domingo, 3 de fevereiro de 2013

CINEMA CEARÁ

Coletivo A Beleza da Margem busca recursos na internet para nova produção
 

Em fase de filmagens, “Malucos de Estrada - A reconfiguração do movimento hippie no Brasil” faz campanha na internet para finalização
 

O grupo seguirá para Jericoacoara, ainda no estado do Ceará e posteriormente ao Maranhão, Pará, Mato Grosso, Goiás e Brasilia, onde se encerra a primeira etapa de filmagens.

Em uma iniciativa inédita, o filme “Malucos de Estrada - A reconfiguração do movimento hippie no Brasil” busca esclarecer a sociedade sobre a riqueza de valores deste universo cultural, e colocar em discussão o atual processo de repressão que os artesãos vêm sofrendo. A campanha busca financiamento colaborativo pela internet há 60 dias para produção do documentário cearense, e já foi vista por mais de 60.000 pessoas, arrecadando até o momento R$22.000,00 de R$66.000.00 - valor total do projeto, doados por 635 colaboradores. O coletivo realizou em 2011 o documentário em curta-metragem "A Criminalização do Artista" (vimeo.com/27659191), quando a administração municipal, a policia militar e a mídia se associaram em uma campanha de higienização social em Belo Horizonte, assumindo ares de política repressiva de caráter criminal contra os artesãos de rua.
Atualmente o coletivo se encontra em fase de filmagens no estado do Ceará. Foram 5 dias em Canoa Quebrada e no momento o coletivo esta hospedado em Fortaleza,na casa de José Albano, fotografo cearense, que será um dos entrevistados devido a sua importante vivência dentro da cultura Hippie, tendo vivenciado o movimento nos EUA e no Brasil.
O Coletivo ainda deve passar dois dias na casa Fora do Eixo de Fortaleza e realizar filmagens nas praias e praças da Capital onde se encontram os artesãos de rua. O grupo seguirá para Jericoacoara, ainda no estado do Ceará e posteriormente ao Maranhão, Pará, Mato Grosso, Goiás e Brasilia, onde se encerra a primeira etapa de filmagens.
Autônomo e composto na sua maioria pelos próprios artesãos, o Coletivo Beleza da Margem vem desenvolvendo há 3 anos, a partir de fotos, vídeos, entrevistas, vivências e pesquisas, um inventário sobre esta expressão cultural ainda não visualizada. "A Beleza da Margem" caminha na linha de frente da resistência e afirmação da identidade cultural do “maluco de estrada”, nome pelo qual se reconhecem os artesãos, chamados de “hippies” pelo senso comum. Mas quem são eles? Como vivem? No que acreditam? A fim de mostrar um pouco desse universo, o coletivo está produzindo o documentário “Malucos de Estrada – A reconfiguração do movimento hippie no Brasil”.
O vídeo e a campanha de financiamento do documentário com parte do material já produzido pode ser acessado em www.mobilizefb.com/malucosdeestrada

Nenhum comentário: