domingo, 3 de fevereiro de 2013

CARNAVAL 2013

"JACARÉ JERI" FOI A GRANDE NOVIDADE DO CARNAVAL DO CEARÁ EM 2013

Pela primeira vez em Jericoacora, a festa de quatro dias com enfoques na cultura popular cearense, muita música e compromisso social renovou o evento folião com proposta integradora e diversão.

          

FOTOS: SHEILA OLIVEIRA

O Carnaval Jacaré Jeri, aconteceu de 09 a 12 de fevereiro 2013, e inaugurou na praia de Jericoacoara uma democrática e pacífica celebração das artes populares e de rua com ênfase na cultura tradicional do Ceará, trazendo como atrações maracatu e coco, marchinhas, bonecos e máscaras gigantes, teatro de rua, além de banda de marchinhas e mais festejos ao som de projeto musical Divino Maravilhoso.
O caleidoscópio cultural, que abriu diariamente às 17h as apresentações com colorido humor e batuques das manifestações que se mesclaram em cortejos ao ritmo de expressões do carnaval brasileiro, fez resgates da verdadeira essência foliã, em contraponto aos carnavais de multidões eufóricas com paredões de som. O Jacaré Jeri promoveu uma festa para todos – moradores, famílias e turistas que visitam a hospitaleira, cosmopolita e paradisíaca vila.

As apresentações se concentraram na Praça Edvá Esmerino da Silva, tomando as pequenas ruas de areia e reúniram na praça principal artistas e foliões, junto à programação que teve, entre outras atrações a Dança do Coco do Alagadiço (Trairi) e o Maracatu Nação Tremembé (do distrito Aracatiaçu de Sobral), além de marchinhas com a banda Jacaré Jeri e o do teatro de rua  “Conversas de Lavadeiras”, pela divertida Trupe Caba de Chegar de Teatro (Fortaleza/CE). Ao final de cada dia, o discotecário Régis Lima (Fortaleza-CE) animou com seleções musicais do projeto Divino Maravilhoso em rica mistura do tropicalismos e músicas brasileiras de várias épocas e ritmos. "O evento respeitou os costumes locais, minimizou impactos ao meio-ambiente, inclusive encerrando a programação por volta das 22 horas em respeito à lei do silêncio, mas também movimentou a economia da vila de forma ética e responsável. Assim, estimulamos um turismo cultural durante um período em que as praias embaladas por grandes “paredões” de som atraem boa parte dos turistas no Ceará", explicam Aleana Duarte da Galgo Entretenimento, junto a Osiel Gomes e Emídio Sanderson pela Invento Produções Culturais, que já planejam a segunda edição do evento com as mesmas determinações e premissas culturais.

A 1ª edição do Jacaré Jeri - Folias de Areias realizou também oficinas de bonecos gigantes, ministradas por Ni de Sousa e Vanderley Percoviski (Juazeiro do Norte), que voltadas para a comunidade local, produziram em parceria com Conselho Comunitário de Jericoacoara vários personagens para os desfiles diários, com destaque para um jacaré gigante em referência à vila de Jericoacoara ter na topografia e etimologia em tupi a semelhança de um Jacaré quarando ao sol. Outro grande boneco foi do homenageado Joaquim Canuto (o Poeta), contador de história, cordelista e primeiro guia turístico de Jericoacoara, abrindo as vias do cortejo pela vila durante os dias de festa.
A programação do carnaval Jacaré Jeri foi gratuita, sendo realizada pela Invento Produções Culturais e a Galgo Entretenimento com apoio do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria de Cultura (Secult) e promoção da Associação das Pousadas de Jericoacora (APJERI).







 

Mombojo e Manu Chao dividem o palco no Carnaval de Fortaleza 2013 

Depois de se apresentar no aniversário da Escola Beneficente de Surf da Praia do Titanzinho, Manu Chao fará novo show em Fortaleza

Manu Chao durante show na Praia do titanzinho semana passada: atração no Carnavala de Fortaleza

FOTOS: FRANCISCO CHAGAS
 
O franco espanhol Manu Chao e o Mombojó têm encontro marcado no Carnaval de Fortaleza 2013, em show gratuito, dia 09 de fevereiro. Manu participa, como convidado especial, da apresentação dos pernambucanos.
Conhecido por sua atuação na cena independente nacional, o Mombojó  apresenta novas leituras de suas canções e “Procure Saber”, faixa inédita, que faz parte do álbum “MOMBOJÓ 11º Aniversário”, a ser lançado pela gravadora Som Livre, no proximo mês. Juntos, Manu Chao e os pernambucanos tocam “Mr Bobby”, “Tadibobeira”, “Clandestino” e “Minha Galera”.
A Mombojó nasceu como muitas bandas de Pernambuco, na garagem e na escola, entre jovens adultos, com um olho no mangue, outro no mundo. Marcar o caminho de uma banda pelos discos lançados é uma tradição a ser respeitada. No caso da Mombojó, isso pode ser feito também para diferenciar três fases bem distintas de sua história. É assim porque o primeiro, Nadadenovo, foi a obra incentivada dos então 7 rapazes, praticamente toda realizada em sua cidade natal com produtores e estúdios de Recife.
O segundo disco, Homem Espuma (2006), nasceu pelo contrato com a gravadora Trama e incontáveis horas de experimentação em estúdios de São Paulo.

Este foi um período de muitas aprendizagens, baseadas numa estrutura profissional de áudio, no uso orquestrado de metais, no contato com muitos e diferentes parceiros... Um período que se encerrou para a banda na mesma época de uma profunda crise do mercado fonográfico tradicional. Esta fase foi também marcada pelo falecimento de O Rafa, para sempre o maestro da Mombojó, e pela saída de Marcelo Campello, que seguiu em carreira solo.
Em seu último disco, Amigo do Tempo (2010), a banda ressurge com 5 componentes. Gravado ao longo de 3 anos em pelo menos 8 estúdios diferentes, alguns montados do zero como no cenário de uma granja na cidade de Aldeia (PE), a banda incluiu neste disco arranjos com mais instrumentos que aqueles usados nos dois discos anteriores, executados por uma dezena de convidados, inclusive da Orquestra Jovem do Conservatório Pernambucano de Música e da Orquestra Sinfônica do Recife.
Manu Chao nasceu em Paris, filho de pai galego e mãe basca. As múltiplas influências culturais moldaram o trabalho do artista desde cedo: sua casa era freqüentada por compositores, cantores e pintores.
As diferentes influências de Manu Chao resultaram no trabalho do grupo Mano Negra, fundado pelo artista com um primo. O êxito do primeiro single, "Mala Vida", rendeu um contrato com a Virgin Records. Porém, o sucesso foi breve e a carreira do grupo abreviada nos anos 1990. O primeiro trabalho solo de Manu Chao foi Clandestino, lançado em 1998 depois de uma estadia na América Latina. O álbum vendeu mais de dois milhões de cópias sem nenhum tipo de promoção.
Em 2001, Manu Chao lançou Próxima Estación Esperanza, e um ano depois, Radio Bemba Sound System. Já La Radiolina, lançado em 2007, foi o primeiro álbum de Manu Chao depois de anos sem gravar. Reggae, hip hop, música caribenha, flamenco e bolero marcam presença, além da influência roqueira de bandas como The Clash. Manu Chao canta em inglês, francês e espanhol, e é referência da cultura latino-americana pela forma como eleva musicalmente as frustrações e aspirações populares.
Serviços:
Mombojó toca no Carnaval de Fortaleza 2013
Data: 09/02
Local: Praia de Iracema – Polo Cangaceiro ( Aldemir Martins)
Aterrinho da Praia de Iracema, ao lado da Caixa D'Água dos Peixinhos (palco montado  em frente a Rua João Cordeiro c/ Av. Beira Mar)
Horário:21
Participação especial: Manu Chao
GRATUITO



EXCLUSIVO NA TV DIVIRTA-CE

Veja vídeos de Felipe Muniz Palhano no show de Manu Chao na semana passada, celebrando os 18 anos da Escola Beneficente do Surf da praia do Titanzinho























Começou o carnaval jazzístico do Ceará
 

Na cidade serrana cearense, desde o ano 2000 existe uma opção para quem não gosta de samba, axé, forró ou pagode 

FOTOS FELIPE PALHANO
 

>Saída do programa The Voice Brasil, da Globo, Nayra Costa fará show no carnaval de jazz na serra de Guaramiranga

 
>Dudu Falcão, grande compositor da MPB, fará show ao lado de Adelson Viana
 

Homenagens a grandes nomes da música nacional e internacional vão marcar o 14º Festival Jazz & Blues, evento que anualmente embala o Carnaval em Guaramiranga, no Ceará e o pós-Carnaval em Fortaleza. A “Divina” Elizeth Cardoso, as divas do jazz Etta James, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Nina Simone e Sara Vaughan, o pianista Dave Brubeck, que é um dos maiores nomes da história do jazz, Wilson Simonal e o Rei do Baião Luiz Gonzaga serão lembrados com as honras da música levada ao palco por algumas das atrações do Festival.
Uma das grandes atrações do Festival este ano é o cantor e compositor Dudu Falcão, que fará um show intimista repleto de sucessos, acompanhado do músico cearense Adelson Viana no acordeon. Para quem não sabe, Gal Costa, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Ana Carolina, Milton Nascimento, Simone, Emílio Santiago, Maria Rita e até mesmo Xuxa já gravaram as canções de Dudu Falcão. "Quem de Nós Dois" (Ana Carolina), "Coisas Que Eu Sei" (Danni Carlos), "Somente Eu e Você" (Ivete Sangalo), "Feliz" (Maria Rita), "O Silêncio das Estrelas" (Lenine) e "Verso de Bolero" (Nana Caymmi) são alguns dos inúmeros sucessos compostos por Dudu Falcão, que ele deverá colocar no repertório do show no Festival Jazz e Blues 2013. A 14ª edição do evento acontece em Guaramiranga nos quatro dias de Carnaval - 09 a 12 - faz uma pausa na quarta-feira de cinzas e tem mais dois dias de programação em Fortaleza, na quinta e sexta-feira, 14 e 15 de fevereiro. Nos quatro dias de Festival na serra, a programação começa às 14h com Cineclube, na Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) e só termina nas primeiras horas do dia seguinte, depois de muitos shows e ensaios abertos na Cidade Jazz & Blues (erguida na área do campo de futebol), bate-papo na Praça principal e cortejo nas ruas da cidade. Em Fortaleza, os shows acontecerão no Teatro do Shopping Via Sul e no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).

A “Divina”, como era chamada Elizeth Cardoso, uma das grandes vozes da música brasileira de todos os tempos, é homenageada por uma das maiores cantoras brasileiras da atualidade, Rosa Passos, no show “É luxo só!”, que é o título de seu 16º CD. O show será na noite de terça-feira, 12, em Guaramiranga e na quinta-feira, dia 14, em Fortaleza, no Teatro do Via Sul.
Etta James, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Nina Simone e Sara Vaughan serão lembradas pela cearense Nayra Costa, que se destacou nacionalmente no programa The Voice Brasil. Ela apresenta o show “Tributo às Divas do Jazz”, revivendo sucessos imortalizados pelas grandes vozes femininas do gênero, fechando a programação das 17 horas de domingo, na Cidade Jazz & Blues.
O safoxonista e flautista carioca residente em Fortaleza, Márcio Resende, de formação jazzística no New England Conservatory e no Berklee College of Music, nos Estados Unidos, apresenta o show "Time Out - Tributo a Dave Brubeck", onde percorrerá temas do clássico disco "Time Out", lançado pelo quarteto de Dave Brubeck em 1959, que se tornou um dos mais importantes álbuns da história do jazz. Resende sobe ao palco acompanhado pela banda The Bridge: Pedro Façanha (contrabaixo), Hermano Faltz (guitarra), Tito Freitas (teclados) e David Krebs (bateria), todos grandes nomes da cena instrumental de Fortaleza.
Wilson Simonal por Marcos Lessa - Ainda no rol de homenagens a grandes nomes, o cearense Marcos Lessa faz um Tributo a Wilson Simonal. Lessa é um jovem cantor que desponta como uma das grandes revelações da nova geração de músicos do Estado e já começa a trilhar sua carreira nacional. Ele foi vencedor do prêmio de Melhor Interprete por aclamação popular no I Festival de Música da Assembleia Legislativa do Ceará. Em Guaramiranga fará um show suingado, com o acompanhamento do quinteto formado por músicos reconhecidos da cena cearense: Eduardo Holanda (violão) e Tito Freitas (piano), que assinam a direção musical, Thiago Rocha (sax), Miquéias dos Santos (baixo) e Adriano Azevedo (bateria).
Luiz Gonzaga por Waldonys e Misael da Hora - O acordeonista cearense Waldonys e o pianista carioca Misael da Hora prepararam um repertório especial com tempero jazzístico para homenagear Luiz Gonzaga no show “Baião Instrumental”. Esta é a primeira parceria desses dois artistas, apesar de ambos terem compartilhado vínculos pessoais – os dois tiveram a oportunidade de conviver com Luiz Gonzaga - e a afinidade musical em torno do universo do Rei do Baião ao longo de suas carreiras. Waldonys, ainda adolescente, começou a tocar na banda de Luiz Gonzaga. Já Misael da Hora é filho do maestro e gaitista Rildo Hora, que foi amigo e produtor de Gonzagão na década de 70.
Mas o Festival não é só de tributos. Na verdade, a grande homenageada é a boa música apresentada por atrações renomadas do jazz e do blues. A turma do blues vai esquentar a noite serrana com o projeto “Blues N Soul Sessions”, da Igor Prado Band (SP) com os cantores americanos Tia Carroll (USA), renomada cantora de Soul de São Francisco, e J.J Jackson (USA), cantor do Sul dos Estados Unidos, que se rendeu aos encantos do Brasil, onde hoje reside. O show será na segunda-feira, 11, marcando a programação das 21h30. A boa notícia para os aficcionados por blues que não vão poder subir a serra no Carnaval, é que “Blues N Soul Sessions” será apresentado também em Fortaleza, na noite de sexta-feira, 15, no Anfiteatro do Dragão do Mar.
Nas JAM Sessions, que começam depois da meia-noite e vão até 3h da madrugada, serão duas festas comandadas pelo projeto Casa do Blues: o sábado e a segunda-feira. No sábado, sobem ao palco Felipe Cazaux, Leonardo Vasconcelos, Cláudio Oliveira, Ricardo Pinheiro e Vitor Fontenele. Na segunda-feira a Jam Session será com Roberto Lessa, Diogo Farias, Álvaro de Paula, Dudu Freire e Aldo Machado. Casa do Blues é um projeto criado por bandas cearenses com o propósito de promever encontros festivos de blues e proporcionar ao público o contato com todo o universo do gênero. Em Guaramiranga, Casa do Blues faz o pré-lançamento do DVD gravado em julho do ano passado, que registra o atual cenário do blues em Fortaleza, com shows emblemáticos das bandas De Blues em Quando, Blues Label, Artur Menezes, Puro Malte e Felipe Cazaux. O editor adjunto de cultura do Jornal O Estado, Felipe Muniz Palhano, estará postando notícias, fotos e vídeos para seu blog Divirta-CE, durante o Festival Jazz e Blues 2013, direto de Guaramiranga – acompanhem na página do Facebook do blog.


CLIQUE AQUI E CONFIRA A COBERTURA ONLINE DO FESTIVAL JAZZ E BLUES 2013 FEITA PELO DIVIRTA-CE NA PÁGINA DO BLOG NO FACEBOOK 

SERVIÇO
Festival Jazz & Blues 2013 – Em Guaramiranga (CE), de 09 a 12 de fevereiro, em Fortaleza e 14 a 15. Informações: (85)3262.7230. www.jazzeblues.com.br.
Shows das 21h30 em Guaramiranga – À venda em Fortaleza nas lojas Meia Sola até sexta-feira à tarde. A partir de sábado (09), à venda em Guaramiranga na secretaria do Festival (ao lado do Teatro Rachel de Queiroz) das 14h às 19h e na bilheteria da Cidade Jazz & Blues, das 17h às 22h. Preços: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).
Shows dos dias 14 e 15 em Fortaleza - Ingressos para os shows dos dias 14 e 15 no Teatro do Shopping Via Sul: à venda na bilheteria do teatro e pelo site www.shoppingviasul.com.br. Ingressos para o show do dia 15 no Anfiteatro do Dragão do Mar: À venda no local. Preços: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).


 CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL JAZZ E BLUES 2013. 











Jacaré Jeri resgata a essência do carnaval

Pela primeira vez em Jericoacora, uma festa de quatro dias com enfoques na cultura popular cearense
 

Carnaval com Teatro - A Trupe Caba de Chegar de Teatro é uma das atrações com o espetáculo “Conversa de Lavadeiras”  


O Carnaval Jacaré Jeri, que acontece de 09 a 12 de fevereiro 2013, inaugura na praia de Jericoacoara a celebração da arte popular e de rua com ênfase na cultura tradicional do Ceará, trazendo como atrações maracatu e coco, marchinhas, bonecos e máscaras gigantes, teatro de rua, além de banda de marchinhas e mais festejos ao som de projeto musical.
    No caleidoscópio cultural, o colorido, o humor e os batuques das manifestações de rua se mesclam com o brilho e os ritmos tradicionais do carnaval brasileiro para resgatar sua verdadeira essência, em contraponto aos carnavais de multidões eufóricas e paredões de som, promovendo assim uma festa para todos – moradores, famílias e turistas que visitam a hospitaleira, cosmopolita e paradisíaca vila.
    As apresentações chegam e se concentram na Praça Edvá Esmerino da Silva, tomando as pequenas ruas de areia e uma tenda de circo montada na praça principal, reunindo artistas e foliões, diariamente. Às 17h, a programação inicia com apresentações da cultura popular, como a Dança do Coco do Alagadiço (Trairi) e o Maracatu Nação Tremembé (do distrito Aracatiaçu de Sobral), além de um concurso de jumentos fantasiados, cujos vencedores levarão R$ 600,00 em prêmios (1º lugar: R$ 300,00 / 2º: R$ 200,00 / 3º: R$ 100,00). O cortejo festivo segue com a banda Jacaré Jeri e os desfiles, por volta das 18h às 20h, quando o discotecário Régis Lima (Fortaleza-CE) entra com seleções musicais, até às 22h, pela edição especial para o Jacaré Jeri Carnaval do projeto Divino Maravilhoso, em que propõe rica e divertida mistura do tropicalismo com músicas foliãs brasileiras de várias épocas e ritmos. No dia 12 de fevereiro, o cortejo recebe a apresentação do teatro de rua com a divertida e premiada “Conversa de Lavadeiras”, pela Trupe Caba de Chegar de Teatro (Fortaleza/CE). E tem mais a conferir na programação abaixo.
    As oficinas de bonecos e máscaras gigantes, ministradas desde janeiro por Ni de Sousa e Vanderley Percoviski (Juazeiro do Norte), são voltadas para a comunidade local, priorizando os jovens. Os bonecos produzidos ganharão as ruas e participarão dos desfiles diários, com destaque para um jacaré gigante que faz referência à etimologia da vila, pois Jericoacoara significa Jacaré quarando ao sol, em tupi. Já as máscaras em grandes e coloridas dimensões vão decorar as vias do cortejo pela vila durante os dias de festa, e serão ainda uma parceria de aprendizado para os garotos, em conjunção com o Centro Comunitário de Jericoacoara.
      A ordem é que "o evento respeitará os costumes locais, minimizará os impactos ao meio-ambiente, inclusive encerrando a programação por volta das 22 horas em respeito a lei do silêncio. e movimentará a economia da vila de forma ética e responsável. Assim, espera-se estimular um turismo cultural durante um período em que as praias embaladas por grandes “paredões” de som atraem boa parte dos turistas no Ceará", explicam os organizadores do Jacaré Jeri, Aleana Duarte, da Galgo Entretenimento, junto a Osiel Gomes e Emídio Sanderson, pela da Invento Produções Culturais. Com tais diferenciais, a produção aposta na consolidação do evento como um importante atrativo para o calendário turístico e cultural cearense.
     A programação do carnaval Jacaré Jeri é gratuita, sendo realizada pela Invento Produções Culturais e a Galgo Entretenimento com apoio do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria de Cultura (Secult) e promoção da Associação das Pousadas de Jericoacora (APJERI).
 Serviço Carnaval Jacaré Jeri Data: De 09 a 12 fevereiro 2013 (sábado à terça-feira) Local: Praça Edvá Esmerino da Silva e cortejo - Jericoacoara (CE) Horário: De 17h às 22h - Grátis 




Nenhum comentário: