quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PELO INTERIOR

Diversidade marca 12ª edição da Mostra Cariri


Um diversificado palco das mais variadas manifestações artísticas e culturais, contendo espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, instalações, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo é o panorama da 12ª edição da Mostra Cariri.

O circuito, programado para acontecer de 12 a 17 de novembro, reúne no sul do estado, na região do Cariri, desde grupos tradicionais, que representam a memória cultural da região - como reisados, bandas cabaçais, maneiro pau, lapinhas, pastoris, guerreiros e congadas – até produções experimentais de arte contemporânea, abrangendo tendas literárias, ações formativas, mostras de ruas, e outros infindáveis acontecimentos.

Realizado pelo Departamento Nacional do SESC e pelo SESC Ceará, a mostra se espalha por teatros, galerias de arte, galpões e clubes, em ruas e praças, cortadas por cortejos chamando a população para participar.

No cenário artístico da Mostra, seis países e 12 estados da federação farão parte do contexto abrangente do evento. Inserido num cronograma programático, este ano nas artes cênicas, estão previstos 107 apresentações, envolvendo cerca de 300 artistas. No núcleo audiovisual, serão exibidos 78 filmes entre curtas e longas da produção cinematográfica cearense. Na seção literária, uma programação que inclui um jornal literário, recitais de poesias, oficinas de troca de experiências e lançamento de cordel.

O circuito Patativa do Assaré irá levar espetáculos a nove municípios do cariri cearense (Farias Brito, Altaneira, Caririaçu, Missão Velha, Campus Sales, Araripe, Assaré, Santana do Cariri e Potengi). E, a partir do dia 19 de novembro, o caldeirão artístico cultural do Cariri chega em Fortaleza, onde acontecem espetáculos para todos os públicos se estendendo até o dia 21, data do encerramento oficial. Na capital cearense estão incluídos 14 espetáculos teatrais.

De acordo com a gerente do programa Cultura do SESC-CE e coordenadora da Mostra Cariri, Dane de Jade, “a Mostra tornou-se um importante espaço de intercâmbio de linguagens artísticas, estabelecendo o convívio salutar entre a obra de arte e o público. Celebração de povos de todos os cantos do mundo, ela amplia a dimensão da cultura para muito além do espetáculo, promovendo atividades formativas, para fruição e discussão, democratizando o acesso a artes cênicas, música, artes visuais, tradição, artesanato, literatura e audiovisual.”

Os destaques e as novidades da mostra de 2010 incluem a ampliação do núcleo Tradição, no incremento das Terreiradas, espécie de encontros promovidos nas casas de mestres populares, com apresentação de folguedos para as comunidades, o enfoque na produção local audiovisual, e o programa Música da Sala, um local específico e apropriado para apreciação de um refinado repertório.

Enquanto a mostra estiver no Cariri, as apresentações vão se concentrar em locais como o SESC Crato, o Centro Cultural Araripe, a Praça da Sé, o Teatro Municipal de Crato, o Largo do Memorial, a Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau, o Teatro Violeta Arraes, o Centro Cultural do Araripe (REFFSA) e o Largo do Casarão. Os artistas que participam da mostra, entretanto, também descem do palco, transformando o público em parte do espetáculo.

A estrutura da Mostra foi dividida em núcleos: Artes Cênicas, Música, Artes Plásticas, Literatura, Gastronomia, Artes Visuais e Audiovisual, incorporando, além de manifestações artísticas, os hábitos, costumes e crenças do Cariri e de cada região do Brasil, elementos que formam a pluralidade e, ao mesmo tempo, determina a singularidade do país.










O maior festival de cultura do Ceará

Atrações internacionais. O gaitista americano Peter Madcat, Teatro Varasanta da Colômbia, grupo de circo belga Shake That e a trupe italiana Giullari del Diavolo estarão na Mostra Sesc Cariri de Artes


A 12ª edição da Mostra SESC Cariri de Cultura começa hoje, já consolidada como o maior festival de arte e da cultura do Ceará. O evento reúne no sul do estado do Ceará núcleos de literatura, música, artes cênicas, artes plásticas, audiovisual, meio ambiente e artes visuais.

Durante a realização da Mostra, dez municípios irão compor o quadro geral do festival: Crato, Barbalha, Nova Olinda, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Campus Sales, Araripe, Assaré, Santana do Cariri e Potengi.
O circuito, programado para acontecer de 12 a 17 de novembro na região do Cariri, traz para a abertura uma apresentação com o escritor Ariano Suassuna. A partir do dia 19 de novembro, o caldeirão artístico cultural do Cariri chega a Fortaleza, onde acontecem espetáculos para todos os públicos se estendendo até o dia 21.
Além de espetáculos nacionais, a Mostra Sesc Cariri sempre recebe grupos artísticos de vanguarda de todo o planeta. O Estado destaca hoje algumas das atrações deste ano no festival. Os grupos e artistas fazem várias apresentações em diversos locais e horários.

Na parte musical haverá a “Noite do Blues”, com Artur Menezes abrindo show do gaitista americano Peter Madcat.

O grupo de circo belga Shake That é outro destaque da Mostra Sesc Cariri. No palco cinco artistas belgas, representantes da escola de circo Woesh, brindam com o público ao distribuírem drinks feitos durante o espetáculo “Shake That”. A trupe serve coquetéis com muito malabarismo de garrafa, copos, teatro, humor, magia e interação. A mistura do Shake That em cena é no mínimo inusitada. Eles não viajam com técnicos ou montadores. Erguem juntos o bar em formato de semicírculo, feito em madeira, papel e tecido, e que serve de cenário para a performance.

Os malabarismos são feitos com garrafas de bebidas, copos de coquetel e de licor, e nos números existem momentos arriscados, envolvendo o fogo, por exemplo. Representantes da escola de circo Woesh, que fica em Gent, na Bélgica, os rapazes nasceram em Bruges, exceto Hans Vanwynsberghe, 30, que é natural de Heule, e o estrangeiro e novato da trupe, o italiano Simone Scaini, 28, de San Remo. O outro componente é Nino Mertens, 33. Até terem o estalo de montar um espetáculo que se passa num bar, os rapazes faziam suas performances nas ruas e iam sentindo o retorno do público. Já viajaram para vários países da Europa com este espírito mambembe. Truques de mágica e brincadeiras de palhaços também integram a performance do Shake That.
Outra visita ilustre é da trupe italiana Giullari del Diavolo que irá apresentar o espetáculo “Nas Nuvens”, que retrata, de forma cômica, o confronto entre o anjo Gabriel, um malabarista perfeccionista, e sua ajudante, a sambista Querubina. Técnicas sofisticadas de malabarismo, bolas de contato e fogo são alguns dos elementos que ilustram a experiência e a prática dos atores Rose Zambezzi e Stefano Catarinelli. O grupo Giullari del Diavolo foi fundado pelo italiano Stefano Catarinelli, em meados de 1993, seguindo os passos de bobos da corte, menestréis, saltimbancos e charlatões medievais. Stefano Catarinelli e Enrico Alimenti passaram a desenvolver técnicas de malabarismo associadas à paródia e à improvisação. Desde 1996, o grupo colabora com a ONG Palhaços sem Fronteiras, associação internacional de caráter humanitário que busca levar diversão e alegria a lugares ofendidos pela guerra e pela pobreza.

Os atores têm atuado em Moçambique, México, Iugoslávia, Chile, Paraguai, Bolívia, entre outros. Em 2000, a brasileira Rosi Zambezzi integrou-se ao grupo, adicionando a dança e a feminilidade às apresentações.

Pela primeira vez no Brasil, Teatro Varasanta, da Colômbia, estará também na vasta programação da Mostra Sesc Cariri com o espetáculo 'Fragmentos de Liberdade – 200 Anos'. Vencedor do Premio Nacional de Criação do Ministério da Cultura da Colômbia 2009, o espetáculo é uma reflexão sobre a liberdade e uma homenagem à memória nestes 200 anos de independência. A história da Colômbia é vista como espelho da história dos outros países do cone Sul, se perguntando até que ponto foi realmente possível transformar as estruturas sociais e simbólicas da colonização nas jovens nações independentes? Conseguimos realmente nossa liberdade ou apenas fragmentos dela?

Clique abaixo e confira a programação completa da Mostra Sesc Cariri de Artes 2010:






Fausto Nilo em Guaramiranga

Cantor e compositor participa da Oktoberfest que começa hoje

Se há uma definição para este momento raro que vai acontecer em Guaramiranga, de 12 a 14 de novembro, durante a Oktoberfest, pode-se chamá-lo do verdadeiro ‘bloco do prazer’. Por se tratar de um encontro único com um artista que seleciona com primazia onde e como se apresentar. O CD ‘Quando fevereiro chegar – Uma lírica de Fausto Nilo’ será uma das tônicas do show. Com um disco inédito recém saído do forno e com uma aura de reencontro mágico, Fausto Nilo sobe ao palco da Oktoberfest no ano em que o evento celebra o talento do artista cearense. Nessa entrevista, Fausto fala um pouco do show, da carreira e da expectativa para o encontro com esse público tão diverso.

Você terá uma platéia muito heterogênea na noite de sábado da Oktoberfest Guaramiranga. O que está preparando para este momento?

Fausto Nilo – Acho que a experiência paciente que tenho tido nestes anos de shows esparsos, tende a me demonstrar alguns sinais que devo seguir. Uma coisa importante é que o repertório popular ajuda muito os autores a serem ouvidos. Em um show com este tipo de platéia, tenho obrigação de apresentar canções conhecidas com letras de minha autoria e com minha dicção pessoal. Mesmo assim, acho que o repertório tem que resumir o que aconteceu e aquilo que ainda está acontecendo em minhas letras. Desta forma, eu sempre gosto de por alguma coisa inédita como a canção “Ela e Eu”, que acabei de fazer com Geraldo Azevedo. Eu estou favorecido no conhecimento popular de minhas canções, por meus brilhantes intérpretes e meus generosos parceiros, cada um a sua maneira. Sinto que isto também me segura pra emitir a mensagem adequada ao público. Além do mais, confio muito em meus músicos, parceiros de palco, muito mais que acompanhantes.

Você prefere se apresentar para um público mais cadenciado, em lugar mais intimista? Como foi receber o convite para se apresentar na Oktoberfest Guaramiranga?

Fausto - Confesso que me surpreendi e até insisti com o Sabadia (organização do evento) sobre a clareza e a certeza desta idéia deles. Lhe disse: vocês já viram meu show? Vocês acham que este público vai me ouvir? Até que eles me convenceram e eu acredito na convicção deles, na força do ambiente natural e no padrão de sensibilidade que predomina num ambiente aconchegante de serra que é favorável à calma para ouvir mensagens mais sutis, por uns momentos, e também para vibrar um pouco mais, cantar com alegria também. No fundo, é a velha dialética do teatro, onde uma máscara ri e outra chora. Isto sou eu como autor também, eu creio, misturando melancolia, satisfação, alegria. Sendo em tudo um ator, de uma certa maneira. Uma vez que há num letrista um certo cinismo estético do bem que permite misturar ineditismo, metafísica, ecologia, romance, banalidades e clichês. De uma forma que a mistura forma algo novo e surpreendente, sempre e indo de volta ao ambiente do imaginário popular. Eu sei que trabalho neste ambiente rico e paradoxal, no entanto, obrigatoriamente transmissível a algum tipo de público, mesmo que modesto.

O disco lançado este ano pela Biscoito Fino marcou um momento especial pela reunião de grandes intérpretes em torno do seu processo criativo. Quais os planos para outros projetos?

Fausto – No momento não. Acho que estou chegando a um momento que terei que organizar meu repertório como obra e como catálogo, como se diz na linguagem fonográfica, que está em visível declínio. Creio que um repertório bom e popular pode ser um bom conteúdo para comunicação neste fantástico universo que favorece às diferenças, aos fragmentos, às experiências e ao compartilhamento de tudo isto em novos termos, como se fosse uma trova da nova era (no sentido da canção como conto de uma história, própria dos trovadores) planetária e conectada. Este disco da Biscoito Fino, que chama-se “Quando Fevereiro Chegar”, é originário de uma iniciativa do produtor e parceiro Robertinho de Recife. No último carnaval, eu fui o compositor homenageado pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, (que foi uma coisa honrosa, já que entrei na companhia de Lauro Maia, Luiz Assunção, Humberto Teixeira e estarei próximo de Evaldo, Fagner, Belchior, Ednardo, Petrúcio, Augusto Pontes, Brandão, Rodger e muitos outros de uma enorme relação e que sem dúvida estarão lá). Por causa desta homenagem, a Secultfor nos solicitou fornecer mil exemplares fabricados e invendáveis para ajudar na promoção da celebracão. Muitas pessoas baixaram este disco pela internet e terminou que a Biscoito Fino, ao ouvir um exemplar, levado por Moraes Moreira, me procurou e solicitou os direitos de comercialização do CD. Desde o dia 18 passado, ele já está sendo distribuído nas lojas de todo o Brasil. A obra selecionada encontrou nas vozes de amigos, parceiros ou intérpretes, como Caetano, Fagner, Fernanda Takai, Elza Soares, Ivan Lins, Zé Ramalho, Carlinhos Brown, Jorge Vercíllo, Geraldinho Azevedo, Moraes Moreira e Zeca Baleiro, a versão correta com o perfeito trabalho do Robertinho como arranjador, que realçou o caráter próprio de cada canção, renovou a timbragem mas não mexeu no DNA das canções. Sorte minha.

Recentemente numa entrevista você comentou que já sente a necessidade de registrar seu trabalho e obra numa biografia. Existem planos para isso?

Fausto – Acho que não cheguei a expressar exatamente isto. Se eu tiver que escrever algum dia seria muito mais sobre as biografias misturadas e ficcionadas de milhões de pessoas, predominantemente anônimas que conheci na estrada da vida real e que são os grandes personagens a serem narrados, muito mais que eu, embora eu me sinta um deles quando penso em narrá-los. Mas tudo isto até hoje só tem servido para brincadeiras e histórias verbais contadas entre os amigos meio de brincadeira mesmo ou pequenas sacanagens pra rir da vida.

Você já declarou várias vezes que a cidade gira em torno desse encontro das pessoas e da acessibilidade para tornar-se viável para um conjunto de pessoas e não apenas para um pequeno grupo de indivíduos. Qual a sua relação e percepção sobre Guaramiranga?

Fausto – Um lugar cearense muito especial e que para mim tem múltiplos significados. A Serra de Baturité, como se chamava em torno dos anos 50, povoou minha infância porque sou descendente, (por parte de meu avô paterno, o Fausto Nilo de quem herdei o nome) de uma família Costa da Serra e que habitava nas localidades de Botija e Pernambuquinho. Acho que Guaramiranga tem potencialidades visíveis para negócios adequados da área turística, mas que devem ser tratadas com cautela por conta dos limites de suporte que tem seu ambiente sensível. Creio que deve haver um balanceamento entre oportunidades estimuladas compensadas com restrições onde a conveniência possa ser tecnicamente demonstrada com clareza. Um pacto desta maneira poderá também concluir sobre limites de urbanização com base nos problemas de água e seu futuro, do limite das vias e dos efeitos de suas ampliações se considerados custos e benefícios. Além de tudo isto, há de se pensar no incremento e na equidade para distribuir oportunidades aos cidadãos da região e isto terá que ser meta de qualquer plano responsável e sustentável. No mais, ainda é um lugar lindo, calmo e receptivo.





Novemberfest em Guará

Oktoberfest Guaramiranga 2010 acontecerá de 12 a 14 de novembro por causa das eleições

Messias Holanda, Ítalo e Renno, Ska Brothers e a irreverência de Neo Pineo são atrações do evento, além da banda Cavalinho Branco, de Santa Catarina

A Oktoberfest Guaramiranga deste ano continuará com o slogan “Uma Festa Alemã com Sotaque Cearense”. O evento, que já é o maior da serra cearense, vai para a segunda edição e já definiu como atrações o forró moleque de Messias Holanda e versátil de Ítalo e Renno, o balanço do Ska Brothers/CE e a irreverência do cantor e compositor Neo Pineo, que aliás figura em toda a campanha publicitária. O evento, que iria acontecer no fim de outubro, mudou sua data devido às eleições: de 12 a 14 de novembro, no Sítio Guaramiranga.


Das atrações nacionais já estão confirmadas a Banda Cavalinho Branco/SC (foto), que foi uma das sensações de 2009, na abertura da versão cearense do evento, que lotou Guaramiranga e deixou hotéis de cidades vizinhas lotados. Dessa vez, a banda trará um show ainda mais regional com variações para o forró e o brega nordestino. Também já confirmaram as bandas Academia do Samba/CE e Transacionais/CE.
Outra grande atração de 2009, o Desfile de Carros Alegóricos, que acontece no domingo, dia 14, deverá atrair milhares de pessoas para a rua principal rua da cidade com o desfile carros temáticos que valorizem a produção regional do Maciço de Baturité, como a rapadura, a produção de flores, o artesanato, o urucum, a cachaça artesanal entre outros.

A Oktoberfest, evento de tradição alemã que acontece em vários países do mundo, chegou ao Ceará, à Guaramiranga, no Maciço de Baturité, num formato que ganhou o sotaque e o jeito cearense e, já em sua estréia, marcou fortemente o calendário do turismo e cultura da região e do estado, consolidando-se como um projeto de grande visibilidade e potencial. Segundo registros oficias, Guaramiranga recebeu, durante os três dias do evento, na 1ª edição, em 2009, cerca de 22 mil visitantes. Para a 2ª edição, em 2010, a expectativa é que este público cresça mais, esperando-se um público mínimo de 30 mil, podendo chegar até a 40 mil pessoas.


A organização já está trabalhando para efetivar o Plano Trânsito Zero Trânsito Seguro, que contempla amplos estacionamentos, e pacotes para quem deseja ir e voltar no mesmo dia. Tudo para evitar problemas de tráfego ocorridos ano passado.
O evento contará, ainda, com treinamento e capacitação para os comerciantes, uma grande feira de artesanato, e todo aparato na infraestrutura da cidade como segurança, iluminação, informantes turísticos, plantio de mil mudas para zerar a emissão de carbono do evento em 2009, além de palestras e oficinas para alunos de escolas públicas.
Serviço:
Oktoberfest Guaramiranga, de 12 a 14 de novembro de 2010
Local: Parque da Cerveja, Sítio Guaramiranga, ao lado do Parque das Trilhas.
Horário de abertura do parque: a partir das 17h
Informações pelo (85) 3023.3338
Ingressos: 1º lote R$15,00 (individual) até o dia 30/09
2º lote R$20,00 (1 noite) e R$50,00 (3 noites) a partir do dia 1º/10







Caravana Verde e cervejas gourmets na Oktoberfest Guaramiranga 2010

Show do Cavalinho Branco, banda de Santa Catarina, na Oktoberfest do ano passado. Evento promove o plantio de mil mudas no próximo sábado, em Guaramiranga

A organização da Oktoberfest Guaramiranga, em parceria com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), vai realizar neste sábado (06) um inédito plantio de mudas na região do Campo da Batalha, zona rural de Guaramiranga, visando zerar o créditos de carbono emitidos durante a primeira edição do evento em 2009. No passado, segundo empresa especializada que calculou a emissão de CO², foram emitidos 185.880Kg de gás carbônico a atmosfera e para anulá-los seria necessário o plantio dessas mi mudas.
Para tal, a organização do evento irá realizar a Caravana Verde, que vai reunir centenas de pessoas para um ato de consciência ambiental. O plantio começa a partir das 8h30 do sábado, dia 06 de novembro. De acordo com um dos organizadores da Oktoberfest Guaramiranga, Célio Paiva, esse é um momento histórico para a cidade. “O plantio não é um mais ato simbólico, mas uma contribuição efetiva do evento para com a cidade, que visa chamar a atenção para a questão da auto sustentabilidade dos eventos”, frisa Célio.
Serão no total mil mudas de plantas nativas da região, que vão revitalizar uma área degradada da cidade. Além de alunos de escolas públicas, participarão do plantio produtores, autoridades, integrantes da organização do evento e da Cooperativa de Flores de Guaramiranga e a própria comunidade.
A Oktoberfest, evento de tradição alemã que acontece em vários países do mundo, chegou ao Ceará ano passado e lotou Guaramiranga, no Maciço de Baturité, num formato que ganhou o sotaque e o jeito cearense e, já em sua estréia, marcou fortemente o calendário do turismo e cultura da região e do estado. O evento, que já é o maior da cidade, acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro. Dentre as atrações, está confirmada a presença do forró moleque de Messias Holanda e do versátil de Ítalo e Renno, o balanço do Ska Brother/CE e a irreverência do cantor e compositor Neo Pineo, que, aliás, figura em toda a campanha publicitária.
De atração nacional, a Banda Cavalinho Branco/SC, que foi uma das sensações de 2009, volta a Guaramiranga. Dessa vez, a banda trará um show ainda mais regional com variações para o forró e o brega nordestino misturados à música alemã. Também já confirmaram as bandas Academia do Samba/CE e Transacionais/CE.
Outras duas grande atrações de 2009, a 2ª Corrida do Caneco, que acontece no sábado, dia 13, e o Desfile de Carros Alegóricos, domingo, dia 14, deverão atrair milhares de pessoas para as ruas da cidade. Com o desfile carros temáticos que valorizem a produção regional do Maciço de Baturité, estarão presentes no desfile a rapadura, a produção de flores, o artesanato, o urucum, a cachaça artesanal, entre outros.
Já a 2ª Corrida do Caneco, faz parte da programação oficial da Oktoberfest Guaramiranga 2010. É uma iniciativa do Buoni Amici´s com organização da Letra Viva Cultura Inteligente. De caráter social e de entretenimento, a corrida tem como objetivo principal a celebração da amizade e a confraternização através de brincadeiras, estimulando a participando de turistas e a comunidade local. O espírito competitivo aqui dá lugar ao riso, à integração da família, às brincadeiras, ao encontro e a diversão. As inscrições da corrida serão de 13 de outubro a 09 de novembro de 2009, na sede da Letra Viva, rua Boris, 197, sala 209, Centro, no Dragão do Mar, ao lado do Sesc Iracema. Não serão aceitas inscrições no dia da prova. O investimento é de R$ 50,00 com direito a um caneco de louça ½ litro.
A Oktoberfest acontecerá no Sítio Guaramiranga, numa área de 12 mil metros². Segundo registros oficias, o município de Guaramiranga recebeu, durante os três dias do evento, na 1ª edição, em 2009, cerca de 22 mil visitantes. Para a 2ª edição, em 2010, a expectativa é que este público cresça ainda mais, esperando-se um público mínimo de 30 mil, podendo chegar até a 40 mil pessoas, que estarão circulando na cidade.
Outra novidade, esta para os apreciadores da boa cerveja, é a oferta das cervejas gourmet´s. Serão seis importadas, sendo duas da Irlanda (Murphy´s Preta e Muphhy´s Red), Birra Moretti (Itália), Edelweiss (Aústria), Amstel (Holanda) e a Heineken (Alemanha). Além disso, haverá opção de chopps Heineken, Sol e Xingu e as cervejas Summer, Bavária Premium e Kaiser. De acordo com o idealizador do evento, Célio Moreira Paiva, a oferta das cervejas gourmet´s é algo que não pode faltar em nenhuma Oktoberfest. “Já trabalhamos com esses produtos no Buoni Amici´s e o público aprecia bastante”, conta Célio.

Nenhum comentário: