Hathaway.

O tom americanista e panfletário da festa do Oscar foi denunciado, através do anúncio de melhor filme, feito pela primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama: "Argo" venceu o a categoria -apesar de o diretor, Ben Affleck, ter sido esnobado pela Academia na categoria de direção. O filme tornou-se favorito ao Oscar ao conquistar os principais prêmios dos sindicatos americanos e o Globo de Ouro. Affleck fez um discurso emocionado de agradecimento: "Não importa que você vá a nocaute, o importante é se levantar", disse ele. Embora tenha vencido seu primeiro Oscar em 1997, no início de sua carreira, pelo roteiro original de "Gênio Indomável" (escrito em parceria com seu amigo de longa data, Matt Damon), o trabalho de Affleck passou por um certo descrédito após anos frequentando revistas de fofoca, resultado de seu namoro com a cantora Jennifer Lopez. O filme de Ben Affleck levou, além do prêmio principal, os Oscars de melhor montagem e melhor roteiro adaptado. Em números, o filme ficou atrás de "As Aventuras de Pi", que totalizou quatro prêmios (direção, efeitos visuais, fotografia e trilha sonora). "Argo", que tem George Clooney como produtor, causou polêmica por retratar uma crise diplomática entre Irã e Estados Unidos em 1979, quando militantes da Revolução Iraniana sequestram um grupo de norte-americanos.
Aos olhos do governo iraniano, a escolha da primeira-dama americana, Michelle Obama, para anunciar o Oscar de melhor filme para "Argo", na noite do último domingo (24), é a prova definitiva de que Hollywood segue uma agenda política. Na primeira reação oficial de Teerã ao Oscar, as agências pró-regime Mehr e Fars disseram que a Academia só recorreu a Michelle Obama por se tratar de um "filme anti-Irã". A avaliação foi corroborada por críticos de cinema alinhados com o regime, que já anunciou planos de lançar uma superprodução para divulgar sua visão da tomada de reféns na embaixada.










Veja a lista de vencedores do Oscar 2013


>CLIQUE AQUI e veja fotos dos astros no tapete vermelho e outras curiosidades da festa do cinema na página do Divirta-CE no Facebook

MELHOR FILME
Argo
A Hora Mais Escura
Lincoln
Django Livre
As Aventuras de Pi
Os Miseráveis
Indomável Sonhadora
Amor
O Lado Bom da Vida

MELHOR DIRETOR
Ang Lee (As Aventuras de Pi)
Steven Spielberg (Lincoln)
Benh Zeitlin (Indomável Sonhadora)
David O. Russell (O Lado Bom da Vida)
Michael Haneke (Amor)

MELHOR ATOR
Daniel Day-Lewis (Lincoln)
Denzel Washington (O Voo)
Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida)
Hugh Jackman (Os Miseráveis)
Joaquin Phoenix (O Mestre)

MELHOR ATRIZ
Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)
Jessica Chastain (A Hora Mais Escura)
Naomi Watts (O Impossível)
Emmanuelle Riva (Amor)
Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Christoph Waltz (Django Livre)
Alan Arkin (Argo)
Robert De Niro (O Lado Bom da Vida)
Philip Seymour Hoffman (O Mestre)
Tommy Lee Jones (Lincoln)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Sally Field (Lincoln)
Helen Hunt (As Sessões)
Anne Hathaway (Os Miseráveis)
Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida)
Amy Adams (O Mestre)

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
John Gatins (O Voo)
Wes Anderson e Roman Coppola (Moonrise Kingdom)
Quentin Tarantino (Django Livre)
Mark Boal (A Hora Mais Escura)
Michael Haneke (Amor)

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Chris Terrio (Argo)
David Magee (As Aventuras de Pi)
Tony Kushner (Lincoln)
Benh Zeitlin e Lucy Alibar (Indomável Sonhadora)
David O. Russell (O Lado Bom da Vida)

MELHOR ANIMAÇÃO
Valente
Detona Ralph
ParaNorman
Frankenweenie
Piratas Pirados!

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Amor (Áustria)
O Amante da Rainha (Dinamarca)
No (Chile)
Rebelle (Canadá)
Expedição Kon Tiki (Noruega)

MELHOR DOCUMENTÁRIO

How to Survive a Plague
The Gatekeepers
Cinco Câmeras Quebradas
A Guerra Invisível
Procurando Sugar Man

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

Lincoln
Django Livre
007 - Operação Skyfall
As Aventuras de Pi
Anna Karenina

MELHOR MONTAGEM

A Hora Mais Escura
Lincoln
Argo
O Lado Bom da Vida
As Aventuras de Pi

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
007 - Operação Skyfall
Anna Karenina
Lincoln
As Aventuras de Pi
Argo

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"Before my time" (Chasing Ice)
"Skyfall" (007 - Operação Skyfall)
"Suddenly" (Os Miseráveis)
"Pi's Lullaby" (As Aventuras de Pi)
"Everybody Needs A Best Friend" (Ted)

MELHOR SOM
Argo
Lincoln
Os Miseráveis
007 - Operação Skyfall
As Aventuras de Pi

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
007 - Operação Skyfall
Django Livre
Argo
A Hora Mais Escura
As Aventuras de Pi

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis
Anna Karenina
Lincoln
As Aventuras de Pi

MELHOR FIGURINO
Branca de Neve e o Caçador
Espelho, Espelho Meu
Os Miseráveis
Anna Karenina
Lincoln

MELHOR MAQUIAGEM

Hitchcock
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Os Vingadores - The Avengers
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Branca de Neve e o Caçador
As Aventuras de Pi
Prometheus

MELHOR CURTA
Asad
Buzkashi Boys
Curfew
Death of a Shadow (Dood van een Schaduw)
Henry

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
Adam and Dog
Fresh Guacamole
Head over Heels
Maggie Simpson in "The Longest Daycare"
Paperman

MELHOR CURTA DE DOCUMENTÁRIO

Inocente
Kings Point
Mondays at Racine
Open Heart
Redemption









Framboesa de Ouro elege "Amanhecer - Parte 2" como pior filme do ano

O último capítulo da saga de "Crepúsculo" dominou no sábado, com sete estatuetas, a "antipremiação" Framboesa de Ouro, um evento que reconhece o pior do cinema, que também recompensou a cantora Rihanna e um velho favorito do evento, Adam Sandler.
"A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2" venceu o Framboesa de Ouro nas categorias de pior filme, pior atriz (Kristen Stewart), pior ator coadjuvante (Taylor Lautner), pior casal de cinema (Lautner e Mackenzie Foy) e pior elenco.
O longa-metragem levou ainda os prêmios de pior remake e pior diretor para Bill Condon.
O comediante Adam Sandler, vencedor de 2012 de todos os dez prêmios por "Cada um tem a Gêmea que Merece", ficou com pior ator e roteiro por "Este é o Meu Garoto". Rihanna levou pior atriz coadjuvante por "Battleship". Sandler não saiu de mãos vazias na 33ª edição dos 'Razzies' e venceu pelo segundo ano consecutivo na categoria pior ator por "Este é o meu Garoto", que também foi considerado o pior roteiro. A cantora Rihanna venceu como pior atriz coadjuvante por sua estreia no cinema em "Battleship".
O Framboesa de Ouro, que tem os vencedores anunciados na véspera do Oscar, é considerado o antídoto à cerimônia anual da Academia.


Confira os "vencedores" do Framboesa de Ouro 2013


- Pior filme:
"A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2" (The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2 - 2012);

- Pior diretor:
Bill Condon - "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2";

- Pior atriz:
Kristen Stewart - "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2" e "Branca de Neve e o Caçador" (Snow White and the Huntsman - 2012);

- Pior ator:
Adam Sandler - "Este é o Meu Garoto" (That's My Boy - 2012);

- Pior atriz coadjuvante:

Rihanna - "Battleship - A Batalha dos Mares" (Battleship - 2012);

- Pior ator coadjuvante:

Taylor Lautner - "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2";

- Pior elenco:

"A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2";

- Pior roteiro:

"A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2";

- Pior refilmagem, cópia ou sequência:
"A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2";

- Pior dupla:

Mackenzie Foy e Taylor Lautner em "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2".

Nenhum comentário: