quinta-feira, 11 de novembro de 2010

FORTALEZA ALTERNATIVA

Dança da Sombras - O lado obscuro da música e da arte

A Dança das Sombras é um evento pioneiro na abordagem da temática dark/gótica em Fortaleza, e teve sua primeira edição em Outubro de 2005 na extinta casa noturna nOise 3D Club.

A idéia original era a de que fosse uma “rave gótica”, mas com o tempo e as trocas de idéias que surgiram da agregação de novos e antigos adeptos da subcultura gótica, seu conceito norteador pôde tornar-se cada vez mais sólido. A demanda que trouxe seu surgimento nasceu da lacuna que havia em nossa cidade em relação à música e arte obscuras. Até então não havia nada parecido por aqui, em parte devido ao fato de que a própria “cena gótica” resumia-se ao passado, pois a única banda que existia no estilo, Rebel Rockets (antes conhecida por Dust to Dust), já se encontrava extinta desde o final dos anos 90, início dos anos 2000, e os DJs e agitadores envolvidos em algum nível com o gótico já não encontravam-se mais na ativa. Havia também um empecilho relacionado ao componente humano (produção e público) em potencial para um evento deste tipo, formado em grande parte por pessoas jovens demais e leigas em relação à produção de eventos e também a outros aspectos, de natureza estética/simbólica/filosófica acerca da subcultura gótica.

Foi necessário o empenho de pessoas que estivessem no meio-termo entre o passado e o futuro do gótico fortalezense para que a Dança das Sombras viesse a vingar e a se estabelecer como um evento permanente no calendário alencarino. Através da página virtual de relacionamentos Orkut, foi possível o estabelecimento de contatos entre as pessoas que viriam a se juntar em prol de uma afinidade em comum: o gosto pela música e arte obscuras. Foi a comunidade “Góticos de Fortaleza”, fundada em 22 de Janeiro de 2005 por Priscilla Costa, que serviu de embrião para a nova safra do gótico cearense, e eis que surge então, ao fim do mesmo ano, a banda de gothic rock/darkwave Plastique Noir, hoje uma das bandas mais conhecidas dentro do estilo no Brasil e no exterior.

A Dança das Sombras já apresentou várias bandas e DJ’s. Sobre as bandas, houve sempre uma necessária tolerância para com estilos afins ao gótico, devido a Plastique Noir ser a única banda gótica de fato em Fortaleza, isto é, sem contar com as bandas covers locais de Joy Division e The Cure. Já passaram pelo evento as bandas: Marie Poppins, Plastique Noir, Easy Cure (The Cure Cover), Tenebra, Kohbaia, Heart and Soul (Joy Division Cover), Orquídeas Francesas [PB], Desidéria, O Quarto das Cinzas, Fóssil, Noise Jam Project, Atomic Bomb Watcher, Espace, Clarisse Revel, Misfits Cover (Capones) e Maldita [RJ]. DJ´s: Count Drakull, Dopelover, LSD, Babuê, De Sade, Forbidden, DanDrako, CypherCry Duo, ALAF, März Flamboyant, deivyHELL, Gerôncio XYMOX [PB], BoneBreaker, Dado, LOF [PE] e Ghoulina. Foram lançados sete cd´s: o cd-demo Offering e o promo-cd Urban Requiems da banda Plastique Noir, o cd-demo homônimo da banda Tenebra, o promo-cd Autopilot Supersale da banda Marie Poppins, o promo-cd homônimo do grupo Desidéria, o CD coletânea DANÇA DAS SOMBRAS VOL. I e o promo-cd do projeto Synthetik Form do DJ LOF [PE]. Foi lançada também A Guilda “Revista de Subcultura Gótica”, editada por membros da Plastique Noir e colaboradores e a artista plástica Natasha Lins teve seu debut com a exposição de artes visuais intitulada: Arte Macabra. Foram exibidos também clássicos do cinema de horror da Mostra 9 NOITES DE PAVOR do Cine Clube Casa Amarela na 9ª edição “Halloween Gótico”, Edição Especial de 1 ano de Dança das Sombras.


Dança da Sombras XVIII "Ed. Especial EBM/Synthpop - 5 anos de escuridão sonora"

Shows:

HansenHarryEbm (SP) (Harry/Invasor) (synthpop/darkwave)
http://www.myspace.com/harryandtheaddict

Aire'nTerre (RS) (EBM-Synth)
http://www.myspace.com/airenterre

Plastique Noir (gothic rock/darkwave)
http://www.myspace.com/plastiquenoir

DJ´s:
Babuê de Sade
CypherCry Duo
Airton S. (Plastique Noir)

Data: Sexta, 3 de dezembro de 2010
Hora: 22h
Local: The Pub
Ingresso: R$10,00 (somente no local)





Fora do Eixo realiza maior turnê brasileira com presença de banda internacional


Desde que o projeto começou, no fim do ano passado, suas turnês alcançaram dezenas de cidades e colocou mais de 15 bandas para se apresentarem pelo país

A Turnê Fora do Eixo, projeto de circulação de artistas do Circuito Fora do Eixo, põe na estrada nestes meses de outubro e novembro a banda argentina Falsos Conejos ao lado do grupo pernambucano A Banda de Joseph Tourton. Esta já é a maior turnê que a rede Fora do Eixo já realizou, com 34 datas agendadas em um intervalo de 43 dias, passando por dez estados: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe.

O primeiro show da turnê acontece no interior de São Paulo, em Araraquara. Depois, as bandas seguem para a capital paranaense e retornam ao interior paulista, com shows até o fim de outubro. No mês seguinte, Falsos Conejos e A Banda de Joseph Tourton invadem Minas Gerais e o Nordeste brasileiro, com mais de 15 apresentações nas duas regiões, com passagem por quatro festivais importantes: 4º CONTATO em São Carlos (SP), Jambolada em Uberlândia (MG), DoSol em Natal (RN) e Festival Mundo em João Pessoa (PB).

Turnê instrumental

O trio Falsos Conejos compõe rock experimental e psicodélico desde 2006, com influências de post e math-rock. No ano passado, o show dos Conejos foi eleito um dos dez melhores pela imprensa musical independente de Buenos Aires. Na tour, a banda apresenta “YYY”, disco lançado no início deste mês através do Compacto REC - projeto mensal de distribuição virtual de músicas, produzido colaborativamente pela Fora do Eixo Distro.

Ao lado dos argentinos, quem se apresenta são os recifenses A Banda de Joseph Tourton, fundindo jazz, rock, guitarras distorcidas, música brasileira e toques eletrônicos. O quarteto divulga na turnê o seu disco de estréia realizado através de recursos do Programa Petrobrás Cultural. O disco conta com a produção de Felipe S. e Marcelo Machado do Mombojó e teve participações especiais de Vitor Araújo, Guizado e integrantes do Móveis Coloniais de Acaju.


Em Fortaleza quem recebe a turnê é a Rede Ceará de Música-RedeCem, coletivo integrado ao Circuito Fora do Eixo.
O show será realizado no dia 17 de novembro, quarta-feira, no Buoni Amicis Sport Bar dentro do projeto Noite Fora do Eixo, e a produção está sendo feita de forma coletiva, pelas instituições membros da rede, Caldeirão das Artes, Estúdio Pedrada, Associação Cultural Cearense do Rock (ACR), Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (PRODISC), BandeiraR Produções, Pangéia Produções e alguns músicos e produtores autônomos também integrados a rede.
A noite contará com a discotecagem de Babuê.

SERVIÇO:

Noite Fora do Eixo com as bandas Falsos Conejos (ARG) e Joseph Tourton (PE)
Data: 17/11 – quarta-feira
Horário: 21h
Local: Buoni Amicis Sport Bar
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza-CE
Ingressos: R$ 5,00

Nenhum comentário: